segunda-feira, 20 de abril de 2015

Lição 04 - O Chamado para o Discipulado

(Lucas 5-6, 9-10) 
Introdução: Você já fez uma viagem missionária? Falar com o vizinho sobre o evangelho é o mesmo que fazer uma viagem missionária? O que fazer se você encontrar pessoas que não querem ouvir o que você tem a dizer, acerca do evangelho?  Continuar tentando? Fazer uma apresentação mais interessante? Nosso estudo, nesta semana, mostra como Jesus chamou os discípulos e os enviou como Seus representantes. Se você quer representar Jesus, venha comigo e vamos explorar o que o Evangelho de Lucas tem a nos ensinar!

I. O Chamado

A. Leia Lucas 5:1-3. Que tipo de uso Jesus encontrou para um barco pesqueiro? (Pensamento inovador! Ele o utilizou como um palco para apresentar seus ensinamentos.)

B. Leia Lucas 5:4-5. Uma vez que Jesus pensava que um barco deveria ser usado como palco, o que Simão Pedro  pensou dos conselhos de Jesus, sobre pesca? (Ele não achava que Jesus fosse especialista. A pesca era feita à noite e eles não haviam pego nada.)

1. Por que Pedro seguiu a sugestão de Jesus? (Porque Jesus pediu-lhe que o fizesse. Se Pedro estava fazendo a vontade de Jesus, ou estava fazendo isso para mostrar-Lhe respeito, nós não sabemos.)

C. Leia Lucas 5:6-7. Jesus era um excelente pescador? 

D. Leia Lucas 5:8-10. Como Simão Pedro responderia a pergunta anterior? (Pedro achava que havia acontecido um milagre e, não, que Jesus fosse um "excelente pescador”.)

1. Por que Pedro pediu que Jesus se afastasse dele? (Ele percebeu a diferença entre a natureza pura e divina de Jesus e sua vida pecaminosa.)

a. Alguma vez você reagiu desta forma para Jesus?

E. Foque em Lucas 5:10. Jesus disse: “Não tenha medo.” Medo do quê? De estar perto de Jesus? De reconhecer nossa natureza pecaminosa?

1. O que isto diz sobre reconhecer nossa natureza pecaminosa e, ainda, testemunhar? 

F. Leia Lucas 5:11. O que eles haviam sacrificado? 

1. Leia Mateus 4:19-20 e João 21:3. O chamado, em Mateus 4, parece ter sido antes de Lucas 5 e o relato, em João 21, foi depois da morte e ressurreição de Jesus. O que Lucas quis dizer (Lucas 5:11) quando escreveu que  Pedro, Tiago e João “deixaram tudo”? (Eles deixaram os peixes. Também pode significar que eles deixaram o negócio da pesca, até depois da crucificação de Jesus.)

G. Leia João 21:4-6 e João 21:15. Você acha que foi coincidência Jesus ter iniciado a chamar para o serviço, ambas as vezes, com uma pesca incrível? (Eu não acho. Jesus estava dizendo que Ele iria suprir suas necessidades. Jesus os chamou para seguir como discípulos, quando estava aqui, e os chamou para seguir como discípulos e testemunhas, depois que Ele retornou para o céu.

II. A Comissão

A. Leia Lucas 6:12-16. Que coisa especial aconteceu aqui? (Entre todos os discípulos que estavam seguindo Jesus, Ele selecionou doze e deu a eles uma missão especial.)

1. Observe a forma como Jesus Se preparou para fazer a seleção. Quando você tem importantes decisões para tomar, você passa tempo em oração?

B. Leia Lucas 6:16, novamente. Como isso pode acontecer? Temos um Senhor perfeito, que passou toda a noite orando, e um discípulo veio a ser um traidor! (Todos nós temos o livre arbítrio. Algumas faltas, mesmo quando temos que fazer escolhas, não são culpa nossa.)

III. A Missão 

A. Leia Lucas 9:1-2. Essa foi a primeira viagem “missionária” para os apóstolos. Observe que estes dois versículos descrevem como eles estariam equipados e qual era sua missão. Vamos falar sobre como eles estavam equipados. Que tipo de poder foi dado a eles?(Poder sobre todos os demônios e doenças.)

1. O que você acha que significa ter poder sobre demônios e doenças? (Eles tinham poder sobre tudo o que pudesse sair errado. Eles poderiam realizar milagres.)

2. Hoje, isso é possível para nós?

3. Eu já assisti alguns programas sobre evangelização. O líderes não mencionaram nada disso. Esta é uma séria omissão? Você pode imaginar o sucesso que os cristãos teriam na evangelização, se estivessem equipados com poder para realizar milagres?

B. Releia Lucas 9:2. Qual é a missão? (Pregar e curar.)

1. Além do pacote no meio da multidão, por que você acha que foi-lhes dado poder para curar? (Precisamos considerar a dinâmica disto. Deus nos ama. Ele quer aliviar a miséria, ao mesmo tempo em que ouvimos as boas novas sobre o evangelho.)

2. Se você não esta equipado para curar, como você poderia fazer para aliviar a miséria, como parte da evangelização?

C. Leia Lucas 9:3. Isso soa como uma má preparação. Por que Jesus deu essa instrução? 

1. Jesus estava frisando o nível de fé que isto exigiria ?

2. Jesus estava fazendo uma observação sobre como os esforços evangelísticos deveriam ser financiados?

a. Quem iria fazer o financiamento? (Parece que as pessoas que ouviriam as boas novas eram as que forneceriam o suporte para os apóstolos.)

b. Nas iniciativas evangelísticas que tenho visto, recentemente, parecemos ansiosos para dizer que não estamos recolhendo dinheiro. Estamos começando negligentemente?

D. Leia Lucas 9:4. Qual é o propósito desta instrução? 

E. Leia Lucas 9:5. O que os apóstolos estariam esperando? (Que as pessoas os recebessem.)

1. O que você espera de seus esforços evangelísticos? (Você precisa lutar, dentro da crença, com as pessoas?)

2. O que isso sugere, sobre como devemos modificar   nossa abordagem, a fim de fazermos discípulos? (E se formos, apenas, onde nos receberem bem e evitarmos ir aonde não somos bem-vindos.)

a. Esta parece ser uma sugestão radical. Que problemas você vê, se é que há, com esta sugestão?

F. Leia Lucas 9:6-7. O plano de Jesus funcionou? (Sim! Até mesmo Herodes ouviu falar de tudo!)

G. Leia Lucas 9:10. Por que o relatório foi importante? (Não há dúvidas de que eles tinham histórias emocionantes e encorajadoras!)

H. Leia Lucas 10:1-2. Você poderia ter dito para si mesmo, acerca da história anterior: “Existiam doze apóstolos. Estou em dúvida se estas instruções se aplicam a mim.” O que esse texto nos diz? (Agora temos uma missão para aqueles que não são apóstolos.)

I. Leia Lucas 10:3-4. Há perigo? (Sim, há “lobos” e pessoas, no caminho, que precisam ser evitadas.)

1. Como eles estavam preparados? (Do mesmo jeito que os apóstolos - o que quer dizer que eles não tinham preparação material.)

J. Leia Lucas 10:5-6. O que é essa “paz?” Falta paz em sua vida?

K. Leia Lucas 10:7. Especulamos, antes, sobre quem deveria pagar e por quê. Como esses versículos esclarecem isto? (As pessoas que você esta evangelizando deveriam pagar porque "o trabalhador merece seu salário.”)

1. Todo ano eu pago uma quantia substancial de dinheiro, para ajudar viagens missionárias.  Essas viagens não são para me evangelizar. Minha contribuição é um erro? (No meu entendimento, as pessoas que estão sendo evangelizadas podem não dispor de recursos para pagar.)

L. Leia Lucas 10:8-12. Isso reforça a idéia de pregar aonde formos recebidos. Será que podemos aplicar essa regra hoje, ou isto se aplicaria a uma cultura diferente?

1. Note a missão. É a mesma que a dos doze apóstolos. Devemos ter o “curar os doentes” como um componente da missão, se temos alguma esperança de sermos bem recebidos? 

2. Para quem vive nos Estados Unidos: você acha que se você fizer uma campanha evangelística, em qualquer lugar, será bem recebido?

M. Leia Lucas 10:17-21. Essa foi uma viagem, missionária de sucesso?

N. Amigo, você vai orar para que Deus revele as coisas “ocultas” sobre evangelismo para nós? Você gostaria de alegria e paz para compartilhar o evangelho com outras pessoas? Por que não se comprometer a explorar isto ainda mais?

IV. Na próxima semana: " Cristo como Senhor do Sábado"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: