sexta-feira, 28 de março de 2014

Lição 01 - Leis no Tempo de Cristo

(Romanos 2, 5 e 13; Tiago 2; Apocalipse 22)



Introdução: Durante décadas, meu irmão viveu no sul da Califórnia. Quando ele conversava comigo sobre determinada cidade, eu tinha uma idéia da direção e da distância para chegar a ela. Agora que ele mudou, quando menciona uma cidade, eu não tenho idéia sobre qualquer direção ou distância. Imagine você ter que viajar para uma cidade e não ter idéia sobre sua localização. Você precisa de um mapa. Iniciamos uma série de lições sobre a lei de Deus. Parece tão natural pensar na lei e na graça, como opostas uma da outra. Meu objetivo, nesta série, é ajudar-nos a pensar sobre a lei e a graça como dons. Como um mapa, a lei é um dom maravilhoso de Deus, para nos ajudar a entender como chegar em segurança ao nosso destino. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!




I. Lei Natural
A. Leia Romanos 5:12-13. Este texto nos diz que o pecado não é levado em conta, quando não há lei. O que você acha que isso significa? Na ausência da lei, não existe pecado?

B. Leia Romanos 5:14. Acabamos de ler, em Romanos 5:12, que o pecado traz a morte. Como explicarmos que todos morrem, mesmo quando o pecado não foi levado em conta?

C. Leia Romanos 2:12. Isto nos diz que podemos pecar, mesmo quando não há lei. Como você conciliaria Romanos 5:13 (sem lei = nenhuma responsabilidade pelo pecado) e Romanos 2:12 (pecado à parte da lei = morte)? (O homem morreu por causa do pecado, mesmo quando Deus não os responsabilizou pelo pecado.)

1. Isso significa que o pecado tem seu próprio mecanismo para trazer a morte, à parte de Deus?

D. Leia Romanos 2:13-14. O que significa "praticam, naturalmente, o que ela ordena”? (Bem vindo ao conceito da lei natural! Querendo ou não, elas estão escritas abaixo: as leis naturais que controlam as coisas em nossa vida.)

1. Você pode pensar em algumas leis naturais? (Considere todas as leis físicas, como a gravidade e os movimentos previsíveis do sol e dos planetas. Que tal lesão e dor?)

E. Vamos voltar para a mudança do meu irmão. Digamos que eu queira visitá-lo. Quais leis naturais (da física) estão envolvidas? (Podemos agrupar as mais críticas e concluir que é necessário viajar na direção certa. A menor distância entre dois pontos é uma linha reta - uma lei natural. Eu poderia ir na direção errada, mas a viagem seria muito mais difícil.)

1. É culpa de Deus que seja necessário viajar na direção certa ou, no mínimo, é um problema?

2. Vamos olhar para a lei de Deus como um mapa. O mapa torna mais dificil a jornada? (Não! Ele é uma tremenda ajuda!)

a. Lembre que Romanos 5:13 diz que "antes da lei ser dada, o pecado já estava no mundo". Poder-se-ia dizer que eu estava violando a "regra" do mapa, antes que você me desse um mapa? (Não.)

b. Antes de ter um mapa, eu estaria menos perdido? (Não, eu estaria sujeito à lei natural, que eu necessitava, para viajar na direção certa.)

3. Isto esclarece os textos em Romanos? O homem não violava a lei dada por Deus (o mapa) quando eles não tinham a lei, mas o funcionamento das leis naturais não era suspenso.

F. Leia Gênesis 2:8-9, Gênesis 3:22, Gênesis 3:24 e Apocalipse 22:12-14. O que esses versículos sugerem sobre a morte? (É natural, para os seres humanos, morrer por causa da idade. É uma lei natural. Foi preciso a Árvore da Vida, para nos proteger desta lei natural.)

G. Leia Apocalipse 21:4. Deus mudou a lei natural da morte, na "nova ordem"? Ou, a morte é como uma doença curada pela Árvore da Vida?

H. Leia Apocalipse 22:1-2. Se a doença é uma coisa do passado, por que a Árvore da Vida “serve para a cura das nações”? (Estamos além de um assunto, facilmente compreendido pelo homem e, certamente, não tão facilmente compreendido por mim. Mas, parece que quando ressuscitarmos para um estado perfeito e vivermos na nova terra, ainda iremos necessitar da Árvore da Vida, para prevenir a doença e a morte.)

1. Por que Deus não, apenas, nos religa para vivermos eternamente? (Na minha compreensão humana muito limitada, isto me faz pensar que Deus vive com leis naturais. Ele não altera essa leis.)

II. Lei Moral
A. Leia Tiago 2:8-11. Que lei está sendo referida aqui? (Os dez Mandamentos. Que chamamos de "lei moral".)

B. Leia Tiago 2:12-13. Como Tiago chama isto como "lei da liberdade"?

1. Um mapa dá liberdade a você?

C. Considere isso. Se as leis naturais estão operando em nosso universo, e a lei moral de Deus nos dá um mapa, para evitar violar as leis naturais, com suas penalidades naturais, você chamaria a lei moral de algo que dá liberdade? (Sim!)

1. Seria justo dizer que a lei moral é como algo que opera assim como a Árvore da Vida?

D. Vamos ver se podemos tirar algumas conclusões sobre a lei natural e a lei moral. Por razões que estão além do meu entendimento, parece que Deus não tenta re-escrever as leis naturais. Ao invés de mudar a lei natural, que com o tempo traz fraqueza, pecado e morte, Ele nos dá a Árvore da Vida, na nova terra. Ao invés de mudar a lei natural, que opera na terra, Deus nos dá a lei moral, para nos ajudar a evitar o sofrimento das penalidades de violar a lei natural. Isto parece correto para você?

III. Lei Civil

A. Leia Romanos 13:1-3. Em que estão baseadas as leis civil, natural e moral? (Lembre que se presume que a lei moral de Deus nos ajuda a lidar com a lei natural. Assim, a autoridades civis, que vêm de Deus, deveriam basear-se nelas.)

B. Leia Romanos 13:4-5. Por que a consciência está envolvida na obediência às leis civis? (Isto mostra que, no mínimo, a lei moral de Deus está envolvida.)

C. Leia Romanos 13:8-10. Como isso ajuda a resolver a questão de que a autoridade civil esteja baseada na lei moral? (Paulo está, claramente, referindo-se aos Dez Mandamentos - lei moral. Ele nos diz que a autoridade humana é estabelecida por Deus, para fazer cumprir a lei do amor.)

1. Que exemplo você pode dar de como as leis civis fazem cumprir a lei do amor? (Tome, por exemplo, a propriedade privada e o sistema judicial. Os exemplos, em Romanos 13:9, envolvem tirar algo de alguém. Se amamos nosso semelhante como a nós mesmos, então não devemos nos apoderar de nada que lhe pertença. Uma vez que nem todos estão em sintonia com a lei moral, as autoridades civis (a polícia e a justiça) fazem cumprir as leis contra o roubo.)

D. Você pode começar a ver uma imagem aqui? As leis naturais existem e parece que Deus não as alterou. Deus nos dá Sua lei moral para nos ajudar a evitar a violação das leis naturais. Nem todos estão em sintonia com as leis morais, portanto, Deus estabelece a autoridade civil para fazer cumprir Suas leis morais. Todos estes três níveis de lei estão relacionados!

1. O que isso diz sobre a relação igreja-estado?

IV. Lei Cerimonial

A. Leia Levítico 1:1-4. Que lei é essa? (Essa é parte da "lei cerimonial" dada por meio de Moisés.)

1. Sobre qual cerimônia estamos falando? (Era um procedimento para obter a remoção do pecado, da pessoa que fazia a oferta.)

B. As leis cerimoniais, também, eram um mapa? (Sim. Elas ilustravam o plano de salvação. Elas apontavam para a vinda de Jesus e Seu sacrifício.)

C. As leis cerimoniais, ainda, são válidas? (Não. Elas foram cumpridas. Entretanto, não deveríamos esquecê-las, porque elas reforçam nossa crença em Jesus.)

D. Leia Romanos 8:1-4. Qual lei está referida aqui? (No mínimo, a lei moral, porque se refere ao pecado.)

E. Jesus cumpriu a lei moral,da mesma forma que Ele cumpriu a lei cerimonial? (Acho que a resposta é "sim".)

1. Devemos esquecer a lei moral? (Não! Lembre o mapa. Se você quer evitar enfrentar problemas com as leis naturais, preste muita atenção à lei moral.)

F. Amigo, se você sente que esta discussão é apenas um começo, você está certo! Vamos pedir que o Espírito Santo nos guie em toda a verdade, quando se trata das diferentes leis com as quais vivemos.

V. Próxima semana: Cristo e a Lei de Moisés.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

 
Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: