quinta-feira, 12 de abril de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 3

Dons Espirituais para Evangelizar e Testemunhar
(Atos 1, 2, 8 e 13, João 20, Joel 2)

Introdução: É verdade que todos nós temos pelo menos um dom espiritual? Dissemos “sim”, semana passada. Mas, estamos fazendo uma suposição não comprovada? Para ter um dom espiritual você teria que primeiro receber o Espírito Santo, certo? Quanto mais eu analiso isso, mais eu me perturbo com esse problema. Essa semana nosso estudo vai ser um pouco diferente. Ao invés de ficarmos lendo a Bíblia e eu sugerir uma conclusão da qual tenho bastante certeza, essa semana iremos explorar as respostas juntos. Eu tenho uma grande dose de incerteza nesse assunto. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre o que significa receber o Espírito Santo!

I. O Espírito Santo e Jesus

A. Leia Atos 1:1-5. O que aprendemos sobre ser batizado pelo Espírito Santo? (Jesus prometeu isso. Precisamos disso. Não é batismo com água).

1. Por que os discípulos precisavam do Espírito Santo?

B. Vamos olhar para uma pequena história aqui. Leia Mateus 3:11. O que é profetizado sobre Jesus e o Espírito Santo? (Que a fé em Jesus traz o Espírito Santo como resultado).

C. Leia João 16:5-11. Como você compararia o Espírito Santo com Jesus? (Jesus diz que o Espírito Santo é um avanço! Jesus diz que “é bom” que Ele vá, porque o “Conselheiro” (Espírito Santo) não virá a menos que Ele vá. Não seria bom para Jesus ir a menos que o Espírito Santo seja “melhor”).

1. Parece inimaginável que algo possa ser melhor do que ter Jesus vivendo conosco. O que Jesus quer dizer com isso? (Jesus lista as coisas que o Espírito Santo irá fazer. Mas, a lógica diz que o Espírito Santo é “melhor” porque pode estar em todos os lugares de uma vez).

2. Se o Espírito Santo é o substituto de Jesus para viver com você, quão importante é receber o batismo do Espírito Santo? (Estamos afundados sem o Espírito Santo. Isso é essencial).

D. Leia João 16:13-15. O que isso sugere sobre o relacionamento do Espírito Santo e Jesus?

II. Recebendo o Dom

A. Leia Atos 1:12-14. Como os discípulos se prepararam para receber o Espírito Santo? (Oração constante).

B. Leia Atos 2:1-4. Como os discípulos sabiam que tinham recebido o batismo do Espírito Santo? (Como você poderia não saber! Som, fúria, fogo e uma manifestação física nos discípulos).

1. Você sabe que tem o Espírito Santo em sua vida?

2. Se você não sabe, então a resposta é “não”, certo? Ou, é sim?

3. Você já experimentou som, fúria, fogo e uma manifestação física? (Amigo, eu tenho que te dizer que minha pergunta me perturba. Eu acredito que o Espírito Santo me guia ao escrever essas lições, mas eu não experimentei som, fúria, fogo ou uma manifestação física).

C. Vamos olhar para dois outros textos que você não deve ter notado no passado. Leia João 20:19-23. O que Jesus deu aos discípulos? (Ele soprou neles o dom do Espírito Santo, e isso deu a eles poder).

1. Houve uma manifestação física nisso? (Nada é registrado).

2. Releia Atos 1:1-2. Quem instruiu os apóstolos? (Jesus usou o Espírito Santo!).

3. Depois da ressurreição de Jesus, os discípulos foram ajudados duas vezes pelo Espírito Santo. Por que Jesus diria a eles mais tarde para “esperar” para serem “batizados com o Espírito Santo”? Atos 1:4-5.

a. Como eles podem receber o poder ou dons do Espírito Santo sem som, fúria ou fogo?

b. Som, fúria e fogo deveriam ser nosso desejo?

III. Uma História de um Dom

A. Leia Atos 6:1-4. Que qualificação eles estão procurando nos sete? (Entre outras coisas, serem cheios do Espírito Santo).

B. Leia Atos 6:5-6. Note que Filipe é parte do grupo. Não diz que ele era “cheio do...Espírito Santo”. Por quê? Não é isso parte das qualificações? (Isso sugere que existem níveis do dom do Espírito Santo, e Filipe não está no nível de Estevão).

C. Leia Atos 8:5-8. Aqui vemos Filipe novamente. Ele está cheio do Espírito Santo?

D. Leia Atos 8:9-11. Filipe está fazendo milagres e Simão está fazendo milagres. Se você estivesse observando Simão, como você saberia se o Espírito Santo era a fonte de poder?

1. Leia 1 Pedro 4:10. O que isso nos ensina sobre o uso dos dons espirituais? (Dons espirituais são para servir outros. A partir do momento que Simão estava se glorificando, isso era uma dica poderosa que ele não estava usando o poder do Espírito Santo).

E. Leia Atos 8:12-13. O que aconteceu ao feiticeiro? (Ele se tornou crente! Foi batizado).

F. Leia Atos 8:14-17. O que está faltando no ministério de Filipe? (O Espírito Santo não desceu sobre as pessoas).

1. Como você explica isso? Filipe está cheio do Espírito Santo. Vimos que “mãos” foram impostas sobre ele e ele fez grandes milagres. Como pode aqueles que ele batizou não terem o dom do Espírito Santo?

a. Leia Mateus 28:19-20. Certamente, Filipe batizou de acordo com as instruções de batismo de Jesus. Essas instruções não garantem um batismo em nome do Espírito Santo?

2. Olhe novamente para Atos 8:17. Poderiam apenas Pedro e João impor as mãos sobre as pessoas e dar a elas o Espírito Santo?

a. Filipe foi excluído? Se sim, por que alguém cheio do Espírito Santo seria excluído?

b. Se Filipe não foi excluído, por que ele não impôs as mãos sobre as pessoas que ele batizou?

G. Leia Atos 8:18-19. Simão vê outros crentes que receberam o dom do Espírito Santo. Simão tem um grande objetivo, certo? Ele quer compartilhar o Espírito Santo com outros.

H. Leia Atos 8:20-23. Uma maneira de medirmos devoção a Deus é como usamos nosso dinheiro. Simão quer desistir de seu dinheiro para ter o Espírito Santo. O que há de errado nisso? (Você pode comprar Deus? O Espírito Santo é um dom, como a salvação. Não podemos exigir o Espírito Santo, nem “comercializar” qualquer coisa por isso).

1. Por que Pedro diz que Simão está excluído desse dom? (Ele é amargo e cativo do pecado).

a. Podemos ser excluídos de ter o Espírito Santo em nossas vidas por esses mesmos tipos de razões?

b. Simão está sem nenhum dom espiritual?

I. Vamos revisar para ver como o Espírito Santo vem até nós. Releia Atos 8:15-17. Como recebemos o que Simão tão desesperadamente deseja? (Novamente, vemos que a chave é a oração. Entretanto, Pedro e João são de alguma forma importantes para isso).

J. Se você ler mais adiante nesse capítulo, verá a história incrível sobre como o Espírito Santo direciona Filipe e o Chefe do Tesouro Etíope. Como Filipe pode ter uma guia tão direta do Espírito Santo e, entretanto, aqueles que ele batizou não terem recebido o Espírito Santo? [Quando fomos apresentados a esse Filipe, somos informados (por inferência) que ele tem menos dom do Espírito Santo do que Estevão. Agora, parece que ele tem menos do dom (ou um dom de alguma forma diferente) do que Pedro e João].

IV. Poder Total do Espírito Santo Agora?

A. Leia Joel 2:28-29. Quem é aceitável para receber o Espírito Santo em poder? (Todos nós).

B. Leia Atos 2:14-17. Como Pedro explica o som, a fúria e o fogo do Espírito Santo? (Ele diz que isso é um cumprimento de Joel 2).

1. Alguns dizem que hoje não temos a possibilidade de “poder total” do Espírito Santo. É verdade? (Se Atos 2 é “últimos dias”, estamos vivendo nos últimos dias!).

C. Amigo, e você? O Espírito Santo desceu sobre você? Veio em poder? Se não, por que não orar para que isso aconteça?

V. Próxima Semana: Evangelismo e Testemunho como Estilo de Vida

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de email, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: