sexta-feira, 6 de abril de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 2

O Ministério de cada Cristão
(Efésios 4, 1 Coríntios 12, João 4)

Introdução: Semana passada nós consideramos a diferença entre testemunhar (a história pessoal que temos a contar) e evangelizar (nossa explicação do evangelho). Discutimos a ideia do “empurrão” no evangelismo – que deveríamos prestar atenção a cada situação e cada palavra que dizemos para empurrar pessoas para o evangelho, e não o contrário. É difícil tomar nossa própria história como errada, mas alguns de nós não estão muito certos sobre como explicar o evangelho – ou até nosso próprio papel na explicação. Já que podemos tomar isso errado, deveríamos deixar o “trabalho pesado” para os especialistas – as pessoas que pagamos para fazer o ministério? Vamos mergulhar em nossa Bíblia e descobrir!

I. O Ministério de cada Cristão?

A. Leia Efésios 4:1-2. Que chamado é feito para cada um de nós? (Para sermos humildes, pacientes, dóceis e amorosos. Para vivermos uma vida digna de ser chamada cristã).

1. Isso é testemunhar?

B. Leia Efésios 4:3-6. O ministério é algo que fazemos por nós mesmos? (Não. Unidade é uma prioridade).

C. Leia Efésios 4:7-8. Que papel existe, se existe algum, para o indivíduo? [O indivíduo é uma parte importante do todo. É para o indivíduo, e não para o todo, que é dado “dons”. Esses dons (“graça”) foram dados “conforme a medida repartida por Cristo”].

1. Eu geralmente penso na “graça” como um dom de Deus de salvação para mim. Você poderia ter diferentes níveis disso? (Não. É difícil imaginar que Deus dá 50% de salvação a alguém. Nesse contexto a graça deve significar outros tipos de dons de Deus).

2. O que isso nos sugere sobre o trabalho do evangelho? (Não somos partes idênticas do todo. Em vez disso, somos indivíduos, com dons individuais. A extensão e o tipo do dom variam. Mas, ainda trabalhamos como um todo).

D. Leia Efésios 4:11-13. Todos são evangelistas? (Claramente, não).

1. O título desse estudo está errado? Se a apenas alguns é dado p dom do evangelismo, então apenas alguns de nós são chamados para evangelizar, certo? (Se o título fosse “O Evangelismo de cada Cristão” teríamos um problema. Mas, o título é “O Ministério de cada Cristão”. Isso simplesmente significa que todos têm um papel no ministério).

2. Olhe novamente para os dons específicos listados nesses versos. Que relação esses dons têm com o evangelho? (Cada um é engrenado para o avanço do evangelho).

3. Qual é o objetivo de todos esses dons? (Promover a unidade na fé, promover o conhecimento de Jesus, criar cristãos maduros e ensinar as pessoas a atingir “a plenitude de Cristo”).

E. Leia 1 Coríntios 12:7-11. Como essa lista de dons é diferente da que acabamos de estudar? (A primeira era de trabalhos. Essa é de habilidades).

1. O que é comum nas duas listas? (Esses trabalho e habilidades vêm de Deus em uma medida determinada por Deus. São para o bem do corpo inteiro de crentes).

F. O que devemos concluir, então, sobre nossa obrigação pessoal em relação ao ministério? (Precisamos determinar que habilidades e dons Deus nos deu, e então aceitar o compromisso do trabalho apropriado).

G. A lista de trabalhos parece ser de muito alto nível para mim. A lista de habilidade parece impressionante para mim. E se não tivermos esses dons e habilidades? (Leia 1 Coríntios 12:11-13. O verso 11 diz que “cada um” recebe um dom. Todos temos um papel, um ministério, de algum tipo ou de outro).

II. Como Sabemos nosso Trabalho?

A. Leia 1 Coríntios 12:14-21. Eu vejo três tipos de extremo na igreja. Alguns membros dizem que não têm nenhum papel particular ou trabalho porque não têm nenhuma habilidade particular. Alguns membros querem preencher o papel de trabalhos níveis “superiores”, mas não são qualificados. Quando são rejeitados para esses trabalhos ficam insultados e bravos e desistem da igreja. Alguns membros retêm altas posições e não valorizam adequadamente o trabalho de outros. Qual é a solução para esses extremos? (Toda pessoa tem pelo menos um dom. Cada um tem falta de outro(s) dom(s). Precisamos focar em nossos dons, e valorizar aqueles que têm outros dons – dons que talvez não tenhamos).

B. Leia 1 Coríntios 12:27-31. É apropriado para um “pé” querer ser um “olho”? (É nos dito que devemos “buscar com dedicação os melhores dons”. Não há nada de errado com a ambição de fazer grandes coisas para Deus. Mas, até recebermos esse dom, aqueles nas posições de pé e mão devem ser excelentes pés e mãos, ao invés de reclamar sobre não serem olhos e narizes. A parte importante é distinguir entre ambição para avançar o Reino de Deus e ambição para avançar a si mesmo).

III. Como o Evangelismo Funciona

A. Leia João 4:35. Quando é o tempo para nos engajarmos no evangelismo? (Agora. Precisamos abrir nossos olhos para as oportunidades do empurrão no evangelismo).

1. Se seus olhos foram fechados, como você os abre? (Apenas ficando alerta é uma maneira. Mas, a maneira mais importante é pedir ao Espírito Santo abrir seus olhos).

B. Leia João 4:36-38. O que te atingiu como incomum nesse trabalho? (Temos papéis totalmente diferentes no evangelismo. Poucos fazem o trabalho inteiro. O trabalho mais animado é “colher” para a vida eterna).

C. Vamos tentar colocar tudo isso junto. Aprendemos que nem todo mundo é um “evangelista” (Efésios 4:11). Aprendemos que todos têm diferentes dons e habilidades (1 Coríntios 12:7-10). Aprendemos que até os evangelistas têm papéis diferentes no evangelismo. Isso significa que alguns de nós são liberados do dever quando se trata de evangelismo?

1. Vamos voltar à última lição. Qual é a diferença entre testemunho e evangelismo? (Testemunho é contar sua história pessoa. Evangelismo é explicar a história do evangelho).

2. Quem é mais talentoso, tem o melhor dom, para contar a sua história? (Você! Somos todos chamados ao dever de contar para aqueles que conhecemos e encontramos sobre o que Deus significa para nós em nossas vidas. Podemos contar histórias sobre as bênçãos e direção de Deus. Podemos testemunhar sobre nossos erros em se desviar de Deus).

3. Você deveria chamar um especialista para explicar a história do evangelho? (Se você é o “homem do presunto” que discutimos semana passada, então você deveria chamar aqueles com o dom do evangelismo. Mas, todos deviam saber (ou aprender) a história básica do evangelho: que o Deus do Universo veio para cá do Céu, Se humilhou ao tornar-Se humano, viveu uma vida perfeita em nosso lugar, morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e ressuscitou dos mortos para retornar ao Céu. Jesus nos oferece a oportunidade de confessar nossos pecados, aceitar Sua vida perfeita em lugar de nossa vida imperfeita, aceitar a morte de Jesus em nosso lugar e viver na promessa da ressurreição para a vida eterna!).

D. Quando eu era criança, meu pai fez alguns serviços de jardinagem bastante sérios com minha “ajuda”. Disso eu sei que a agricultura envolve todos os tipos diferentes de trabalhos. Você já visitou uma igreja mal cuidada? Você já visitou uma igreja suja? Você já visitou uma igreja com bancos desconfortáveis e decoração interna terrível? Você acha que aqueles que trabalham para manter a igreja limpa, em bom estado de reparo e confortável para o traseiro e para os olhos são evangelistas? (Absolutamente sim! Se você disser “Eu gosto de estar aqui”, então muito provavelmente irá dizer “Eu quero ficar e me concentrar na mensagem”).

1. Que outros tipos de trabalhos “evangelísticos” podemos encontrar na igreja que não são tradicionalmente considerados como evangelismo? (E sobre os recepcionistas! Uma recepção amigável, aconchegante faz você se sentir feliz por ter ido).

2. Assim como olhamos para cada palavra e cada oportunidade para um empurrão no evangelismo, deveríamos também olhar para cada aspecto de nossa igreja e nosso programa da igreja? (Algumas vezes não levamos o programa a sério. Quantas vezes o programa não é fruto de um planejamento de última hora, ou cheio de voluntários do “último minuto”, ou pessoas que parecem ter sido recrutadas para o trabalho 30 segundos antes de falarem? Nada disso dá um empurrão favorável).

E. Amigo, não há nada de errado em dizer “Eu vou deixar o evangelismo com os evangelistas dotados”. Mas, você é dotado quando se trata do seu testemunho. Todos os tipos de trabalho e dons servem para o evangelismo. Você não pode deixar seu dom e seu trabalho para alguém. Você irá se determinar a focar no seu dom(s) e se esforçar pela excelência no avanço do Reino de Deus?

IV. Próxima Semana: Dons Espirituais para Evangelizar e Testemunhar

Tradução: Tamiris Borges da Silva

===========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===========

Nenhum comentário: