terça-feira, 10 de maio de 2011

Vestes da Graça - Lição 07

À Sombra de Suas Asas
(II Samuel 12; Salmos 32)

Introdução: Quando estava crescendo, aprendi em minha escola cristã que o pecado era seguido pela calamidade. Isto muitas vezes é verdade. Você merece o castigo, recebe a punição, e deveria ter uma ideia melhor do que pedir a Deus para te proteger daquilo que você merece, certo? Talvez não. Nossa lição desta semana aborda um dos maiores guerreiros de Deus da Bíblia, que se envolveu em um grande pecado, e depois sofreu o castigo. Mas, por alguma razão, ele ainda parecia ser grato pela proteção de Deus. Parece um mistério. Vamos pular para o nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Chamado a Prestar Contas

A. Leia II Samuel 12:1-3. De quem foi a idéia de contar essa história ao rei Davi? (Deus enviou Natã).

1. Você consegue se identificar com o homem pobre na história, porque tem um animal de estimação a quem ama?

B. Leia II Samuel 12:4-6. Coloque-se no lugar do rei Davi. Por que você acha que Natã estava contando essa história? (O rei era também um juiz. Sem dúvida, Davi pensou que Nathan estava trazendo alguma questão complexa para ele resolver.)

1. Você concorda com a conclusão de Davi?

2. Não é um pouco extremo exigir que um homem morra por causa de um animal? (Davi não está exigindo a morte, ele é de opinião que esta é uma violação extrema dos direitos humanos.)

C. Leia II Samuel 12:7-9. Por que você acha que Deus queria que Natã se aproximasse do rei Davi, desta forma - com uma história? (Ele queria que Davi declarasse um veredicto sem qualquer justificativa pessoal.)

1. Alguma vez você já ouviu alguém dizer algo, não te acusando, mas que teve o efeito de te culpar pelo teu pecado? (Isso já aconteceu comigo. Eu pensava que o pecado não fosse tão mau assim (e talvez nem mesmo fosse pecado), até que alguém disse algo que o colocou sob sua verdadeira luz.)

2. Se você fosse Davi, apontaria o fato de que não matou a mulher de Urias e, portanto, a analogia não é exata? (Davi está encurralado, porque a resposta seria: “Não, você matou o vizinho (Urias) em lugar dela.”)

3. A história de Natã ajuda a revelar a raiz desses pecados terríveis. O que é isso? (Egoísmo. Querer algo que não temos - algo que pertence a outra pessoa.)

D. Leia II Samuel 12:10-12. Como Deus vê o pecado de Davi? (Que Davi “desprezou” a Deus.)

1. Por isso é tão pessoal para Deus? Davi parece não desprezar ninguém – ele só caiu por causa de uma mulher bonita e depois tentou manter o seu pecado em segredo. (Deus não considera os Dez Mandamentos como uma espécie de lista de recomendações. Deus vê nossos atos como reflexos do Seu amor por nós. Não O amamos quando prejudicamos seriamente os nossos vizinhos.)

2. Se você fosse Davi, como veria o futuro?

E. Leia II Samuel 12:13. O que você acha que causou a confissão de Davi: a história, a afirmação de que ele tinha desprezado a Deus, ou a previsão sobre o futuro?

1. A afirmação de Davi está plenamente correta? Afinal, Davi cometeu adultério e fez com que o marido fosse morto. É correto dizer "Pequei contra o Senhor", em vez de referir-se aos que estiveram mais diretamente no caminho de Davi?

2. O que Deus diz sobre o pecado de Davi? (Está perdoado. “O Senhor perdoou”.)

II. Perdoado

A. Leia Salmos 32:1-2 {versão Almeida}. Davi está comentando sobre o pecado que acabamos de debater. Eu pensei que o problema de Davi era que ele estava escondendo seu pecado – e Deus tinha que confrontá-lo com ele. O que significa dizer que Deus “cobre” os nossos pecados? (Depois que são perdoados, Deus os considera como história {passada}.)

1. Observe a frase “em cujo espírito não há engano”. Quão importante é para nós para chegar a este ponto? (Utilize isto como um termômetro na vida: se você tiver que enganar as pessoas, isso é um indício de que algo está errado com o teu comportamento.)

B. Leia Salmos 32:3-4 {NVI}. Como o pecado afeta a nossa saúde? (Davi diz que se sentia péssimo (gemendo) e se sentia fisicamente diminuído (corpo definhando, forças se esgotando).)

1. O que significa dizer que a “mão” de Deus era “pesada sobre mim”, de dia e de noite? (Sua consciência o incomodava. Ele tinha problemas para dormir por causa disso.)

2. Vamos voltar um momento. Se Davi estava tão oprimido pela culpa que não conseguia dormir à noite, porque Natã teve que chegar cautelosamente até ele com uma história, para convencê-lo do seu pecado? (Este salmo foi escrito mais tarde. Quando estamos no meio do pecado, temos dificuldade em ver as coisas claramente. Mais tarde, temos uma visão mais clara do nosso pecado.)

C. Leia Salmos 32:5. Qual é o primeiro passo para a recuperação da pressão da culpa e remorso? (Confessar os nossos pecados a Deus. Devemos parar de mentir para nós mesmos a respeito dos nossos pecados.)

1. Observe esta frase interessante “tu perdoaste a culpa do meu pecado”. Eu pensei que Deus havia perdoado o pecado. O que mais essa frase sugere? (Davi notou “mão pesada” de Deus sobre ele. Isso foi culpa. Deus não só perdoa o pecado, mas Ele nos liberta da culpa.)

2. Não é natural nos sentirmos culpados por alguma coisa terrível que fizemos – mesmo depois de sermos perdoados? (Leia Apocalipse 12:10. Satanás é aquele que nos acusa por causa de pecados perdoados. Se acertamos as coisas, na medida do possível, não há mais nada que possamos fazer. Deus perdoa nossos pecados e Ele nos liberta da culpa.)

III. Consequências

A. Releia II Samuel 12:10-12. O que há de bom em liberar Davi da culpa se ele acaba tendo todas essas terríveis consequências?

1. Será que Deus realmente perdoou Davi, já que coloca sobre ele todas essas consequências?

2. Será que Deus realmente inspirou o estupro público das esposas de Davi? (Leia II Samuel 16:22, Levítico 20:11 e Tiago 1:13-15. Deus odeia o pecado. Parece-me impossível que Deus inspirou filho de Davi, Absalão a pecar. Pelo contrário, parece mais razoável ler isto como uma profecia de Deus sobre as futuras conseqüências do pecado de Davi.)

3. Discutimos Salmos 32:1, que diz que os pecados perdoados são “cobertos”. Essas consequências parecem ser uma “cobertura” para você? Observe que Deus usa a expressão “em plena luz do dia” duas vezes - exatamente o oposto de “encoberto” ou “secreto”! (O pecado vai nos matar. A culpa acaba com o nosso corpo. Deus remove a ambos. Contudo, nossos pecados colocam em movimento várias circunstâncias, as quais Deus vai usar como um castigo.)

a. Qual é o propósito deste castigo? (Leia II Samuel 12:14. Um aspecto do pecado é a glória de Deus. Se Seu rei favorecido, o Rei que Ele abençoou, se envolve em um comportamento tão terrível, isto reflete mal a Deus. Deus mostrará aos Seus inimigos que as regras do universo são verdadeiras: Desobediência a Deus traz conseqüências adversas – mesmo para aqueles a quem Deus ama.)

B. Leia Salmos 32:6-7. Espere um minuto! Acabamos de discutir como Deus perdoa o pecado, mas permite que as conseqüências dos nossos pecados nos sirvam de castigo. Sobre o que Davi está falando? (Se Davi tivesse seguido a Deus, não teria entrado em todo este problema. No entanto, penso que Davi está dizendo algo mais – que, mesmo em meio às consequências, Deus o protegeu.)

1. É possível uma coisa dessas? Deus permite o castigo e depois te protege durante o processo? No meio do castigo você vai sentir vontade de cantar sobre isso? (Leia Lucas 7:47. Quando percebe o quanto foi perdoado, você ama “muito”. Você aceita as conseqüências práticas porque percebe que elas são por tua culpa e são justas. Ao mesmo tempo, Deus te ama tanto que morreu pelos teus terríveis pecados. Ele te perdoou. Em gratidão, você louva a Deus! Ele não te matou. Ele não te expulsou. Ele te ama!)

C. Leia Salmos 32:8-9. Duvido que muitos dos que estão lendo isto cometeram adultério e, em seguida, assassinaram o cônjuge inocente. Qual é o convite do rei Davi para nós? (Aprenda mais, lendo a sua história. Aprenda sobre o amor e o perdão de Deus. Aprenda sobre as consequências. Você pode seguir “conselhos” como este, ou pode ser como um burro e deixar os teus pecados te levarem para lá e para cá na vida. A escolha é tua.)

D. Leia Salmos 38:10-11. Qual é a promessa de Deus para nós? (Seu amor não falhará! Se confessarmos os nossos pecados, e confiarmos na palavra de Deus sobre a melhor maneira de vivermos, alegria, regozijo, cânticos de louvor irão aliviar as consequências práticas dos nossos pecados.)

E. Amigo, e você? O pecado é atraente. O pecado parece divertido. Mas, o pecado tem duas consequências terríveis. Ao pecarmos, mostramos que desprezamos o amor e o sacrifício de Deus por nós. Ao pecarmos, ficamos expostos a terríveis consequências. Você vai decidir hoje a evitar a lição do burro, e em vez disso, aprender com a história de Davi?

IV. Próxima Semana: Vestes de Esplendor

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: