sexta-feira, 20 de junho de 2014

Lição 13 – O Reino de Cristo e a Lei


(1 Coríntios 15, Apocalipse 21 e 22)

 

Introdução: Você faz parte do Reino de Deus? Se você tem lido estas lições, a resposta, provavelmente é "sim". Quando vejo coisas erradas acontecendo no mundo, ou fico chateado com a política nacional, tenho que lembrar que sou, primeiro, um cidadão do Reino de Deus. Como podemos saber se o Reino de Deus é real? Como nossos estudos sobre a lei se encaixam naquilo que acreditamos sobre o Reino de Deus? Como finalizamos nossa série sobre a lei, vamos mergulhar em nossas Bíblias e estudar o que significa ser cidadão do Reino de Deus!


I. O Reino de Deus – É verdade?

A. Leia 1 Coríntios 15:1-2. Quais as duas opções que nós temos em relação ao evangelho? (Por um lado, podemos acreditar e tomar posição em favor dele. Por outro lado, podemos ficar despreocupados quanto a ele e atuar em vão.)

B. Leia 1 Coríntios 15:3-7. Qual é a verdade mais importante acerca do evangelho? O que é de "extrema importância"? (Que Jesus morreu pelos nossos pecados, assim como a Bíblia predisse, Ele foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Isto foi testemunhado por muitos.)

C. Leia 1 Coríntios 15:12-1 Alguns não acreditam na ressurreição dos mortos. Qual é a consequência lógica, deste ponto de vista? (Ela refuta a "verdade mais importante", que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou dentre os mortos.)

D. Leia 1 Coríntios 15:14. Há muitas coisas boas sobre o evangelho. Por que a fé e a pregação do evangelho são " inúteis" sem a ressurreição?

1. Nossa série inteira tem sido sobre a lei. Tenho repetido que a lei é dada a nós, por um Deus amoroso, para que não batamos nossas cabeças nas leis naturais. Como isso pode ser inútil? (Se Jesus morreu de forma permanente, então a lei O matou. Se ela matou Jesus, ela matará cada um de nós. Portanto,mesmo a idéia de que a lei nos ajuda, em última análise, não estaria correta, porque ela nos mataria.)

E. Leia 1 Coríntios 15:15-16. Que outro problema existe com nossa mensagem, se Jesus não ressuscitou dos mortos? (Somos mentirosos!)

F. Leia 1 Coríntios 15:17-19. Sempre que sou tentado a deixar de fazer a vontade de Deus e ir em direção a uma vida de pecado, meu primeiro pensamento é: "Como posso viver sem Deus"? Em todas as batalhas da vida, em todos os desafios da vida, ter Deus comigo tem sido essencial. Como Paulo pode dizer que a "esperança em Cristo", somente para esta vida é digna de compaixão? (Acho que o ponto que ele colocou é que seria como se eu tivesse confiado no fada dos dentes, todos estes anos. Pode parecer que ajuda mas, na realidade, é lamentável, porque eu tenho uma falsa esperança.)

G. Leia Mateus 4:8-10. Qual é a tentação, aqui?

1. O que isto nos ensina sobre a crença de Jesus, no Reino de Deus? (Se Jesus falhasse, então Ele perderia tudo. Jesus tinha confiança em Seu sucesso. Ele não precisava que satanás Lhe desse os reinos da terra, pois Ele recuperaria a terra para o Reino de Deus.)

II. O Reino de Deus – A Verdade

A. Leia 1 Coríntios 15:20-22. Qual é a verdade sobre a ressurreição de Jesus? (Que Ele foi ressuscitado e, assim, nós podemos ter confiança em nossa ressurreição.)

B. Leia 1 Coríntios 15:6-8. Considere, por um momento, as declarações de Paulo sobre a futilidade do evangelho, se Jesus não tivesse ressuscitado. Paulo disse que Jesus ressuscitado apareceu para Ele. Quão confiáveis são as declarações de Paulo? (Isto mostra que Paulo não tinha motivo para mentir sobre a ressurreição de Jesus. Ele disse que viu Jesus. Ele não tinha dúvidas sobre o que viu. Mentir sobre isto mostraria que ele tinha uma vida miserável. Quem quer levar uma vida miserável?)

C. Leia 1 Coríntios 15:23-25. A respeito de nossa ressureição, que espécie de cronometragem nós veremos? ({Cada um por sua vez.} Jesus ressuscitou primeiro. Em seguida, aqueles chamados de "primeiros frutos" e, então, seremos ressuscitados pouco antes "do fim".)

1. Que vantagens temos como cidadãos do Reino de Deus? (Nosso Reino está nas mãos de Deus. Reinos terrestres são destruídos.)

D. Leia 1 Coríntios 15:26. Finalmente, o que mais será destruído? (A morte! Nosso "último inimigo" será destruído.)

1. Por que isto é importante, quando refletimos sobre a lei? (Romanos 7:10-11 nos diz que os Dez Mandamentos nos trouxe morte. Se a morte é destruída, isto significa que o conflito final, sobre o pecado, acaba. Deus nos dá vida eterna!)

III. O Reino de Deus – O Futuro

A. Leia Apocalipse 21:1-3. Qual é o futuro do Reino de Deus? (Estará localizado na nova terra.)

1. Um vez que este é o "Reino de Deus", onde Deus estará? (Ele viverá conosco na terra!)

B. Leia Apocalipse 21:4. Que diferença fundamental haverá neste Reino? (Não haverá mais lágrimas, nem morte, nem luto ou dor.)

1. O que isto nos ensina sobre a atitude de Deus, acerca destas coisas, quando elas acontecem, hoje, em nossas vida? (Deus é contra elas. Deus as destruirá.)

C. Leia Apocalipse 21:5. A promessa de Deus é confiável? (Deus disse para João que não queria que ele interpretasse mal. Ele disse: "Escreva isto", porque Eu quero que as pessoas tenham certeza de que foi isto que Eu disse.)

D. Leia Apocalipse 21:6-7. Uma das buscas mais antigas é pela fonte da juventude. Jesus diz que Ele nos dará de beber "da fonte da água da vida". Que outra promessa emocionante Deus faz? ( Nós seremos Seus filhos. Ele será nosso Pai.)

E. Leia Apocalipse 21:8. Essa lista é muito interessante. Podemos acenar com a cabeça, em aprovação, ao sabermos que os depravados, os assassinos e os mentirosos estarão fora do Reino de Deus, porque queremos um lugar seguro e de confiança para vivermos para sempre. Mas,como isto se encaixa com a idéia da graça?

1. Os assassinos, os mentirosos e os depravados são incapazes de confiar na vida perfeita e na morte de Jesus? Nós já estudamos que este é o princípio básico do Reino de Deus!

2. Os outros pecadores, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria e  os  idólatras parecem menos ameaçadores. Como você explica isto? (Observe como a lista inicia: "os covardes, os incrédulos". O primeiro texto que estudamos foi 1 Coríntios 15:1, o qual menciona aqueles que receberam o evangelho e tomaram uma posição quanto a ele. Crer em Deus, confiar nEle é fundamental. Se você não acredita ou não confia, então sua vida gira entre confiar nos outros (feiticeiros e idólatras) e em colocar o eu em primeiro lugar (mentiras, prática de imoralidade sexual, depravação). Nossa vida reflete o que cremos e se tomamos posição por Deus.)

F. Leia Apocalipse 21:15-16. A Nova Jerusalém é um cubo que mede 2.200 km nos lados . Isto é, aproximadamente, a distância entre Washington, D.C. e Denver, Colorado. {No Brasil, 2.200 km é a distância entre Brasília e Fortaleza.} São 2.654 km de Jerusalém até Moscou. Imagine só o traçado da Nova Jerusalém, onde cada muro mede 2.200 km de comprimento! Imagine uma cidade com 2.200 km de altura! Que tipo de condomínio você acha que essa cidade terá? (Enorme!)

G. Leia Apocalipse 22:1-3. Com o que se parece a rua principal da nova Jerusalém? (Ela tem um rio correndo pelo meio. Uma árvore com um tronco em ambos os lados do rio, direcionando-se ao longo de suas margens.)

1. Qual é o propósito do rio e do fruto da árvore? (Dar-nos vida e saúde.)

2. Você pode imaginar que tipos de lojas e restaurantes enchem a rua principal? Você pode imaginar comer em cafeterias nas calçadas de lá? Sem preocupar-se com as calorias!

H. Leia Apocalipse 22:6-7. Amigo, você acredita? Você quer estar lá? A essência do evangelho é crer que Jesus torna a vida eterna possível para nós. A essência do evangelho é confiar em Deus. Isto significa que nós cremos em Sua graça, imerecida, e confiamos que Sua lei é Seu guia de amor, para nossa vida. Você vai colocar, neste momento, sua fé, confiança e esperança em Jesus e aderir ao Reino de Deus?


                  IV. Próxima semana: Começaremos uma nova série intitulada "Ensinos de Jesus".

                   Tradução: Denise de Mesquita

=============================

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras pertencem à Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

==============================



                




Nenhum comentário: