sábado, 25 de maio de 2013

Lição 9 - O Dia do Senhor (Sofonias)

         

                 (Sofonias 1-3)



Introdução: Você se sente nervoso? A vida faz de você uma pessoa ansiosa? Você tenta acalmar-se dizendo: "posso lidar com isso?" Nossa lição, esta semana, é sobre pessoas que têm um monte de problemas. Os problemas começaram porque elas dependiam do seu próprio poder e autoridade. Elas confiavam em seus portões, paredes, riqueza e intelecto, para mantê-las seguras. Sacrificavam outras pessoas para se protegerem. Deus tem um caminho melhor para nós. Vamos mergulhar em nosso estudo em Sofonias e descobrir mais!

 
I. Varredura
 
 
A. Leia Sofonias 1:1-3. Isto não soa como uma boa notícia! Agora, leia Gênesis 8:21-22. Como você concilia estas declarações, aparentemente conflitantes?
 
1. Observe em Gênesis 8:21, que Deus diz: "como Eu fiz" e, em Gênesis 8:22, "enquanto durar a terra." "Como Eu fiz" poderia restringir a promessa, para significar apenas, que Deus não iria destruir a terra com outro dilúvio. Não seria um comentário sobre outros meios de destruição? (Compare Isaías 54:9)
 
a. Deveríamos compreender "enquanto durar a terra" como uma predição de que Deus voltará a destruir a terra, no final ?
 
2. Observe que Sofonias 1:3 fala sobre os ímpios serem "montes de escombros." Isto quer dizer que os ímpios sobreviverão? Será que significa que os ímpios serão deixados para trás?
 
3. Qual evento você acha que está sendo descrito nestes versos? (Acho que é a Segunda Vinda de Jesus.)
 
 
B. Leia Sofonias 1:4-5. Isto soa como o fim dos tempos ou um problema nos dias de Sofonias? (Isto soa como a realidade na época de Sofonias : baal em Jerusalém. Lembre-se que, em Mateus 24, Jesus discutiu, simultaneamente, a destruição de Jerusalém e a Segunda Vinda. Assim, discutir juntos, o fim dos tempos e as catástrofes atuais não é exclusivo, para estas passagens.)
 
1. Existe ali uma advertência para nós, que referencia a baal? (Sim. Não conheço ninguém que se curve, diante de um ídolo. Nenhum dos meus vizinhos faz isto. Mas, eu luto contra depender de coisas que "eu fiz" ao invés de depender de Deus. Não podemos confiar em nada, além de Deus.)
 
2. Repare que estas pessoas estão de acordo com (juram por) moloque. Leia 2 Reis 23:10. Este é um problema atual? (Sim. As pessoas abortam seus filhos, para melhorar suas próprias vidas. As pessoas já não parecem dispostas a sacrificar seu próprio estilo de vida, para enviar os filhos à escolas cristãs. Jurando por moloque, estão preferindo a si próprias, acima de seus filhos, de modo que os prejudicam.)

 
 
 
C. Leia Sofonias 1:14-15. Lembro quando comecei a ensinar na Faculdade de Direito. Eu estava muito animado para ver meu novo escritório. Um antigo juiz já havia estado naquele cargo, e eu estava ansioso para conhecê-lo. Pensei que ele iria me abraçar, por ser seu sucessor, mas descobri que ele não estava gostando de deixar seu escritório, e me via como o motivo pelo qual ele teve que sair. Você já esteve numa situação em que você e outra pessoa tem uma visão completamente diferente de uma situação?
1. Você olha para a Segunda Vinda como um dia de escuridão e melancolia? ( Não! Louvado seja Deus! Ele está vindo para levar-me (levar-nos) para casa, com Ele.)
 
D. Leia Sofonias 1:16-17. Que tipo de pessoas são afligidas pela Segunda Vinda? ( Os pecadores.)

 
 
E. Leia Sofonias 1:18 e considere estes dois últimos versos. Somos todos pecadores. O que se destaca naqueles pecadores? (São pecadores que dependem de seus bens, suas paredes fortificadas e de suas torres altas. Aqueles são pecadores não perdoados. Pecadores perdoados dependem do Senhor..)
 
 
II. Abrigo
 
 
A. Leia Sofonias 2:1-3. Acabamos de ler sobre sangue, vísceras, fogo, batalhas e angústia. Isto é inevitável? ( Não! A destruição, no final, é inevitável mas, ser parte dela, não.)

1. O que Deus nos exorta a fazer? (Buscar a Deus.)

2. O que Deus está procurando em nós? (Humildade, justiça e obediência.)
 
a. Isto soa como justificação pelas obras? (Veja a grande imagem aqui. Aqueles que são alvo de destruição dependem do que eles têm feito: torres, muros de defesa, e dinheiro. Aqueles que estão salvos dependem de Deus. Isto porque eles são humildes e obedientes..)

B. Leia Romanos 3:22-26. Somos pecadores? (Sim.)
 
1. Como podemos adquirir justiça? (Mediante a fé em Jesus. Estas são as pessoas dependentes, não as pessoas independentes.)
 
C. Leia Sofonias 2:15. Você lembra o que significa a frase : "Eu sou e não há ninguém, além de Mim" ?

 
D. Leia Isaías 45:5-6 e Isaías 47:10. Quem está falando em Isaías 45? (Este é o Senhor dizendo "Eu sou" e "não há ninguém além de Mim.")


1. Quem está falando em Isaías 47 ? (Os ímpios, que pensam que são como deuses.)
 
 
E. Você está vendo um tema aqui? Os justos dependem de Deus. Os ímpios dependem de si mesmos. Quando o pecado surge, em sua vida, de quem você depende? Quando os problemas surgem, em sua vida, para quem ou para o que você se volta?
 
 
III. O Fim do Medo
 
 
A. Leia Sofonias 3:11-12. Que atitude Deus despreza? Que atitude caracteriza Seu povo? (Este é o outro lado daquilo que acabamos de discutir. Deus é contra os orgulhosos e arrogantes. Ele os removerá e deixará os mansos e humildes.)
 
1. De muitas maneiras, sei que sou orgulhoso. Será que o simples orgulho é um problema? Olhe, novamente, Sofonias 3:12. (O problema parece ser o orgulho que surge da auto-dependência. A questão central é saber se dependemos de Deus ou dependemos de nós mesmos . Aqueles que se refugiam no nome do Senhor são os que dependem dEle.)
 
 
B. Leia Sofonias 3:13. Você é nervoso? Está com medo?
 
1. Leia Apocalípse 21:8. Qual é o primeiro pecado mencionado? (Ser "covarde." Parece muito estranho que ser covarde dá a impressão de ser pior do que ser assassino!)
 
2. O que Sofonias 3:13 sugere, quanto ao objetivo de Deus para nós ? (Há uma ligação muito forte entre depender, humildemente, de Deus e não ter medo. O objetivo de Deus para nossa vida é que vivamos sem medo. Ser covarde mostra falta de confiança em Deus.)
 
C. Leia Sofonias 3:14-15. Lembre que os pecados do povo coloca-os em apuros. Deus enviou pessoas muito más para punir os levemente ímpios. Devemos continuar sofrendo por causa de nossos pecados? (Não. Deus quer tirar nosso castigo. Ele tirará nossos medos.)

 
D. Leia Sofonias 3:16. Quão assustado você fica se não puder levantar suas mãos para se defender? (Você não fica só com medo, você tem que desistir.)

E. Leia Sofonias 3:17. Deus é maior que nossos problemas? (Ele é "poderoso" para salvar!)
 
1. Ao perdoar alguém, você o faz de má vontade? Você fica relutante em perdoar?
 
2. Qual é a postura de Deus, a respeito do perdão? (Ele se deleita com a nossa dependência. Ele quer colocar Seus braços a nossa volta e "tranquilizar" [nossos medos] com Seu amor. Ele irrompe cantando quando você O invoca, porque Ele está celebrando !)
 
a. Você consegue imaginar Deus chegar cantando, por sua causa?
 
F. Leia Sofonias 3:19-20. Lembra-se do problema com o orgulho? O que Deus diz que Ele nos dará? (Louvor e honra.)
 
1. Como você explica isto? Louvor e honra não geram orgulho? (Nossa "honra" não vem daquilo que fazemos, mas do que Deus faz. Tornamos isto confuso e ficamos em apuros, quando começamos a dar crédito a nós mesmos.)
 
G. Amigo, por que não tornar sua vida mais fácil? Se você desistir do orgulho e da vaidade, a respeito de suas próprias obras e depender humildemente de Deus, Ele tirará seus medos. Ele lhe dará paz. Ele começará a cantar a sua volta!
 
IV. Próxima semana: As Primeiras Coisas, Primeiro! (Ageu).


Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Toda referência às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da ZondervanBiblePublishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses. Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.


 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução: Denise de Mesquita
          

Nenhum comentário: