sexta-feira, 26 de julho de 2013

Lição 5 - Obediência: o Fruto do Reavivamento




(Atos 9 e 26)

           

 

Introdução: Há duas semanas, em nossa discussão em Hebreus 4:1-6, vimos dois grupos que ouviram o evangelho mas, somente um o aceitou.  Um grupo aceitou o evangelho porque estava combinado com sua fé. Com esta aceitação, o grupo entrou no descanso de Deus. Hebreus 4:6 continua dizendo que alguns não entrarão no descanso de Deus, “por causa de sua desobediência.”  Se obediência é fruto do reavivamento, o que significa obedecer? Vamos mergulhar em nossa Bíblia e rever alguns capítulos na vida de Saulo (que se tornou Paulo) para entender melhor o significado da obediência!

 

I.          A Estrada para Damasco

 

A.        Leia Atos 9:1-2. O Comentário de Adam Clark  revela que a linguagem no verso 1 é a mesma utilizada por pessoas que se preparam para a guerra. Saulo estava em guerra com os seguidores de Jesus. Ele era como um dragão respirando fogo! Qual era a motivação de Saulo? (Ele acreditava que estava obedecendo a Deus.) {Adam Clark - 1760 ou 1762-1832, teólogo metodista britânico , estudioso da Bíblia}

 

B.         Leia Atos 9:3-5. O que você acha que estava passando pela mente de Saulo? Ele estava indo fazer a vontade de Deus, entusiasmado por erradicar os seguidores de Jesus, e agora Jesus vem até ele, sobrenaturalmente, e diz que Jesus é Deus! (Meu mundo estaria desmoronando. O que eu pensava ser um serviço para Deus, era serviço contra Deus.)

 

1.         Você já teve esta experiência em sua vida? Conhece alguém que teve?

 

2.         Saulo deveria ter entendido melhor?

 

C.         Leia Atos 9:7-9. Saulo está cego. Este é um castigo merecido por suas obras más? Será que isto vai impedi-lo de perseguir os seguidores de Jesus?  Por que Saulo não está comendo ou bebendo? (Estragaria meu apetite pensar que eu estava sendo opositor de Deus e que Ele me castiga deixando-me cego!)

 

1.         Existe algum simbolismo aqui? Por que Deus, de alguma forma, não fez Saulo ir mais devagar? (Jesus, a Luz, dá, literalmente, a escuridão para um homem que está em  trevas espirituais.)

 

2.         Qual é o ponto positivo aqui?  O que poderia dar a Saulo um lampejo de esperança? (Jesus diz a Saulo (Atos 9:6) que Deus tem uma missão para ele, no futuro.)

 

3.         Que lição sobre obediência Jesus está ensinando a Saulo? (Confiança.)

 

D.        Leia Atos 9:10-12. O que Saulo está fazendo, ao invés de comer? (Ele está orando. Ele tem esperança, porque Deus enviou-lhe uma visão sobre a restauração de sua visão.)

 

1.         O que isso nos diz sobre Saulo? (Ele está levando a sério sua relação com Deus. Ele estava fazendo as coisas de modo errado, Deus o atingiu, deixando-o cego, mas, ao invés de rebelar-se contra Deus, Saulo volta-se para Deus, para que Ele o ajude. Saulo mostra confiança.)

 

2.         O que isto nos diz sobre Deus? (Deus busca até mesmo os inimigos de Seu povo. Saulo poderia muito bem ter acreditado que esta perseguição justificaria a cegueira permanente. Mas Deus, em Seu amor e misericórdia, deu-lhe esperança de que ele iria ver, novamente.)

 

II.         Ananias e a Obediência

 

A.        Leia Atos 9:13-14. O que Ananias ouviu, que ele acredita que Deus não sabe sobre Saulo?  (Saulo é perigoso para os crentes!)

 

1.         Isso demonstra confiança?

 

B.         Leia Atos 9:15-16. Deus poderia ter dito: “Basta fazê-lo. Eu sei o que está acontecendo. Eu sou Deus. Você, não. Portanto, obedeça-Me !” (Sim, claro.  Isto é, essencialmente, o que Deus disse para Jó.- Jó 38-41)

 

1.         O que está faltando na resposta de Deus? (Reafirmar que Ananias não seria prejudicado!)

 

2.         Que encorajamento você recebe da resposta de Deus para Ananias? (Deus explica porque é importante que Ananias vá até Saulo. Ele também sugere que Saulo, que criou tanto sofrimento, teria que sofrer.)

 

C.         Leia Atos 9:17. Ananias obedece! Por que você acha que Deus enviou Ananias até Saulo? Isto foi um teste de fé e confiança? (Era isto, mas acredito que Deus queria que Saulo fosse o articulador de sua igreja.)

 

1.         Quais são os dois objetivos da visita de Ananias? (Restaurar a visão de Saulo e enchê-lo com o Espírito Santo)

 

2.         Estes são os objetivos de Deus para você?

 

D.        Leia Atos 9:18-19.  Por que você acha que nos é dado o detalhe das “escamas” caindo dos olhos de Saulo ? (Para tornar clara a natureza do evento sobrenatural. Talvez tivesse sido um raio que o atingiu e a visão de Saulo foi recuperada, naturalmente. Este detalhe confirma que não foi um relâmpago.)

 

E.         Leia Atos 9:20-23. O que isso nos ensina sobre o poder dos testemunhos de Saulo? (Eles não conseguiram superar sua lógica, não conseguiram mostrar que sua conversão era um truque e, a única maneira de vencê-lo era matá-lo.)

 

F.         Saulo agora tornou-se conhecido como Paulo e, mais tarde, ele narra esta história para o rei Agripa. Leia Atos 26:16-18 para ver como Paulo relembra as palavras de Jesus para ele. O que Jesus disse para Saulo/Paulo fazer? (Jesus o envia como testemunha do evangelho para judeus e gentios.)

 

1.         O que significa obediência, para Paulo? (Cumprir o chamado, dado por Deus, para ele.)

 

G.        Leia Atos 26:19-20. Paulo obedece? (Sim.)

 

H.        Lembre-se que, há duas semanas, estudamos sobre o povo de Deus ter chegado a fronteira de Canaã? A questão da obediência era se eles iriam confiar em Deus para entrar na terra prometida. No caso de Paulo, a questão da obediência é se ele confiará no chamado de Deus, nesta nova missão, para ser uma testemunha.  O que isso sugere sobre a natureza da obediência? (A questão principal, na obediência, é confiar em Deus.  Às vezes, estamos tão focados nas pequenas coisas da vida, que nos perdemos em como estamos agindo, na grande questão sobre confiança.)

 

III.       O Rei Agripa e a Obediência

 

A.        De volta ao rei Agripa. Anos mais tarde, Paulo foi preso por testemunhar a outros sobre Jesus. Vamos ler Atos 25:23-27. Que tipo de atitude estes governantes têm com respeito a Paulo?

 

1.         Será que eles pensam que Paulo é um criminoso perigoso? (Dificilmente. Eles acham que ele é um entretenimento. Acreditam que ele é interessante. O governador Festo acha que Paulo é inocente das acusações.)

 

B.         Leia Atos 26:1-3. O que isto nos diz quanto ao conhecimento de Agripa, acerca da Bíblia? (Parece que ele sabe alguma coisa sobre a religião judaica .)

 

C.         Em sua defesa, Paulo fala sobre sua formação religiosa, o chamado de Jesus dado a ele, e seu trabalho para avançar o judaísmo. Por quê? O que isto tem a ver com as acusações contra Paulo? (Lembre-se que Paulo foi obediente ao seu chamado. Paulo está testemunhando, contando sua história de conversão, e deixando, principalmente, a defesa para Deus.)

 

1.         Por que Paulo usaria sua história de conversão para testemunhar? (Como você pode debater sobre a história de vida de uma pessoa?)

 

D.        Leia Atos 26:22-24. É assim que você debate sobre a história da vida de uma pessoa - dizendo que ela é louca?

 

1.         Que comentário Festo faz, que revela sua visão sobre Paulo? (Ele acha que Paulo é um homem, altamente, educado. Este não é um criminoso comum. Esta pessoa é sofisticada.)

 

2.         Você acha que Festo fala sério sobre a acusação de insanidade? (Acho que Festo só discorda, e através da cobrança de que Paulo está louco, Festo não tem muito que pensar sobre isto.)

 

E.         Leia Atos 26:25-27. Se alguém desafiasse sua sanidade mental, o que você diria?  Como Paulo lida com esta acusação? (Ele volta sua atenção para o rei Agripa, e sugere que, se Festo sabia mais que ele, não deveria desafiar sua sanidade.)

 

F.         Leia Atos 26:28. O rei Agripa está aberto ao testemunho de Paulo? Em que pontos o rei discorda?

 

1.         Qual é a resposta do rei para este chamado à obediência? (Ele quer mais tempo! Ele não contesta qualquer ponto mas, simplesmente, diz que precisa mais tempo, para uma decisão tão grande.)

 

G.        Leia Atos 26:29. Quem é o público de Paulo? (Ele está frente a um ou dois que têm poder de julgar sua culpa, mas está diante de muitos outros que estão ouvindo o evangelho.)

 

1.         Você está atento quanto aqueles que podem ouvir seu testemunho?

 

2.         Quando você tem um público que quer lhe ouvir, você fica vigilante quanto à oportunidade de testemunhar?

 

H.        Amigo, quando se trata de obediência, você está focado nas grandes questões da vida: fé e confiança em Deus, e o chamado de Deus em sua vida?  Se não, por que não empenhar-se, hoje, a fazer disto uma  prioridade?

 

IV.       Próxima semana : Confissão e Arrependimento: as Condições do Reavivamento.

 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"

 

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: