sábado, 16 de maio de 2015

Lição 08 - A Missão de Jesus

(Lucas 15 e 16) 
Introdução: Numa discussão sobre evangelismo, um colega disse-me que, em sua igreja, eles pregam o evangelho, movendo-se em uma direção somente. Entendi que eles pregam, apenas, o que a igreja ensina, sem frescuras, e que as pessoas de fora devem ser atraídas pela mensagem honesta. “Como isto funciona, para você?”, perguntei-lhe. Ele abaixou a cabeça e confessou que eles tiveram um membro, nos últimos dez anos. Lucas registrou estratégias incríveis de Jesus, para alcançar pessoas. Vamos pular para nosso estudo e aprender mais!

I. Coisas Perdidas

A. Leia Lucas 15:1-4. Se Jesus colocasse esta questão para você, como você a responderia? (Não sou pastor mas, se as noventa e nove ovelhas estivessem em “campo aberto” eu deixaria uma ir, para proteger o resto.)

1. Por que minha resposta está errada? (Jesus perguntou como se a resposta fosse óbvia, por isso  Sua resposta deve ter sido a resposta automática dos Seus ouvintes.)

B. Leia Lucas 15:5-7. Não estou tentando contrariar, mas se o seu animal de estimação fizesse você perseguí-lo, como você reagiria? (Eu estaria satisfeito por ter meu animalzinho de volta, mas ficaria aborrecido, se tivesse que correr atrás dele.)

1. Compare minha reação (e a sua?) com a reação de Deus. O que isto nos ensina sobre Jesus? (Ele gosta de nos perseguir. Ele Se deleita quando nos arrependemos e voltamos para Ele. Nós somos amados.)

C. Leia Lucas 15:8. Lembre-se que eu estava aborrecido, por causa da ovelha perdida. Quão diferente é esta história? (A moeda não é responsabilizada por estar perdida. Sou eu o culpado por perder meu dinheiro.)

D. Leia Lucas 15:9-10. Por que não foi suficiente contar, apenas, a história da ovelha? Uma ovelha muda fugiu.  Para mim, esta parece ser uma boa comparação quando fujo de Deus. Por que acrescentar a história da moeda? (O motivo mais óbvio é que Deus quer que saibamos que o problema do “perdido” O envolve. Acho que a próxima história torna mais claro este ponto.)

E. O que as histórias da ovelha e da moeda mostram sobre as atitudes de Deus? (Ele alega interesse de propriedade sobre nós. Ele mira o perdido e trabalha duro para recuperá-lo. Ele Se regozija com o perdido  que vai até Ele. Você , o “único pecador”, é importante para Deus e os anjos.)

II. O Filho Pródigo

A. Leia Lucas 15:11-12. Existe alguma coisa justa neste pedido?

1. Alguma coisa que você considere injusta? (Normalmente, um filho recebe sua herança, quando o pai morre. Nesse meio tempo, o filho ajuda o pai. Por ser o filho mais novo, ele receberia a metade da herança do filho mais velho. O pai perdeu um terço do seu ativo e o benefício do trabalho do filho.)

B. Leia Lucas 15:13. Você acha que o pai tinha idéia das intenções do filho, para o futuro?

1. Se foi assim, por que o pai concordou? 

2. Você diria para seu filho: “Não. Esta é uma má idéia, você vai se sair mal, portanto, espere que quando chegar a hora e eu morrer, você estará  mais maduro”?

C. Leia Lucas 15:14-17. Todo o dinheiro foi gasto. Saiu algo de bom disto? (Ele chegou no seu bom senso. Foi uma lição de vida muito cara.)

1. Ouço pais que se engajam em esforços heróicos para coibir seus filhos do mau comportamento. O que a história sugere sobre isto?

2. Considere uma abordagem assimétrica, em todos estes casos. Deus não parece trabalhar, arduamente, para que ovelha / moeda / filho não se “percam” no caminho. Mas, Ele engaja-Se seriamente, para recuperar o perdido. Por que?  

D. Leia Lucas 15:18-19. O desejo do filho era ser como um “empregado”.  Antes, ele estava insatisfeito sendo  um filho. Como sua atitude mudou completamente?

1. Sua atitude teria mudado caso o pai tivesse se recusado a deixá-lo partir? (Isto caracteriza a mudança que vem do interior e, não, do exterior.)

E. Leia Lucas 15:20-24. Qual era a opinião do filho, acerca de sua própria condição? (“Não sou mais digno de ser chamado teu filho.”)

1. Qual era a opinião do pai, sobre a condição do filho? (“Este meu filho ... voltou à vida.”)

2. O que o pai ganhou? (Ele tinha um filho que não queria ser um filho. Que queria, somente, dinheiro. Agora, ele tinha um filho que queria ficar com ele.)

a. Ou estou sendo muito gentil com o filho? Será que ele voltou somente pela comida? (Ele voltou pela comida, mas o incrível amor do pai, indubitavelmente, mudou seu coração.)

(1) Pais, considerem o que aconteceu aqui, se vocês tiverem um filho pródigo, que quer voltar para casa por comida ( e trabalho).

F. Leia Lucas 15:25-28. Você reagiria assim se fosse o filho mais velho? (Eu ficaria preocupado, pois o filho mais novo {ou, meu irmão mais novo} estaria, agora, ameaçando minha herança, uma vez que ele já havia feito más escolhas.)

G. Leia Lucas 15:29-30. O irmão mais velho era um filho de verdade? (Ele via o trabalho que realizava para o pai como o de um “escravo”, sem oportunidade para comemoração.)

H. Pais, coloquem-se no lugar deste pai. O filho mais novo quer, apenas, seu dinheiro e acha que é seu escravo. Que tipo de filho você tem?

I. Releia Lucas 15:28 e leia Lucas 15:31-32. O pai estava perseguindo o filho mais velho? (Sim! O pai “insistiu com ele” e lhe disse: “tudo o que tenho é seu”.)

J. Você já pensou como seria bom ir a Deus pouco antes de morrer, para poder fazer o que quiser e, ainda ter o céu?

1. Se você concorda, qual é o problema? (Um deles é que você vai sentir falta de “Deus estar com você” - Lucas 15:31. Você perde, agora mesmo, as riquezas de Deus. O que você encara como  “escravidão” é, na verdade, posse das bênçãos de Deus.)

K. Quem é a figura mais simpática, aqui? (O pai! Seus filhos o trataram mal e ele os tratou maravilhosamente. O novilho sacrificado para o filho mais novo pertencia ao pai e, não, ao filho mais velho. O pai desistiu dos seus direitos, para permitir que seus filhos tivessem “direitos”.)

III. O Administrador Conivente

A. Leia Lucas 16:1-2. Qual é o problema? (O administrador estava “desperdiçando” o dinheiro de seu empregador.)

B. Leia Lucas 16:3-7. Qual era o problema do administrador? (Ele teria problemas para ganhar a vida, porque estava fora de forma e era orgulhoso.)

1. Qual era a solução para o problema? (Enganar seu empregador! Ele se beneficiaria, gastando o dinheiro de seu empregador.)

2. Sou advogado. Você gostaria que seu advogado fizesse isto com você - enganar você, para ele se beneficiar? (Isto faz com que um advogado tenha sua licença cassada e o leva para a prisão.)

C. Leia Lucas 16:8. Você elogiaria seu advogado (ou funcionário) por fazer isto a você?

D. Leia Lucas 16:9. Quem estava falando, aqui? (Jesus!)

1. Alguma vez você ouviu líderes religiosos dizerem: “Não usamos os métodos do mundo para trazer novos membros para a igreja!” O que você pensa a respeito deste ponto de vista? (Ele está, completamente, em desacordo com esta parábola e   com o comentário de Jesus!)

E. Vamos voltar um momento. Nós lemos quatro parábolas: da ovelha perdida, da moeda perdida, do filho perdido, do administrador desonesto. O que Jesus estava tentado ensinar para nós? (Ele quer recuperar o perdido porque os ama, altruisticamente. Ele quer que  busquemos os perdidos, usando nossos esforços com sofisticação, diligência e astúcia.)

F. Leia Lucas 16:10-12. Jesus estava nos ensinando a ser desonestos? (Não.) O que Ele estava ensinando? (Nós temos as “riquezas do mundo” e Ele espera que nós as usemos para fazer avançar o Reino de Deus.)

      1. O que são as “riquezas do mundo”? Estude Lucas 16:9, mais de perto. (O que o mundo valoriza? Inteligência, beleza, talentos e dinheiro. Se foi-nos confiado qualquer um destes, temos obrigação de usá-los “astutamente” (Lucas 16:8), para descobrir com antecedência o perdido. Se não o fizermos, as “verdadeiras riquezas” não nos serão confiadas (Lucas 16:11). Esta idéia é preocupante.)

G. Amigo, quão perspicaz é sua igreja para encontrar aqueles que estão perdidos? Você vai comprometer-se, hoje, a usar usar suas melhores estratégias e seus talentos para buscar os perdidos?

IV. Na próxima semana: Jesus, o Mestre por Excelência.

Tradução: Denise de Mesquita

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Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


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