domingo, 23 de novembro de 2014

Lição 9 – Legislador e Juiz


(Tiago 4:11-17) 
Introdução: Há duas semanas, aprendemos, em Tiago, quão terríveis danos nossas línguas podem causar. Você já criticou alguém?  Sei que eu já. Tivemos, na igreja, uma pessoa idosa que, ao mesmo tempo em que trazia novos membros para a igreja, ela insultava os membros atuais. Parecia que ela trazia uns e expulsava outros. Quando discuti sobre suas ofensas (acho que ela me insultou, na época), ela me disse que era tal como ela gostaria. É assim que nós somos? Talvez isto seja reflexo de um problema mais sério, quanto a nossa maneira de pensar, de que somos superiores e que as outras pessoas deveriam conformar-se com nossos pontos de vista. Nesta semana, veremos o que Tiago escreveu sobre julgar e gabar-se acerca do futuro. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. Julgando

A. Leia Tiago 4:11. Tiago disse que julgar um irmão cristão é o mesmo que julgar a lei. Numa outra parte (Tiago 1:25), Tiago se refere à “lei perfeita”. Os cristãos são perfeitos?  Se não são, então, sobre o que Tiago estava falando?

1. De que forma julgar um irmão é o mesmo que julgar a lei?

B. Leia 1 Coríntios 6:2-4.  Paulo nos disse que haveremos de julgar os anjos. Isto quer dizer que Tiago e Paulo estão em discordância?

C. Vamos ver, novamente, Tiago 4:11 e adicionar Tiago 4:12. De acordo com o que Tiago disse, quem é o Juiz? (Jesus.)

1. Se Jesus é o Juiz, isso sugere que o problema é como julgamos? (Nós estamos usurpando a autoridade de Deus.)

2. Note que Tiago disse que esse Juiz é, também, o ”Legislador”. O que tem a ver o fato de que Deus nos deu a lei, com o nosso julgamento com relação aos irmãos? (Tiago 4:11 usou o termo “falar mal ” {dos irmãos}, sugerindo que julgamos injustamente. Quando Tiago disse que existe apenas um Legislador, acho que ele quis dizer que, quando criamos nosso padrão de julgamento, usurpamos o papel de Deus, como Legislador.)

D. Temos dois pontos, em Tiago: 1) quando julgamos nossos irmãos, usurpamos o papel de Deus como Juiz; e, 2) quando criamos nossos próprios padrões de julgamento, usurpamos o papel de Deus como Legislador. Como explicar a afirmação de Paulo, em 1 Coríntios 6:2-4, onde ele disse que seremos juízes? (Leia 1 Coríntios 6:1. Isso nos dá o contexto. Paulo disse que, quando se trata de disputa entre crentes, nós podemos (e devemos), como igreja, nomear juízes que irão resolver a disputa.)

E. Leia 1 Coríntios 5:1-3. Aqui, qual era a visão de Paulo acerca do julgamento daqueles crentes? (Que eles tinham uma obrigação, inquestionável, de fazê-lo. Paulo disse que ele já havia julgado tal situação e, assim, ele criticava os crentes por não terem, ainda, julgado aquele homem e o colocado para fora da igreja.)

1. Essa situação é como a anterior, na qual os membros da igreja resolvem (julgam) as questões entre irmãos? (Não. Essa parece uma situação mais próxima da qual Tiago escrevera.)

F. Paulo e Tiago estavam, irremediavelmente, discordando com relação ao ponto de julgamento? 

1. Se não estavam, que diferenças importantes você encontra nestes textos bíblicos, sobre a questão do julgamento? (Primeiro, Tiago começou descrevendo julgamento como “falar mal”{dos irmãos}. Isso sugere um julgamento inapropriado. Segundo, Paulo pareceu referir-se aos juízes oficiais, nomeados pela igreja. A igreja tem obrigação de julgar. Tiago tinha na mira os juízes não oficiais, que usam seus próprios e falsos padrões tomando, assim, o lugar de Deus, tanto no seus julgamentos, quanto na criação de seus próprios padrões.)

G. Como a igreja lida com suas avaliações oficiais? Por exemplo, quando eu era Ancião e Pastor Leigo, em minha igreja, lembro de ter arrastado uma autoridade superior para visitar um membro que estava envolvido em adultério (nenhum outro pecado parecia requerer uma visita). A pessoa a qual eu estava visitando disse que “aquilo não era da minha conta e quem era eu para julgar?” Eu odiava esse tipo de visitação. Nossa mensagem para os membros desviados era a correção, a renúncia ou a saída, votada pela igreja. O que você acha que Tiago diria sobre este tipo de visita?  O que você acha que Paulo diria?

1. Recentemente, a igreja teve um par de casos, com perfil bastante elevado de adultério e, a meu ver (não sou mais o Pastor Leigo), nada oficial foi feito. Com certeza, ninguém me pediu para fazer as visitas. Você acha que a abordagem é melhor do que visitar e intimidar? (Francamente, a única diferença no resultado, que eu poderia identificar foi que, uma visita feita ao cônjuge rejeitado, fê-lo sentir-se justificado. Nos casos mais recentes, cônjuges desprezados, prontamente se divorciaram e casaram, novamente. Aquilo pareceu como uma poderosa lição prática, no sentido de impor a disciplina na igreja.)

2. Veja, novamente, 1 Coríntios 5:1-2. Qual é o problema mais importante, aqui? (A igreja deixa um mau exemplo para o mundo. Os membros da igreja ficam “orgulhosos” do pecado.)

3. O que isso acrescenta ao nosso pensamento, acerca da disciplina oficial da igreja? (Considerando Tiago e Paulo, acho que a disciplina oficial da igreja, em suma, é apropriada. Ao mesmo tempo, ela parece ser exigida, somente, quando alguns incentivam o pecado e, o pecado leva ao mau exemplo, ou envergonha a igreja, diante do mundo.)

II. Gabando-se!

A. Leia Tiago 4:13-14. Você tem um plano para amanhã?  Que tal para o próximo ano? (Eu tenho datas agendadas e prazos que se estendem por, pelo menos, um ano à frente.)

1. Tiago estava dizendo que isto é errado? 

2. Tiago queria ganhar o prêmio de pessoa mais desorganizada?

B. Leia Lucas 13:31-33 e Lucas 14:28-30. O que estes textos sugerem sobre organização e planos para amanhã? (Eles apoiam a idéia.)

C. Leia Mateus 6:34. O que isto diz sobre o amanhã?

D. Vamos reler Tiago 4:13-14 e acrescentar Tiago 4:15. Temos lido várias declarações sobre o amanhã e ser organizado. Que traço comum da verdade você pode encontrar nestes textos que apoiam Tiago? (Planejar é bom. Mas, precisamos confiar em Deus. Precisamos deixar de lado as preocupações e a autoconfiança. Nossas vidas estão nas mãos de Deus. Acho que o ponto, para Tiago, é evitar sermos arrogantes, quanto ao que estaremos fazendo amanhã.)

E. Leia Tiago 4:16. Que problema Tiago assinalou, que vai além da autoconfiança? (As pessoas se gabavam das coisas que ainda não haviam feito. Elas se vangloriavam de suas futuras realizações. Como podemos nos vangloriar de um futuro que está inteiramente, nas mãos de Deus? Podemos nos vangloriar sobre nosso Deus mas, não, sobre nós mesmos.)

F. Uma das vantagens de estudar um livro da Bíblia é que o assunto é apresentado do jeito que Deus quis fazê-lo. Tiago escreveu, primeiro, sobre falar mal dos outros e, depois, ele escreveu sobre vangloriar-se sobre o futuro. No “quadro completo”, o que Tiago estava ensinando, coletivamente? (Usamos nossas línguas para menosprezar os outros e para vangloriar-nos do futuro. Ambos usurpam a autoridade de Deus. Falar mal dos outros usurpa a autoridade de Deus como Juiz e Legislador. Gabar-se sobre o futuro usurpa a autoridade que Deus tem sobre o futuro.)

III. Status Quo dos Pecados? {Status Quo, termo, em latim, que significa estado atual}
          
A. Leia Tiago 4:17. Que tipo de pecado é este? (Soa como o pecado da omissão – deixar de fazer algo que você sabe que deveria fazer.) 

1. Que conexão existe, com nossa discussão anterior, quanto ao julgar e o gabar-se sobre o amanhã? Não se parecem esses, com pecados afirmativos e, não, com pecados de omissão?

2. Leia Tiago 1:22-24. Aqui, o que Tiago nos ensinou? (Acho que Tiago 4:17 repete a instrução de Tiago 1:22-24. Tiago nos deu apenas o “espelho” no qual reconhecemos nossa atitude de julgar os outros e, nossa atitude arrogante, quanto ao futuro. Aqui, ele nos disse para fazermos algo sobre essas atitudes e, não, apenas esquecermos o que vimos.)

B. Amigo, você reconhece seus pecados nestes avisos?  Se sua tendência é julgar os outros, ou de gabar-se sobre o futuro, sem reconhecer sua dependência de Deus, por que não encarar essas atitudes, agora mesmo, e confessá-las? Peça que o Espírito Santo mantenha seus olhos no “espelho”, de modo que você continue a percorrer o caminho para uma grande justificação.

IV. Próxima semana: “Chorem e Gritem”!

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: