domingo, 27 de julho de 2014

Lição 05 - Como Ser Salvo


(João 16, 1 João 2, Marcos 16, Mateus 22)


 


 

Introdução: Nas nossas duas últimas lições, discutimos o poder do Espírito Santo, a graça e a salvação. Isto, logicamente, nos leva para o estudo desta semana. Qual seria sua resposta, se alguém lhe perguntasse: Como posso ser salvo? Há muitos anos atrás, um colega na minha classe da Escola Sabatina, perguntou-me se ele estaria salvo. Eu lhe disse que tinha certeza de que ele estava salvo, uma vez que ele conhecia o evangelho e entendia sobre a graça. Entretanto, quando mais tarde, analisei nossa conversa, ocorreu-me que, com meu foco na graça, eu não lhe havia sugerido que se arrependesse dos seus pecados. Ele morreu, inesperadamente, pouco tempo depois. Às vezes, nossas conversas são mais importante do que percebemos. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia, para nos certificarmos de que saberemos o que dizer quando alguém nos perguntar: "Como posso ser salvo?"



 
I. Culpa

A. Leia João 16:7-8. Quando cheguei na adolescência, meu melhor amigo parecia não ter mais nenhum interesse em mim. Eu costumava vê-lo, regularmente, quando nossos caminhos se cruzavam em viagens. Depois de décadas, em que ele começou a frequentar a igreja, eu desejava falar-lhe sobre sua salvação, toda a vez que eu o via. Ele costumava dizer: Passei anos em terapia, para superar a culpa. Eu deveria responder: culpa é bom - querendo dizer que ele deveria prestar atenção a sua consciência. Minha esposa diz que a culpa é minha por não sermos mais amigos. O que você acha: é obra do Espírito Santo, somente, ajudar-nos a reconhecer nossa necessidade de arrepender-nos ou nós deveríamos estar ajudando?

1. Quão convicto você está de seu pecado? É por causa do que os outros dizem, ou o Espírito Santo é quem fala a você? (Na maior parte das vezes, sinto-me convencido do pecado, quando estou estudando a Bíblia. Mas, as palavras dos outros, também, me ajudam a ver as coisas mais claramente. Acredito que o Espírito Santo fala através da Bíblia e das outras pessoas. No entanto, sei que ninguém gosta de ser criticado. Meu amigo e eu costumávamos ser abertos e francos um com o outro, mas acho que minha esposa está certa e que eu o pressionei, duramente.)

2. Se você estivesse preocupado com a salvação dos seus amigos, dos seus colegas de trabalho, de sua família ou de seus vizinhos, o que você faria? (A regra essencial do cristianismo é o amor (Mateus 22:37-40). Acho que precisamos amar aqueles que não levam Deus a sério, e orar para que o Espírito Santo os convença da sua necessidade pela graça.)

B. Leia 1 João 1:8. Qual é o problema com esta pessoa? (Ela está se auto enganando.)

1. Isso é comum? (Leia Romanos 3:10-12 e Jeremias 17:9. Todos nós queremos nos enganar sobre o problema do nosso pecado, inclusive eu e você.)

2. O que este problema sugere sobre nós e nossa necessidade de arrependimento? (Precisamos dar uma boa e longa olhada em nosso próprios corações. Vamos olhar isto mais de perto, na próxima seção.)

II. Arrependimento

A. Leia 1 João 1:9-10. O que é necessário para o perdão do pecado? (Ao contrário de nossa inclinação natural, reconhecê-lo e confessá-lo.)

B. Leia Atos 2:37-38. O que Pedro disse para fazer, quando estivermos convictos do pecado? (Arrepender-se e ser batizado.)

1. Observe algo muito estranho. Pedro disse que você receberá o Espírito Santo depois de se arrepender. Como você explica isto? Aprendemos, anteriormente, que o Espírito Santo traz arrependimento. (Da história do Pentecostes, sabemos que o Espírito Santo já estava presente em poder. O Espírito Santo estava trabalhando com Pedro e os outros, que convenceram os ouvintes de seus pecados. Pedro estava lhes dizendo que, no futuro, eles poderiam ter o Espírito Santo, habitando neles e, como um agente ativo, conduzindo suas vidas.)

C. Leia Salmos 51:3-4. Para quem devemos confessar nossos pecados? (O rei Davi disse que nós pecamos, somente, contra Deus. Assim, a confissão é para Deus.)

D. Leia Levítico 6:1-5. Observe que isto repete a idéia de que pecar é ser infiel com Deus. Mas, o que isso sugere que devemos fazer, também? (Que precisamos fazer restituição. Há um aspecto pessoal do pecado, que exige que, na medida do possível, nós tentemos fazer as coisas da maneira certa.)

E. Leia Tiago 5:16. O que isto significa? Os textos que lemos em Salmos e Levítico declaram que nós pecamos somente contra Deus, e Tiago discorda deles? (Parece ser mais como um "grupo de apoio" à situação cristã, na qual confessamos nossas faltas e oramos uns pelos outros.)

F. Depois de ler estes textos sobre arrependimento, por que você acha que Deus nos chama ao arrependimento? Por que o arrependimento direciona para Deus? Existe uma razão prática para isto?

G. Leia João 3:19-20. Este texto sugere que não gostaríamos de confessar nossos pecados para Deus? (Por que amamos o pecado. Se confessarmos o pecado, estaremos dizendo que devemos nos afastar dele. Confessar o pecado para Deus é admitir que temos um problema - e este é o primeiro passo para nos afastarmos do pecado.)

III. Crença

A. Leia Marcos 16:15-16. Quão importante é crer? (Ela faz a diferença entre a vida e a morte.)

B. De que maneira, exatamente, precisamos crer para sermos salvos? (Leia Romanos 10:9-10. Precisamos acreditar que Jesus é nosso Senhor, que Ele morreu pelos nossos pecados, e que Ele ressuscitou para a vida eterna. Precisamos crer que Ele fez isso por nós e, se aceitarmos o que Ele tem feito por nós, morremos e ressuscitaremos nEle para a vida eterna.)

C. Se Jesus é nosso substituto, se crer nEle nos dá salvação, por que precisamos nos arrepender e confessar nossos pecados? (Não tenho trabalhado isso, completamente, em minha mente e, meus pensamentos, neste ponto, são experimentais, mas acho que isto tem muito a ver com nossa decisão de afastar-nos do pecado e voltarmo-nos para Deus. Isto não é tanto sobre simples pecados, mas trata-se de áreas de pecados em nossas vidas. Damos a Deus tudo de nossa vida.)

IV. Ilustrando a Salvação

A. Leia Mateus 22:2-3. Frequentemente, aprendemos algo mais facilmente quando está ilustrado com uma história. Sobre o que é esta história? (Ela é uma ilustração sobre o Reino do Céu.)

B. Leia Mateus 22:4-6. Por que os convidados não aceitaram o convite para esse casamento? (Eles foram indiferentes e hostis.)

1. Isto descreve o mundo, hoje?

C. Leia Mateus 22:8-10. Que tipo de pessoas acabaram por ir? (Boas e más.)

1. O que foi mais importante para estas pessoas que foram para o casamento -- o qual, como aprendemos, representa o Reino do Céu? (Que elas compareceram. Ela não foram indiferentes nem hostis, pois elas tomaram a decisão de ir.)

a. Isto é, realmente, o que se entende por arrependimento do pecado? Que decidimos nos aproximar de Deus?

b. Será que estes moradores de rua tiveram ajuda para ir? (Observe que eles foram "reunidos". Deus nos encoraja para sermos salvos.)

D. Leia Mateus 22:11. Onde você acha que os convidados conseguiram suas vestes nupciais? (Eles estavam nas ruas e devem tê-las recebido do Rei, quando foram para o casamento.)

E. Leia Mateus 22:12. Por que o homem emudeceu? (Ele não tinha desculpas. Esta é mais uma prova de que o traje de casamento foi um presente - tudo o que ele tinha a fazer era aceitá-lo!)

F. Leia Mateus 22:13-14. Depois de considerar esta história, o que você acha que Deus quis dizer com "poucos são escolhidos"? (Deus não quis dizer que poucos são convidados. Ele não quis dizer que o mérito é a base para ser escolhido, pois ambos, bons e maus, compareceram. O que Deus quis dizer é que poucos escolheram o presente gratuito do traje nupcial. Poucos aceitam o dom gratuito da justiça de Jesus.)

1. Por que você acha que é isto? (As pessoas amam o pecado mais do que amam a Deus.)

V. Liberdade

A. Leia João 8:31-32. O que acontece depois que recebemos o dom gratuito da salvação? (Permanecemos nos ensinamentos de Jesus.)

1. Por que? Pela obediência merecemos a salvação? (Não. Nosso manto da justificação é um dom gratuito. Em obediência, experimentamos a liberdade de viver bem. Experimentamos a liberdade de vivermos desprendidos da escravidão do pecado. Experimentamos a liberdade de caminhar com Deus! Tudo isto reflete nossa decisão de amar a Deus, em vez de amar o pecado.)

B. Amigo, o que você vai dizer quando alguém lhe perguntar como pode ser salvo? Que tal isto: arrependa-se dos seus pecados, aceite a vida, morte e ressurreição de Jesus, através do batismo. Aceite a justificação como um dom gratuito e Deus e, em seguida, experimente a liberdade de viver de acordo com a vontade de Deus. Se você ainda não aceitou a salvação, por que não aceitá-la agora mesmo?

VI. Próxima semana: Crescimento em Cristo




Tradução: Denise de Mesquita




*********************************

 

Direito de cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.



Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

 
 
**********************************


 

 





 

Nenhum comentário: