terça-feira, 3 de maio de 2011

Vestes da Graça - Lição 06

O Manto de Elias e Eliseu
(I Reis 19; II Reis 2)

Introdução: Você se lembra do vídeo game Donkey Kong? Embora já tenha se passado muito tempo desde que brinquei com este game, ainda me lembro de tentar manobrar o {personagem} Mario por uma série de planos inclinados. Poderíamos estar fazendo um bom progresso e então, de repente, éramos atropelados por vários barris ou outros obstáculos e nos encontrávamos de volta à parte de baixo. A tua vida espiritual é assim? Um grande progresso, seguido por uma grande queda? Pequeno progresso, seguido por pequena queda? Nosso estudo desta semana é sobre Elias, um homem que iria compreender os princípios do Donkey Kong. Vamos pular para o nosso estudo da Bíblia!

I. A Queda

A. Leia I Reis 19:1. Que história Acabe tem para contar? (Se você revisar I Reis 18, vai aprender que Elias desafiou Acabe e os profetas de Baal para um duelo diante de todos. O desafio era ver quem conseguia fazer descer fogo sobre a montanha: os 850 falsos profetas e suas deuses ou Elias e seu Deus? O Deus de Elias venceu, e Elias matou centenas de falsos profetas. Este foi um resumo da história.)

B. Leia I Reis 19:2. Quão sábia é esta resposta?

1. Exatamente a quais “deuses” Jezabel estava se referindo? (Esta é uma resposta arrogante e audaciosa. O Deus de Elias venceu o duelo e centenas de profetas dos deuses derrotados foram mortos. Jezabel deveria estar se escondendo debaixo da cama, com medo do verdadeiro Deus.)

C. Leia I Reis 19:3-5. Se você fosse Deus, como reagiria a Jezabel e Elias?

1. Uma vez que Jezabel invocou o medo dos deuses, porque simplesmente não fulminá-la?

2. Por que Elias ora pela sua morte?

3. Se ele quer morrer, a lógica seria marchar para o palácio de Jezabel! Como Deus deve reagir à rebeldia tola (Jezabel) e ao medo tolo (Elias)?

4. Você tem uma desculpa para Elias? (Ter matado todos os profetas, provavelmente teve um impacto emocional sobre ele. O estresse do duelo teve um impacto sobre suas emoções. Ele está apenas cansado, estressado e deprimido.)

5. É verdade que ele não merece o manto de profeta? Que não é melhor que seus antepassados? (Até este momento de medo, ele foi um dos maiores guerreiros de Deus de todos os tempos. Ele é o rosto humano das forças de Deus.)

D. Leia I Reis 19:5-6. Elias decepcionou a Deus. Como Deus reage? (Ele não despreza Elias. Ele envia ajuda. Que grande Deus nós temos!)

E. Leia I Reis 19:7-8. Porque um está anjo ajudando Elias a fugir?

1. Por que não esbofeteá-lo, virá-lo de volta para Jezabel, e dizer: “A batalha está lá atrás. Pare de correr na direção errada.”

F. Leia I Reis 19:9-10. Por que o anjo e Deus parecem ter respostas diferentes? (Deus nos ama e cuida de nós, mas também nos desafia quando não somos fiéis.)

1. Qual é a desculpa de Elias? Ele está culpando a Deus? (Ele acha que está sozinho. Deus precisa conseguir mais alguns fiéis.)

a. Isso é verdade? (Não era verdade quando o fogo desceu sobre a montanha.)

b. Essas palavras saíram da tua boca quando você pensou que precisava de outros para ajudar a executar toda a obra de Deus?

c. É “correto” para um grande profeta de Deus pensar e falar desta maneira?

II. Deus e a Queda

A. Leia I Reis 19:11-13. Elias reclama que está sozinho e ferido. Deus diz que Elias deve assistir a um desfile no qual Deus será o Grande Marechal. Qual é o ponto de Deus nisso? (Deus controla as forças da natureza.)

1. Isso é uma lição nova para Elias? (Não. A disputa que levou ao duelo de fogo era que o povo estava adorando a Baal (um deus da fertilidade), e Deus trouxe uma seca sobre a terra.)

a. Se a lição não é nova, por que Deus a está repetindo? (Quantas vezes você precisa que Deus repita Suas lições para você?)

2. O que significa dizer que Deus não está nestas poderosas forças da natureza?

B. Observe que Deus repete a sua pergunta a Elias “O que você está fazendo aqui”, no final do desfile. Por quê?

1. Deus está na brisa suave? (Sim. A questão é que Deus controla as forças da natureza, mas não controla os Seus servos!)

2. Por que Elias cobriu o rosto com o manto no rosto durante a brisa, mas não quando as rochas estavam voando ao redor dele? (Ele percebeu o verdadeiro poder de Deus.)

C. Leia I Reis 19:14. Elias deveria ter repetido sua mesma resposta anterior? (Não parece ser uma resposta tão boa após esta demonstração de poder.)

1. Que resposta você acha que Deus queria? (“Desculpe te decepcionar, eu não sei o que passou pela minha cabeça, vou voltar e enfrentar Jezabel”.)

D. Leia I Reis 19:15-18. Coloque-se no seu lugar Deus. O que você diria a Elias, neste ponto? Gostaria de demiti-lo agora?

1. Deus demitiu Elias? (Ele o colocou em um plano de aposentadoria. Deus diz a Elias que irá nomear o sucessor de Elias.)

2. Você daria um conselho, dizendo a Deus que quer parar?

E. Leia a primeira parte de I Reis 19:19. Isso é significativo? (Sim. Elias pode estar falando as coisas erradas, mas ele vai para onde Deus instrui. Ele escolhe a Deus e não a morte.)

F. Leia I Reis 19:19-21 e Números 20:23-29. Qual é o significado de Elias haver colocado o seu manto sobre Eliseu? (É um sinal de transmissão da autoridade.)

1. Seria importante que Elias só tenha jogado o seu manto sobre Eliseu, em vez de dar-lhe toda a sua roupa? (Ao contrário de Arão, Deus não estava substituindo Elias imediatamente. Em vez disso, Eliseu serviu como assistente de Elias por algum tempo.)

G. Pense acerca desta seqüência por um minuto. Se você fosse Deus, teria substituído Elias imediatamente por sua falta de fé?

1. A substituição de Elias tem mais a ver com Elias dizendo: “Eu quero parar”, ou sua falta de fé?

2. Como você compara isso com Arão, que parecia não querer ser substituído? (Arão esteve envolvido em pecados graves várias vezes. Elias ficou muito desanimado – mas ele decidiu seguir o caminho de Deus. Deus deu a Elias um assistente para ajudá-lo a levar o seu fardo. Teria sido melhor para Elias se ele tivesse orado por um assistente, não pela sua morte.)

III. A Recompensa

A. Leia II Reis 2:1-3 e Gênesis 5:23-24. O que você acha que os profetas pensavam que ia acontecer com Elias?

1. O que você acha Eliseu pensou que ia acontecer? (Ele não quis falar sobre isso. Desde Enoque, ninguém havia sido transladado, então creio que ele pensou que Elias iria morrer naquele dia.)

2. Pule adiante e leia II Reis 2:16-17. Este texto revela que os profetas não tinham idéia de que Elias seria levado para o céu. Eles devem ter pensado que ele iria morrer.

B. Leia II Reis 2:7-10. Por que isso é uma coisa difícil? (Eliseu pede a Elias para que controle a Deus.)

1. O que você acha da resposta “vamos ver”, de Elias? (Elias deixou a questão com Deus.)

2. Alguma vez você já pediu a Deus uma coisa simples – como ajudá-lo a encontrar as suas chaves – e sentiu-se culpado, porque os outros estavam pedindo a Ele que os curasse de câncer?

a. O que esse ato de “bater na água e ela se dividir” sugere sobre o poder de Deus? (O poder de Deus está disponível para as coisas pequenas e coisas grandes. Não é como se o poder de Deus usado para ajudar você a encontrar suas chaves privasse a pessoa com câncer de Seu poder.)

C. Leia II Reis 2:11-12. Lembre-se de quando Elias estava desanimado e queria desistir e morrer. Creio que os profetas pensaram que este seria o dia de sua morte. O que isso diz sobre o amor de nosso Deus? (Ele nos dá vida, não morte! Que amor maravilhoso!)

D. Lembre-se que Deus desafiou Elias naquilo que ele estava fazendo. É este o homem que você iria recompensar, levando-o diretamente para o céu? (Deus sabe que somos seres humanos fracos. Elias tinha uma grande parceria com Deus. Depois de sua “queda”, ele voltou ao caminho certo e continuou a servir a Deus fielmente. Que Deus generoso nós temos!)

1. Observe novamente II Reis 2:12. Eliseu está tão animado que está falando coisas sem sentido? Ele está vendo soldados? (O que Eliseu diz que é muito importante. Uma pessoa cheia do Espírito é mais poderosa que um exército de primeira classe.)

E. Leia II Reis 2:13-15. Eliseu pega o manto e rasga suas roupas velhas. O que isso simboliza? (Os profetas disseram – o Espírito de Deus está agora sobre Eliseu.)

F. Amigo, você sente como se falhasse com Deus às vezes? Deus não apenas te ama, mas Ele te oferece o maior poder para o avançamento do Reino de Deus – o poder do Seu Espírito Santo. Você irá orar hoje para receber esse poder?

IV. Próxima Semana: À Sombra de Suas Asas

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: