segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 03

Ana: Aprendendo a Ser Alguém
(I Samuel 1 e 2)

Introdução: Ao conversar com os colegas de classe em uma das reuniões da minha escola secundária, tive uma visão profunda. Compreendi que todos na minha turma da escola secundária, mesmo os menos populares, tinha sentimentos de inferioridade quando estava na escola. Isto simplesmente faz parte de ser um adolescente. Será que as pessoas alguma vez superam este sentimento? Duvido que alguém supere completamente o sentimento que as outras pessoas são melhores. De fato, a menos que você seja a pessoa mais talentosa do mundo, os outros são melhores. A Bíblia nos fala para pensar sobre nós mesmos com um “conceito equilibrado” (Romanos 12:3) e nos encoraja a sermos “humildes” (Efésios 4:2). Mas o que acontece quando o nosso senso de auto estima se torna tão baixo que temos problemas para viver? Como deveríamos reagir quando aqueles que estão mais próximos de nós têm soluções bem intencionadas, mas que não ajudam? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender a história de Ana, uma mulher que sofria severos problemas com a sua auto estima.

I. O Problema

A. Leia I Samuel 1:1-2. Que problema você vê instantaneamente com esta família? (Primeiro, o marido tem duas esposas – o que prepara o palco para a rivalidade. Segundo, uma esposa (Penina) tem filhos e a outra esposa (Ana) não tem.)

1. Isto é uma falha de Ana? (“Falha” pode não ser a palavra, mas o problema parece estar do lado de Ana, porque a outra esposa teve filhos com o mesmo marido.)

B. Leia I Samuel 1:3-5. Como você acha que as práticas do marido afetam a situação?

1. Ele está tentando melhorar as coisas? (Sim.)

2. Você acha que isso está funcionando? (É claro que não. O marido pode ter a melhor das intenções, mas ele não consegue ser tão esperto. Por que a esposa que tem mais filhos ganharia menos? O texto diz que o esposo “amava” Ana – com a implicação de que ele amava menos a Penina, se é que a amava. A combinação dessas duas coisas devia tornar Penina infeliz.)

3. Por que você acha que é importante a questão de que o presente do marido pretende compensar o fato que “o SENHOR a tinha deixado estéril”? (A sugestão é que Deus não cuida de Ana. Ela está sofrendo sob algum tipo de maldição – e seu marido está tentando compensar a desaprovação de Deus.)

C. Leia I Samuel 1:6. Coloque-se no lugar de Penina. Você tem os filhos e, portanto, deveria ter o direito a receber a maior afeição. O que você faria no lugar dela?

D. Leia I Samuel 1:7-8. Ana tem alguma culpa das ações de seu marido? Há alguma coisa que ela possa fazer para ajudar a sua situação – para parar os insultos de Penina?

1. O marido identificou corretamente o problema? (Ele acha que a questão é acerca dele. Se Ala tem a ele, por que ela precisa de filhos?)

a. Esta maneira de pensar tem funcionado até aqui? (Não. É isso que está por trás da solução da “porção dupla”, que está causando problemas.)

2. Qual é, realmente, o problema? (Tem a ver com os sentimentos de auto estima de Ana. Não tem a ver com o senso de dignidade do marido. Ela pensa que se ela é digna, deveria refletir o amor do marido dando a ele um filho. Seu marido diz “Você tem a mim – eu sou melhor do que muitos filhos”. É bom ouvir que ele tem sentimentos de valor próprio, mas isto não está fazendo muito para resolver o verdadeiro problema.)

3. Quando uma pessoa tem problemas com a auto estima, você já disse “Deus te ama”?

a. Você está sendo como este esposo? Ou este conselho é diferente?

E. Vamos nos desviar por um momento para uma história diferente. Leia Gênesis 30:1-2. Como Raquel e Jacó estão lidando com isto, em comparação com Ana e seu marido?

II. A Solução

A. Leia I Samuel 1:9-10. Esta é a primeira pista sobre o que Ana está fazendo para tentar “resolver” sua amarga situação. O que é? (Chorar e voltar-se para Deus.)

B. Leia I Samuel 1:11. Ana parece pensar que é amaldiçoada? (Não. Ela pede a Deus para que note a sua miséria e se lembre dela. Ele não parece acreditar que Deus já a tenha notado e que a tenha amaldiçoado.)

1. Que acordo Ana oferece a Deus?

a. Isto é um suborno?

b. Você já orou que, se ganhasse na loteria, daria metade do prêmio para a igreja?

(1) A tua oferta com relação à loteria seria uma “oração de Ana”?

c. Quem recebe quais benefícios com a oferta da oração de Ana? (Ana pode dizer que teve um filho – e isto deveria parar o abuso em casa. Ela saberia que seu filho está vivo – embora não ao seu lado. Deus receberia um homem que, como nazireu, havia sido especialmente separado para Ele. (Para mais informações sobre o voto de nazireu, veja Números 6).)

2. Normalmente, o voto de nazireu era tomado por um certo período de tempo. Ana promete que seu filho em potencial será um nazireu por toda a sua vida. Ela pode fazer uma promessa assim por seu filho?

C. Leia I Samuel 1:12-14. Como isto se encaixa com os sentimentos de falta de auto estima de Ana?

1. O que isso nos mostra sobre a intensidade de sua oração?

a. Você já orou tão intensamente assim?

D. Leia I Samuel 1:15-18. O que Eli diz que causa uma mudança na atitude de Ana? (Ele ora por ela e sugere que Deus ouviu a sua oração.)

E. Posso ter parecido crítico de Ana e seu “suborno”. O que há de bom em sua abordagem e na abordagem de Eli? (Os seres humanos não são perfeitos. Deus quer que nós nos voltemos para Ele com nossos problemas. Ana tinha feito isso. Se alguém me mostrasse um registro de todas as minhas orações de “suborno”, estúpidas e egoístas do passado, tenho certeza que eu ficaria envergonhado.

III. Oração Respondida.

A. Leia I Samuel 1:19-20. Qual é o resultado da oração imperfeita de Ana? (Ele recebe o que pediu – um filho!)

B. Leia I Samuel 1:24-28. Diga-me: quais tipos de sentimentos estão passando agora pelas mentes de Ana, Samuel e Eli? (Não tenho certeza de algum deles está entusiasmado com isso. Ana está mantendo a sua palavra, mas isso provavelmente está quebrando o seu coração. Samuel não quer deixar a sua mãe e a sua casa. Eli provavelmente está perguntando a si mesmo o que vai fazer com este menininho.)

C. Leia I Samuel 2:1 e I Samuel 2:9-10. Qual é a chave para a alegria de Ana e sua vitória sobre seus problemas? (Ela se regozija em Deus. Ela diz que não alcançamos a vitória sobre nossos problemas usando a nossa força, temos a vitória pela confiança em Deus.)

D. Leia I Samuel 2:18-21. Lembre-se de que no momento em que Samuel foi entregue, nós especulamos que nenhum deles estava entusiasmado com a mudança. Como as coisas parecem estar agora? (Ana tem vários filhos. Eli parece estar contente com a situação. Samuel está crescendo na presença de Deus. Parece ser uma situação muito mais feliz.)

E. Leia I Samuel 3:19-21. Quais foram  os resultados de toda esta situação para Samuel e Israel? (Samuel se tornou o instrumento através do qual Deus fala ao Seu povo.)

1. Veja novamente o problema original e como as coisas terminaram. Quando você enfrenta problemas, poderia ser porque Deus tem grandes coisas em mente para você e para teus filhos?

a. Cada problema é uma oportunidade para que Deus seja glorificado através de você?

F. Amigo, você está lutando cm algum problema? Está tendo problemas com a tua auto estima? Você vai se voltar para Deus, pedir a Sua ajuda e esperar que grandes coisas aconteçam?

IV. Próxima Semana: Jônatas: Nascido Para a Grandeza

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: