domingo, 9 de novembro de 2014

Lição 7 - Domando a Língua


(Tiago 3:1-12) 
Introdução: Tiago, anteriormente, nos aconselhou a estarmos prontos para ouvir e tardios para falar (Tiago 1:19), a refrear nossa língua (Tiago 1:26) e que nossas palavras serão levadas em consideração, no juízo (Tiago 2:12). Isso reflete uma declaração de Jesus, em Mateus 12:37, de que nossas palavras nos absolverão ou nos condenarão. Claramente, nossa língua é uma parte muito importante, para se viver de acordo com a vontade de Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais sobre o que ela tem a nos ensinar sobre nossas palavras!

I. Mestres

A. Leia Tiago 3:1. Qual é o motivo mais comum, que você ouve, sobre o porquê algumas pessoas não frequentam a igreja? (Alguém os insultou. Alguém decidiu “ensinar-lhes” alguma coisa, sobre como eles deveriam viver.)

1. Que advertência Tiago dá aos mestres? (Eles serão julgados com mais rigor.)

2. O que o ensino tem a ver com a língua? (Os mestres estão concentrados nos usuários da língua!)

3. O que Tiago quis dizer com “muitos de vocês não devem achar que podem ser mestres”. O que você acha que ele quis dizer com “não devem achar que podem”? (Não se assuma como mestre. Certifique-se que você tenha sido chamado para ensinar. Ensinar é um dom espiritual. Romanos 12:6-7.)

B. Veja, novamente, Tiago 3:1 e a declaração de Tiago sobre ser julgado com “maior rigor”.  Se somo salvos pela graça e, não, pela obediência à lei, sobre o que Tiago estava falando? Será que ele quis dizer que os mestres não salvos serão julgados com maior rigor?

1. É possível que ele estivesse falando sobre ser julgado pelos homens, ao invés de Deus? (Isso faz sentido para mim. Minha esposa costumava ficar triste quando alguém criticava, duramente, um de meus sermões. Eu oferecia, voluntariamente, meu tempo para pregar, ela sabia que eu havia trabalhado  duro no sermão, e ela achava que a crítica era injusta.  Eu achava que, se eu estava colocando meus pensamentos antes dos outros, eles tinham o direito de julgá-los.)

C. Leia 1 Coríntios 3:10. O que Paulo quis dizer quando chamou a si mesmo de “sábio construtor”? (Ele se referiu ao seu ensino.)

D. Leia 1 Coríntios 3:11-13. Quem são essas pessoas que constroem com ouro, palha ou algo entre os dois? ( Os mestres. O alicerce de toda doutrina cristã é Jesus. No entanto, os mestres variam, consideravelmente, a qualidade de seu ensino. A qualidade do ensino será testada pelo fogo.)

E. Leia 1 Coríntios 3:14-15. Vamos considerar esta referência ao “fogo".O que significa a obra de um mestre ser consumida no “fogo.” Seria sobre o julgamento final, que Tiago estava falando? (Certamente, é um julgamento, mas tendo a pensar que se trata de julgamento sobre o ensino, como aqueles aplicados na vida dos alunos.  Quando a dificuldade chega, o que vai fazer a diferença na vida do aluno é se o mestre construiu com ouro ou com palha.)

1. O que acontece com um mestre que “edifica com palha”? (Ele escapa! Seus alunos não poderão fazê-lo, mas o mestre, sim.)

a. Quão compatível é isto com a declaração de Tiago quanto a ser  “julgado com maior rigor”? (Certamente, isto mostra que a qualidade do ensino tem um grande impacto sobre os estudantes, assim, o julgamento será “mais rigoroso” no sentido de que terá um impacto muito maior. Entretanto, Paulo deixa-nos a sensação de que um péssimo mestre pode sobreviver, enquanto seus alunos não.)

(1) Qual é a lição para o aluno? (Teste o mestre!)

F. Leia Tiago 3:2. Tiago estava dizendo que os mestres são perfeitos? (Não. Ele disse que (incluindo a si mesmo) “todos tropeçamos”. Quando testarmos nossos mestres, deveremos manter isto em mente. Não devemos esperar que eles sejam perfeitos.)

1. Qual é o ponto acerca de ensino, tropeços e julgamento? (Os mestres irão tropeçar “de muitas maneiras”. Quando o fizermos, podemos esperar ser “julgados com maior rigor”. Todos nós sabemos que isso é verdade.)

II. A Língua

A. Leia Tiago 3:3-4. Tiago falou algo difícil de entender: sua língua é como um "freio"  ou como um “leme”. De que forma, sua língua é como um leme ou como um freio? (Uma conclusão razoável é que, aquilo que nós falamos, tem influência em como pensamos. Nossa língua dirige nosso corpo.)

1. Leia Tiago 1:15. Discutimos isso, antes, com alguns detalhes. Tiago disse que, dos maus pensamentos, surgem obras más. Isto deve significar que as más obras vêm dos maus pensamentos e, não, do mau falar. Tiago estava se contradizendo? (Certamente, Tiago estava correto ao dizer que o pecado começa na mente. Mas, parece que nossas mentes ouvem nossas palavras e  são afetadas por aquilo que dizemos. É uma via de mão dupla - nossos pensamentos influenciam o que falamos e , aquilo que falamos impacta o que pensamos.)

2. Você já ouviu alguém dizer que, se você quiser ter um bom dia, deve ser gentil com os outros e dizer coisas agradáveis para eles? (Acredito que nossa fala tem um efeito nos nossos pensamentos, assim como nosso pensamento tem efeito sobre nossa fala. Pode ser que, quando verbalizamos algo, modelamos o assunto, em nossos pensamentos, com muito mais intensidade. Assim, nossa língua desempenha um papel importante em como nós pensamos.)

B. Leia Tiago 3:5. Isto parece ser diferente da afirmação de Tiago, sobre freio e leme. O que você acha que isso diz, com respeito à língua? (As palavras podem ser um enorme problema. A “fagulha” de uma palavra “queima” sua vida.)

1. Você já experimentou isto?

C. Leia Tiago 3:6. Tiago repetiu algumas coisas que ele já havia dito até então: a língua afeta o corpo inteiro, e afeta os relacionamentos. Que outro conceito Tiago acrescentou? (Penso que ele acrescentou que os efeitos da língua, na pessoa, não são apenas temporários, pelo contrário, ela "incendeia" todo curso de sua vida)

D. Leia Tiago 3:7-8. Qual é o propósito de nos alertar sobre a língua, se não há nada que possamos fazer quanto a isto? (Uma vez que Tiago estava alertando para os terríveis perigos da nossa língua, penso que o ponto, aqui, é sugerir que avaliemos, constantemente, o que falarmos.)

III. Língua Salgada

A. Leia Tiago 3:9-10. Tiago estava apenas nos dizendo que nossa língua não pode ser domada e, aqui, está a prova disto, certo?

1. Quantos de vocês (não há necessidade de levantar a mão) podem se identificar com esses versículos? (Não tenho o hábito de xingar as pessoas (posso ficar irritado com colegas, motoristas de carro) mas sei que, nem tudo o que digo é algo que eu quereria repetir na minha classe bíblica.)

B. Leia Tiago 3:11-12. Se você, assim como eu, confessou que nossas línguas não estão sempre produzindo água doce, nós estamos condenados? (Tiago 3:8, diz que  não é possível para o homem produzir, totalmente, água doce (domar a língua). Talvez haja uma brecha legal, aqui. Tiago disse que "fontes de água salgada" não podem produzir água doce, ele não disse que uma fonte de água doce não pode produzir sal, de vez em quando.)

1. O que devemos concluir?  O que podemos fazer, especialmente, se você não gostou da minha brecha legal? (Duas coisas. Primeiro, o que é impossível para o homem é possível para Deus. Nós precisamos pedir para o Espírito Santo nos guiar, quando tivermos que falar. Segundo, acho que Tiago estava tentando nos encorajar a prestar atenção em nossa fala e reconhecer que ela reflete nossa natureza.)

C. Leia João 15:5. Assisto, semanalmente, a um pequeno estudo bíblico, do qual não sou o responsável. Estávamos discutindo algumas das declarações mais difíceis de Tiago, como Tiago 2:24, “vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé”. Um dos membros, que participa desse estudo, destacou a ilustração da videira e dos ramos, em João 15:5-8, e disse que este visual, a ajudou a entender a relação entre fé e obras. Se estamos “ligados" pela fé em Jesus, naturalmente, nós produziremos as obras. Podemos não receber os créditos pelas obras, mas elas demonstram a "ligação". O que você acha dessa ilustração?

1. Veja, novamente, Tiago 3:12. Essa é uma outra “ligação” declarada por Tiago? (Acho que sim. Tiago admitiu que não somos perfeitos e que nossas línguas são problemas difíceis. Ele disse que nossa palavras refletem nossa conexão. Ou temos uma fonte de água salgada ou uma fonte de água doce. Estamos ligados, ou não, como os ramos à videira. O que nós produzimos reflete a conexão de nossas vidas.)

D. Amigo, o que suas palavras dizem sobre você? Se você não gostou do resultado deste auto-exame, por que não pedir, agora mesmo, para o Espírito Santo entrar em sua vida e reparar sua conexão com Jesus?

IV. Próxima semana: "A Humildade da Sabedoria Celestial"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: