sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lição 12 - A Igreja de Cristo e a Lei


(Gênesis 3, 6 e 12, Deuteronômio 7, Apocalipse 12)

 

Introdução: Em nosso estudo, há duas semanas, o apóstolo Paulo nos ensinou, em Gálatas 3, que nada havia mudado no contrato entre Deus e Abraão. Esse acordo, em que Abraão creu no Senhor e isso lhe foi creditado como justiça (Gênesis 15:6), está disponível para cada um de nós, por causa do que Jesus fez em nosso favor. É, realmente, verdade que nada mudou? Vamos mergulhar em nosso estudo, na Bíblia, e verificar a relação entre o povo de Deus e a lei, ao longo dos tempos!


I. Adão, Eva e a Lei

A. Leia Gênesis 2:15-17. Deus criou uma lei para o homem, nesse momento?

1. Se você disser "sim," quantas leis Ele criou? (Considero uma lei, quando preciso comparecer para trabalhar, cumprir minhas obrigações para com os outros e receber o pagamento. Adão tinha um trabalho que lhe fora atribuído. Isso poderia ser uma lei. A outra lei tinha a ver com não comer o fruto de uma árvore.)

B. Leia Gênesis 2:2-3. Adão estava limitado a outra lei, acerca do trabalho?

C. Leia Gênesis 3:1-3. Como Eva entendeu a lei sobre comer o fruto? (Ela entendeu corretamente, com excessão do fato de ter acrescentado que ela não poderia tocar a fruta. Isto não fazia parte da restrição original registrada.)

D. Leia Gênesis 3:4-6. A lei se referia a não comer este fruto, em especial. Qual era a tentação diante de Eva? (Não acreditar em Deus. Não confiar em Deus.)

1. Como isto difere das obrigações de Abraão? (É, exatamente, a mesma coisa – a questão é se acreditaremos e confiaremos em Deus. Eva não confiou, suficientemente, em Deus.)

II. Noé e a Lei

A. Leia Gênesis 6:11-14. Coloque-se no lugar de Noé. Qual é o desafio para você? (Deus faz uma afirmação espantosa sobre Seus planos para o futuro. A questão é se você acredita em Deus.)

B. Leia Gênesis 6:15-17. Isto é apenas questão de acreditar? (Não. Essa crença, claramente, requer ação.)

C. Leia Gênesis 6:18-22. Qual era o contrato que Noé tinha com Deus? O que Deus estava prometendo? O que Noé estava prometendo? (Leia Hebreus 11:7. O fundamento desse acordo foi que Noé acreditou que Deus destruiria a terra mas, salvaria ele e sua família.)

1. Este relato proporciona um contexto muito interessante, para examinarmos a relação entre fé e obras. Noé teria construído a arca se não acreditasse em Deus?

2. Se Noé não tivesse construído a arca, o que diríamos sobre a fé de Noé em Deus? (Trabalhar na arca, arduamente, demonstrou sua fé em Deus.)

III. Abraão e a Lei

A. Leia Gênesis 12:1-3. Qual a semelhança da abordagem de Deus para Abraão e Noé? (Deus tem planos de ação que envolvem experiências, completamente novas.)

1. Nos três casos (Adão, Noé e Abraão), qual foi o desafio básico? (Acreditar e confiar em Deus.)

a. Que ponto em comum vemos nos três casos? (A obediência aos comandos de Deus reflete a confiança do indivíduo em Deus. Desobediência reflete falta de confiança em Deus.)

B. Leia Gênesis 12:4-5. Se você fosse Abraão, que objeções você colocaria diante da obediência? (Sou muito velho. Nunca estive lá. Isso parece arriscado.)

C. Leia Gênesis 15:1-3 e compare com Gênesis 12:2. Qual foi o problema com o contrato? (Deus não Se manteve firme em Sua parte do acordo.)

1. O que você acha do modo como Abraão levantou a questão com Deus? (Abraão foi direto, mas ele não estava cobrando Deus, quanto à violação do acordo.)

D. Leia Gênesis 15:4-5. Coloque-se no lugar de Abraão. Como você veria esta promessa? (Até agora, Deus não havia cumprido a promessa com relação a filhos e, agora, Ele faz uma promessa maior ainda.)

1. Seria difícil acreditar em Deus?

a. Se você disser "sim", por quê? (Porque é contrário aquilo que vejo. É contrário à tendência das coisas. Deus tinha tido oportunidade de trabalhar Sua parte do acordo, mas nada havia acontecido até então.)

E. Leia Gênesis 15:6. O que isso nos ensina sobre a natureza da crença em discussão? Essa é uma crença casual? Essa é uma crença do tipo que só aparece na igreja no Natal e na Páscoa? (Essa é uma crença que perdura apesar das evidências em contrário. Esta é uma crença que não é automática. Esta crença traça o rumo de sua vida.)

IV. Moisés e a Lei

A. Retomamos a história, logo após Deus ter dado os Dez Mandamentos a Moisés. Leia Êxodo 20:18-20. Que tipo de relacionamento Deus deu início com Seu povo? (O temor os manteria livres do pecado.) 
B. Leia Êxodo 32:15-17 e Êxodo 32:21-24. Temor é uma ferramenta eficaz?

C. Leia Deuteronômio 7:7-11. Moisés disse para o povo que o fator de motivação para Deus era o temor, a fim de mantê-los livres do pecado. Com base nesse texto, isso parece correto para você? (O motivo original de Deus era o amor por Seu povo. Mas, vemos muita severidade aqui.)

D. Leia Deuteronômio 7:12-15. Qual é a atração, aqui? (Saúde e prosperidade.)

1. Seria justo dizer que Deus estava apelando para a ganância do povo?

E. Leia Deuteronômio 7:16. Como você chama isto?

1. Contemple tudo isto por um minuto. Temos três motivos girando à volta: temor, amor e cobiça. Isto é motivo para confiar menos em Deus?

2. Leia 1 Coríntios 9:20-23. Como você descreveria o método de evangelização de Paulo? (Ele usava o que funcionasse melhor, para fazer avançar o reino de Deus.)

3. Paulo estava se inspirando em Deuteronômio 7? (Deus nos ama. Ele está disposto a usar a ferramenta mais apropriada para conduzir-nos a Ele. Se você é daqueles que responde pelo temor, Deus o tem em sua caixa de ferramentas. Se você responde pela ganância, Deus a tem. Se você responde por amor, Deus usa isto. Independente do procedimento que Deus fizer uso, para nós, a questão é se vamos confiar nEle?)

V. Jesus e a Lei

A. Leia Mateus 22:36-40. Qual é a fundamento para a lei, de acordo com o que Jesus disse? (O amor!)

1. Jesus sugeriu que ela teve alterações ao longo do tempo? (Não.)

2. Pensei que havíamos decidido que confiança em Deus era o fundamento. Como isso se encaixa aqui? (O fundamento para a atitude de Deus, com relação a nós, é o amor. O fundamento para nossa resposta é confiar no Deus que sabemos que nos ama e tem seus melhores interesses em mente. Eva desperdiçou a parte quanto a Deus ter os melhores interesses em mente, para ela.)

B. Leia Apocalipse 12:13-16. O que está sendo simbolizado, aqui? (O conflito entre satanás, Jesus e a Igreja de Jesus.)

C. Leia Apocalipse 12:17. Qual é o foco do ataque de satanás, e por quê? (Aqueles que exaltam o nome de Jesus e obedecem Sua lei estão sob ataque, porque eles são o problema. Se acreditar em Jesus, não faz diferença em sua vida, você não é um problema para satanás.)

D. Leia Apocalipse 14:6-7. Pensei que nossa conclusão tinha sido que a parte mais importante do contrato entre os homens e Deus era que devemos confiar nEle e obedecê-Lo. Por que "temor," "glória" e "adoração" são mencionados como o "evangelho eterno"? (Esta é a essência da confiança: nosso Deus Criador está vindo para julgar o mundo. Se você confiar no Seu amor, se você confiar no que Ele fez na cruz por você, então você irá temê-Lo, glorificá-Lo e adorá-Lo!)

E. Amigo, vimos um tema consistente através dos tempos. Aqueles que seguem a Deus, acreditam e confiam nEle. Esta crença e confiança é traduzida em ações concretas, para fazer avançar a missão de Deus na terra. Sua crença em Jesus reflete o modo como você vive? Por que não pedir para o Espírito Santo ajudá-lo a fazer disto uma realidade em sua vida?

VI. Próxima semana: O Reino de Cristo e a Lei.

Tradução: Denise de Mesquita

*****************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras pertencem à Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

*****************************

   

 
 

Nenhum comentário: