sexta-feira, 18 de julho de 2014

Lição 04 - Salvação


(João 3 e 8)
 
 
Introdução: Sem dúvida, você tem opiniões sobre muitas coisas. Sei o que digo. Em algumas questões, acho que minha opinião é importante, porque conheço muito sobre determinados assuntos. Em outras questões, sei muito pouco e quero aprender mais, com aqueles que estão bem informados sobre o assunto. Em muitas questões, o que eu acho, realmente, não importa. Em algumas questões, minha opinião pode mudar as coisas. Qual é a questão mais importante sobre a qual nós podemos ter uma opinião? Acho que é a questão sobre a vida eterna. Quem está mais informado sobre este assunto? Jesus! O que Ele fez, mudou o curso da história da humanidade. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e aprender mais sobre a opinião de Jesus, acerca da salvação!
 
I.          Fonte de Salvação
 
A.        Leia João 8:12.  “Luz da vida.” Que grande frase! O que você acha que ela significa?
 
1.         Normalmente, qual é a vantagem da luz? (Você pode ver o que está fazendo. Acho que “luz da vida” significa que Jesus compartilha conosco o que está fazendo. Seguir Jesus nos dá o segredo de uma vida melhor.)
 
B.         Leia João 8:13. Que tipo de objeção foi esta? (Esta é a objeção de um advogado.)
 
1.         O que os fariseus estavam salientando? (Uma pessoa é motivada a inclinar a verdade, para favorecer a si mesma. Num tribunal americano, isto seria motivo para argumentar uma idéia preconcebida, mas não invalidaria o testemunho pessoal.)
 
C.         Leia João 8:14. Qual foi o argumento de Jesus sobre a validade de Seu testemunho? (Ele disse que tinha informações, em primeira mão, sobre quem Ele era. Os fariseus não sabiam nada sobre o assunto. Jesus tinha a opinião mais informada.)
 
D.        Leia João 8:15-18. Que outro argumento Jesus utiliza para defender a validade de Seu testemunho? (Ele tinha duas testemunhas: Seu Pai e Ele mesmo.)
 
1.         Leia Deuteronômio 17:6 e Deuteronômio 19:15. Esta é uma regra legal, que foi citada pelos fariseus. Que problema você vê, para o testemunho de Jesus, com respeito a aplicação desta regra? (Esta é uma regra para confirmar a condenação de criminosos, particularmente, quando a morte é a pena.)
 
a.         O que isso diz, sobre o ponto de vista dos fariseus, acerca dos ensinos de Jesus? ( Ou eles estavam deturpando a regra legal, ou eles entenderam que Jesus estava ensinando sobre assuntos muito importantes – questões de vida e morte.)
 
 
E.         Leia João 8:21-24. Sobre o que Jesus estava ensinando? (Ele estava ensinado assuntos de vida e morte.)
 
1.         Qual é o coração de nossa salvação? (Acreditar que Jesus é Deus. Acreditar que Jesus é divino.  Acreditar que Jesus pode remover nossos pecados.)
 
F.         Leia João 8:25-26. Você acha que- “quem é você?”- foi uma pergunta séria?
 
G.        Leia João 8:27-30. O que isso diz sobre o estado de espírito dos ouvintes? (Eles não entenderam, claramente, o que Jesus estava lhes dizendo.)
 
1.         Como a crucificação de Jesus (“ser levantado”) os ajudaria a entender Sua natureza divina? A questão não ficou confusa? (A verdade começaria a aparecer para eles, assim eles veriam Sua crucifixão e se lembrariam do que Ele havia dito. Mais importante, isto chega ao coração da salvação. O cordeiro sacrificial, no serviço do santuário, representava Jesus. Foi a vida, morte e ressurreição de Jesus que, como Ele, claramente, declarou (João 8:24), é o único caminho para a vida eterna.)
 
H.        Leia João 8:31-33. Você já participou de um debate em que a pessoa do outro lado estava, seriamente, enganada? (Os decendentes de Abraão haviam sido levados cativos pelos babilônios e, naquela época, eles estavam sujeitos às regras dos romanos.)
 
1.         A que tipo de escravidão (“a verdade vos libertará”) você acha que Jesus estava se referindo?
 
I.          Leia João 8:34-36. Jesus deixou claro, aqui, que Ele estava falando sobre a escravidão do pecado. Porém, Ele continua falando sobre escravos, filhos e ser membro permanente na família. Isso levanta várias questões:
 
1.         Sobre qual família Ele estava falando?
 
2.         O que o pecado tem a ver com ser filho, nesta família?
 
3.         Por que o pecado controla quanto tempo você permanece como membro desta família?
 
J.          Leia Romanos 6:23. O que o pecado trouxe? (A morte. O escravo do pecado não fará parte da família de Deus. O escravo fica livre da pena do pecado e torna-se um membro permanente da família de Deus.)
 
1.         Quando iremos assegurar um lugar permanente na família de Deus? (Quando aceitarmos a luz da verdade: Jesus é o único caminho para sermos salvos e entrarmos na vida eterna.)
 
K.        Leia João 8:37-38. Que afirmação Jesus estava fazendo? (Que Ele havia estado na presença de Deus, o Pai. Essa é uma clara reivindicação de ser o Messias.)
 
1.         Quem é o pai dos que matam aqueles que discordam, teologicamente, deles? (Satanás.)
 
 
L.         Leia João 8:39-41. Estes líderes religiosos sabiam sobre Jesus? (Sim. Observe o insulto: “não somos filhos ilegítimos”. Eles estavam falando sobre a humanidade de Jesus. Suponho que eles não apreciaram a afirmação de Jesus, de que eles eram filhos de satanás.)
 
M.        Leia João 8:42-47. Você acha que Jesus foi claro naquilo que Ele estava falando? Você entende isto? (Jesus, inequivocadamente, disse que “Deus, o Pai, enviou-Me, para compartilhar a verdade da salvação com você”.)
 
1.         Você já esteve num debate com um pagão, que parece ser incapaz de pensar claramente, e que não consegue compreender a verdade mais básica?
 
N.        Leia João 8:48-51 e João 8:58-59. Qual é a reivindicação de Jeus? (Leia Êxodo 3:14. Jesus estava, inequivocadamente, dizendo que “Ele é Deus” – e os ouvintes entenderam, exatamente, o que Ele estava dizendo, porque eles apanharam pedras para apedrejá-lO, por ter dito isto. Jesus nos diz que se nós guardarmos Sua palavra, a palavra de que Ele é o Deus que morreu por nós, “nunca veremos a morte”.)
 
II.         Motivo da Salvação
 
A.        Nicodemus, um importante líder religioso, e Jesus estavam conversando. Vamos ouvir, lendo João 3:13-15. Por que Jesus Se compararia com a serpente que Moisés levantou no deserto?
 
B.         Vamos considerar esta hitória. Leia Números 21:4-5. O que você acha das queixas do povo?
 
C.         Leia Números 21:6-9. Qual foi a chave para sobreviver às picadas das serpentes? (Olhar para a serpente.)
 
1.         Qual é a lógica disto? (Acho que isto representava que o povo olhasse para seus pecados e suas consequências.)
 
2.         Como isto se compara com Jesus sendo levantado na cruz? (Quando consideramos a agonia da crucifixão de Jesus, olhamos para nossos pecados e suas consequências. É uma visão sóbria.)
 
D.        Leia João 3:16. Por que Deus, o Pai, e Jesus, o Filho, passaram por algo tão terrível, por nós? (Ele nos amou!)
 
E.         Leia João 3:17. Sinto-me, terrivelmente, condenado e culpado, quando considero o que meu pecado fez para Jesus. É assim que Jesus quer que eu reaja? (A questão não é, simplesmente, fazer-nos sentir mal. A questão é que a morte de Jesus me salva do meu pecado. Assim como olhar para a serpente, no deserto, salvou o povo da morte certa, por envenenemento, assim Jesus nos salva da morte certa, por causa do pecado.)
 
F.         Leia João 3:18. Qual é a chave para a salvação? (Crer em Jesus. Considere quantas vezes temos lido esta mesma declaração, nos vários textos bíblicos que temos estudado nesta lição.)
 
G.        Leia João 3:19-21. Lembra que iniciamos este estudo com a discussão sobre a luz? (João 8:12). Por que alguém rejeitaria a oferta de Jesus para a vida eterna? Por que alguém que tivesse sido mordido pela serpente, não olharia para ela? (Nós não queremos deixar nossos pecados. Nós não queremos viver com transparência.)
 
 
H.        Amigo, Jesus é o único caminho para a vida eterna. É um dom gratuito. Você vai pedir para o Espírito Santo lhe ajudar a querer viver na luz, enfrentar o pecado de sua vida e aceitar o dom gratuito da salvação de Jesus?
 
III.       Próxima semana: “Como Ser Salvo”
 
Tradução: Denise de Mesquita

=============================
Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras pertencem à Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"
==============================




 



 

Nenhum comentário: