terça-feira, 5 de outubro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 02

Calebe: Convivendo com a Espera
(Números 13 e 14; Josué 14; Juízes 1)

Introdução: O povo judeu deixou o Egito e a escravidão e iniciou uma jornada para a liberdade e a posse de propriedades em Canaã, a maravilhosa terra que Deus lhes havia prometido. A viagem para Canaã levou apenas 15 meses. Coloque-se no lugar deles. Qual seria a tua atitude se você fizesse parte do povo de Deus? Que perguntas teria sobre a terra? Estaria agradecido por esta oportunidade? Vamos pular para o nosso estudo e descobrir o que acontece com Calebe e seus companheiros de viagem!

I. Espias

A. Leia Números 13:17-20. Moisés envia espias para Canaã. O que essas instruções aos espias revelam sobre o pensamento de Moisés? (Ele está pensando na operação militar futura, e na qualidade do prêmio.)

1. Por que trazer alguns frutos na volta? (Assim o restante do povo teria uma prova real da fertilidade da terra.)

2. Leia Deuteronômio 7:17-21 e Deuteronômio 8:7-9. Estas são afirmações feitas por Moisés ao povo de Deus enquanto ainda estavam cruzando o deserto em direção a Canaã. O que estas declarações acrescentam à tua avaliação sobre o pensamento de Moisés ao enviar os espias? (Deus já havia dito a Moisés como a conquista ocorreria, e também lhe falou acerca da fertilidade da terra. Ou Moisés está buscando confirmar a promessa de Deus ou está demonstrando falta de fé. )

B. Veja o relatório dos espias em Números 13:26-29. Este é um relatório do tipo “tenho boas notícias e más notícias”?

1. Deus os havia advertido a respeito das más notícias? (Sim!)

2. Qual era a solução divina para estes grandes guerreiros? (Leia novamente Deuteronômio 7:20.)

a. O que você vê de significativo no fato de que Deus prometeu que usaria insetos para expulsar os gigantes?

II. Reações ao Relatório dos Espias

A. Leia Números 13:30. O que o fato de que Calebe teve que pedir silêncio à multidão nos diz? (Que o relatório criou uma grande agitação entre o povo.)

1. O que você acha da fé de Calebe?

a. O que você acha do fato de Calebe ter deixado de mencionar as vespas?

B. Leia Números 13:31-33. Como a maioria dos espias se via? (Eles eram como gafanhotos comparados aos gigantes da terra.)

1. O que é um gafanhoto? (Um inseto.)

a. Por que as pessoas não se compararam a outro inseto – uma vespa? Ou pelo menos, por que não começaram a pensar a respeito da natureza da solução proposta por Deus para o problema?

C. Leia Números 14:1-4. Se você fosse Deus, como reagiria a tudo isso? (Eu levantaria s mãos em aversão. Mesmo Calebe está falando em “nós” tomarmos posse. Ninguém está falando sobre o fator “Deus” nesta conquista.)

1. O Egito era mais forte do que os israelitas? (Sim! Nada tinha mudado no que diz respeito aos seus oponentes – além do fato que os cananitas provavelmente eram maiores do que os egípcios, mas provavelmente eram menos sofisticados na arte da guerra.)

D. Leia Números 14:5-9. Finalmente, vemos Moisés, Arão, Josué e Calebe apresentando explicitamente o fator Deus! O que motivou o povo a perder a fé? (Medo.)

1. Veja novamente Números 14:9. Ter medo é rebelião contra Deus?

E. Leia Números 14:10. As pessoas estão simplesmente motivadas pelo medo? (O medo delas faz com que fiquem iradas e frustradas. Elas querem matar alguém – e falam em apedrejar Moisés, Arão, Josué e Calebe.)

1. Qual é a lógica em apedrejar os líderes, em vez de apedrejar os cananitas?

a. Este tipo de comportamento ilógico é um problema nas igrejas da atualidade?

2. Comente a diferença entre uma vida de fé e uma vida de medo.

F. Leia Números 14:11-12. Como Deus vê o medo, a ira e a frustração de Seu povo? (Ele diz que o povo está demonstrando desprezo com relação ao Seu poder.)

1. Alguém já demonstrou desprezo com relação a você? Como você se sentiu?

a. Você já demonstrou desprezo com relação a Deus por causa do teu medo, ira e frustração?

III. Derrota

A. Moisés intercede pelo povo. Leia Números 14:20-25. O povo recebe aquilo que pediu? (Leia Números 14:28. Deus lhes dá o que pediram.)

1. O que faz com que o medo do povo seja tão perturbador para Deus? (Eles já haviam visto o poder de Deus repetidas vezes! Eles já haviam se rebelado contra Deus repetidas vezes.)

2. Se você fosse Calebe, o que diria?

B. Leia Números 14:39-45. Que lições para a nossa vida podemos aprender aqui?

IV. Quarenta Anos Mais Tarde

A. Leia Josué 14:6-10. Como você veria a tua vida, se fosse Calebe? Nos primeiros 39 anos, você foi um escravo. Então, por 15 meses você está em uma missão para entrar na terra prometida. Pelos próximos 45 anos você está vagando sem rumo pelo deserto.

1. Você acharia que merecia isso?

2. Teria perdido o seu vigor?

B. Leia Josué 14:11-12. O que aconteceu com o vigor de Calebe? (Está tão forte como sempre esteve!)

1. Qual é o significado do pedido de Calebe para que lhe fosse dada a “região montanhosa”? (Do ponto de vista humano, esta é a região mais difícil de ser conquistada. Os enaquins eram gigantes. Eles tinham cidades grandes e fortificadas.)

2. Que impacto a idade tem sobre você? Conforme fica mais velho, ainda está disposto a enfrentar as grandes batalhas da fé?

a. Leia Salmos 92:12-15. O que Deus promete às pessoas mais idosas que são justas e ainda estão dispostas para o trabalho? (Deus diz que permanecerão “viçosos e verdejantes”. Este texto sugere que obedecer a Deus e permanecer ativo nos ajudam a nos manter jovens.)

C. Leia Josué 14:13-15. Quando o texto diz que Josué deu a Calebe o Hebrom (a terra onde os gigantes viviam), como isto funcionou? Será que Calebe trouxe seu título de propriedade (assinado por Josué) até a casa do líder dos gigantes e disse ao líder que agora ele tinha um título legal e que os gigantes tinham trinta dias para desocupar a área? (Não, Calebe teve que derrotar os gigantes para tomar a terra deles. Eles não iriam sair de boa vontade.)

1. Você já pensou a respeito da influência da tua vida? Que influências você acha que Calebe exerceu sobre o povo de Deus, conforme eles estavam se aproximando de Canaã pela segunda vez? (Ele foi absolutamente inspirador! O “velho homem” disse “Dê-me a terra dos maiores e mais terríveis inimigos, para que possamos conquistar a terra deles!”)

D. Leia Juízes 1:9-13. Por que você acha que Calebe escolheu seu futuro genro desta maneira? (Calebe havia desperdiçado quarenta anos de sua vida por causa da influência de pessoas que não tinham coragem suficiente para confiar em Deus. Ele não queria que este tipo de pessoa fizesse parte do legado de sua família.)

E. Leia Juízes 1:14-15. Acsa está se mudando do acampamento de seu pai para o acampamento de seu marido. O que ela quer que Otoniel faça? (Que peça ao seu pai um campo com fontes de água.) {Nota do Tradutor: - Parecem haver dois problemas de tradução no verso 14 da Nova Versão Internacional. Primeiro, o texto diz que ela “já vivia com Otoniel”. Porém, a versão Almeida diz “indo ela a ele”, ou seja, dando a impressão que ele a estava recebendo naquele momento, para levá-la à sua morada. Segundo, a NIV diz que ela o persuadiu a pedir as fontes de água. Porém a versão Almeida diz “a persuadiu que pedisse”, ou seja, foi Otoniel quem persuadiu a Acsa. Ambas correções fazem muito mais sentido dentro do contexto em que se encontram.}

1. Por que você acha que Otoniel não faz isto? (Ele pode ter pensado que isto pareceria muita ambição. Ele é genro {de Calebe} há pouco tempo.)

2. Conforme Acsa estava se mudando da casa de seu pai, ela desce de seu jumento e vem até seu pai. Descer do jumento para falar com alguém é um sinal de respeito. Calebe pensa que ela quer alguma coisa. Pais, quando as filhas de vocês estavam partindo de casa, alguma delas pediu dinheiro? (Algumas coisas nunca mudam.)

3. Compare o que Acsa pede com o que ela recebe. (Ele pediu um pedaço de terra com fontes de água, e Calebe dá a ela tanto as fontes superiores quanto as fontes inferiores. Ele lhe dá mais do que ela pede.)

a. O que isso n os mostra sobre o caráter de Calebe?

F. Amigo, você confia em Deus em momentos de pressão extrema? Você já considerou a influência da tua vida, especialmente quando as coisas ficam difíceis? Você vai decidir ser como Calebe, um homem que encorajava a fé em Deus e que tomou uma decisão destemida de fazer grandes coisas para Deus?

V. Próxima Semana: Ana: Aprendendo a Ser Alguém

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: