sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lição 4 - Testemunho e Serviço : o Fruto do Reavivamento


(Atos 8)

    

 

Introdução: Você já se perguntou: “O que tem aí para mim?” A abordagem mais simples para converter outras pessoas ao cristianismo é nós lhes dizermos como suas vidas ficarão melhores. Deus usa esta abordagem. Considere Deuteronômio 28, onde Deus diz: obedeça e serás abençoado, desobedeça e serás amaldiçoado. O dízimo promete benefícios tangíveis (Malaquias 3:10-12). No céu, há promessa de ouro, até mesmo nas ruas! (Apocalipse 21:21) Esta abordagem cria a tendência de mantermos o foco em nós mesmos, ainda que estejamos convertidos. Nossa lição, nesta semana, nos desafia a olhar para o nosso exterior. Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir mais!

 

I.          A Capacitação

 

A.        Leia Atos 1:8 e Lucas 24:46-49. Que trabalho é atribuído aos discípulos? (Testemunhar sobre Jesus.)

 

1.         O que é essencial para realizar este trabalho? (O poder do Espírito Santo)

 

B.         Leia Mateus 28:16-20. Qual é o objetivo de testemunhar? (Fazer outros discípulos, batizando-os e lhes ensinando a obedecer a Deus.)

 

1.         Esta ordem para testemunhar foi dada apenas para aqueles discípulos? (Observe que o texto diz que os novos convertidos deveriam ser ensinados a “obedecer a tudo quanto vos tenho mandado.” Se Jesus disse aos primeiros discípulos para testemunhar, por conseguinte, Ele nos disse para testemunhar.)

 

C.         Leia Marcos 16:15-18. Quanto a testemunhar, onde se encaixam as expressões demônios, idiomas, curas, cobras e veneno? (Nos dias de Jesus, se você estivesse sendo enviado para outros lugares, que problemas você enfrentaria?  (A oposição dos agentes de satanás; as dificuldades dos idiomas; as cobras que poderiam morder você, enquanto você caminhasse e a comida estragada, que poderia envenenar você. Talvez você se deparasse com pessoas tão doentes, que elas estariam distraídas para ouvir o evangelho.)

 

1.         Atualmente, existe algum paralelo com a promessa em Marcos 16? (Quando viajo de motorhome, arrumo equipamento de emergência. Jesus promete enviar, com  Suas  testemunhas, um  equipamento de emergência.)

 

D.        Leia João 16:7-11. Decidimos, anteriormente, que o poder do Espírito Santo é essencial para testemunhar. Por que? (É o Espírito Santo que traz convicção do pecado e da verdade.)

 

E.         Leia João 16:12-13. De que outra maneira o Espírito Santo nos ajuda com o testemunho? (Ele nos ajuda a ter a verdade. Nós não iríamos querer dar testemunho de algo que está errado.)

 

F.         Pense sobre os textos que acabamos de ler. Qual é o primeiro passo para testemunhar? (Receber o poder do Espírito Santo!  O Espírito Santo nos leva à verdade, é nosso “equipamento de emergência” e convence da verdade, aqueles aos quais testemunhamos.  Em suma,o Espírito Santo nos dá o poder para fazer o que Deus ordena.)

 

II.         Os Exemplos

 

A.        Leia Atos 8:4-8. Filipe foi um dos sete homens escolhidos, pela igreja primitiva, para ser um diácono (Atos 6:5). Filipe estava obedecendo o chamado para testemunhar?

 

1.         Marcos 16:15-18 está sendo cumprido? ( Tudo, exceto pelas cobras!)

 

B.         Leia Atos 8:26. Imagine que você se levanta pela manhã e um anjo lhe dá instruções específicas sobre onde ir.  Você gostaria de viver uma vida assim?

 

1.         Isto é possível?

 

2.         Vamos começar com um teste. Suponha que um anjo lhe disse para ir a algum lugar, nesta manhã. Você seria capaz de fazer isto ou você teria outras obrigações?  Você  precisaria  remarcar?

 

C.         Leia Atos 8:27-29. Vemos que Filipe obedece, imediatamente. Alguma vez você debateu quanto ao seu dever de testemunhar a alguém?  Você já se sentiu culpado por não testemunhar para mais pessoas?

 

1.         Se você tem o Espírito Santo, em sua vida, Ele irá direcioná-lo para as pessoas que estão prontas para receber o evangelho?

 

D.        Leia Mateus 13:3-9. Jesus conta para a multidão a história sobre a semente de um agricultor. Leia Mateus 13:10. Como você traduz a pergunta dos discípulos? (O que você está falando? Não entendemos o que uma discussão sobre agricultura tem a ver conosco.)

 

E.         Leia Mateus 13:18-23. Jesus nos diz o que significa a história do semeador. Será que tem  alguma  relevância  para  testemunhar?

 

1.         Se você disser, “sim,” existem dois métodos diferentes para testemunhar e um é superior ao outro?

 

a.         Se o Espírito Santo guia cada um de nós, para alguém que está apto a receber o evangelho, isto seria como economizar muito tempo e dinheiro, certo?

 

b.         Por que nos engajarmos no evangelismo de massa? Por que não orar para que o Espírito Santo trabalhe em nós, e nos leve até aqueles que estão prontos para receber o evangelho, assim como Ele fez com Filipe?

 

F.         Leia Atos 2:14-16. Aqui está um exemplo de evangelismo em massa. Você sabe o contexto. Qual é a vantagem? (Pedro falou para muitos e, não, para um, apenas. Evangelismo em  massa é mais eficiente do que falar para uma pessoa de cada vez.)

 

G.        Vamos voltar para Filipe. Leia Atos 8:30-31. Observe que o Espírito Santo, em Atos 8:29 disse, meramente, para Filipe “ir para aquela carruagem e ficar perto dela.” O Espírito Santo não disse nada sobre engajar-se em uma conversa, com o etíope. O que aprendemos com isto? (Testemunhar é ter parceria com o Espírito Santo.  O Espírito Santo não precisa dirigir-nos em todos os detalhes.)

 

H.        Leia Atos 8:32-34.  Você pode imaginar a mais perfeita Escritura apresentar o evangelho para alguém?

 

1.         Imagine que o etíope está perguntando a você sobre esta questão. Qual é a coisa mais importante neste momento? (Isto remonta a lição da semana passada: Filipe precisava conhecer a Bíblia e, especificamente, esta profecia. Você pode ser uma testemunha, se você não conhece a Palavra de Deus?)

 

I.          Leia Atos  8:35. Quão difícil é o trabalho de testemunho de Filipe? Você acha que poderia fazer isto? (Se você conhece o evangelho, se você conhece sua Bíblia, a parte “difícil” é seguir a direção do Espírito Santo!)

 

J.          Leia Atos  8:36.  Esta semana eu e minha esposa estávamos em uma loja, onde estávamos considerando sobre uma grande compra. Estávamos tendo dificuldade para decidir, quando o vendedor nos deu uma cutucada afiada, começando a redigir a venda. Era óbvio que se tratava de um  “truque” para “fechar” a venda, então considerei resistir, porque a tática era tão óbvia. O que Filipe fez para “fechar a venda do evangelho” com o etíope? (Nada! O etíope sugeriu que ele deveria ser batizado.)

 

1.         O que isto nos ensina sobre testemunho? (Não temos que estar “fechados.”  Convicção é obra do Espírito Santo (João 16:8-10).  Testemunhar parece tão fácil,quando revemos esta história.)

 

K.        Leia Atos  8:38-40. O que acontece com Filipe? (O Espírito Santo o leva para outro compromisso.)

 

1.         Você pode imaginar uma vida como a de Filipe?

 

2.         Será que por não sermos como Filipe, outros têm que usar a técnica do evangelismo em massa?

 

L.         Lembre que no início, em Atos 8, lemos sobre o testemunho de Filipe, em Samaria.  Vamos pegar isto, novamente, lendo Atos 8:13. O Espírito Santo está trabalhando, através de Filipe? (Certamente. Parece quando lemos dos “grandes sinais e milagres”.)

 

M.        Leia Atos  8:14-17. Esta história é muito curiosa. Filipe é uma parceria incrível de testemunho, junto com o Espírito Santo, ainda que ele batize convertidos somente “em nome do Senhor Jesus” e falha ao batizá-los no Espírito Santo. Como você explica isto? (Eu não posso.)

 

1.         Que esperança isto nos dá, sobre nosso testemunho? (Isto nos mostra que Filipe não possuia “tudo,” mas o Espírito Santo o usou de maneira poderosa.  Isso nos dá esperança para nosso testemunho.)

 

N.        Leia 1 João 1:1-4.  Que abordagem isso sugere, quanto a testemunhar e que nós não discutimos até o momento? (O testemunho mais eficaz é falar sobre o que Jesus tem feito em nossa vida. Nós podemos dar testemunho pessoal, do que Deus tem feito por nós.)

 

O.        Amigo,você vai orar, diariamente, para o Espírito Santo levá-lo até alguém que esteja pronto para ouvir o evangelho? Você estará disposto a seguir a direção do Espírito Santo, para levar os outros a Jesus?

 

III.       Próxima semana:  Obediência - Fruto do Reavivamento.

 

 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"

 

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: