terça-feira, 27 de abril de 2010

Saúde e Cura - Lição 05

O Ambiente
(Gênesis 1-3; Levítico 18; Salmos 24; Apocalipse 16)

Introdução: A Bíblia nos adverte e, Romanos 1:25 contra adorarmos a criação, ao invés do Criador. Tal adoração, a Bíblia nos diz, troca a verdade pela mentira. Por outro lado, a Bíblia nos diz em Salmos 19:1 que os céus declaram a glória de Deus. Como, então, deveríamos reagir ao nosso ambiente? Deveríamos tratá-lo como um legado de Deus? Deveríamos considerá-lo como um ídolo? Deveríamos dizer “Tudo isso vai queimar”, e olhar adiante, para um novo céu e uma nova terra? Vamos saltar para dentro do nosso estudo daquilo que a Bíblia diz acerca do ambiente e descobrir mais!

I. Primeira Tarefa

A. Leia Gênesis 1:27-28 e Gênesis 2:15. Qual era o trabalho original de Adão e Eva? (Eles deviam “cultivar” e “cuidar” do jardim. Eles deviam “subjugar” a terra e “dominar” sobre os animais.)

1. Como estes textos sugerem que deveria ser a nossa atitude com relação à criação de Deus? (Cuidar dela é parte de nossa tarefa original como seres humanos.)

2. Imagine que você é um adolescente e teu pai te dá um carro novo e te fala para “cuidar” dele, “subjugar” e “dominar” o teu carro novo? Como você entenderia o teu relacionamento com o presente? (O presente de Deus nos ensina que somos superiores à criação e que ela foi criada para nós, e não ao contrário. Mas Deus nos dá a responsabilidade de cuidar da criação. Em nosso paralelo com o adolescente, o carro deve ser mantido sob controle e cuidado.)

3. Meditando sobre a criação, você acha que Adão e Eva precisavam trabalhar para ter o suficiente para comer? (Provavelmente não.)

a. Se você está certo, por que Deus (Gênesis 2:15) disse a eles que deviam “cultivar” e “cuidar” do jardim? (O plano de Deus para nós é que trabalhemos. A ociosidade não é o plano. O trabalho deles era ajudar o ambiente no qual se encontravam.)

4. Vamos olhar novamente a idéia de dominar (Gênesis 1:28) a criação. O que este texto sugere sobre a idéia de adorar a criação ou colocar os interesses da criação acima das necessidades dos seres humanos? (Os seres humanos são os seres superiores, não a criação. Aqueles que colocam as necessidades dos animais acima da necessidade dos seres humanos estão invertendo os papéis.)

a. As necessidades dos seres humanos e dos animais são mutuamente exclusivas?

B. Leia Gênesis 3:17-19. O pecado altera o relacionamento entre os seres humanos e a criação? (Adão ainda tinha que cultivar o solo, mas seu trabalho agora era muito mais difícil. A criação não estava mais cooperando com ele.)

II. Primeiro Descanso

A. Leia Gênesis 2:1-3. Temos a criação. Temos a tarefa dada aos seres humanos para cuidar da criação. Agora temos um descanso. O que o descanso tem a ver com o ambiente? (Descansar faz parte do nosso ambiente pessoal. O descanso é uma comemoração da criação.)

1. Por que Deus tornaria este descanso “santo”? (Algo que é “santo” é separado daquilo que é comum. Isto nos ensina que o trabalho para melhorar o nosso ambiente é o comum, mas celebrar o criador, tirando uma folga do trabalho é especial e santo.)

a. Importa qual seja o dia em que Deus descansou? (Se o dia apontado por Ele é santo, e o restante {dos dias} são comuns, então “sim”, faz uma diferença.)

III. Primeira Consideração Ambiental

A. Como o povo de Deus deveria viver, em comparação com os estilos de vida dos egípcios e dos povos cananitas? (Eles deviam seguir as leis de Deus e não ter um estilo de vida pagão.)

1. Levítico 18:6-19 lista relacionamentos sexuais proibidos. Vamos ler Levítico 18:20-23. Quais pecados da cultura popular da atualidade estão listados aqui? (Adultério, aborto, relacionamentos homossexuais.)

a. Por que ter sexo com um animal está listado em seguida ao sexo homossexual? (Nossa cultura tem amortecido a nossa sensibilidade a um pecado, mas não ao outro. Deus vê a ambos como pecados.)

B. Leia Levítico 18:24-25 e Levítico 18:27-28. Que “nova” visão de ambientalismo é apresentada aqui? (Um aspecto do ambientalismo cristão é que o pecado sexual degrada o ambiente.)

1. Como isto pode ser verdade? O que o sexo tem a ver com o ambiente? (Deus não está falando a respeito de ar e água pura. Ele está falando de vidas puras. Assim como o pecado de Adão (o qual, logicamente, não tem qualquer conexão com o ambiente) resultou em um ambiente que não é mais cooperativo, assim os nossos pecados levarão a terra a nos “vomitar”.)

C. Leia Jeremias 8:1-3. o que levou Deus a predizer, de forma aprovadora, a exumação dos corpos de reis, oficiais, sacerdotes, profetas e do povo, deixando-os para fora do solo? (Eles adoravam o sol, a lua e as estrelas, e consultavam a posição destes objetos celestes para determinar o seu comportamento.)

1. Isto soa familiar? (Os horóscopos são criados com base nas posições do sol, da lua e dos planetas. Esta astrologia é diretamente condenada pela Bíblia.)

a. Por que? O estudo dos corpos do universo não é importante? (Leia Romanos 1:25. Não há nada de errado com o estudo dos céus ou da natureza. De fato, Devi nos diz em Salmos 19:1 que eles declaram a glória de Deus. O problema acontece quando atribuímos importância à criação em vez de ao Criador.)

2. É possível ser um verdadeiro ambientalista sem acreditar em Deus? (Não. Um ponto principal está sendo perdido. Deus criou os céus e a terra. Se você não compreende isso, não entende o nosso ambiente. É como alguém que gosta muito do carro Shelby Cobra e não sabe coisa alguma acerca do homem Carroll Shelby. Se você acha que o Shelby Cobra foi um acontecimento ao acaso em um ferro-velho de carros, você não entende o Shelby Cobra.)

D. Eu estava lendo recentemente um livro acerca de Platão e uma série de palestras sobre astronomia. Platão estava convencido, assim como os cientistas da atualidade, que a “matemática” pode explicar a maioria das coisas. Com isso, ele queria dizer que há regras pelas quais o universo opera. Qual é a conclusão lógica desta premissa? (Primeiro, que uma Inteligência nos criou, não somos o produto de acidentes randômicos. Segundo, se regras se aplicam a todo o resto, por que não deveriam se aplicar a nós? O que há de tão surpreendente em um universo que é governado por regras, vomitando aqueles membros que não seguem as regras?)

IV. Inquilinos versus Proprietários

A. Leia Salmos 24:1-2. Uma afirmação ambientalista popular é que somos “fiéis depositários” do ambiente para as gerações futuras. Quem a Bíblia diz que é o proprietário do ambiente? (Deus.)

1. Atualmente, tenho uma casa, da qual sou proprietário, que fica a cerca de 320 Km de onde eu ensino, e uma segunda casa alugada, a qual é próxima da universidade. Se sobre ser proprietário e inquilino. Que obrigação um inquilino tem, que um proprietário não tem? (Sinto que devo tomar cuidado para não estragar o lugar que eu aluguei. Por outro lado, tenho um interesse pessoal muito maior na casa que é de minha propriedade.)

a. Existe uma lição ambiental no fato de que Deus é o dono da terra e tudo o que nela há? (Este fato fornece uma base bíblica para a idéia de que os seres humanos são os “fiéis depositários” da terra. Somos depositários não tanto para os nossos descendentes (embora isto tenha um sentido lógico), mas sim para Deus.)

B. Uma das bênçãos de ser um inquilino é que você não tem que se preocupar com a manutenção geral da edificação. Leia Apocalipse 16:1-3 e Apocalipse 16:8-9. O que o Proprietário está fazendo com o ambiente?

1. Agora mesmo existe um debate científico sobre se o “aquecimento global” tem alguma coisa a ver com a conduta dos “inquilinos”. Existem evidências históricas claras de períodos anteriores de aquecimento e resfriamento da terra. Um dos mapas mais antigos que existem mostra uma faixa litorânea na calota polar! Como deveríamos reagir à mensagem de que Deus enviará um “calor intenso” que irá “queimar” as pessoas? (O Proprietário pode fazer o que quiser com a Sua propriedade. Como um inquilino, eu ainda tenho a obrigação de tentar evitar danos à propriedade do Proprietário.)

C. Amigo, a tarefa original dada por Deus aos seres humanos foi cuidar da terra. Parte desta tarefa, contudo, é viver uma vida de acordo com um universo governado por regras. Você vai, agora mesmo, pedir ao Espírito Santo para vir ao teu coração e te guiar para tornar-se um mordomo obediente e útil no reino de Deus?

V. Próxima Semana: Fé e Cura

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também serão muito bem-vindos.

www.adonainews.com.br

Vicente Lino da Natividade Apelidado: NEL