quinta-feira, 26 de abril de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 5

Evangelismo e Testemunho Sequenciais
(1 Coríntios 3, João 6)

Introdução: Quão complexo é esse negócio de testemunho? Semana passada aprendemos que o cara possuído por demônios, nu e louco foi enviado para testemunhar em sua cidade depois que Jesus expulsou seus demônios. Esse cara não tinha uma educação avançada em testemunho, porém Jesus o enviou imediatamente! O título da nossa lição indica que há uma ordem (sequência) para o evangelismo. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e explorar essa ideia de que a matemática e a ordem têm algo a ver com evangelismo efetivo!

I. Leite e Alimento Sólido

A. Leia 1 Coríntios 3:1-2. Você ficaria insultado se Paulo escrevesse isso para você?

1. Que tipo de ensinamentos são “leite” e que tipo de ensinamentos são “alimento sólido”? (Alimento sólido, de acordo com a Bíblia, é alimento que o mundo não está pronto para aceitar).

2. Minha esposa me conta sobre uma de suas tias que frequentou a igreja, queria se tornar membro, mas não ia porque a igreja a proibiu de ser batizada a não ser que abrisse mão de suas joias. Ela não estava pronta para desistir das joias. Ela nunca se uniu à igreja e ultimamente perdeu o interesse. A igreja local foi culpada de um erro leite/alimento sólido?

B. Leia 1 Coríntios 3:3-4. O que é o “problema do leite” para esses coríntios? (Inveja e divisão em relação aos professores. “Eu sou melhor que você, pois sigo um professor melhor!”).

C. Leia 1 Coríntios 3:5-9. Qual é a resposta de Paulo para esse problema? (Explicar para as pessoas do “leite” que eles não têm uma compreensão apropriada do papel do professor e do papel de Deus).

1. Você já notou essa questão com crentes novos ou imaturos – que eles são pegos em controvérsias e disputas que refletem um tipo de orgulho baseado na falta de conhecimento?

2. Aqui estão dois exemplos de meu passado de professor:

a. Perfeitos estranhos ou crentes novos vêm à minha classe e me censuram por eu ensinar pela Nova Versão Internacional e não pela versão King James.

b. Uma visitante que está na classe pela primeira vez repara que eu estava usando joias. Ela pensa que eu preciso de supervisão de adultos.

3. Esses exemplos refletem uma atitude superior? (Essas pessoas novas estão aparentemente pensando: “Qualquer um que tenha me ensinado é melhor do que esse professor, então vou repreendê-lo!” Nenhuma das pessoas da versão King James que falaram comigo tinham um conhecimento rudimentar das reais questões em pauta. Minhas “joias” eram um bracelete de plástico dos Dez Mandamentos. Veja Deuteronômio 6:6-8).

D. Discutimos o problema. Temos o exemplo da Bíblia e os dois exemplos que eu dei. Que resposta “leite” deveria ser feita? Se você tivesse que começar com leite, algo que o mundo pode aceitar, então como você lida com o orgulho exacerbado dos cristãos de nível leite? (Se revisarmos 1 Coríntios 3:3-8 vemos Paulo fazendo duas coisas. Primeiro, mesmo eles sendo cristãos nível “leite”, ele os repreende. Segundo, ele explica para eles a visão apropriada das coisas).

E. Leia 1 Pedro 2:1-3. Já que nossa lição é sobre ordem, “beber leite” é o primeiro nível de evangelismo? (Note com o Espírito Santo e o estudante trabalham juntos nisso. A primeira ordem do negócio é a confissão de pecados. A segunda é um desejo por um bom ensinamento espiritual. Isso requer uma decisão do estudante. A sugestão e a convicção do Espírito Santo são essenciais).

F. Vamos olhar para outro problema prático. Se tivermos que começar pelo leite, que abordagem específica, prática para o evangelismo é sugerida?

1. Muitos anos atrás, minha igreja estava debatendo sobre como melhor alcançar a comunidade. Um grupo na igreja achou que deveríamos distribuir um livro sobre a vida de Jesus. Outro grupo achou que deveríamos distribuir um livro sobre a história do conflito entre o bem e o mal e profecias sobre o futuro. Qual você acha que deveria ser distribuído e por quê? (A vida, morte e ressurreição de Jesus é leite. O outro livro parece ser muito mais alimento sólido).

G. Leia Mateus 25:34-36 e Lucas 9:11. Há outro aspecto da abordagem “leite primeiro” que não discutimos? Uma abordagem sugerida nesses versos? (Sim! Ir para um estranho desinteressado e tentar convertê-lo é difícil porque você não tem credibilidade. O primeiro passo é fazer dos estranhos, amigos. Ajudar os outros é uma forma de transformar os estranhos em amigos. Uma vez que eles se tornaram amigos, temos a credibilidade para falar sobre o evangelho).

H. Vamos revisar. Há uma ordem para o evangelismo. O primeiro passo é ser um amigo auxiliador. O segundo é aceitação de Jesus e arrependimento de pecados. O terceiro é ensinar coisas que o novo crente irá aceitar, e segurar as mais difíceis para depois. Durante esse processo, precisamos estar alerta para o orgulho e erro, e não termos medo de repreender gentilmente o erro e explicar a verdade.

II. Alimento Sólido

A. Vamos retornar para 1 Coríntios. Leia 1 Coríntios 3:10. Como Paulo vê seu trabalho? (Ele é um “instrutor” que está lançando o “alicerce”).

1. Que aviso ele dá para os cristãos mais maduros? (Assim como os cristão leite podem ser arrogantes, os cristão de alimento sólido têm que ser cuidadosos sobre como eles constroem).

B. Leia 1 Coríntios 3:11. O que é o alimento sólido, que deve ser mantido central a todo ensinamento? (Jesus! Acabamos de falar sobre como Jesus é leite, mas Ele também é alimento sólido. Não podemos esgotar nosso estudo sobre o que Ele fez por nós. Ensinamentos que focam em questões menores e diversas não são um alicerce apropriado).

C. Leia 1 Coríntios 3:12-13. Há diferença na qualidade do trabalho de professores cristãos?

1. Como podemos dizer para professores nível ouro a partir de professores nível palha? [O exame (luz) vai revelar isso. Fogo (testes) vai revelar isso].

2. E se você for um professor, e (como eu) algumas pessoas o repreenderem? (Você precisa considerar a repreensão seriamente para determinar se é um orgulho sem educação ou é a verdade).

D. Leia 1 Coríntios 3:14-15. Se você for um professor e ler isso, você não estará feliz! Quem perde com um professor nível palha? (O estudante! O professor sobrevive, mas mal).

1. Quem ganha com um professor nível ouro? (O estudante e o professor).

E. Leia João 14:15-21. Que verdades fundamentais, de alimento sólido, encontramos aqui? (O Espírito Santo é essencial para nossa caminhada cristã. Obediência é fundamental para nossa caminhada cristã. Obediência mostra que amamos Deus).

III. O Teste do Alimento Sólido

A. Leia João 6:35-37. Agora temos um exemplo de alimento sólido. (Jesus chama isso de pão ao invés de alimento sólido). Por que Jesus Se compara com o pão? (Você precisa de pão para viver. Há uma progressão natural. Começamos com leite e progredimos para o alimento sólido).

B. Leia João 6:41-42. Jesus deveria ter dado a eles leite ao invés de alimento sólido?

C. Leia João 6:43-51. Como você caracterizaria Jesus ensinando aqui – leite ou alimento sólido? (Aceitar que Jesus é Deus é um fundamental. Tem que ser um ensinamento “leite”).

D. Leia João 6:52-57. Isso é leite ou alimento sólido? (Acho que isso é um ensinamento mais avançado. Isso é alimento sólido).

E. Leia João 6:66. O que isso nos ensina? Que Jesus cometeu um erro por não ficar com mensagens leite? (Não. Isso nos ensina que mesmo se seguirmos essa progressão correta de ajuda, leite e alimento sólido teremos pessoas que não podem aceitar a verdade. Mais leite não é a resposta. Em vez disso, devemos compreender que Deus nos dá livre escolha, e para a maioria o Reinos dos Céus não é uma prioridade).

F. Amigo, você será consciente da ordem do evangelismo? Primeiro ajude, então leite e depois, alimento sólido. Por que não começar hoje?

IV. Próxima Semana: Evangelismo Pessoal e Testemunho

Tradução: Tamiris Borges da Silva

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Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

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