sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lição 10 - As Primeiras Coisas, Primeiro (Ageu)


(Ageu 1-2) 

Introdução:  Você sente que parece ter um buraco em seu bolso ? Você nunca consegue ir em frente, nem poupar? Toda vez que parece que você vai ter um dinheiro extra, acontece de uma nova necessidade surgir, o que define seu retorno para onde você  estava antes!  Se você respondeu: "sim, isto descreve minha vida", então considere, cuidadosamente, o livro de Ageu. Nosso estudo, nesta semana, é sobre um povo que foi libertado do cativeiro babilônico, mas as coisas não estavam indo bem, em suas vidas.  Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir o porquê!


I. Uma Mensagem Acerca de Prioridades


A. Leia Ageu 1:1. Quando o povo de Deus retornou do cativeiro babilônico, eles trabalharam na reconstrução de Jesrusalém. Eles trabalharam nos muros, no templo e em suas prórpias casas. Seus vizinhos samaritanos não gostaram disso, então, persuadiram Artaxerxes a interromper a reconstrução do templo. No entanto, quando o rei Dario assumiu o poder, na Pérsia, ele permitiu que os judeus continuassem a reconstruir o templo. Como você reagiria, se você vivesse naquela época, e o rei Dario tivesse acabado de dar-lhe permissão para trabalhar no templo? 


B. Leia Ageu 1:2.  O que o povo daquela época realmente disse? ( Que ainda não havia chegado o momento, para a reconstrução do templo.)

1. Como pode ser isso? (Leia Jeremias 25:11 e Daniel 9:2. Daniel profetizou que Jerusalém ficaria destruída por setenta anos. Os Comentários de Jamieson, Fausset e Brown afirmam que os setenta anos ainda não haviam expirado, por isso o povo disse: “ devemos esperar.”  As Notas de Barnes dizem que os setenta anos haviam passado há muito tempo, e que o povo estava jogando com as datas, para adiar, ainda mais,  a reconstrução.)


C. Leia Ageu 1:3-4. Qual parece ser o verdadeiro motivo para adiar a reconstrução do templo de Deus? (As pessoas estavam trabalhando em suas próprias casas.)

1. Será que Deus entra em uma discussão sobre quando a profecia dos setenta anos realmente expirou? (Não.)

2. Qual é o ponto, para Deus? ( Faltava a preocupação das pessoas, quanto ao que interessa a Ele.)

a. Qual a resposta para a pergunta de Deus? (Não! As pessoas pensaram que havia chegado o momento de reconstruir suas casas, por isso não era o tempo certo para reconstruir o templo.)

3. Como esta questão é aplicável, hoje, em nossas vidas?


D. Leia Ageu 1:5-6.  Deus nos leva a ter problemas financeiros, se não formos generosos para com Seu trabalho? 

1. Leia 2 Coríntios 9:7. Como isso se encaixa em nossa discussão?  Considerando o templo, o que acontece se essas pessoas decidiram que o tempo não estava certo?  Será que isto se encaixa em  “cada homem deve  decidir seu modo de falar”?

a. Se assim for, por que estas pessoas estão sendo punidas? 

2. Deus está dando o troco para as pessoas que têm negligenciado Seu templo? Se não for assim, o que você acha que Deus está fazendo?

3. Veja, novamente, Ageu 1:5-7. Observe que Deus diz duas vezes: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram!” O que isto sugere sobre o motivo de Deus? (Deus está tentando chamar a atenção das pessoas. Ele envia Ageu com uma mensagem, e frustra a prosperidade do povo. Observe que 2 Coríntios 9:7 também começa com uma instrução, para considerar sua situação: “cada um dê conforme determinou em seu coração...”)


E. Leia Ageu 1:8. Quando construímos boas igrejas, quando avançamos na obra de Deus, como Deus reage? (Ele sente prazer em nós, quando O honramos.)

F. Leia Ageu 1:9-11. Deus disse, anteriormente: “Pensem porque vocês não estão prosperando.” Discutimos o que nós pensamos que Deus estava fazendo. Agora, Deus dá Sua resposta sobre o que Ele está fazendo. O que é isto?  (Deus afirma que Ele está, ativamente, frustrando os esforços das pessoas em prosperar, porque elas não estavam dando atenção às  Suas necessidades.)


II. Menssagem Recebida


A. Leia Ageu 1:12-15. Como as pessoas reagem à mensagem de Deus? (Elas começam a trabalhar na casa de Deus.)

1. Quando os versículos dizem que Deus “suscitou o espírito” dos líderes, o que isto significa? (O Espírito Santo levou convicção aos seus espíritos.)

a. O que significa “seu espírito”? Algo que não seja o Espírito Santo? (Leia João 14:15-17 e Romanos 8:9. O Espírito Santo de Deus viverá em nós e direcionará nossos caminhos. Ter melhor compreensão do Espírito Santo é uma nova área de interesse para mim. Não entendo completamente, mas tenho certeza que nosso cérebro não é apenas um aglomerado de carne. Sabemos, intuitivamente, que temos uma identidade (do hebraico: “ruwach”) e estes textos sugerem que podemos, de alguma forma, “fundir” nosso espírito com o Espírito Santo, para vivermos uma vida dirigida por Ele. 1 Coríntios 6:19 diz: “ou não sabeis que o vosso corpo é  templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus.”) 


B. Leias Ageu 2:1-3. Qual é a boa notícia, aqui? (As pessoas completaram o trabalho de reconstrução do templo de Deus .)

1. Qual é a má notícia? (Ele não é “nada”, em comparação com a glória do antigo templo.)

2. Pare um minuto e considere isto.  As pessoas foram desafiadas a restituírem ao templo sua glória anterior? (Não. Elas foram desafiadas a reconstruí-lo e não deixá-lo como uma ruína.)


III. A Reação de Deus


A. Leia Ageu 2:4-5. Deus está infeliz por Sua casa não ser tão agradável como costumava ser? (Não! Deus só queria que o povo considerasse suas atitudes em relação ao Seu templo. Deus agora os encoraja, porque eles estão desanimados, pois o templo reconstruído carece da glória do antigo templo.)

1. Como Deus está com eles? (“Meu Espírito permanece no meio de vós.”)


B. Leia Ageu 2:6-9. O povo estava desanimado quanto a aparência do novo templo. O que estava faltando? (Faltava prata e ouro.)

1. O que Deus diz sobre a prata e o ouro? (Ele é o dono de tudo.)

a. Qual é o ponto, para Deus? (Se somos parceiros de Deus, Ele trará “prata e ouro” para a Sua obra.)

2. A prata e o ouro são o enfoque do que Deus quer para Sua glória? (Não! “O Desejado de todas as nações virá.” A verdadeira glória do templo reconstruído é que Jesus estará nele!)

a. Que lição há nisto para nós, hoje? (Se você quer usar sua igreja para glorificar a Deus, isto não é uma fantasia.  É preciso saber se ela está cheia do Espírito Santo.)


IV. A Parábola da Prosperidade


A. Leia Ageu 2:10-12. Você concorda com os sacerdotes? (Sim.)


B. Leia Ageu 2:13. Você concorda com a resposta dos sacerdotes? (Sim.)


C. Leia Ageu 2:14. O que isto significa? (Quando uma pessoa ou um povo está  “contaminado” (ou seja, está fora do favor de Deus) eles contaminam tudo o que tocam. Esbarrar em pessoas boas não faz deles boas pessoas.)


D. Não fica muito evidente, o que isto significa.  Então vamos continuar a ler, para obter uma visão mais completa de Deus. Leia Ageu 2:15. Observe que Deus diz que precisamos pensar sobre isto um pouco, e isto nos mostra que ainda não entendemos, completamente, essa parábola.)


E. Leia Ageu 2:16-19. Deus diz três vezes, para " refletir com atenção“.” O que nos faz bem e nos abençoa? (Quando as pessoas deixaram a casa de Deus em ruínas, Deus interferiu com Suas bênçãos. Quando o povo lançou os fundamentos para reconstruir o templo de Deus , Deus os abençoou.)

1. Qual é a fonte das bênçãos? Estar em contato com pessoas boas? (Isto é bom, mas a verdadeira fonte é Deus.)


F. Leia Ageu 2:20-23. O que significa ser abençoado por Deus? (Ele derrota seus inimigos!)


G. Ageu nos ensina que se obedecermos, nós prosperamos. Deuteronômio 28 nos ensina, exatamente, a mesma coisa. Mesmo a história de Jó, nos ensina que a obediência traz prosperidade. Como você explica a pobreza de Jesus? A pobreza de Seus discípulos? (Re-leia Ageu 2:7-9. Riquezas verdadeiras e glória verdadeira é fazer com que o Espirito Santo habite em nós. Se você é fiel, Deus abençoará você, materialmente? Acho que a resposta é “sim,” mas a verdadeira benção é ser cheio do Espírito de Deus!)


H. Amigo, você tem “refletido com cuidado” sobre as prioridades de sua vida? Você está sendo cuidadoso em promover o Reino de Deus, e não apenas seu reino? Por que não determinar agora a fazer avançar o Reino de Deus, como uma prioridade em sua vida?


V. Próxima semana: Visões de Esperança  (Zacarias).


Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Toda referência às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da ZondervanBiblePublishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses. Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda..

Nenhum comentário: