sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Evangelho em Gálatas - Lição 04

Justificação Pela Fé
(Gálatas 2:15-21)

Introdução: Vamos revisar o que aprendemos até aqui em nosso estudo sobre a carta de Paulo aos Gálatas. Paulo tem uma mensagem especial do evangelho, a qual ele recebeu diretamente de Jesus. Os líderes da igreja primitiva aceitaram isto, mas houve uma batalha ferrenha na igreja da Galácia e entre os primeiros crentes, sobre a mensagem e as exigências do evangelho. Esta semana Paulo explica a sua mensagem do evangelho. Conforme a estudamos, precisamos nos perguntar: esta mensagem ainda está em disputa entre os cristãos? Ela ainda é uma disputa em nossas próprias mentes? Vamos mergulhar em nosso estudo e examinar novamente o coração da mensagem do evangelho!

I. A Mensagem do Evangelho de Paulo

A. Leia Gálatas 2:15-16. Que papel a obediência à lei desempenha em nossa salvação? (Nenhum. “Ninguém é justificado pela prática da Lei”)

1. Esta é a mensagem com a qual os grandes líderes da igreja concordavam? (Sim. Pode ter sido difícil manter este curso (veja o desvio de Paulo quando os judeus da sede central chegaram na Galácia), mas esta é a teologia com a qual os líderes concordavam.)

2. Sobre qual “lei” Paulo está escrevendo? Os Dez Mandamentos? A lei cerimonial? Todos os escritos de Moisés? (Não importa como a lei seja definida, se guardá-la não nos salva. Se a salvação é uma questão somente de fé, então qualquer exigência que você tentar acrescentar é contrária à mensagem do evangelho.)

II. O Problema Óbvio Com a Mensagem do Evangelho de Paulo

A. Leia Gálatas 2:17. Esta é a grande questão, que é tão relevante na atualidade quanto era naqueles dias: “A justificação somente pela fé promove o pecado?” “Como você pode dizer para as pessoas que a lei não importa – elas vão enlouquecer!” Que resposta Paulo dá? (Não, as pessoas não vão enlouquecer. O evangelho da justificação somente pela fé não promove o pecado.)

1. E se a pergunta no verso 17 fosse feita a você, como você a responderia? É evidente para você enquanto busca ser justificado pela fé, que você é um pecador? (É evidente para mim.)

B. Você já se deparou com cristãos que dizem que estão completamente livres do pecado?

1. Em caso afirmativo, eles seriam fortes defensores da justificação pela fé? (Lembro-me de duas pessoas que me disseram que pensavam que estavam indo muito bem na obediência à lei. Um deles afirmava estar livre de pecado há dois anos. Minha conclusão é que eles acreditavam que a obediência era necessária para a salvação.)

2. Minha observação que aqueles que pensam que são muito bons também acreditam na guarda da lei para serem salvos não é científica. Mas, se você já viu a mesma coisa, por que acha que as pessoas que acreditam que são obedientes {também} acreditam que a sua obediência é necessária para a salvação?

a. E, se isto é verdade, então pareceria que a salvação pelas obras promove a obediência, certo?

C. Leia Gálatas 2:18-19. Por que Paulo argumenta que a justificação somente pela fé não promove a violação da lei (não promove o pecado)? (Quando Jesus morreu em nosso lugar pelos nossos pecados, nós também morremos para a lei. Portanto, a lei não nos condena mais. Mas, se reconstruímos a lei – com isto Paulo quer dizer que se acreditamos que a obediência à lei é necessária para a salvação – então os nossos pecados são apresentados contra nós e estamos violando a lei.)

1. Vamos olhar tudo isto mais uma vez. Paulo diz que a acusação contra minha teologia é que ela promove a violação da lei. Mas, Paulo afirma que o inverso é verdadeiro. Aqueles que dizem que guardar a lei é essencial para a salvação estão se tornando, todos eles, quebrantadores da lei – mesmo o mais devoto dos cristãos!

a. Isto não seria apenas um truque de argumentação bem elaborado? O argumento de Paulo é como um truque com as mãos (mágica)? Se nós anularmos o limite de velocidade, então nenhum de nós está correndo demais. Se impusermos o limite de velocidade, então nenhum de nós está correndo demais. Anularmos o limite de velocidade faz com que todos nós nos tornemos cidadãos cumpridores da lei!

D. Leia Gálatas 2:20-21. Se a minha última pergunta está criando problemas na tua mente, explique como eliminar a lei como a fonte da salvação produz pessoas mais perfeitas. (Paulo nos diz que assim como morremos com Jesus em Sua morte, assim também devemos viver com Jesus em Sua vida ressurreta. “Vivemos para Deus” e “Cristo vive em mim”.)

1. Isto parece ser muito abstrato. Vamos dizer que amanhã em “morri” para todos os sinais e as leis de trânsito. Alguém que está morto não sabe de coisa alguma. Então, eu não sei nada sobre leis de trânsito. Como isto vai fazer com que eu fique mais seguro, um motorista mais perfeito? (Obviamente, agir assim não vai fazer isto.)

2. E se eu acrescentasse o fato que a pessoa que planejou todas as leis de trânsito “vive em mim”. Que tipo de motorista eu seria? (E se eu fosse infundido com o Espírito da Pessoa que foi o desenhista principal do projeto da rodovia, das leis de trânsito e dos sinais de trânsito, teria uma compreensão perfeita de como devo dirigir. Penso que isto é o que Paulo está nos ensinando.)

E. Vamos voltar para Gálatas 2:19 e examinar a frase “morrer para a lei” com mais detalhes. O que quer dizer “morrer para a lei”? Quer dizer que somos insensíveis a ela? Que vivemos como se ela não existisse?

1. Gálatas 2:20 diz: “Fui crucificado com Cristo.” Por que Jesus morreu? (Ele morreu para pagar a penalidade pela violação da lei. Isto quer dizer que nós também morremos com Jesus (“crucificado[s] com Cristo”) por termos violado a lei.)

a. De que maneira eu morri para a lei? (Eu morri para o juízo da lei. Morri para a penalidade por haver violado a lei.)

b. Isto quer dizer que não prestamos mais atenção à lei? (Não. Deus escreveu a lei. A lei é boa. Contudo, ela não traz mais consigo a ameaça de que se eu não a obedecer, morrerei. Para a lei, eu já morri através de Jesus.)

F. Vamos voltar para a minha questão original sobre o trânsito. Lembre-se que eu perguntei se todas as leis de trânsito fossem anuladas, isto significaria que nenhum de nós violaria os limites de velocidade? Penso que Paulo está dizendo algo um pouco diferente: Jesus pagou as multas por todas as nossas violações das leis de trânsito. Portanto, aquelas leis não me tornam cumpridor da lei. O que me torna cumpridor da lei é ter o projetista da estrada e o criador das leis de trânsito vivo em minha mente!

G. Leia Romanos 6:5-7. Novamente, Paulo se refere a morrermos com Jesus quando Ele morreu por nossos pecados. Porém, ele acrescenta algo mais do que a “multa sendo paga” pela violação da lei. O que mais ele acrescenta? (Ele diz que o “velho homem” morreu “para que o corpo do pecado seja destruído”.)

1. O que você acha que quer dizer ter o nosso corpo de pecado destruído? (Este texto sugere que o nosso antigo desejo pelo pecado morre.)

a. O que Paulo escreve aqui parece muito claro; o que torna isto obscuro é que eu sei que meus antigos desejos estão muito bem vivos. O que aconteceu? Ou será que eu sou apenas um cristão muito pobre {espiritualmente}? (Dê uma lida em Romanos 7:14-24. Paulo tem exatamente a mesma experiência que eu tenho.)

b. Como o teu “velho homem” pode estar  morto e você ainda tem a luta que Paulo descreve? (Vamos examinar isto em seguida.)

III. Vivendo Pelo Espírito de Deus

A. Leia Romanos 7:4. Se nós morremos para a lei, qual é o objetivo da nossa vida? (“Pertencer” a Jesus e “dar fruto para Deus”.)

B. Leia Romanos 7:5-6. A lei mais a velha natureza promovem as paixões pecaminosas. Como o Espírito Santo muda isto?

C. Leia Romanos 6:11-14. Como este texto sugere que o Espírito Santo pode nos ajudar a viver? (Oferecer-nos a Deus deve significar que dizemos a Deus, “Eis-me aqui, ajuda-me a viver uma vida que seja agradável a Ti!”)

D. Leia Romanos 8:5-9. Como este texto sugere que deveríamos viver? (Novamente, Paulo nos diz que devemos escolher fazer o que o Espírito Santo deseja.)

E. Nosso debate parece muito abstrato. Vamos olhar um comentário de Jesus que pode nos ajudar. Leia Mateus 5:27-28. O que alguém que acredita em justificação pelas obras deveria fazer para guardar este mandamento? (Não ter sexo fora do casamento.)

1. Em certo sentido, Jesus torna o mandamento muito pior para os guardadores da lei – Ele diz que você também tem que controlar seus pensamentos para deixar de violar este mandamento, certo?

2. O que Paulo nos diria que Jesus está ensinando? (Se você quer caminhar com Deus, não se concentre no mandamento contra o adultério; em vez disso, preste atenção na tua atitude mental. Peça ao Espírito Santo para te ajudar a colocar a tua mente naquilo que o Espírito de Deus deseja para você.)

3. Esta caminhada no Espírito Santo é essencial para a salvação? (Leia Romanos 5:19. Não. Somente a vida perfeita de Jesus nos justifica. Porém, viver no espírito é o desejo daqueles que estão salvos.)

F. Agora você sabe por que Pedro disse (semana passada) que Paulo é difícil de entender, em algumas passagens! Amigo, você vai se arrepender e decidir hoje a pedir ao Espírito Santo a cada manhã para que te ajude a viver de acordo com o Espírito de Deus, e não colocar a tua mente na tua natureza pecaminosa?

IV. Próxima Semana: Fé e Antigo Testamento

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: