sexta-feira, 27 de junho de 2014

Lição 1 – Nosso Amado Pai Celestial

(Mateus 6 e 7, João 14, Lucas 15)

 
Introdução: Uma das maiores bençãos de minha vida foi ter um pai amoroso. Foi meu pai quem ensinou-me que o medo e o amor não são inconsistentes. Eu não tinha, absolutamente, nenhuma dúvida que meu pai me amava. Por outro lado, eu entendi o que julgamento significava! Foi uma combinação maravilhosa que moldou meu entendimento sobre nosso grande Pai do céu. Nossa compreensão, acerca de nosso Pai Celestial, foi ainda melhor esclarecida, pelo que Jesus dizia sobre Ele. Este é nosso estudo, durante esta semana. Vamos mergulhar em nossas Bíblias e ver o que podemos aprender sobre nosso amoroso Pai Celestial!


I. Nossa Atitude para com os Outros

A. Leia Mateus 7:1-2. Qual é a regra acerca de como deveríamos tratar as outras pessoas? (Nós recebemos aquilo que damos. Se mostrarmos misericórdia, misericódia nos será mostrada.)

B. Leia Mateus 7:3-5. Como, normalmente, nós tratamos as outras pessoas? (Geralmente, somos mais críticos dos outros, do que de nós mesmos.)

C. Leia Mateus 7:6. Como isto se encaixa com os versículos anteriores? Até o momento, parece estar em contraponto com as instruções. É isto? (Precisamos amadurecer nosso bom senso, no que se refere à misericórda e à assistência.)

II. A Atitude de Deus Conosco

A. Leia Mateus 7:7-8. Jesus muda de assunto, aqui. Ele passa de como tratamos os outros, para que outro novo tópico? (Como Deus nos trata.)

1. Você acha que os versículos anteriores, sobre como deveríamos tratar os outros, nos informa sobre o tratamento de Deus para nós? (Mateus 7:1 parece dizer que, tratando-se de nós, Deus considera nosso comportamento com relação aos outros mas, para mim, parece que Deus é mais generoso para nós, do que nós somos com as outras pessoas.)

2. Qual é o padrão de Deus? (Se pedirmos, Ele dará.)

a. Você pratica isto na vida? Seja honesto.

B. Leia Mateus 7:9-11. Que ponto de referência Jesus sugere, para comparar a atitude de Deus com relação a nós? (Como tratamos nossos próprios filhos.)

1. Por que Jesus compararia Seu Pai Celestial conosco? (Sei que meu pai procurou dar-me bons presentes. Sei que quero dar coisas boas para meus filhos. Isto é apenas um incentivo fabuloso para mim. Sempre me pergunto: "O que Deus tem em mente, para mim? " Preciso, apenas, perguntar: "O que eu faria por meu filho?" "O que meu pai teria feito por mim?")

2. Agora, vamos revisitar Mateus 7:7-8. Se você disser para você mesmo:"Deus não concede minhas petições." Você concederia todos os pedidos para seus filhos? (Mateus 7:11 refere-se a Deus dar-nos "boas coisas". Em nosso estudo, no último trimestre, aprendemos o que é fundamental para nosso relacionamento com Ele. Deus sabe tudo. Ele nos dá boas dádivas. Se estas dádivas parecem erradas para nós, pecisamos apenas confiar que Ele sabe o que é melhor para nós.)

C. Leia Mateus 7:12. Por que Jesus volta a discutir sobre como deveríamos tratar aos outros? (O tratamento que Deus nos dá está relacionado à forma como devemos tratar as outras pessoas. Deus é generoso conosco. Ele está defendendo nossos melhores interesses. Portanto, deveríamos defender os melhores interesses dos outros.)

1. Releia a última parte de Mateus 7:2: "E a medida que usarem, também será usada para medir vocês". Quando se trata de você, quem está fazendo a medição? (Deus mede. Como tratamos os outros é a medida que Deus usa para nos tratar.)

III. A Imagem de Jesus, em Relação a Seu Pai

A. Leia João 14:1-3. O que Jesus está pedindo? (Não se preocupem aqui na terra. Confiem em Deus, pois Ele , finalmente os levará para casa, para viver com Ele.)

B. Leia João 14:4-5. Tomé entendeu que ele, supostamente, conhecia a direção para este grande lugar que Jesus havia preparado para ele viver. Qual era a sua preocupação? (Jesus estava estabelecendo alguns pressupostos. Tomé não sabia o caminho a percorrer e isto era uma questão muito importante a ser esclarecida! Tomé queria estar lá.)

C. Leia João 14:6-7. Jesus estava falando sobre direções? Ele estava se referindo a um mapa? (Jesus estava falando de salvação. O único caminho para o céu é através de Jesus.)

D. Leia João 14:8. O que você acha que Filipe estava, realmente, dizendo? (O grande questionamento de todas as épocas: "Quem é Jesus?" Filipe declarou sua dúvida sobre o quanto eles poderiam confiar em quem Ele, Jesus, era, uma vez que Jesus só lhes mostraria o Pai, no céu.)

E. Leia João 14:9. Jesus ficou desapontado com Filipe? (Sim.)

1. Jesus e Filipe estavam em total acordo? (Filipe estava muito atrasado, com relação a Jesus. Filipe queria confirmar que Jesus era Deus. Jesus disse a Filipe que, se ele quisesse conhecer Deus, precisaria considerar somente Jesus.)

F. Leia João 14:10-11. Vamos dizer que você está muito à frente de Filipe. O que você aprendeu sobre Deus, por intemédio de Jesus? (Jesus fez milagres para livrar o sofrimento humano. Jesus deu Sua vida por nós. A imagem que Jesus nos fornece é a de um Pai que nos ama soberanamente.)

IV. A Imagem da Criação de Deus

A. Leia Mateus 6:25-26. Qual é a sugestão de Jesus, quanto a termos altas prioridades? (Ele disse que nossa vida e saúde são mais importantes do que comida ou roupas.)

1. Por que você acha que Jesus falou sobre isto, no contexto onde Deus defende nossos interesses? (Precisamos ser gratos pelo básico. Pessoas que se alimentam com comidas caras e vestem roupas de elevada qualidade, mas não têm saúde, entendem estas prioridades.)

2. O que os pássaros nos ensinam sobre o amor do Pai Celestial? (Deus garante que eles sejam alimentados. Ele Se certificará de que tenhamos o suficiente para comer.)

B. Leia Mateus 6:27. Que assunto prático Jesus acrescenta? (A preocupação não fará você ficar mais alto, mais bonito ou prolongará sua vida. Isto é bom ?)

C. Leia Mateus 6:28-30. O versículo anterior nos disse que temos que manter com clareza nossas prioridades. Aqui, Jesus estava falando sobre algo diferente. Será que Deus nos dará apenas o básico? (Não! Você quer que seus filhos tenham grandes coisas. Deus tem o mesmo desejo para você.)

D. Leia Mateus 6:31-33. Ao invés de preocupar-nos, o que deveríamos fazer? (Colocar Deus em primeiro lugar. Promover o Reino de Deus. Buscar justiça.)

V. O Filho Pródigo e uma Imagem de Deus

A. Leia Lucas 15:11-12. O que você diria se seu filho lhe pedisse isso? (Ainda não morri!)

1. O que isso diz sobre o pai?

2. Releia Mateus 7:6. O pai cometeu um erro?

a. Se você disser "sim", vamos aprender que, nesta parábola, o pai representa Deus, o Pai. Deus cometeria o mesmo erro?

B. Lucas 15:13-16. Como as coisas estavam funcionando para o filho? Seus sonhos estavam sendo realizados?

C. Leia Lucas 15:17-19. O que motivou a volta do filho? (Comida.)

D. Leia Lucas 15:20. Coloque-se no lugar do pai. Você teria a mesma reação? E se você soubesse que o motivo de seu filho, para voltar, era comida?

E. Lucas Lucas 15:21-24. Meu pai me ensinou a maravilhosa mistura de amor e julgamento. Existe algum julgamento, aqui? (Não. Nenhum.)

1. Como tratamos aqueles que estão se voltando para Deus?

F. Leia Lucas 15:25-28. A quem o irmão mais velho representa? (Nós - aqueles que, fielmente, obedecem a Deus.)

G. Leia Lucas 15:29-30. O que você acha da atitude do irmão mais velho, para com seu pai?

1. Alguma vez você já pensou: "Eu gostaria de ser como o ladrão na cruz: fazer o que quero e, no último minuto, arrepender-me e ser salvo"?

2. Qual é o problema com este tipo de atitude? (No último trimestre, aprendemos que Deus nos deu Sua lei porque Ele nos ama e quer manter-nos fora de problemas. Nós precisamos confiar em Deus. O filho mais velho invejava o filho mais novo. Ele achava que, vivendo com seu pai, sua vida não era nada, além de escravidão.)

H. Qual a semelhança entre o filho mais novo e o filho mais velho? ( Ambos pareciam motivados pelo que eles poderiam obter a partir de seu pai.)

1. O que isso nos ensina, sobre nosso Pai Celestial? (Ele nos ama, mesmo que nossos motivos não estejam, ainda, corretos!)

I. Amigo, você já viu tão grande amor? Estamos longe da perfeição. Como Filipe, nós não entendemos. Como os irmãos, temos os motivos errados. Jesus disse que nosso amor, por nossos filhos é apenas o ponto de partida, para compreender o amor de Deus, o Pai, por nós. Você vai responder a este amor, hoje? Você vai aceitar o sacrifício de Jesus em seu favor, e confiar em Deus, com sua vida?

VI. Próxima semana: "O Filho".

Tradução: Denise de Mesquita

=============================

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras pertencem à Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

==============================






 
 









 

Nenhum comentário: