sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Evangelho em Gálatas - Lição 05

Fé e Antigo Testamento
(Gálatas 3:1-14)

Introdução: Você já lutou com a questão de por que Deus diz “Eu, o Senhor, não mudo” (Malaquias 3:6), e ainda assim, parece que o Deus do Antigo Testamento é bem diferente do Deus do Novo Testamento? O assunto de uma “Antiga Aliança” e uma “Nova Aliança” certamente soa como uma mudança. Deus alterou os termos do nosso relacionamento! Paulo argumenta que Deus não mudou sua abordagem básica para com os seres humanos – e esta abordagem é a justificação pela fé. Vamos mergulhar em nosso estudo sobre Gálatas 3 e descobrir mais!

I. Os Enfeitiçados!

A. Leia Gálatas 3:1. Assuma que você está sentado ao lado, ouvindo Paulo falar aos Gálatas. Eles deveriam ficar insultados?

1. Em caso afirmativo, por que? (Paulo diz que eles estão agindo como tolos (“insensatos”) e como aqueles que estão sob influência do mal. “Seus demônios estúpidos”.)

2. É assim que Paulo se dirigiria àqueles que acreditam hoje que podem ser salvos por seus próprios atos?

B. Fico relutante em chamar irmãos da minha igreja de “demônios estúpidos”, então Paulo deve ter uma razão muito boa para chamá-los de tolos. Que razão ele dá em Gálatas 3:1? (Eles o haviam visto explicar sobre Jesus sendo crucificado.)

1. Pense sobre isto. Por que a crucifixão de Jesus torna as pessoas da Galácia estúpidas? Ou demoníacas? (Por que Deus morreria uma morte dolorosa nas mãos de Sua criação? O pensamento é absurdo quando o olhamos de frente. Somente quando você vê que nós fomos crucificados com Jesus (Gálatas 2:20) para satisfazer as exigências da lei, parece estúpido e demoníaco pensar que nossos esforços significam alguma coisa.)

2. Vamos usar um exemplo extremo. Você esculpe um ídolo a partir de um bloco de madeira e então, traz a ele oferendas, a cada manhã, para que ele perdoe os teus pecados. Isto é estúpido? (Sim! Você fez este ídolo.)

a. Isto é demoníaco? (Satanás quer que ignoremos ou que não creiamos que Jesus morreu pelos nossos pecados. Então, sim, isto é demoníaco – especialmente porque afirmamos estar fazendo a obra de Deus.)

C. Leia Gálatas 3:2-5. OK, pessoas estúpidas, diz Paulo, tenho uma pergunta para vocês. Vemos agora que Paulo deve ser um advogado, porque sua frase “gostaria de saber apenas uma coisa”, se transforma em muitas perguntas! Perguntas para as quais ele gostaria de obter respostas inteligentes!

1. O Espírito Santo veio pela obediência à lei ou por crer no que Jesus disse?

a. Deixem-me fazer a minha própria pergunta aqui. O Espírito Santo veio à tua vida? Se não, poderia ser por que você está usando a abordagem errada?

2. Depois que o Espírito Santo veio à tua vida para te dirigir, você acha que pode fazer uma obra melhor em dirigir a si mesmo?

3. Se você tem sido perseguido por causa da tua fé, quer abandonar tudo?

4. Você vê milagres na tua vida por causa da obediência à lei, ou por causa do poder de Deus, operando através da fé?

a. Permitam que eu faça duas perguntas aqui. Você vê milagres na tua vida? Se não, poderia ser por que você está usando a abordagem errada?

b. Quando você conversa com os teus filhos, está mais concentrado na lei ou no Espírito Santo?

(1) Se você tem filhos adolescentes, tente sentar-se com eles e fazer a eles estas perguntas e ver como eles responderiam e como eles pensam que você deveria responder.

(2) Se você não está vendo milagres nas vidas de teus filhos, seria porque você tem estado martelando a lei, em vez de insistir no poder e na graça de Deus? (Eu seu que costumava dizer aos meus filhos o tempo todo, “obedeçam!” Meu pai costumava dizer “Vocês são filhos de Don Cameron, ajam como tais!”)

5. As últimas quatro perguntas que eu parafraseei de Paulo são perguntas retóricas – o que quer dizer que elas possuem uma resposta óbvia. A pessoa que faz as perguntas retóricas não está esperando por uma resposta, está querendo te levar a ver um ponto óbvio. Qual é o ponto óbvio de Paulo? (O poder de Deus, e não a observação da lei, é a fonte de uma vida cristã poderosa.)

D. Vamos parar e fazer uma revisão nos argumentos de Paulo para a justificação pela fé. Seu argumento no capítulo 1 é que Jesus lhe deu diretamente a sua mensagem de justificação somente pela fé. Sua afirmação no capítulo 2 é que os líderes da igreja concordaram com ele, mesmo que para colocar isto em prática levasse algum tempo e alguns, como Pedro, ocasionalmente saíssem dos trilhos. Seu argumento no início do capítulo 3 é para que consideremos como Deus opera em nossas próprias vidas.

II. O Exemplo de Abraão

A. Leia Gênesis 12:1-3. Qual é o papel de Abraão na história do nosso planeta? (Ele é o início de um grupo especial de pessoas, através das quais Deus iria abençoar todas as pessoas da terra.)

B. Leia Gálatas 3:6. Por que Paulo se voltaria a Abraão como exemplo? (Paulo está dizendo que desde o princípio do relacionamento especial de Deus com um grupo especial de pessoas (Para o propósito de promover a vontade de Deus), a justificação pela fé era a regra.)

C. Vamos olhar esta história por um momento. Leia Gênesis 15:1-6. Esta é uma história sobre santidade? Sobre justiça? (Deus disse a Abrão (Gênesis 12:3) que ele seria o instrumento através do qual toda a terra seria abençoada. Parte do mecanismo para isto era (Gênesis 12:2) que Abrão teria muitos descendentes. Se Deus te dissesse que você teria a maior igreja na tua área, e que esta grande igreja seria uma fonte de bênçãos para a área, o que você faria? (Iniciaria uma igreja!)

1. Por que isto não funcionou para Abrão? (Abrão provavelmente está tentando ter um filho. Mas, o ponto é que Abrão deveria primeiro confiar em Deus para fazer isto acontecer. Precisamos nos conscientizar que é a obra de Deus e a responsabilidade é de Deus. Abrão não tem poder em si mesmo para fazer isto. De fato, quando Abrão e Sarai, bolaram um plano para fazer isto por si mesmos (Gênesis 16), foi um desastre.)

2. Esta história de Abrão nos ajuda a compreender melhor a justificação pela fé? (Deus não está pedindo que fiquemos dormindo em nossa vida cristã. Está pedindo que coloquemos a nossa confiança nEle. Em Sua obra. Em Seu Espírito. Não podemos fazer isto por nós mesmos.)

D. Leia Gálatas 3:7-9. Abraão, o grande pai da nação judaica, é também o nosso pai? (Este é o argumento de união de Paulo. O Deus do Antigo Testamento tem uma abordagem imutável com relação aos seres humanos. O escopo de Seu povo especial se ampliou – louvado seja Deus por haver unido os gentios aos Seu povo especial – mas o plano básico não foi alterado!)

III. A Maldição

A. Leia Gálatas 3:10. Não sei sobre você mas eu fico preocupado quando as pessoas começam a lançar maldições. Por que os legalistas não estão apenas errados? Por que eles também são amaldiçoados? (Leia Deuteronômio 27:26. Se guardar do sábado, não roubar, matar, cobiçar ou adulterar são a chave para a salvação, então você está amaldiçoado. Por que? Porque você não consegue fazer essas coisas. Se você diz que fazer qualquer uma destas coisas é necessário para a salvação, então condenou a si mesmo!)

B. Leia Gálatas 3:11-12. O justo vive pela obediência à lei? (Não. Eles vivem de forma justa pela fé.)

C. Tudo isto me confunde. Eu não quero ser amaldiçoado, mas mantenho um olho na lei. Deuteronômio 6:8 diz “Amarre-as [os mandamentos] como um sinal nos braços...” Recentemente comecei a usar um bracelete no meu pulso que tem os Dez Mandamentos gravados nele. Leia Gálatas 3:13. Por que é que não devemos confiar na lei para sermos salvos? (Jesus já fez isto por nós. Jesus foi amaldiçoado para que não precisássemos ser amaldiçoados por nossa falha em cumprir a lei. Não apenas isso, Jesus pagou o castigo por Sua maldição – e, portanto, pela nossa maldição.)

IV. A Antiga e a Nova Ordem

A. Leia Gálatas 3:14. Temos que nos preocupar em guardar a lei (incluindo os Dez Mandamentos)? (Não. Em vez disso, precisamos ter o Espírito Santo vivendo em nossas vidas.)

1. Se você também está ficando confuso, note que o paralelo é com Abraão. Abraão teve que se preocupar em ter muitos descendentes? Teve que se preocupar com o fato de Jesus nascer de um de seus descendentes? (Não! Tudo o que Deus pediu de Abraão foi que confiasse nEle. Que cresse nEle.)

2. Alguma coisa mudou no relacionamento entre os seres humanos e Deus? (Não, desde Abraão! Abraão viveu pela promessa – a qual incluía a vinda de Jesus para tomar o nosso lugar. Nós acreditamos que a promessa foi cumprida e aceitamos este dom pela fé.)

B. Amigo, você vai se afastar da maldição, e descansar somente na justificação que vem a você pela fé em Jesus?

V. Próxima Semana: A Superioridade da Promessa


Atenção: Este tradutor irá deixar de realizar estas traduções a partir de Dezembro/2011. Se você tem condições e gostaria de assumir esta tarefa, entre em contato deixando um comentário.


===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: