domingo, 12 de abril de 2015

Lição 03 - Quem é Jesus Cristo?

Lucas 4,7 e 9) 
Introdução: O debate sobre a natureza de Jesus continua. Ele era apenas um grande homem, um bom profeta, ou Ele era, totalmente, Deus e, totalmente, homem? Ele era o Messias, o Filho de Deus? Não temos dúvidas de que Lucas estava, plenamente, convencido do que ele estava escrevendo. Então, aqui, ele registrou que Gabriel e os anjos disseram que Jesus era Deus. Vamos mergulhar na Bíblia e continuar a explorar o que Lucas registrou quanto ao que Jesus disse sobre Si mesmo!

I. Nazaré

A. Leia Lucas 4:14-15. Que tipo de prestígio Jesus desfrutava? (“Todos O elogiavam.”)

B. Leia Lucas 4:16-21. O que Jesus quis dizer com “se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”? (A citação vem de Isaías 61:1-2 e Isaías 42:7. São profecias que falam de liberdade e cura. Isto sugere que Jesus veio libertar e curar o povo judeu, o que quer dizer que Ele é o Messias.)

C. Leia Lucas 4:22. Como as pessoas reagiram? (Parece que elas ficaram muito impressionadas mas, em seguida, disseram: “Esperem um minuto, não é este o filho de José, o cara que trabalhava na carpintaria?”)

D. Leia Lucas 4:23. Jesus estava lendo suas mentes? (Sim.) 

1. O que eles estavam pensando? (Logo depois do “esperem um minuto...” eles lembraram das histórias dos milagres de Jesus e, assim, ponderavam se um ou dois milagres  ajudariam a levar em consideração Sua afirmação de ser o Messias.)

E. Leia Lucas 4:24-27. Jesus iria realizar um milagre para eles? (Não!)

1. Por que não? (Em primeiro lugar, Jesus disse que eles não O aceitariam, porque sabiam que Ele havia crescido lá. Em segundo lugar, Jesus disse que Deus colocaria em prática ajudar aqueles que não eram judeus enquanto, ao mesmo tempo, os judeus precisavam de ajuda.)

a. Coloque-se no lugar dos judeus, de Nazaré. Como você reagiria a esta declaração? (Acho que me sentiria insultado. Por que não dar-me uma chance de acreditar? Por que supor que eu não acreditaria e, então, insultar-me dizendo que Deus ajudaria os não judeus?)

F. Leia Lucas 4:28-29. Você ficaria com tanta raiva, assim, aponto de ficar louco? (Não. Eu me sentiria, simplesmente, insultado - dificilmente, louco a  ponto de matar Jesus.)

1. Jesus foi criado numa cidade cheia de lunáticos  - onde as pessoas tinham problemas de administrar sua raiva? Ou você pode explicar esse comportamento? (Moisés lhes disse, em Levítico 24:16, que aqueles que estivessem envolvidos em blasfêmia deveriam ser condenados à morte. Isto mostra nossa compreensão do que Jesus estava dizendo na sinagoga. Eles entenderam que Jesus pretendia ser o Messias - a chegada do Deus que deveria salvá-los. Assim, matando Jesus (se Ele não era o Messias) foi exigido por Moisés. Lucas nos mostrou tanto o que Jesus disse, como o que a multidão entendeu.)

G. Leia Lucas 4:30. Como você pode andar no meio de uma multidão que quer matá-lo? Não é melhor começar a correr tão rápido quanto puder? (Lucas quis nos mostrar que algo extraordinário aconteceu. Jesus caminhou através da multidão como se fosse invisível.)

H. O que isto diz sobre Jesus? (Ele disse que era o Messias e Deus o protegeu logo depois.)

II. O Demônio

A. Leia Lucas 4:31-34. Por que Lucas registrou a afirmação do demônio? (Os anjos caídos de satanás conheciam Jesus, e eles sabiam que Ele era ⎨é⎬ “o Santo de Deus”.)

1. O que os demônios achavam que Jesus tinha em mente, para eles? (A destruição .)

B. Leia Lucas 4:35-37. Por que as pessoas não repararam no que o demônio disse sobre Jesus? (Elas não estavam dando crédito ao testemunho dos demônios, mas Lucas estava dizendo que tanto os anjos não caídos (Lucas 2:9-13), quanto os anjos caídos testificaram que Jesus é Deus.)

III. Os Discípulos

A. Leia Lucas 9:18? Coloque-se no lugar de Jesus. Por que você faria esta pergunta? (A parte central da missão de Jesus era fazer com que as pessoas soubessem que Ele é o Messias. Ele estava fazendo uma pesquisa sobre Seu progresso.)

B. Leia Lucas 9:19. Esta foi uma resposta encorajadora? (Eles achavam que Jesus era especial mas, não, o Messias.)

C. Leia Lucas 9:20-21. Pedro deu a resposta, exatamente, certa. Por que Jesus lhes diria para não contar isso a ninguém? (Leia Lucas 9:22. As “Imagens do Novo Testamento”, escritas pelo comentarista A.T.Robertson, nos dizem que isto ocorreu depois da multiplicação dos pães, quando foram alimentadas 5000 pessoas, onde elas tentaram torná-lO o Rei Jesus (João 6:15). Lucas 9:22 revela que Jesus tinha uma linha de tempo. Jesus tinha que preservar a balança, com cuidado, para manter Seu tempo - fazer as coisas que levassem as pessoas a acreditar, mais tarde, que Ele era ⎨é⎬ o Messias mas, ao mesmo tempo, evitar começar uma revolução, naquele momento.)

D. Leia Lucas 9:23-27. Se a multidão queria torná-lO Rei, e Jesus estava preocupado com isto, o que você acha que os discípulos queriam?

1. O que esta série de versículos falam sobre o pensamento dos discípulos? (Sem dúvida, eles queriam que Jesus fosse aclamado Rei, muito mais do que qualquer outra pessoa ali. Mas, Jesus estava lhes dizendo que era uma questão muito mais complicada - que a glória viria bem mais tarde. Em primeiro lugar, o sacrifício.)

2. Note algo muito peculiar que Jesus disse em Lucas 9:27. Jesus estava dizendo que Sua Segunda Vinda seria naquele mesmo tempo? Nós sabemos que isto não aconteceu.

IV. João Batista

A. Leia Lucas 7:17-20. Por que João Batista perguntaria uma coisa dessas? (O Comentário Bíblico de Jamieson, Fausset e Brown assinala que João Batista havia sido preso por um ano. Releia Lucas 3:4-5. Sem dúvida, João se perguntava por que Jesus não teria feito essas coisas extraordinárias - libertando-o, também, da prisão, enquanto estava atuando. Esta foi a dúvida criada.)

1. E você? Algumas vezes, tem dúvidas quando as coisas não saem como você esperaria que fossem? (Considere o que Jesus disse sobre João: “não há ninguém maior do que João” Lucas 7:28.)

B. Leia Lucas 7:21-23. O que você acha da resposta de  Jesus? Será que Ele deu uma resposta para João? (Acho que Ele respondeu para João, sem dizer, especificamente, que ele era o Messias. Ele encorajou João a “não desaparecer”, a não desanimar, porque Ele, Jesus, não estava fazendo tudo o que João esperava que Ele fizesse.)

V. A Transfiguração

A. Leia Lucas 9:28-31. Quem eram estas pessoas? (Moisés ressuscitou dentre os mortos (Judas 9) e Elias foi levado para o céu, enquanto ainda estava vivo (2 Reis 2:11). Estes são os representantes celestiais daqueles que ressuscitarão dos mortos e dos que serão trasladados vivos, na Segunda Vinda.)

1. Qual é o tema desta discussão? (O retorno de Jesus para o céu! Eles sentiram Sua falta e, sem dúvida, achavam que Jesus estava ansioso para retornar.)

B. Leia Lucas 9:32. O que Pedro, João e Tiago viram? (Releia Lucas 9:27-28. Agora, podemos entender o que Jesus predisse sobre “alguns que aqui se acham”  “verão o Reino de Deus”, ter acontecido oito dias depois! Jesus não estava falando sobre Sua Segunda Volta.)

C. Leia Lucas 9:33-34. Por que Pedro estava falando bobagem? O que aconteceu enquanto ele estava falando? (Pedro ficou impressionado diante do acontecimento e achava que precisava dizer algo, mas não sabia o que dizer. Nesse momento uma nuvem os envolveu o que foi, ao mesmo tempo, muito assustador.)

D. Leia Lucas 9:35-36. Quem é Jesus? (Lucas registrou que Deus disse que Jesus é Seu Filho!)

E. Amigo, o que você diz sobre Jesus? Nós temos o testemunho do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias. Nós temos os testemunhos dos anjos, tanto dos que não têm pecados, quanto dos que são  pecadores. Nós temos a declaração de Jesus de que Ele é o cumprimento da profecia e nós temos a afirmação de Deus de que Jesus é Seu Filho. Lucas quis que ficasse, absolutamente, evidente a sua crença de que Jesus é o filho de Deus. E quanto a você? Você vai afirmar sua fé de que Jesus é Deus?

VI. Na próxima semana: "O Chamado para o Discipulado"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: