sábado, 27 de junho de 2015

Lição 01 – A Natureza Missionária de Deus

(Gênesis 1-3, João 3) 

Introdução: Coloque-se no lugar de Deus. Suponha que você tenha criado os seres humanos e que eles se voltaram contra você. Você cometeria atos heróicos para salvá-los? Ou apenas descartaria a safra atual (Deus os advertiu que a morte seria causada pelo pecado - Gênesis 2:17) e criaria uma nova safra de seres humanos? Quantas vezes você descartou um projeto e começou de novo? Por alguma razão, Deus não começou de novo conosco. Ele decidiu resgatar-nos do pecado, e isto nos forneceu uma oportunidade de aprendizado com respeito às missões. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. A Criação

A. Leia Gênesis 1:20-23. O que Deus criou no quinto dia da criação? (As aves e os grandes animais aquáticos.)

1. O que Ele lhes mandou fazer? (Multiplicarem-se.)

B. Leia Gênesis 1:24-25. O que Deus criou a seguir? (Os animais que vivem na terra.)

C. Leia Gênesis 1:26-27. No passo seguinte, Deus criou o homem. Quão diferente somos das criaturas que Deus criou, anteriormente? (Fomos feitos à “imagem” e “semelhança” de Deus. Fomos criados para dominar sobre todos os animais.)

D. Leia Gênesis 1:28. Que ordem Deus deu ao homem? (Multiplicar-se e dominar.)

1. Volte um momento e considere isto. Você poderia adivinhar o que se passou na mente de Deus, quando Ele disse e fez essas coisas? (Você já ouviu falar do personagem “Mini Me?”  Deus pareceu estar criando pequenos deuses. Ele é o Criador e o Governante. Deus deu ao homem capacidade para criar e autoridade para governar.){NT:Mini-Me, personagem do filme Austin Power, criado através de um processo de clonagem, tornou-se uma miniatura que se parecia em gosto, trejeitos e fisicamente com seu criador, na estória, um vilão.}  

II. As Duas Árvores

A. Leia Gênesis 2:8-9. Que árvores Deus plantou no centro do jardim onde o homem vivia? (A árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.)

1. Leia Gênesis 3:22. O que isso nos ensina a respeito da árvore da vida? (Se você comer da árvore da vida, continuará a viver.)

2. Adão e Eva foram forçados a ficar perto da árvore do conhecimento do bem e do mal? (Se eles quisessem continuar a viver, deveriam ir até a árvore da vida para comê-la, e isso iria colocá-los próximo da árvore do conhecimento do bem e do mal.)

B. Leia Gênesis 2:15-17 e Gênesis 3:1-3. Que ponto em particular estava entre o homem e o comer da árvore proibida? (Apenas sua escolha.)

1. Pense na história sobre a entrevista com um “chauffeur”. {NT:Chauffeur é a pessoa contratada para dirigir um carro particular ou de aluguel}. A pessoa que vai contratar o chauffeur lhe pergunta: “Quão próximo de um precipício você iria dirigir? A resposta mais habilidosa seria: “três polegadas” {7,62 cm}. Mas, a pessoa contratada responde: “Eu não conduziria um veículo em qualquer lugar próximo de um precipício”. Por que Deus colocou os seres humanos tão perto do precipício? Por que tornar tão fácil, fazer a escolha errada?

2. Algumas pessoas dizem que “escolher Deus não é assim tão fácil. Alguns cristãos fazem-no tão fácil.” É justo tornar tão fácil a rejeição a Deus, mas não tão fácil escolher aceitar a Deus?

3. A seguir, vamos explorar a escolha, mais profundamente. 

III. A Escolha

A. Releia Gênesis 3:2-3. Existiam duas árvores no centro do jardim, mas Eva não mencionou uma pelo nome. Você acha que Deus deu-lhe o nome de “árvore do conhecimento do bem e do mal”?

1. É muita tentação descobrir o próprio nome da árvore?

B. Leia Gênesis 3:4-5. Qual foi a tentação? (O egoísmo. Ser como Deus.)

1. Anteriormente, nós discutimos que o homem foi feito à imagem de Deus. Como isto é diferente? (Eles saberiam sobre o mal.)

2. Veja, novamente, em Gênesis 3:3-4. O que mais foi requerido ao cederem a esta tentação? (Descreram e desconfiaram de Deus.)

C. Leia Gênesis 3:6-7. Em certo sentido, a escolha errada foi muito fácil: bastou estender a mão, colher o fruto e comê-lo. Alguma parte desta escolha foi difícil? (Sim. Você tem que acreditar num animal estranho e duvidar de Deus. Você tem que estar insatisfeito com sua situação atual.)

D. Escrevi uma declaração sumária legal que envolvia “arquitetura alternativa” e “fatores de canal.” Arquitetura alternativa trata de escolha de estruturação. Suponha que você comece um novo trabalho e seu empregador tem um plano de aposentadoria, para o qual você pode contribuir. O empregador pode estruturar sua escolha para, automaticamente, deduzir do seu salário, o valor em dinheiro para a aposentadoria, a menos que você opte por sair. Ou, o empregador pode exigir que você opte pelo programa de pagamento da aposentadoria. Você acha que a forma como a escolha está estruturada faz a diferença? (Faz uma diferença enorme! Quando você adota algumas medidas, apenas 20% se inscrevem. Quando você está inscrito, automaticamente, e opta por sair, cerca de 80% continua a pagar.)

1. “Fatores de canal” são eventos que ajudam a direcionar sua decisão. A construção de uma cerca, ao redor da árvore proibida seria um fator de canal. Colocar a árvore da vida próxima da árvore proibida foi o fator de canal. Como Deus definiu os fatores de canal? {NT:Uma das idéias-chave da psicologia social é que nossas reações aos acontecimentos são, extremamente, dependentes dos pequenos detalhes da situação em questão e, muitas vezes, praticamente, independente da personalidade.}

2. O que você pensa da maneira como Deus estruturou a escolha de Adão e Eva, em relação ao pecado? (Diferente de você e de mim, eles tiveram que optar pelo pecado. No entanto, Deus tornou fácil a opção, utilizando-Se de fatores de canal: o posicionamento da árvore, o fácil acesso ao fruto, permitindo que um defensor do pecado estivesse presente.)

3. Um dos argumentos contra Deus foi que Ele era injusto e coercivo. O que esta discussão sobre arquitetura alternativa e fatores de canal nos ensinam sobre Deus e o livre arbítrio? (Ele não nos coage a escolhê-lO. Ao invés disto, nós desejamos que Deus tivesse tornado um pouco mais difícil, para Adão e Eva, fazer a escolha errada!)

E. Tentei proteger meus filhos, enviando-os para escolas cristãs, até chegarem à universidade. Acho que foi, exatamente, a decisão certa. O que o exemplo de Deus com Adão e Eva diz sobre minha decisão? (Deus estruturou a escolha padrão para ser “sem pecado”, mas, em seguida, criou os fatores de canal para tornar, relativamente fácil pecar. Nossos filhos nascem no pecado. Para tentar chegar tão próximo, quanto possível, do padrão “sem pecado”, nossos filhos precisam receber uma sólida educação cristã.) 

IV. O Resgate

A. Leia Gênesis 3:8-11. Deus sabia a resposta dessas perguntas? Por que Ele lhes perguntou? (Note que Deus perseguiu Seus novos pecadores. Ele Se envolveu numa conversa com eles, com relação aos seus pecados.)

B. Leia Gênesis 3:12-13. Esses novos pecadores foram fáceis de resgatar? (Eles não aceitaram a responsabilidade pelos seus pecados. Adão culpou Deus!)

C. Leia Gênesis 3:21-24. Algumas pessoas dizem que Deus não pune o pecado. Ao invés disso, o pecado cria sua própria punição. O que estes textos nos ensinam?

D. Leia João 3:14-15. Eva foi tentada pela serpente. Moisés ergueu uma serpente, no deserto, para salvar aquelas pessoas que haviam sido mordidas por cobras (Números 21:9). Duas perguntas:

1. Por que criar a figura de uma serpente para salvar as pessoas?

2. Por que Jesus foi levantado como uma serpente? (Moisés levantou a serpente para que as pessoas tivessem que enfrentar seus pecados. Lembra-se que não aceitar a responsabilidade pelo pecado foi o problema no Éden? Quando Jesus foi levantado na cruz, por causa de nossos pecados, foi mostrada para a humanidade, a horrível consequência do pecado. Isso faz-nos enfrentar nossos pecados.)

E. Leia João 3:16-17. Por que Deus Se empenhou com atos heróicos, para salvar a humanidade, ao invés de apenas destruí-los e iniciar uma nova produção? (Ele nos ama. Seu objetivo é salvar-nos e, não, condenar-nos.)

F. Leia João 3:18. Quais são nossas escolhas? (Acreditar ou não acreditar em Deus. Lembre-se que Eva acreditou na serpente e duvidou de Deus.)

G. Leia João 3:19-21. O que impele as escolhas que os homens fazem? (Se eles amam as trevas ou vão ao encontro da luz.)

1. Quão difícil é ir ao encontro da luz? Como esta escolha está estruturada? Quais são os fatores de canal? (Note que João 3:21 diz “para que se veja claramente que suas obras são realizadas por intermédio de Deus.” Deus morreu por nós. Deus derrotou o pecado por nós e nos resgatou. Deus fez o trabalho pesado! No entanto, temos que optar quando se trata de salvação.)

H. Amigo, você vai decidir, agora mesmo, a acreditar em Deus e, não, em satanás? Você vai optar por viver “na luz” e afastar-se de amar as trevas?

V. Na próxima semana: “Abraão: O Primeiro Missionário”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


*********************************

Nenhum comentário: