domingo, 26 de abril de 2015

Lição 05 - Cristo como o Senhor do Sábado

(Lucas 4, 6 e 13) 
Introdução: O que você acha do Antigo Testamento? Ele está cheio de regras severas? Você acha que o Novo Testamento está mais focado no amor do que em regras? Recentemente, a controvérsia sobre os direitos homossexuais levaram-me a ler e discutir a abordagem bíblica, acerca do casamento. Você já pensou considerar que o Novo Testamento tornou mais rígidas as leis a respeito do casamento, em comparação à lei mosaica do Antigo Testamento? Veja Mateus 19:3-9. Aparece, também, em Mateus 5:27-28, leis mais rigorosas sobre adultério. Se está errado pensar que o Novo Testamento substituiu regras rígidas com amor, o que dizer do sábado? As regras acerca do sábado, no Novo Testamento, são rígidas ou foram flexibilizadas? Será que toda a questão sobre a aplicação das leis perderam o foco? Talvez Jesus estivesse, simplesmente, restaurando a aplicação original das leis. Vamos nos aprofundar no estudo de Lucas e descobrir!

I. A Colheita no Sábado 

A. Leia Lucas 6:1-2. Por que os fariseus iriam sugerir que essa atividade era ilegal? 

1. Leia Deuteronômio 23:25. Eles estavam roubando grãos? (Não. O que eles estavam fazendo era, perfeitamente, legal em qualquer outro dia que não fosse sábado. O Novo Testamento de A.T.Robertson nos diz que, “de acordo com os conceitos rabínicos”, a ação dos discípulos “foi colher, debulhar, peneirar e preparar comida, tudo ao mesmo tempo”- o que não deveria ser feito no sábado.)

2. Jesus, também, estava envolvido nessa atividade? (Não. Pelo menos não foi registrado que Ele estava envolvido.)

B. Leia Lucas 6:3-4. Se Jesus não estava envolvido, por que Ele respondeu? (Ou Jesus achava que era uma questão teológica importante ou, Ele sentia-Se responsável pelas ações de Seus discípulos.)

1. O que você acha da resposta de Jesus? Você ficaria satisfeito se um de seus filhos respondesse a você: “meus amigos fazem a mesma coisa”?

a. Ou Jesus estava dizendo algo mais?

C. Releia Lucas 6:4. Minha pergunta anterior, sobre os “outros estarem fazendo isso, também”, supõe que as ações de Davi eram ilegais. Jesus, também, parece supor que eles estavam agindo ilegalmente. Não estavam?

1. Já que estamos no tema sobre comportamento ilegal, por que Jesus não disse apenas: “Meus discípulos não estão trabalhando. Não há nada errado acontecendo aqui!” 

D. Leia Lucas 6:5. O que Jesus estava dizendo aqui?  Se Ele queria dizer algo, o que isso tinha a ver com Sua resposta anterior “os outros estão fazendo o mesmo”? (Superficialmente, isto parece ser uma afirmação completamente desconexa. Mas, pense nisto. Jesus disse que era responsável (“Senhor do Sábado”). A solicitação de Davi, a respeito do pão do templo, (1 Samuel 21) foi, completamente, sem precedentes. No entanto, serviu para promover o propósito final de Deus, para estabelecer Davi como rei. Existia uma exceção “Rei/Senhor”?)

E. Leia Oséias 6:6. O que isto acrescenta a nossa discussão, acerca de Jesus ser o Senhor do sábado e a observância adequada do sábado? (Precisamos estar focados no assunto principal - que é o reconhecimento da autoridade de Deus. Jesus era o Senhor do sábado e tinha o direito de determinar o que era lícito fazer no sábado.)

F. Precisamos observar o detalhe suplementar que encontramos em Mateus. Leia Mateus 12:5-8. Note que Jesus citou Oséias 6:6. Como você compreende o que Jesus estava ensinando? (Em primeiro lugar, Jesus disse que Ele estava no centro daquela questão, que Ele era Deus e que Seus discípulos O estavam servindo. Jesus disse que a “misericórdia” é o conceito-chave para o sábado.)

1. O que Jesus quis dizer ao rejeitar o “sacrifício”, em favor da misericórdia, nos sábados? 

2. A guarda do sábado é uma porção mais apreciável do que o sacrifício - aquelas coisas que não faremos ou desistiremos de fazer?

G. Vamos voltar à pergunta que fiz, anteriormente: por que Jesus não disse, apenas: “isso não é trabalho”? (Jesus estava chamando nossa atenção para a questão mais importante que é a misericórdia. Vamos olhar a próxima história, para entender melhor essa idéia.)


II. A Cura no Sábado 

A. Leia Lucas 6:6-7. Por que os fariseus achavam que Jesus curaria no sábado? (Eles entenderam o suficiente para saber que isso era algo que Jesus faria!)

B. Leia Lucas 6:8-9. Por que Jesus pediu que o homem com a mão atrofiada se levantasse antes dEle colocar Sua pergunta? (Jesus estava assinalando que esse era um ponto importante. Agora podemos ter certeza do porquê Jesus respondeu por Seus discípulos, na história da “colheita”, que acabamos de discutir.)

1. Considere a pergunta de Jesus. Se você fosse um fariseu inteligente, como você a responderia? (Obviamente, o bem e o mal não seria a resposta correta. Mas, quem estaria defendendo o mal?)

C. Leia Lucas 6:10-11. Alguém estava defendendo o mal? (Isto mostra que os fariseus estavam tramando, no sábado, como prejudicar Jesus.)

D. Leia João 7:21-24. Os bebês deveriam ser circuncidados no oitavo dia (Gênesis 17:12). Assim, os teólogos judeus tinham um conflito, quando o oitavo dia caísse num sábado. Jesus Se defrontava com um conflito, quando curava aos sábados? (Ele não tinha que curar no sábado. Ele poderia curar em qualquer outro dia.)

1. Então, do que Jesus estava falando? Ele não tinha um conflito defensivo, não é? (João 7:24 nos diz que Jesus via um conflito entre a visão tradicional do sábado e a Sua visão. Sua opinião era de que no sábado devia-se fazer o bem. Era para mostrar misericórdia e, não, sacrifício.)

E. Vamos contemplar essas duas histórias e o que elas nos ensinam sobre o sábado. Leia Êxodo 20:8-11. Qual é o ensinamento central sobre guardar o santo sábado? (Não trabalhar nele. A mesma regra se aplica para seus funcionários ou seus animais - não os faça trabalhar.)

1. Jesus ampliou o ensino do Velho Testamento para o sábado? 

2. Jesus o tornou mais ou menos rigoroso? (Do mesmo modo que o ensino sobre casamento e adultério, acho que Ele estava refocalizando, para nos ajudar a entender a intenção original. Ele nos mostrou que o simples descanso não era o ponto principal do sábado. O ponto principal é mostrar misericórdia.)

a. O descanso sabático é um ato de misericórdia? (Sim! Após os seis dias da criação, Deus deu o sétimo dia para o homem, como um ato de amor e misericórdia. Mas, a misericórdia abrange mais do que apenas não trabalhar. Alguns trabalhos sabáticos (Mateus 12:….5) mostram misericórdia.)

III. Entendendo  Corretamente

A. Leia Lucas 4:16. Aqui, o que Jesus estava ensinando sobre o sábado? (Aqui estava a personalização de Jesus. Estas histórias sobre o sábado mostram que Jesus não estava no processo de acabar com ele. A contínua importância do sábado é mostrada, assim como o casamento, pelo desejo de Jesus de que os homens entendam, corretamente, as regras de Deus.)

B. Leia Marcos 2:27-28. Quem é o suposto beneficiário do sábado? (O homem! Deus fez o sábado para nosso benefício. Não é alguma regra arbitrária, a fim de ver se o homem está à altura.)

C. Leia Lucas 13:10-13. Quem estava sendo glorificado? (A mulher louvava a Deus!)

1. Quem foi beneficiada com isto? (Aquela pobre mulher.)

D. Leia Lucas 13:14. Para quem essa mensagem foi dirigida? (Para aqueles que se encontravam na sinagoga, adoravam a Deus e esperavam serem curados.)

E. Leia Lucas 13:15-17. Quão importante é estar do lado correto, no ensinamento sobre o sábado? (Jesus os chamou de “hipócritas” e os “humilhou”. Conservar o foco na misericórdia é muito importante. Não devemos dizer que “todas as opiniões sobre o sábado são, igualmente, válidas”. Em vez disso, Jesus disse que elevar o sacrifício, acima da misericórdia, está errado e não é, meramente, uma variação aceitável no ensino.)

1. Vamos voltar para Davi e o pão. O que você acha que Jesus quis salientar com “outros estão fazendo isto”? (Misericórdia era o paralelo. Isto mostrava misericórdia para Davi e seus homens.)

2. O que você acha que se equivale, hoje, dar água, no sábado, ao boi ou jumento?

F. Quando considero o relato de Gênesis, sobre a criação e o sábado, meu primeiro pensamento é que o sábado celebra nosso Deus Criador. Como isto se encaixa com a idéia de misericórdia, do sábado, para com os seres humanos? (Deus nos criou! O ponto alto da semana da criação foi a criação do homem. Lembre-se que, após a crucifixão de Jesus, Ele descansou no sábado. Este é mais um ato surpreendente de misericórdia para nós.) 

G. Amigo, você demonstra uma atitude apropriada sobre o sábado? Jesus pensava que compreender o sábado, corretamente, era um assunto muito importante. Seu desejo era para um descanso que focasse na misericórdia - misericórdia que beneficiasse os homens. Você vai se decidir, hoje, a observar, corretamente, o sábado?

IV. Na próxima semana: "As Mulheres no Ministério de Jesus"


Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: