sábado, 13 de julho de 2013

Lição 3 - A Palavra: a Base do Reavivamento

(Hebreus 4; João 5; 1 Pedro 1; 1 João 2)


Introdução: Nosso estudo é sobre a Bíblia como a " base " para o reavivamento. Isto parece um pouco estranho à primeira vista. Se a lição afirmou que a Bíblia era o fundamento para a reforma, isto faria perfeito sentido. Quem lê a Bíblia torna-se convertido? Parece que você ouve o evangelho, entrega seu coração a Deus e, então, lê a Bíblia para entender melhor. Bem, talvez não. Considere como nossa série começou. Aprendemos que nós estamos vivendo na era "morna" da igreja. Aqueles que já estão na igreja, ouviram o evangelho. Assim, se quisermos redespertar aqueles que (como nós) já estão na igreja, precisaremos de algo mais do que a excitação inicial ao ser convertidos. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia, para descobrir seu papel no reavivamento!

 
I. A Palavra para a Vida

A. Leia Hebreus 4:1-2. Temos dois grupos de pessoas que ouviram a mesma mensagem do evangelho. O que faz a diferença entre os dois? (Um grupo o aceitou pela fé e o outro, não.)

1. Qual é o resultado prático em aceitar o evangelho pela fé? (Os que aceitam pela fé entram no descanso de Deus e os outros, não.)

2. O que é este descanso?

B. Leia Hebreus 4:3-5. Como o sábado nos ajuda a entender o que significa entrar no descanso de Deus?

1. Qual descanso o sábado reflete? (O fim do trabalho da criação de Deus.)

2. Que descanso refletem aqueles que aceitam o evangelho pela fé ? (O término da obra salvação de Deus, para aqueles que o aceitam.)

3. Existe um grupo de cristãos que acham que o sábado já não é importante, porque nós entramos na era da justificação pela fé. Considerando estes versículos, qual sua opinião sobre esta questão ? (A conclusão lógica é, exatamente, o oposto. Assim, como o sábado sempre se destacou como um memorial da criação agora, também, ergue-se como um memorial da justificação pela fé. Deus criou um tempo de descanso,para que possamos refletir sobre Seu poder e autoridade como Criador e Seu amor e bondade como nosso Redentor.)

C. Leia Hebreus 4:6-7. O que interfere na entrada no descanso sabático? (Desobediência. Desobediência que flui de um coração endurecido.)

D. Leia Hebreus 4:8-11. Como Josué se encaixa nesta discussão? (Josué levou o povo de Deus para o "descanso" da terra prometida - Canaã. Nossa verdadeira terra prometida não é Canaã, mas o céu e a nova terra.)

1. O que recordamos sobre desobediência e a entrada em Canaã? (Números, capítulos 13 e 14 registram a recusa do povo, para entrar em Canaã.)

2. De que maneira este fracasso se assemelha à incapacidade de aceitar a justiça de Jesus, pela fé? (Em ambos os casos, Deus prometeu fazer o trabalho pesado. Ele faz o que não podemos fazer. Tudo o que temos que fazer é entrar naquele descanso, acreditando e confiando em Deus.)

E. Leia Hebreus 4:12. De repente, estamos falando sobre a palavra de Deus. Será que a matéria da discussão mudou? Se não, como isto segue a lógica do que acabamos de ler? (O assunto não mudou. O problema é desobediência. O que a Bíblia registra como fracasso na fé do povo, na fronteira de Canaã, nos convence de nossa falta de fé, quando se trata de confiar em Deus, para prover nossa salvação. )

1. Por que "penetrar" "a alma e o espírito" é uma boa descrição sobre o impacto de estudar a Bíblia? (Ela penetra nosso orgulho, convencendo-nos de nosso pecados. Isto torna clara a vontade de Deus.)

2. Você já experimentou usar a Bíblia para julgar seus "pensamentos e atitudes?" (Eu já! Através da verdade, o estudo da Bíblia lapida, de um lado a outro, sua vida.)

3. Qual é o conselho contra os corações endurecidos e a espada? O que a natureza da Bíblia sugere sobre a atitude com a qual deveríamos nos conduzir ao estudá-la? (Deveríamos considerá-la uma ferramenta para transformar-nos, e não uma arma para infligir mudança em outras pessoas.)

F. Leia Hebreus 4:13. Por que é tão importante sermos estudantes da Bíblia? (Não poderemos entrar na terra prometida, sem fé em Deus. Estudar a Bíblia ajuda-nos a ter esta fé. Igualmente importante é a compreensão de nossa natureza pecaminosa. A Bíblia deixa isto evidente para nós. (A Bíblia nos ajuda a entender o que Deus vê, tão facilmente, em nós.)

G. Considere o papel da Bíblia em sua caminhada cristã. O que revela a vontade de Deus para você? O que as histórias de fé e falta de fé fornecem? O que nos dá uma visão sobre o amor e a paciência de Deus? (A Bíblia é fundamental para conhecermos e confiarmos em Deus.)

 
II. A Palavra como Luz

A. Leia João 5:39-40. Você concorda que o estudo aplicado da Bíblia contribui para que possamos gozar da vida eterna?

1. Jesus diz que estes estudantes diligentes da Bíblia não têm a vida eterna. Qual é o problema? (Eles não aceitam o que a Bíblia diz.)

a. Por que alguém se voltaria para as verdades bíblicas e depois não as aceitaria?

B. Leia Salmos 119:105. O que este texto sugere sobre as razões pelas quais uma pessoa não aceitaria as verdades bíblicas? (A Bíblia nos mostra para onde ir e o que fazer. Mas , isto é somente uma luz. Ela não toma a decisão por nós, sobre onde andar.)

C. Vamos voltar a ler Hebreus 4:2. Eles ouviram a mensagem. Nós lemos a mensagem na Bíblia. A Bíblia ilumina o caminho a percorrer. Acabamos de discutir que temos que decidir seguir o caminho iluminado pela Bíblia. O que significa ter fé, neste contexto? (Acreditar que aquilo que a Bíblia diz é superior a nossa própria opinião sobre as coisas. Lembra-se que eu só perguntei por que alguém iria voltar-se para a Bíblia e, depois, não aceitá-la? A resposta é que pensamos que podemos julgar a Bíblia, em oposição à Bíblia nos julgar.)

D. Leia 1 Pedro 1:24-25. Que argumento lógico existe para julgar nossas opiniões, através da |Bíblia,em vez de julgar a Bíblia, pelas nossas opiniões? (A vida do home é transitória. Embora possamos pensar que somos inteligentes e capazes,Deus e Sua palavra são para sempre. Deus é o inventor da vida. Por que deveríamos considerar superiores as nossas opiniões?)

III. A Palavra para Transformar

A. Leia 1 Pedro 1:13-16. Nós, anteriormente, "vivemos na ignorância." O que mudou isto? (A Bíblia.)

B. Leia 1 Pedro 1:17-21. Agora, em que nossa fé e esperança estão baseadas? (Na vida e morte de Jesus, em nosso favor.)

C. Leia 1 Pedro 1:22-23. Qual é a verdade? (O que acabamos de ler - que Jesus nos resgatou da morte.)

1. Observe a progressão muito estranha das coisas. O versículo 22 diz que a obediência nos "purificou" e, depois, deu-nos o sentimento do amor. Esta não é a situação normal, na experiência humana - que obedecer nos faz amar. Normalmente, o amor nos faz obedecer. Como você explica o que está sendo dito em 1 Pedro 1:22? (A "obediência" está em aceitar que Jesus é Deus e que Ele morreu para salvar-nos. Este é o problema discutido em João 5:39-40: as pessoas que estudaram a Bíblia diligentemente, não aceitaram Jesus. Este é o problema em Hebreus 4: que as pessoas não acreditam no poder de Deus para salvá-las. Aceitar e obedecer à verdade da oferta de salvação de Jesus, nos concede gratuitamente uma postura amorosa.)

D. Leia 1 João 2:1-3. Como João pode aceitar a justificação pela fé e escrever que "sabemos que O conhecemos, se obedecermos aos Seus mandamentos?"

1. Leia Romanos 7:7-9. Paulo diz que, quando a Lei veio, o pecado "reviveu e eu morri." Isso, dificilmente, parece um aval caloroso da lei!

E. Leia 1 João 2:4-6. O que significa "o amor de Deus está, verdadeiramente, aperfeiçoado" naqueles que obedecem aos mandamentos de Deus? (Você só pode pensar que os comentários de João sobre a lei estão errados , se você acredita que a lei é nossa inimiga e, não, nossa amiga. Embora seja verdade que a lei é a razão de nossa morte, se não fosse pela graça. A lei reflete o amor de Deus por nós e nosso amor, uns pelos outros (Mateus 22:37-40). Refletimos o amor de Deus quando obedecemos Sua lei.)

F. Como podemos entender os mandamentos de Deus de modo que o amor de Deus seja "verdadeiramente aperfeiçoado" em nós? (Este é o papel fundamental da Bíblia: revelar a natureza de Deus e Sua vontade em nossas vidas. Isto nos mostra onde a mudança é necessária. Isto nos mostra como Deus quer demonstrar a nós Seu amor.)

G. Amigo, quanto tempo você gasta com sua Bíblia, a cada semana? Quanto tempo você gasta assistindo televisão? Por que não se determinar, hoje, a dar a Deus, no mínimo, um tempo igual? Isto mudará sua vida!

IV. Próxima semana: Testemunho e Serviço: o Fruto do Reavivamento.
 
 
Direito de cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida - São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html
Tradução: Denise de Mesquita




 

Nenhum comentário: