sábado, 5 de julho de 2014

Lição 02 – O Filho

(Lucas 5, Daniel 7, Mateus 4, 8, 16 e 17)

 
Introdução: Quem é Jesus? Esta é a pergunta mais importante da vida. Lembre-se, em nossa discussão, na última semana, Tomé ficou preocupado, porque não sabia a direção para o lugar ao qual Jesus estava preparando para ele, no céu? Jesus explicou para Tomé que Ele não estava falando de um mapa. Ele estava falando de teologia. Em João 14:5-6, Jesus explica que Ele é o único caminho para o céu. Como Tomé, isto é algo que queremos estar cientes de que vamos acertar! Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e aprender mais sobre Jesus!


I. Ratos de Telhado

A. Leia Lucas 5:17. O que isso sugere, quanto ao que os mestres religiosos haviam estabelecido, acerca do que eles pensavam de Jesus? (Valeu a pena o esforço de viajar para ouvir Jesus. Ele era alguém cujos ensinos eram dignos de consideração.)

1. O que aprendemos sobre o poder de Jesus para curar? (Parece que o poder de cura não estava presente em todos os momentos. Jesus curava através do poder de Deus, que era quem determinava quando este poder estaria presente.)

a. O que isso sugere sobre nossas tentativas para curar amigos e familiares doentes? (O poder vem do Espírito Santo e, nem sempre Ele está presente. Deus é soberano em tudo.)

B. Leia Lucas 5:18-19. Finja que você era um dos amigos que estava carregando seu amigo tetraplégico, para ser curado. Um multidão havia chegado lá, antes de você. O que você faria? (Voltaria num outro dia e chegaria mais cedo.)

1. Que tipo de pessoa pensa em subir no telhado, arrancar as telhas para fazer uma abertura, e descer um amigo, bem em frente a Jesus?

2. Se você estivesse falando, você apreciaria receber esses personagens que estavam criando tamanha distração? Ninguém havia lhes ensinado boas maneiras? E quanto a ter respeito pela propriedade dos outros?

C. Leia Lucas 5:20. O que Jesus viu? (Sua fé.)

 
1. Contemple isso por um momento. Não sei o costume da época, mas acredito que esses caras estavam violando todo tipo de regras de conduta pessoal e de respeito à propriedade privada. O que isso nos ensina, quanto a todas as coisas ruins as quais Jesus poderia ter observado sobre eles. Ele viu sua fé?

a. A propósito, a qual fé Jesus estava se referindo?

2. Jesus disse: "homem, os seus pecados estão perdoados." O que você acha: isso é o que os amigos estavam esperando ouvir? (Meu palpite é que eles estavam esperando que seu amigo fosse curado de sua deficiência.)

D. Leia Lucas 5:21. Acontece que esta não foi, absolutamente, uma resposta muito popular. Que problemas os líderes religiosos estabeleceram aqui? (Eles acreditavam que somente Deus poderia perdoar pecados.)

1. Você concorda?

2. Jesus, obviamente, não é estúpido. Por que você acha que Ele deu esta resposta tão impopular?(Jesus quis que os líderes religiosos estabelecessem considerar que Ele era o Messias.)

E. Leia Lucas 5:22-25. O que os líderes religiosos pensaram, quanto a Jesus conhecer seus pensamentos?

1. Qual foi a resposta, para a pergunta de Jesus, sobre o que seria mais fácil? (Fácil seria dizer uma ou outra (embora ao dar a primeira resposta, iria sujeitá-lo à pena de morte; veja Levítico 24: 13-16) mas, provar que havia curado alguém era muito mais difícl.)

2. Que ponto relevante Jesus estava tornando para o grupo? (Que Ele era o Messias. Ele tinha autoridade, na terra, para perdoar pecados. Pelo que os líderes religiosos entendiam, somente Deus tinha esta autoridade.)

F. Leia Lucas 5:26. O que você acha que as pessoas concluíram com isso? Será que elas pensavam que Jesus era o Messias?

1. Existem muitas pessoas, biblicamente analfabetas, andando por aí, dizendo:"Acho que Jesus foi um bom homem e um grande mestre, mas não acredito que Ele seja Deus." Depois de ler essa história, qual é sua resposta para este tipo de declaração? (Jesus afirmou ser Deus. Pessoas boas mentem? Elas fazem falsas alegações? Geralmente, as pessoas que pensam ser deus, são pessoas lunáticas. Jesus estava certo ou Ele era uma fraude.)

II. O Filho do Homem

A. Leia Mateus 20:25-28. Quem era o "Filho do Homem", ao qual Jesus estava se referindo? (Ele mesmo.)

1. Se Jesus queria que Seus seguidores acreditassem que Ele era o Messias, por que Ele Se chamaria de "Filho do Homem", em lugar de "Filho de Deus"? (Leia João 8:58-59. Lembra-se da lei da blasfêmia, referenciada anteriormente? Quando Jesus, claramente, fez a afirmação de ser Deus ("Eu sou"), as pessoas decidiram fazer cumprir a lei da blasfêmia, apedrejando-O. Jesus tinha um problema estratégico. Ele precisava dizer às pessoas que Ele era o Messias, ainda que isto O levasse a uma morte prematura.)

 
B. Leia Daniel 7:13-14. O que está sendo retratado na visão de Daniel? (A Segunda Vinda. O Messias vindo em poder, para levar Seus seguidores para o céu.)

1. Que nome é dado ao Messias, aqui? ("Filho do Homem." Daniel disse: "semelhante a um filho de um homem.")

2. Por que você acha que Jesus chama a Si mesmo de "Filho do Homem", todo o tempo? (Esta foi Sua forma astuta de dizer: "Eu sou o Messias, sem ter a multidão pegando pedras, para jogá-las em Seu caminho.)

III. O Testemunho de satanás

A. A maioria dos americanos conhece a regra do depoimento baseado em boatos {ou suposições}. Para serem válidas, as declarações devem ser feitas no tribunal, a fim de que possam ser contra-examinadas, para testar sua veracidade. Admissões, contra interesses são uma excessão, à regra dos boatos. Existem declarações que podem prejudicar você. "Sim, cometi um assassinato" é um exemplo. Elas são consideradas como afirmações verdadeiras porque você, normalmente, não admite algo que poderia lhe prejudicar. Vamos ler Mateus 4:1-4. Satanás estava admitindo que Jesus é o Filho de Deus? (Não. Mas, é muito interessante que satanás peça que Ele prove que é o Filho de Deus. Ele prepara o cenário para as próximas tentações.)

B. Leia Mateus 4:8-10. Será que satanás faz esta oferta para você? Será que ele a faz para alguém que você conhece? Ele faria esta oferta para um carpinteiro ou para um mestre da Bíblia? (Por que satanás doaria todos os seus bens? Você, certamente, só faria esta oferta se estivesse recebendo algo de grande valor em troca.)

1. O que satanás estava esperando obter deste acordo? (Pelo fato de satanás ter feito esta oferta, ele estava admitindo que Jesus não era somente uma pessoa comum. Se Jesus era Deus, faria sentido oferecer este negócio porque satanás poderia, então, ser "maior" do que Deus. Acho que isto fez satanás admitir que Jesus é Deus.)

C. Leia Mateus 8:28-29. O que estes dois homens endemoninhados admitiram? (Que Jesus é o Filho de Deus, e que Ele irá derrotá-los no futuro!)

D. Leia Mateus 8:30-31. Quem estava falando nessa história: o homem ou os demônios? (Isto torna claro que eram os demônios que admitiram que Jesus era o Messias e que Ele triunfaria.)

IV. O Testemunho do Pai.

A. Leia Mateus 17:1-3. Quem eram Moisés e Elias? (Sabemos que estas eram figuras de destaque do Velho Testamento e que foram para o céu. Veja 2 Reis 2:11 e Judas 9.)

1. O que isso sugere sobre a natureza de Jesus?

B. Leia Mateus 17:5-6. Quem falou? (Deus, o Pai, no céu. Ele estava dizendo que Se agradava de "Meu Filho.")

V. O Seu Testemunho

 
A. Leia Mateus 16:13-14. O que você acha destas respostas? (Elas mostram que as pessoas achavam que Jesus era especial.)

B. Leia Mateus 16:15-16. Como você responde a esta pergunta?

C. Amigo, a pergunta que Jesus colocou para Seus discípulos é a pergunta para você, hoje. Você acredita que Jesus é o Filho do Deus vivo? Como Tomé havia dito, essa é a chave para o céu. Você vai aceitar esta chave, hoje?

VI. Próxima semana: "O Espírito Santo"


Tradução: Denise de Mesquita

=============================
Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras pertencem à Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"


==============================

Nenhum comentário: