terça-feira, 12 de maio de 2015

Lição 07 - Jesus, o Espírito Santo e a Oração

(Lucas 11) 
Introdução: Como está sua vida de oração? Poderia ser acrescentada nela, uma infusão de energia? Uma vez que Deus já conhece suas necessidades, talvez você não precise de muita energia. Na verdade, por que você deveria repetir o que Deus já sabe? Nesta semana iremos aprender algumas coisas interessantes sobre oração, o Espírito Santo, e a ousadia no pedir. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico!

I. A Oração do Senhor

A. Leia Lucas 11:1. Como você responderia a esta pergunta? Você diria: “entrelace seus dedos, feche seus olhos” ou forneceria outras “formas” de resposta? O que você acha que este discípulo estava, realmente, pedindo?

1. Você precisa de ajuda com suas orações?

2. Estou supondo que suas orações são, basicamente, as mesmas, cada vez. Sua mente não está tão ativa como deveria, por isso você repete sempre as mesmas coisas. Não é verdade?

B. Leia Lucas 11:2-4. Se repetir os mesmos ítens na oração é problema, esta seria a solução?

1. Leia Mateus 6:7-8. Aqui encontra-se a introdução, na versão de Mateus, para a oração do Senhor. Contra o que estamos sendo avisados? (Balbuciar!) {Ou o tagarelar e as “fofocas” espirituais.}

a. O que o texto sugere sobre a oração-modelo de Jesus? (Que a repetição negligente não é o objetivo!)

C. Com a idéia de que a repetição mecânica deve ser evitada, vamos olhar, com alguns detalhes, para a oração sugestiva de Jesus. Leia Lucas 11:2. Se isto é um esboço e, não, um roteiro a ser memorizado, como se deve começar cada oração? (Louvando a Deus!)

D. Releia Lucas 11:2. O que vem a seguir? (Um pedido para que venha o Reino de Deus.)

1. Esta é uma oração pela Segunda Vinda de Jesus? (Sim.)

2. Leia Mateus 6:10. Como este texto explica melhor o Reino de Jesus? (Não devemos ler Lucas 11:2, como significado, estrito, da Segunda Vinda. Esta é uma oração para que o reino de Deus venha, aqui e agora.)

a. Qual o seu papel nisso? (A cada dia, tomamos nossa parte, para ajudar que o Reino de Deus chegue a todas as pessoas que encontrarmos.)

b. Você quer que a vontade de Deus seja feita em sua vida? (O Reino do Céu começa agora, diariamente, comigo e com você!)

E. Leia Lucas 11:3. Qual é o assunto, aqui? (Suas necessidades! O que você deseja que Deus faça por você.)

F. Leia Lucas 11:4. Quando você estrutura suas próprias orações, o que você discute, em primeiro lugar? (Apresso-me a pedir perdão dos meus pecados. Minha idéia é começar do zero com o Deus Santo, antes de entrar em outros assuntos.)

1. Por que Jesus disse para orarmos pelas nossas necessidades, antes de pedirmos perdão pelos nossos pecados? (Tratam-se das prioridades de Deus. Ele nos ama. Ele quer nos ajudar e isto vem antes de lidar com o problema dos nossos pecados.)

a. Aqui existe uma lição sobre como devemos lidar com nossos semelhantes?

2. Perdão condicional é pecado? (Leia Mateus 6:14-15. Este foi o registro de Mateus, acerca da conversa de Jesus, sobre como devemos orar. Isto torna claro que perdoar os outros é uma coisa muito séria. Precisamos assumir a atitude de perdoar, ou Deus não nos perdoará. Este é um tremendo e importante aviso.)

G. Releia a última parte de Lucas 11:4. Será que Deus nos deixa cair em tentação?

1. Leia Tiago 1:13. O que Tiago disse sobre o assunto?

a. Quando estudamos o livro de Tiago, suas afirmações, por vezes, davam-me azia. Tiago parecia ter escrito coisas que conflitavam com Paulo e, por isto, tivemos que cavar mais fundo, para tentar entender. Devemos tentar olhar mais profundamente aqui, ou o significado correto está obvio? 

b. Leia o balanço do que Tiago disse: Tiago 1:14-15. Segundo Tiago, quem nos tenta? (Somos tentados por nossos próprios desejos malignos.)

2. Leia 1 Coríntios 7:5. Quem, segundo Paulo, nos tenta? (Satanás. Mas, Paulo sugeriu que isso é um esforço conjunto, por causa de nossa falta de autocontrole. Veja, também, Mateus 4:3.)

3. Leia Mateus 6:13. Que esclarecimento temos, no relato de Mateus? (Estou com Tiago, ao pensar que Deus nunca nos tenta. Considerando o relato de Mateus, meu melhor entendimento é que Jesus orou para que Deus nos ajude a evitar a tentação.)

II. O Amigo Dorminhoco

A. Leia Lucas 11:5-6. Explique a situação real. (Três amigos. Um tinha uma casa, outro tinha o pão e o outro estava viajando, para visitar o único amigo que tinha a casa, mas não tinha pão.)

B. Leia Lucas 11:7-8. Será que a amizade era tão poderosa, a ponto de conseguir o pão? (Não. Ousadia, à meia noite, não o fez conseguir o pão.)

C. Você concorda que esta é uma história estranha? Diga-me por que você acha que ela se seguiu logo depois de Jesus ter explicado como se deve orar?

1. Será que Deus, baseando-Se na amizade e no amor, responderia orações ousadas que Ele, de outra forma, não responderia? (Esta conclusão radical parece inevitável.)

D. Leia Lucas 11:9-10. Considere o que temos estudado até agora, em Lucas 11. O que Jesus quis nos ensinar? (Jesus nos ensinou que a parte mais importante de uma oração respondida é pedir com ousadia! Estou estupefato!)

E. Releia Mateus 6:7-8. Se Deus sabe do que precisamos, se não fazemos orações levianas (um ponto que vimos, anteriormente), o que mais Jesus nos ensinou acerca dos pedidos de oração? (Não temos que explicar o problema para Deus. Não temos que ficar repetindo o mesmo pedido. (Mas, veja Lucas 18:1-8.) No entanto, temos que pedir!)

1. Você é tímido para orar, “audaciosamente”, por alguma coisa? (Precisamos ser corajosos ao pedir para Deus! Precisamos ser ousados! Esta é a instrução de Deus para nós! Isso não é presunção.)

F. Leia Lucas 11:11-13. Será que alguém sugeriu que Deus nos daria algo que possa nos ferir ou nos matar? (Não é nada disso que está escrito no texto.)

1. Se Jesus nos ensinou que orações “ousadas” são a chave - que se quisermos alguma coisa precisamos apenas pedir, o que poderia preocupar você? (Uma pessoa prudente estaria preocupada se, ao pedir, recebesse algo que lhe fosse prejudicial. Agora entendemos o sentido disso. Deus disse: “peça, corajosamente, e Eu darei a você - mas não vou dar algo que possa lhe prejudicar, seriamente.)

III. O Espírito Santo

A. Releia Lucas 11:13. Isso é anti climático? Isso é decepcionante? Depois de toda a discussão sobre pedir por alguma coisa, ousadamente, verificamos que não estaremos recebendo uma nova Mercedes, mas, sim, o Espírito Santo?

1. O que você já leu sobre grandes coisas realizadas,   através do poder do Espírito Santo?

2. Leia Atos 2:1-4 e Atos 2:41. Este é um resultado audacioso?

3. Leia Atos 5:15-16. Este é um resultado audacioso?

4. Leia Atos 4:31. Este é um resultado audacioso?

5. Leia Atos 9:40-41. Este é um resultado audacioso?

6. Leia Atos 4:32. Este é um resultado audacioso?

B. Como você entende o que Jesus disse até então? Se pedirmos, ousadamente, Deus nos dará poder, através do Espírito Santo, para realizar milagres, converter pessoas, ajudar-nos a entender a vontade de Deus e trazer harmonia para a igreja? (Sim!)

1. Se falharmos ao pedir, Deus não dará estas coisas para nós, apesar dEle saber que necessitamos delas? (Devemos pedir. A parábola dos amigos nos diz que se não pedirmos, não receberemos.)

C. Amigo, você vê as imensas possibilidades colocadas diante de você? Deus nos oferece grandes coisas e Ele promete que não vai nos dar algo que seja ruim para nós. Você vai pedir, corajosamente, para operar grandes coisas, através do poder do Espírito Santo, e fazer avançar o Reino de Deus?

IV. Na próxima semana: A Missão de Jesus.

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: