sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Evangelho em Gálatas - Lição 03

(Gálatas 2:1-14)

Introdução: Na semana passada aprendemos que Paulo fez algumas declarações impressionantes relativas à fonte de sua mensagem. Ele afirmou que Jesus o ensinou pessoalmente, e que nenhuma pessoa era responsável pela mensagem que ele estava proclamando. Quando investigamos estas declarações, aprendemos que tanto Lucas quanto Pedro acreditavam nas declarações de Paulo e ensinavam que Paulo estava pregando uma mensagem que ele havia aprendido diretamente de Deus. Esta semana continuaremos o debate a respeito de se Paulo tinha uma mensagem diferente da mensagem dos outros líderes da igreja apostólica. A unidade é importante? As discordâncias na igreja são saudáveis? Deveríamos ter “cristãos” e “paulinos”? Ou o evangelho da justificação pela fé é a mensagem unificada da igreja de Deus? Vamos mergulhar em nosso estudo de Gálatas e aprender mais!

I. Viagem de Volta

A. Leia Gálatas 2:1-2. Lembre-se de que no capítulo um de Gálatas, Paulo diz que foi a Jerusalém para visitar Pedro e Tiago. Paulo agora retorna. Por que? (Deus lhe disse que retornasse. Ele diz que foi “por causa de uma revelação”.)

1. Qual você acha que era o propósito de Deus em fazer com que Paulo retornasse para a “sede”? (Note que Paulo diz que “expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios”. Deus devia estar preocupado a respeito de um evangelho uniforme sendo pregado tanto para judeus quanto para gentios.)

2. Paulo diz que tinha alguns temores e, por esta razão, falou em particular com a liderança. A respeito de qual temor Paulo está falando?

a. Seria o temor de Paulo de que ele estivesse errado em sua teologia?

b. Seria um temor de que os líderes em Jerusalém não concordassem com ele? (Todo o tom de Gálatas até aqui foi que Paulo recebeu a sua mensagem de Jesus. Ele não deve nada, com relação à sua mensagem, a qualquer um dos líderes que estavam na sede. Portanto, dificilmente parece que ele tenha medo de estar errado. Ele também não parece estar muito preocupado com a liderança da sede. A sua preocupação principal deve ser acerca da unidade da igreja.)

3. Como Paulo poderia temer que estivesse correndo uma corrida por catorze anos em vão? (Lembre-se que Paulo está lutando contra um falso evangelho na igreja da Galácia. Se ele não tem o apoio da sede, como pode esperar convencer os gálatas de que está certo? A menos que haja unidade na mensagem, seus difamadores irão afirmar que ele está errado.)

4. Por que Paulo solicitaria uma reunião particular? (Obviamente, ele tinha oponentes em Jerusalém e na Galácia. Reuniões grandes normalmente são influenciadas por apelos às emoções em vez da razão. Ao se reunir com os líderes máximos, ele podia explicar exatamente o que estava fazendo e as razões para isto.)

a. O que isto nos ensina sobre a democracia na igreja?

B. Leia Gálatas 2:3. Paulo foi bem sucedido? (Lembre-se que uma das questões principais era a circuncisão. A liderança não sugeriu que um dos mais próximos auxiliares de Paulo deveria ser circuncidado.)

C. Leia Gálatas 2:4-5. Explique, como você acha que este negócio de “espiões” funcionava? (Paulo não estava trabalhando em uma época de telefones, emails e televisão. Como os líderes em Jerusalém podiam saber o que Paulo estava ensinando, a menos que ele (ou alguma outra pessoa) relatasse o que ele estava fazendo? A sugestão é que os inimigos teológicos de Paulo estavam trazendo relatórios falsos aos líderes de Jerusalém. Deus revelou a Paulo que ele deveria fazer uma viagem até a sede para apresentar a verdade diante deles.)

1. Com quem Paulo está falando quando diz “Não nos submetemos a eles nem por um instante”? (Paulo está falando aos membros da igreja da Galácia e está se referindo aos seus oponentes teológicos.)

a. Qual é o motivo de Paulo para falar isto? Coloque-se no lugar de um membro da igreja da Galácia quando responder esta pergunta. (Assim como os líderes na sede não sabiam o que Paulo estava ensinando aos gentios, também os membros da igreja na Galácia não sabiam o que Paulo estava dizendo em seu relatório para a sede. Ele poderia estar dizendo a cada grupo o que eles queriam ouvir. Paulo assegura aos gálatas que não esta fazendo isto. Ele tem uma mensagem consistente, seja para a sua audiência na sede em Jerusalém, seja para as igrejas gentílicas.)

D. Leia Gálatas 2:6-9. Quem são os líderes importantes? (Paulo os indica por seus nomes:: Tiago, Pedro e João.)

1. Paulo soa como um rebelde aqui? (Sim. Voe já notou que as pessoas normalmente tentam “compensar”, por causa do seu contexto pessoal em relação a certos problemas? Eu já vi isso. Uma igreja concentrada em algum problema passa dos limites naquela área. Paulo não precisa lançar dúvidas sobre a importância de Tiago, Pedro e João para aumentar a sua própria autoridade. Porém, é assim que eu leio esta declaração que parece reduzir a importância da liderança na sede.)

2. Parece estranho que Paulo tivesse alguns defeitos de personalidade? (Época, cultura, contexto e tradução tornam incerta a minha conclusão acerca da atitude de Paulo. Porém, se estou certo, isto simplesmente exalta a importância da graça!)

E. Perguntei anteriormente a respeito da democracia na igreja. Paulo diz que recebeu a sua mensagem diretamente de Jesus (Gálatas 1:1), e que a compartilhou primeiro com os líderes principais. Parece claro que Paulo não está procurando uma maioria de votos entre o povo para confirmar seus pontos de vista. Ele parece estar buscando a confirmação de seus pontos de vista por parte dos líderes. Que tipo de igreja organizada resultaria deste tipo de atitude? (A única maneira de reconciliar as declarações e a conduta de Paulo aqui com a organização da igreja é acreditar que Paulo estava certo de que sua mensagem vinha de Deus e que Deus tornaria a Sua vontade clara para a liderança.)

II. Os Pobres

A. Leia Gálatas 2:10 e Atos 2:44-47. A pobreza mencionada em Gálatas é o resultado de decisões econômicas da igreja apostólica? (Historicamente, quando removemos o incentivo para o trabalho por lucro, a pobreza se instala (veja Provérbios 16:26 e Provérbios 14:23). Contudo, Atos 11:27-29 sugere que uma fome pode ser parte do problema. Note que esta fome atingiu todo o império romano.)

1. De todas as exigências teológicas que os líderes da igreja poderiam ter imposto sobre Paulo, esta foi a única. O que isto sugere acerca da importância de ajudar os pobres? Ou isto nos ensina que ajudar os pobres é apenas uma sugestão?

2. Note que não pedido aos gentios que se amoldassem de acordo com Atos 2:44-47. Por que isto? (Espere. Atos 2:45 diz que os crentes recebiam o que necessitavam. A sugestão para os gentios em Gálatas 2:10 é ajudar aos pobres – aqueles que estavam passando necessidades.)

III. Paulo Versus Pedro

A. Leia Gálatas 2:11-14. Vamos discutir este texto com alguns detalhes. Paulo confronta publicamente a Pedro, um líder proeminente da igreja. Deveríamos confrontar publicamente os nossos líderes quando achamos que eles estão errados?

1. Se a resposta é “sim”, então quem deveria fazer isto? Qualquer um, ou apenas outros líderes, como Paulo?

2. Qual é a natureza do problema criado por Pedro? (O problema é público. Pedro não está apenas fazendo concessões em uma questão importante e atual, mas os gentios estão sendo envergonhados e induzidos a pensar que são cristãos de segunda classe. Não creio que os líderes deveriam ser confrontados publicamente acerca de problemas particulares, somente por problemas públicos.)

a. E sobre a questão de quem está capacitado a confrontar um líder? (Paulo recebeu sua mensagem de Jesus. Sua mensagem foi confirmada pelos líderes da igreja. Estes dois fatos são muito importantes na questão de confrontar os líderes da igreja.)

3. Veja atentamente o texto e note a diferença entre o que Paulo está pensando e o que ele realmente diz. Que tipo de diferença existe entre as duas coisas? (Seus pensamentos são ásperos, mas o que ele diz é principalmente uma declaração de fatos incontestáveis, seguida de uma pergunta.)

a. Qual é a razão pela qual Paulo usaria uma pergunta para confrontar a Pedro? (Ele queria que Pedro respondesse a pergunta de uma maneira que convencesse Pedro de seu erro. Compare II Samuel 12:1-10, onde Natã procura o conselho do rei Davi. A pergunta é representada como uma história e a resposta de Davi o convence de seu pecado.)

b. Esta é uma lição sobre como nós (ou os líderes da igreja) deveriam confrontar a liderança da igreja? (Este parece ser um ótimo exemplo. Somente faça confrontações públicas com relação a questões públicas. A confrontação não deve ser áspera, mas deveria buscar convencer o líder do problema do pecado. É melhor que líderes confrontem outros líderes. A confrontação não deveria ocorrer sem o apoio da liderança da igreja acerca do assunto e a direção do Espírito Santo.)

B. Amigo, Deus está preocupado acerca da unidade de Sua igreja. Você vai orar e trabalhar por uma igreja unificada?

IV. Próxima Semana: Justificação Pela Fé

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: