sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lição 8 - Confiando na Bondade de Deus (Habacuque)



(Habacuque 1-3) 

Introdução: Você gostaria de manter confidenciais, decisões do passado, que eram questionáveis?  Quantas vezes você tem desejado que as outras pessoas não critiquem você?  Você gosta quando os outros querem discutir com você, alguns erros que você cometeu no passado?  Exceto quando você está, pecaminosamente, se vangloriando, você gosta de falar dos pecados do passado? A menos que você seja um santo notável, a resposta para todas estas perguntas é que nós não gostamos de ser questionados, criticados ou lembrados de nossos pecados. Nosso maravilhoso Deus está aberto a uma discussão sobre Suas decisões. O Deus que nos criou está disposto a discutir como Ele nos trata. O livro de Habacuque revela um Deus claro e transparente. Vamos pular para nosso estudo da Biblia  e ver o que podemos aprender sobre o processo de decisão de Deus!


I. A Queixa


A. Leia Habacuque 1:1-2. A NIV traduz como “oráculo” uma palavra que significa  “fardo” ou, figurativamente,  uma  “mensagem sombria”.  Esta é uma mensagem de Deus? (A mensagem sombria parece ser de pessoas que estão reclamando para Deus.)

1. Alguma vez você ouviu seus filhos ou seu cônjuge dizer: “Você não ouve!”  “Você nunca me ajuda?"  Você gosta deste tipo de queixas?

2. Por que você acha que Deus publicou, na Bíblia, estas denúncias contra Ele?  (Ele quer que aprendamos alguma coisa.)

B. Leia Habacuque 1:3. Qual é a queixa aqui? (Que Deus tolera injustiça. Que Deus tolera violência e destruição.)

C. Leia Habacuque 1:4. Por que razão é relevante uma discussão sobre a lei? (Normalmente, o sistema legal da justiça é a maneira como violência, destruição e injustiça são manipulados.  Estes são os mecanismos humanos para resolver estes problemas.  A queixa é que, nem os homem e nem Deus, nada fazem   contra a injustiça.)


II. A Resposta de Deus


A. Leia Habacuque 1:5. Esta é a resposta de Deus. Como Deus acha que Sua resposta será recebida?  (Deus diz: “Sei que será inacreditável.”)

B. Leia Habacuque  1:6-7. Que coisa inacreditável Deus tem em mente? (Ele vai usar pessoas más, injustas e arrogantes (os babilônios) para executar uma missão.)

C. Leia Habacuque 1:8-11. Além de serem perversos, o que mais podemos dizer sobre os babilônios? (Eles são uma potência militar.)


III. A Resposta


A. Leia Habacuque 1:12-13. Quais são os problemas óbvios com o plano de Deus? (Deus é puro. Por que Ele usaria os ímpios? Deus acredita em justiça, por que Ele usaria os traiçoeiros? Especialmente, por que Deus usaria os verdadeiramente perversos, para punir os levemente perversos?)

B. Vamos discutir isso por apenas um minuto.  Deus se importa com pessoas que cometem impiedade? (Quando estudamos o livro de Jonas, aprendemos que Deus ama e persegue os realmente maus.)

1. Por que não usar os levemente ímpios para punir os realmente ímpios? (Esta é uma lição importante para os cristãos. Deus não dá crédito para pessoas levemente ímpias. Não podemos pensar que somos algo para Deus, se somos levemente maus.)

2. Você já disse: “Por que você me puniu? Esta outra pessoa é muito pior!”  “Oficial, por que você me fez ir para o acostamento? Há pouco, este outro carro me ultrapassou. Ao invés disso, você deveria ter feito ele encostar o carro no acostamento!”

3. Vamos aplicar isto, em nossos dias. Deus permitiria que satanás ou os anjos caídos nos punissem?

a. Satanás quer nos prejudicar? (Sim!)

b. O castigo de Deus é, simplesmente, afastar-se e não parar o mal?

c. Você já reparou que parece ser uma lei do Universo que obras más trazem respostas más? Você dá um soco em alguém e está propenso a receber um murro de volta. Seria justo concluir que, na maioria dos casos, o mal tem sua própria punição natural, e Deus decide se deve ou não intervir e evitar o castigo?

C. Leia Habacuque 1:14-16. Qual é o outro problema, ao Deus usar os realmente perversos para punir os levemente perversos? (Os realmente perversos dão louvor a seus falsos deuses.)

D. Leia Habacuque 2:1. Depois de declarar as outras queixas, o que Habacuque faz ? (Ele espera em Deus, por uma resposta.)

1. Será que Deus tem que responder?  Será que Deus tem que se explicar para Sua criação? 


IV. Resposta de Deus


A. Leia Habacuque  2:2. Quão importante é a resposta de Deus? (Deus diz: “Eu quero que todos saibam o que Eu tenho a dizer sobre estas denúncias.” Isto sugere qua a resposta é importante..)

B. Leia Habacuque  2:3. Que tipo de resposta é esta? (Deus diz: “Espere por isto.”  “O tempo é muito importante aqui. Farei o que prometo, no Meu tempo.”)

C. Leia Habacuque 2:4. Quais os dois tipos de pessoas que Deus diz que existe? (Os justos, que vivem pela fé e os orgulhosos, com suas concupiscências.)

D. Leia Habacuque 2:5. O que está errado com aqueles que são maus? (Eles são gananciosos e nunca se satisfazem.)

E. Leia Habacuque 2:6-7. Qual é a resposta de Deus sobre o futuro dos maus? (Deus diz: A “vingança” está vindo. O mal será ridicularizado e desprezado. Eles trocarão de lugar e tornar-se-ão vítimas.)

F. Leia Habacuque 2:13-14. Eu mantenho registro de horas dos meus trabalhos. Um dia antes, escrevi isto e coloquei: 11,4 horas de trabalho. O que Deus diz quanto a  trabalhar até a exaustão? (Tudo vai queimar!)

1. O que é importante na vida? (Avançar no conhecimento da glória de Deus. Influenciar os outros para a glória de Deus. Gosto de pensar que meu trabalho, todos os dias, é promover o Reino de Deus, ao invés de, simplesmente, construir algo que irá queimar.)

G. Leia Habacuque 2:15-16. Isto soa como um conselho sobre questões atuais? (Considere o número de vídeos, exibidos via internet, de jovens bêbados, que se encaixam nesse quadro.)

1. O que Deus está nos dizendo? (Que, se tirarmos vantagem dos outros, podemos esperar que outros tirarão vantagem de nós. Deus derramará um cálice de desgraça sobre nós.)

H. Leia Habacuque 2:18-20. Iniciamos este capítulo dizendo que Deus dará Sua resposta sobre o porque do verdadeiro mal ser usado para punir o mal moderado. Deus vai nos dizer porque Ele permite violência e tolera injustiça. Que respostas você encontra, dentre os versos que acabamos de ler?  (A resposta de Deus parece ter várias partes. Primeiro, Ele sabe quem são os justos, que vivem pela fé e Ele sabe quem são os orgulhosos e gananciosos. Deus sabe quem confia nEle e Ele conhece os que confiam em suas próprias criações. Deus diz que o tempo pode variar, mas os ímpios serão punidos. O mal e a violência acabarão.  Deus diz: “Estou em Meu trono - confie em Mim!”)


V. A Oração de Habacuque


A. Leia Habacuque 3:1-2. À luz do que Deus disse a Habacuque, o que faz Habacuque orar? (Que Deus faça isso, agora! Que traga justiça, agora! Que traga misericórdia , agora!)

B. Habacuque 3:3-16 recita o grande poder e glória de Deus. Deus pode fazer qualquer coisa! 

C. Leia Habacuque 3:17-18. Considere o contraste. Deus é todo poderoso e pode fazer qualquer coisa. No entanto, numa questão prática, agora, em minha vida, as coisas vão muito mal. Que atitude você deve ter, em tal situação? (Devemos nos regozijar em Deus e ser alegres. Deus pede para olharmos além de nossa situação e confiar que Ele fará tudo certo.)

D. Leia Habacuque 3:19. Como confiança, fé e alegria em Deus mudam nossa vida? (Uma atitude de confiança nos dá asas! Nos dá força e velocidade e capacidade para vermos, claramente, as coisas.)

E. Amigo,você gostaria de ter asas? Você gostaria de ter alegria, força,velocidade e clareza? Confie em Deus. Apesar dos problemas atuais da vida, Deus está no Seu trono. Confie que Deus vê quem vive pela fé e aqueles que se opõe a Ele. No Seu tempo, Deus fará a coisa certa!


VI. Próxima semana: O Dia do Senhor  (Sofonias).



Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Toda referência às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da ZondervanBiblePublishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses. Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: