sexta-feira, 1 de maio de 2015

Lição 06 - As Mulheres no Ministério de Jesus

(Lucas 2, 7, 8 e 10) 

Introdução: Certa manhã, da semana que passou, li um artigo relatando que as mulheres são tratadas como animais, em muitos lugares do mundo. Pessoalmente, não sei se isto é verdade mas tenho certeza que, em alguns lugares, assim como no tempo de Jesus, as mulheres não têm posição de igualdade com os homens. Como Jesus Se relacionava com as mulheres? Que lições podemos aprender para os dias de hoje? Vamos pular para nosso estudo, em Lucas, e descobrir!

I. Ana

A. Leia Lucas 2:36-37. Quando estudamos o segundo capítulo de Lucas, nós o encerramos antes de chegar na história de Ana. Você gostaria de ter sido Ana? (Ele teve uma tragédia em sua vida: seu marido morreu sete anos depois de estarem casados. Ela nunca casou, novamente, e, aparentemente, nunca teve filhos.)

1. Como você reagiria, se isso acontecesse com você?

2. Como Ana reagiu? (Ela dedicou sua vida a servir a Deus.)

3. Como Deus reage à devoção das mulheres, em meio a uma tragédia? (Ela foi uma profetisa, o que quer dizer que Deus falou através dela.)

B. Leia Lucas 2:38. {A New International Version, no início do versículo 38, diz: “Chegando-se a eles…”, e então, o autor pergunta: “Quem são “eles”, neste versículo? Ele mesmo responde que “eles” são Maria, José, Simeão e o bebê Jesus. A Nova Versão Internacional traduz o início deste mesmo versículo como: “Tendo chegado ali, naquele exato momento…”, o que significa que Ana, a profetiza, “chegou ao templo, no momento exato em que “eles” lá se encontravam.} (O contexto está em Lucas 2:25-34.)

1. De que outra maneira Deus recompensou Ana, por sua fidelidade? (Parece que ela não teve filhos, mas ela foi uma das primeiras a ser apresentada na presença do Filho de Deus.)

2. Quando li, em Lucas 2:37, sobre um típico dia de Ana, não fiquei ansioso para mudar de emprego. Como Lucas 2:38 ampliou nossa compreensão sobre suas atividades diárias? (Seu envolvimento em adoração, jejum e oração revelou aos que “esperavam a redenção de Jerusalém”, as boas novas de Jesus. Considere, agora, seu trabalho. Para aquelas pessoas que iam ao templo sacrificar e adorar, ela os ensinou que havia chegado o tempo de realizar o sistema de culto no templo!)

C. Leia Êxodo 38:8. O que este texto sugere sobre a natureza do trabalho de Ana? (Aparentemente, ela mantinha o papel tradicional das mulheres que “serviam” na entrada do santuário.)

D. Leia 1 Timóteo 2:12-13. Em que Paulo baseou este ensinamento? (No relato da criação.)

E. Leia 1 Coríntios 14:33-35. O que estes textos dizem sobre as mulheres, na igreja? (Que elas não podem falar.)

1. Você conhece alguma igreja que não permite que as mulheres falem, de modo algum? 

F. Uma regra muito importante sobre a compreensão da vontade de Deus é que devemos ver o que a Bíblia inteira diz  sobre determinado assunto e, não, apenas o que dizem um ou dois versículos. Veja, novamente, Lucas 2:38. Ana estava agindo contrariamente às restrições em 1 Timóteo e 1 Coríntios? (Sim. “Ela nunca deixava o templo” - assim suas palavras tiveram lugar na “igreja”. Quando Ana “falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção”, ela estava ensinando aos visitantes que Jesus era o Messias. Quando Lucas nos diz que ela era uma profetisa, isso quer dizer que Deus Se comunicou através dela. Deus aprovou suas atividades, recompensando-a por sua fidelidade.)

1. As atividades de Ana podiam estar harmonizadas com os ensinos de Paulo? (Sou professor e admito que não sei. Ainda não encontrei explicação mas, acho significativo que, em 1 Timóteo 2:12, Paulo disse que essa era sua prática pessoal (“Não permito”). Nunca estive numa igreja onde as mulheres não estão autorizadas a falar, de modo algum, o que sugere que ninguém, em posição de autoridade, e nesse âmbito, leia 1 Coríntios 14:34 e entenda isto como um reflexo da vontade de Deus.)

II. Maria e Marta

A. Leia Lucas 10:38. Quem era Marta? (Proprietária de um imóvel. Devia ser uma casa de tamanho considerável, para acomodar Jesus e os discípulos.)

B. Leia Lucas 10:39-40. Será que Marta fez um pedido justo? (Por que Jesus foi o único a tomar esta decisão? Suponho que Maria estava ouvindo Jesus e poderia ser muito indelicado dizer a ela que parasse de ouví-lO.)

C. Leia Lucas 10:41-42. Quem você seria, Marta ou Maria? (Temo que eu seria Marta - querendo resolver tudo.)

1. O que fazia Maria e que era bem melhor? (Escutava Jesus.)

2. A Marta em mim diz: “Você ainda teria a atitude de Jesus, de “apenas uma única coisa é necessária”, quando chegar a hora da comida e não há nada preparado?”

3. Vamos considerar a lição mais amplamente, aqui. O que você acha da cultura sugestiva, sobre o papel adequado para as mulheres? (Fazer o que Marta estava fazendo.)

a. O que Jesus estava dizendo sobre qual é o  “melhor” papel para as mulheres? (Treinamento espiritual.)

b. Isto é algo por tempo limitado? Maria poderia ter voltado para cozinhar e limpar, depois que Jesus as deixasse?

4. O que esta história ensina para aqueles que tendem a ser como Marta? (Estar preocupado e chateado não é algo que seja “necessário” em nossas vidas.)

III. Mulheres Benfeitoras

A. Leia Lucas 8:1-3. O que Jesus havia feito por estas mulheres? (Ele curou estas mulheres de todos os problemas que lhes acometeram. Além disto, Jesus lhes permitiu que viajassem com Ele.)

B. Releia Lucas 8:3. Por que você acha que Lucas mencionou que as mulheres estavam apoiando Jesus e os discípulos, financeiramente? (Isto mostra a profundidade de seu amor e cuidado para com Jesus. Elas colocaram seu dinheiro onde seu coração estava. Também diz algo sobre Jesus e Seus discípulos, homens, que estavam dispostos a ser apoiados por mulheres.)

IV. Maria,  a Cortesã

A. Leia Lucas 7:36. Jesus, geralmente, tinha problemas com os fariseus. Por que um fariseu convidaria  Jesus para jantar? 

B. Leia Lucas 7:37-38. Como esta mulher conseguiu entrar na casa do fariseu? (O texto sugere que era uma casa grande e que havia muitas pessoas comendo.)

1. Por que a mulher estava agindo daquela maneira? Parece que Jesus havia feito algo para ela, que tocou seu coração. Ela chorou quando lembrou do que Jesus fez por ela.)

C. Leia Lucas 7:39. Você notaria isto, se você fosse Jesus? (Lógico!)

1. Senhores, como vocês reagiriam se isto acontecesse com vocês? (Se ela não estivesse chorando, eu consideraria os beijos e os toques como uma sugestão de natureza sexual.)

2. Como você interpreta os pensamentos do fariseu: “que tipo de mulher” e “ela é uma pecadora”? (Alguns comentaristas dizem que ela não era uma prostituta, porque essa inferência não foi exigida pelo idioma. Uma vez que todos nós somos pecadores, estou inclinado a pensar que este não foi um comentário sobre o estado geral da humanidade {dela}, mais que isto, ela teve, em seu passado, alguns erros sexuais. Isto, é claro, se encaixa com a idéia de que o fariseu, provavelmente, viu o episódio do mesmo jeito que eu veria - um convite de natureza sexual.)

3. Leia Mateus 26:7. O que isto acrescenta ao debate sobre a maneira pela qual a mulher se aproximou? (Ela não usaria um perfume “muito caro”, se isto fosse uma transação comercial.)

D. Leia Lucas 7:40-43. Você daria a mesma resposta que Simão, o fariseu?

E. Leia Lucas 7:44-47. Aplique este evento a sua igreja. As pessoas que têm sido “boas”, durante toda sua vida, têm menos intensidade nos seus sentimentos acerca do evangelho e de Deus? (Acho que isto é verdade.)

1. Observe uma estranha declaração: Jesus disse que “os muitos pecados dela lhe foram perdoados - pelo que ela amou muito”. Os pecados são perdoados com base em nosso amor? E quanto a graça? (Jesus descreveu uma atitude. Não acho que o perdão seja uma questão de meras palavras. É uma questão de atitude. Jesus disse que aquela mulher tinha uma enorme gratidão, por ter sido salva dos seus pecados. Essa gratidão se transformou em amor.)

a. Quando você percebe que Deus perdoou um grande pecado seu, isto aumenta seu amor por Jesus?

F. Leia Lucas 7:48-50. Fale-me sobre o contraste entre esta mulher anônima e Simão, o fariseu. Quem foi o  verdadeiro líder religioso? Quem foi o único que serviu, corretamente, a Deus? Quem estava sendo ensinado, aqui?

G. Amigo, podemos ver, com estas histórias, que Deus valoriza as mulheres. Ele honrou Ana, levando Jesus até ela. Deus confiou a Ana Sua mensagem de que Jesus tinha vindo, para os visitantes do templo. Jesus considerou a educação religiosa de Maria mais importante do que um trabalho rotineiro. Jesus usou uma mulher pecadora para dar uma lição importante  sobre o amor, a um fariseu. Deus usa mulheres para ensinar! Você vai estudar muito mais a respeito do papel das mulheres no ministério?

V. Na próxima semana: "Jesus, o Espírito Santo e a Oração "

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: