terça-feira, 19 de outubro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 04

Jônatas: Nascido Para a Grandeza
(I Samuel 13, 14, 19, 20 e 31)

Introdução: Quantas vezes nós olhamos para a doença e a morte e dizemos “Isto não é justo”? Nosso senso de justiça fica ofendido quando pessoas virtuosas morrem e pessoas indignas vivem. Quando a injustiça envolve você e os teus objetivos de vida, é muito mais difícil de aceitar. Como deveríamos reagir quando servimos fielmente a Deus, mas somos preteridos em uma promoção? Como deveríamos reagir quando os nossos objetivos de vida são engolidos pela doença ou por problemas, sobre os quais não temos responsabilidade? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender da vida de Jônatas!

I. Destemido Por Deus

A. Leia I Samuel 13:5 e I Samuel 13:19-22. Quem tinha a vantagem tecnológica na batalha que estava por vir? (Não chegava nem perto. Os filisteus tinham carruagens, a mais moderna arma militar; eles tinham armas e armaduras de metal. Os israelitas tinham madeira.)

1. Quem tinha a vantagem numérica? (Os filisteus tinham “tantos soldados quanto a areia da praia.” Este não é um número exato, mas parece ser uma vantagem.)

B. Leia I Samuel 13:6-7 e I Samuel 13:15. Qual é a tua análise militar da situação? Era simplesmente impossível para os israelitas vencer?

1. Você iria embora se fosse um dos 600 que estaria lutando com “a areia”?

C. Leia Samuel 14:6-7. O que você teria dito se fosse o escudeiro de Jônatas? (“O que? Você está maluco?”)

1. Você estaria preocupado que Jônatas tenha dito que “talvez” o Senhor os ajudaria?

2. O que aprendemos da fé de Jônatas? (Incrível! Ele diz que a vantagem numérica e tecnológica dos filisteus não significa nada se Deus está conosco.)

3. Jônatas está sendo presunçoso? (Não. Ele diz “Talvez o Senhor aja em nosso favor”. Esta não é uma declaração de dúvida, é simplesmente o reconhecimento de que Deus conhece melhor {as circunstâncias envolvidas}.)

D. Leia I Samuel 14:8-10. Agora Jônatas está sendo presunçoso? (Se está, Deus não parece se importar com isso. É certamente muito melhor do que ficar com medo e fugir correndo.)

1. Deveríamos dar a Deus escolhas como estas para determinar a Sua vontade?

E. Leia I Samuel 14:11-12. Fé abstrata é uma coisa. Fé em ação é outra. Como você classificaria a fé de Jônatas?

F. Leia I Samuel 14:13-16. Como é a coragem e fé de Jônatas e seu escudeiro, ligadas à mão de Deus? (Jônatas avança em fé e Deus envia um pânico entre os filisteus.)

1. Jônatas é digno de ser o rei de Israel?

G. Leia I Samuel 14:19-23. Qual é o resultado da fé e da coragem d um homem que decidiu dar um passo adiante em fé? (O povo de Deus venceu o que parecia ser, do ponto de vista humano, uma vitória impossível.)

1. A vantagem numérica e tecnológica dos filisteus fez alguma diferença?

2. Que lição Deus tem em mente para você e para mim?

a. Você quer ser um Jônatas? Ou um daqueles homens que se escondem e depois pulam para fora para lutar somente quando as coisas parecem ser favoráveis a eles?

II. Amigos e Rivais

A. Leia I Samuel 19:11-12. Quem são os personagens aqui nesta narrativa? (Saul é o rei. Davi é o “rei à espera”. Mical é a esposa de Davi e filha do rei Saul.)

1. Qual é a atitude de Sal com relação a Davi?

B. Leia I Samuel 20:1. Uma vez que Jônatas é o filho do rei Saul, Jônatas e Davi são potencialmente rivais ao trono. O que Davi quer saber de Jônatas? (Ele está buscando por “informação privilegiada”.)

1. Além de informação, o que mais Davi está pedindo? (Justiça. Ele quer saber quais são as acusações contra ele e por que o rei desejaria matá-lo.)

C. Leia I Samuel 20:2. Jônatas tem alguma informação privilegiada sobre este assunto? (Ele diz que normalmente tem, mas nós sabemos que, neste caso, ele está errado.)

D. Leia I Samuel 20:3. Que teoria Davi sugere que seja o motivo pelo qual Jônatas está errado a respeito dos planos do rei Saul?

1. Que nível de confiança Davi tem em Jônatas?

2. Se você fosse Jônatas, o que poderia passar pela tua mente?

3. Nesta pergunta sobre o que Jônatas tinha a ganhar com a morte de Davi, salte alguns textos e leia I Samuel 20:30-31. O que este texto nos diz a respeito do caráter de Jônatas?

a. Como você trata os teus amigos quando somente um de vocês pode ter alguma vantagem?

E. Leia Filipenses 2:3-4 e I Samuel 20:4. Jônatas está seguindo o conselho de Deus com relação à amizade? (Definitivamente sim.)

1. Note que Filipenses 2:4 nos diz que é correto buscar nossos próprios interesses. Jônatas está buscando seus próprios interesses?

2. Na história anterior vemos um Jônatas que, em cooperação com Deus, levou seu país a uma grande vitória. Davi está melhor qualificado para ser rei do que Jônatas?

F. Leia I Samuel 20:5-11. Por que Jônatas pede a Davi para ir ao campo com ele? (Jônatas está preocupado que outras pessoas saibam a respeito do que ele e Davi estão planejando. Certamente os que estão em torno de Jônatas são leais a ele e poderiam não ser tão generosos com relação a Davi quanto Jônatas. Ao contrário, eles podem ter a mesma atitude que o rei Saul.)

G. Em I Samuel 16 encontramos que Deus disse a Samuel para ungir Davi para ser o próximo rei de Israel. Você acha que Davi tinha compartilhado este fato com Jônatas?

1. Se você acha que sim (e eu acho que ele compartilhou), como você se sentiria se fosse Jônatas?

2. Deus falhou em recompensar a tua grande fé na batalha contra os filisteus?

3. Você acha que Jônatas falava com seu pai, quando era um menino pequeno, a respeito do dia quando ele se tornaria rei?

a. Você acha que Jônatas sonhava com o dia em que ele seria rei? Ou você acha que Jônatas era apenas um rapaz tímido, que não queria ser um líder? (O ataque aos filisteus demonstra que Jônatas era um líder motivado e corajoso.)

H. Leia I Samuel 20:12-16. Lembre-se de que acabei de perguntar se Jônatas estava buscando seus próprios interesses? Agora que você já Lou um pouco mais desta história, qual é a sua resposta para esta pergunta? (Jônatas aparentemente compreendeu que Deus iria fazer de Davi o novo rei. Ele sabia que iria colocar a si próprio e à sua família em perigo – porque, como “rivais” ao trono, os amigos de Davi iriam procurar destruir a ele e à sua família. Ele extraiu de Davi uma promessa de proteção. Ele estava cuidando de sua família.)

I. Leia I Samuel 20:17. O que torna Davi e Jônatas amigos tão perfeitos? (Leia Marcos 12:29-31. Jônatas cumpria perfeitamente o mandamento do amor. De fato, Jônatas amava a Deus e a Davi mais do que a si mesmo.)

J. Leia I Samuel 23:15-18. Como Jônatas vê seu futuro? (Ele será o segundo no futuro reinado de Davi.)

III. Desapontamento

A. Leia I Samuel 31:1-6. Por que Deus dá a Jônatas uma vitória tão grandiosa na luta anterior contra os filisteus e depois permite que ele seja derrotado aqui?

1. Por que ele não poderia viver e ser o segundo de Davi, como eles haviam combinado?

B. Leia I Samuel 31:8-10. Por que os filisteus colocam a armadura de Saul em seu templo e penduraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos nos muros da cidade? (Eles estavam mostrando a vitória de seus deuses sobre o Deus de Israel.)

1. Você pode explicar o destino de Jônatas?

C. Leia Hebreus 11:32-38. A vida é justa para aqueles que seguem a Deus? (Não. Alguns, como Davi, conquistaram. Alguns, como Jônatas, foram tratados terrivelmente mal.)

1. Por que nem sempre Deus intervém para tornar a vida justa? (Leia Hebreus 11:39-40. Deus tem algo muito melhor, muito mais justo em mente para nós!)

D. Amigo, e você? Vai permanecer fiel e destemido, não importando como as coisas decorram na vida?

IV. Próxima Semana: Abigail: Senhora das Circunstâncias

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: