sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Lição 8 - A Humildade da Sabedoria Celestial


(Tiago 3:13-4:10) 
Introdução: Alguma vez você disse: “essa pessoa precisa ter uma mudança nas suas atitudes?” Alguma vez você pensou que poderia melhorar suas atitudes? Em nosso estudo, nesta semana, Tiago mostra algumas reflexões práticas sobre sabedoria e as nossas atitudes. Uma vez mais, ele sugere algumas coisas que parecem incoerentes com outros textos bíblicos. Vamos decifrar esses aparentes conflitos. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender sobre atitude e sabedoria!

I. Sábio e Entendido

A. Leia Tiago 3:13. Veja a questão. O que você acha que Tiago estava esperando? Será que algumas pessoas levantariam suas mãos e diriam, “Sim, esse sou eu. Sou sábio e entendido”. (Conheço pessoas que, penso eu, poderiam levantar suas mãos. Mas, minha idéia é que Tiago fez a pergunta para nos levar a raciocinar: “Como podemos nos tornar sábios e entendidos?” O que significa ser sábio e entendido?)

B. Veja, novamente, Tiago 3:13 mas, ao mesmo tempo, verifique a resposta de Tiago para a pergunta. Isso é apenas mais uma, do mesmo Tiago: nossas obras provam nossa fé? (Sim, é mais uma, mas, também, se abre para uma discussão sobre o que significa ser sábio e entendido.)

C. Leia Tiago 3:14-15. A inveja e a ambição são válidas se não forem "amargas" e "egoístas"? (Inveja e ambição nos motivam a levantar e fazer algo. Mas, você pode cruzar a linha. Amargo soa como conflito e, na versão grega, por detrás da palavra traduzida como “ambição”, há um elemento de "confusão".)

1. Por que alguém iria gabar-se por ser um amargo invejoso e um ambicioso egoísta? (Nós vemos isso o tempo todo. Essencialmente a pessoa diz: “Vou batalhar para chegar ao topo”.)

a. Tiago também menciona “nem neguem a verdade”. Que “verdade” está sendo negada? (A verdade de que nós estamos, de fato, abrigando uma amarga inveja e ambição egoísta.)

2. Espere um minuto! Tiago chama a "sabedoria" de “inveja amarga" e "ambição egoísta".  Qual foi a pergunta inicial de Tiago? (“Quem é sábio e entendido?”)

D. Releia Tiago 3:13-15. Tiago estava comparando duas visões de sabedoria? (Sim. A sabedoria de Deus demonstra o bom proceder e obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. A sabedoria de satanás exibe atitudes de inveja amarga e ambição egoísta.)

1. Por que Tiago comparou as duas? (Ele queria que escolhêssemos a sabedoria correta, a sabedoria que vem de Deus.)

E. Leia Tiago 3:16. Que tipo de vida produz a sabedoria de satanás? (“Confusão e todo tipo de mal.” Isso nos motiva a buscar a sabedoria de Deus.)

F. Leia Tiago 3:17. Temos o problema de “o que vem antes?” Essas atitudes são o resultado da sabedoria que vem do alto (muito parecidas com confusão e todo tipo de mal, resultado da má prática da sabedoria de satanás) ou Tiago estava descrevendo os tipos de postura que precisamos cultivar, para obter a sabedoria que vem do alto? (Que tal uma terceira resposta: acho que é um teste. Como você pode mostrar sabedoria que vem do alto? Parece com isso: pura, pacífica, sincera, imparcial, cheia de misericórdia, de boas obras, compreensiva e de procedimento amável.)

G. Leia Tiago 3:18. Por que você acha que Tiago destacou “pacificadores”? “Paz” é apenas uma das atitudes resultantes da sabedoria de Deus, por que destacá-la? (Aposto que você concorda com Tiago: ter alguém em sua vida que incentive a paz, ao invés de problemas, é muito importante. A paz traz colheita de justiça.)

II. Agitadores

A. Leia Tiago 4:1–2. Veja a pergunta de Tiago: “De onde vêm as guerras?” O que você acha da resposta dele? (Parece correta. Nós fazemos guerra, porque achamos que deveríamos ter algo que não possuímos.)

1. Vamos considerar isto, em conexão com a sabedoria de satanás. O que inclina as pessoas, em direção à sabedoria de satanás? (Suas próprias opiniões de que estão sendo privadas de alguma coisa. Isso surge por causa de inveja amarga e da ambição egoísta. O resultado é a cobiça, as lutas, as guerras e a morte.)

2. Qual é a solução para esses graves problemas? (Pedir a Deus por essas coisas que cobiçamos.)

B. Leia Tiago 4:3. Tiago, apenas, sugeriu para pedirmos a Deus, quando nos sentirmos privados de algo. Agora, ele limita nossa capacidade para pedir. O que você acha do limite que Tiago propõe? 

1. Quantas coisas você pede a Deus, que envolvem seu próprio prazer?

2. Leia Mateus 7:9-11. Vocês presenteiam seus filhos com coisas boas, que lhes dão prazer?

a. Você quer dar ao seu filho um presente do qual ele não vai gostar?

(1) Se você disse: “Não, quero que meu filho desfrute do presente que eu lhe der”, sobre o que Tiago estava falando? (Desconfio que isso tem a ver com o que se entende por "bons" presentes e a que tipo de prazer Tiago estava se referindo.)

C. Leia Tiago 4:4-5. Tiago passou para um assunto diferente?

1. Se você disse “não”, o que isso tem a ver com a sabedoria de Deus - a sabedoria que pede pelas coisas certas? (Não acho que Tiago tenha mudado de assunto. Em vez disso, ele disse que, aquilo que nos traz prazer, se transforma naquilo que temos como amigo. Se tivermos uma atitude "do mundo", iremos sempre cobiçar (invejar, intensamente), o que causará infelicidade, lutas e guerras, em nossas vidas. Não devemos esperar que Deus preencha o buraco criado por essa inveja. Se Deus fizesse isso, Ele estaria incentivando algo errado.)

III. A Cura

A. Leia Tiago 4:6. Qual é a cura para a sabedoria de satanás, que tem como resultado a inveja e os problemas? (Graça. Deus oferece Seu Santo Espírito para converter os nossos corações. Precisamos colocar nosso orgulho de lado e reconhecer que necessitamos da graça.)

B. Leia Tiago 4:7-8. Você gostaria de ter uma vida mais tranquila? Que passos práticos Tiago prescreveu? ( Submeter-se a Deus e resistir ao diabo.)

1. Quando Tiago disse para “limpar” nossas mãos e “purificar” nossos corações, ele estava defendendo uma boa higiene? (Nossas mãos representam o que nós fazemos, e nossos corações representam o que pensamos.)

a. Tiago estava defendendo as obras? (Note que Tiago introduz isso dizendo “aproximem-se de Deus” e Deus “se aproximará de vocês”. Entendo isso como graça.)

C. Leia Tiago 4:9. Isso é sabedoria de Deus: entristecer-se, lamentar, chorar e ficar melancólico? Essas atitudes e práticas devem tornar atraente o cristianismo!

1. Leia João 15:9-11 e Gálatas 5:22. Jesus nos disse que obediência traz alegria. Paulo nos disse que o Espírito Santo, habitando em nós, traz alegria. Tiago saiu pela tangente? Esta é uma questão séria, porque tenho ouvido os assim chamados cristãos, defendendo atitudes de tristeza e de lamentação. (Veja o contexto. Tiago dava conselhos para aqueles que estavam vindo do lado sombrio. Pessoas que precisavam mudar suas atitudes e suas ações. Assim, acho que Tiago estava dizendo para encararmos com seriedade os nossos pecados. Lamentar e chorar por nossas vidas de pecado. Uma vez que levamos esses pecados a Deus, para que Ele nos perdoe, então, a alegria é um dos dons do Espírito Santo, ao habitar em nós.)

D. Leia Tiago 4:10. Por que tipo de humildade Tiago estava pedindo? (Veja o contexto, novamente. Humildade é submeter-se aos desejos de Deus para sua vida. Se tomarmos esta postura, Deus “nos exaltará”.)

1. Isso se parece com o conselho sobre tristeza e alegria? (Isso é um paralelo exato. A tristeza por seus pecados traz alegria para o futuro. Humilhar sua vontade, diante de Deus, traz glória para o futuro.)  

E. Vamos supor que você esteja aconselhando os jovens. Você exporia os dois caminhos alternativos e os incentivaria a seguir o caminho da sabedoria de Deus? (Pergunte-lhes que tipo de vida eles querem ter. Eles querem ser, constantemente, invejosos e amargos, por causa do sucesso daqueles que estão a sua volta? Será que eles querem ter, como componentes habituais da vida, a desordem, as lutas e as guerras? Se eles preferem a paz, a satisfação e a honra, então eles precisam decidir pelo caminho e pelas atitudes de Deus.)

F. Amigo, e quanto a você? Como está sua vida? Como estão sua atitudes? Veja, novamente, Tiago 3:17 e observe se a sabedoria, em sua vida, está assim. Caso contrário, por que não pedir para o Espírito Santo transformar suas atitudes e dar a você a sabedoria de Deus?

IV. Próxima semana: Legislador e Juiz. 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: