sábado, 26 de setembro de 2015

Lição 1 - O Chamado Profético de Jeremias

(Jeremias 1) 

Introdução: Será que Deus tem um plano para sua vida? Será que o comportamento dos líderes e das pessoas de seu país fazem diferença na forma como Deus trata sua nação? Nesta semana, começamos uma nova série de lições sobre um homem, chamado por Deus, para advertir uma nação que tinha virado as costas para Ele. Vamos estudar a fundo o livro Jeremias e ver o que podemos aprender sobre trabalhos difíceis!

I. O Chamado

A. Leia Jeremias 1:1-3. Suponha que você esteja ouvindo uma história e duvide que ela seja verdadeira. O que você poderia fazer, então, para confiar na história?  (Você poderia pedir mais detalhes. Quem diz a verdade, conhece os detalhes.)

1. O que se destaca nesses primeiros versículos de Jeremias? (Os detalhes!)

2. Como terminam as profecias de Jeremias, registradas neste livro? (Com seu povo exilado.)

B.   Leia Jeremias 1:4-5.  O que esses versículos sugerem sobre o aborto? (Deus nos conhece muito antes de nascermos. Deus nos atribui papéis, antes de nascermos, os quais Ele gostaria que nos encarregássemos. O aborto interfere com os planos de Deus.)

1. Jeremias foi a primeira escolha de Deus para aquele trabalho? (Inquestionavelmente!)

2. Coloque-se no lugar de Jeremias. Quão difícil   seria rejeitar o chamado de Deus? (Deus me disse que Ele tinha esse plano específico para minha vida - e eu nasci com esse plano em minha mente. Como eu poderia rejeitar Deus?)

C. Leia Jeremias 1:6. Qual era a preocupação de Jeremias? (Que ele era muito jovem.)

1. Sobre sua juventude, qual era, especificamente, o potencial problema? (Sua habilidade para falar.)

2. Jeremias estava tentando declinar? Ele estava tentando ganhar tempo? Ele estava apenas sendo humilde?

D. Leia Jeremias 1:7-8. Qual foi a solução de Deus, com relação à preocupação de Jeremias? (Deus disse que iria dizer, para Jeremias, o que falar.)

1. Vamos supor que Deus chamasse você para ser profeta e você estivesse preocupado por não ser um bom orador. Qual seria seu medo real? (Você ficaria envergonhado. As pessoas não pensariam bem de você.)

a. Qual foi a resposta de Deus para isso? (Não tenha medo. Deus salvará você, Jeremias.)

b. Quantos de vocês se preocupam com a  possibilidade de ficarem envergonhados, na hora de testemunhar?

E. Leia Jeremias 1:9. Como isso funciona? Se abríssemos a boca de Jeremias, encontraríamos um monte de palavras entulhadas nela? Se não for assim (e, eu duvido que alguém encontrasse palavras), o que Deus estava fazendo? (Lembre-se que quando Jesus realizava milagres, algumas vezes Ele falava e, outras, Ele tocava a pessoa.  Acho que o toque servia para beneficiar a pessoa que estava recebendo o milagre. Jeremias foi encorajado, pelo toque, a ter o dom especial de Deus.)

F. Leia Jeremias 1:10. Se Deus desse a você este tipo de trabalho, como você o entenderia? 

1. Note a ordem de suas atribuições para trabalhar. O que isso sugere? (Ele deveria destruir, antes de construir.)

2. Considere essa ordem com a nossa obra evangelística. Minha atitude, geralmente, é construir sobre o que existe. Nós deveríamos, algumas vezes, destruir antes de construir? 

a. Se for assim, como saberemos que destruir é a coisa certa a fazer? (Precisamos da direção específica de Deus.)

II. Testando o Equipamento

A. Leia Jeremias 1:11. Observe algo que eu não havia mencionado antes. Essa é a segunda vez que lemos: “a palavra do Senhor veio a mim”. O que isso quer dizer? Lembra-se da última vez que Deus “tocou” a boca de Jeremias? Jeremias estava tendo uma visão? Deus, estava, na verdade, lhe visitando? O que estava acontecendo? (Da forma como Jeremias escreveu isso, parece que ele estava tendo uma visão.)

1. Quando Deus disse: “agora ponho em sua boca as minhas palavras”, Ele quis dizer que estava dando a Jeremias a capacidade para receber visões? (Acho que sim. Ele, também, quis dizer que ajudaria Jeremias a falar.)

B. Releia Jeremias 1:11 e, acrescente Jeremias 1:12. Como você entende a resposta de Deus? Deus estava preocupado se a visão iria funcionar?

1. Sempre que vou falar num microfone, eu o testo antes. Não gosto de testá-lo no momento em que eu estou falando. Deus estava testando a capacidade de Jeremias para compreender a visão, do mesmo jeito que eu testaria um microfone? (Acho que sim. O ponto, Jeremias, é ver se isso funciona!)

C. Veja, novamente, Jeremias 1:11-12. Além de “testar o equipamento”, Deus estava entregando uma mensagem real? (Muitos comentaristas assinalam que a amendoeira é a primeira árvore a florescer. Na verdade, ela floresce durante o inverno. Se você estiver vigiando os sinais da chegada da primavera, deve prestar atenção na amendoeira.)

1. Que significado você encontra nisso? (Deus disse que Ele começou o processo de julgamento do Seu povo. Deus mantém estreita vigilância nisto, para ver como ele evolui, do mesmo jeito que uma pessoa presta atenção na amendoeira, para ver o progresso da estação.)

D. Leia Jeremias 1:13-14. O que Deus acrescentou, para dar continuidade ao teste sobre a visão de Jeremias?  (Deus acrescentou outra visão e uma interpretação. Você pode ver a progressão lógica. Primeiro, Deus conferiu, para ver se Jeremias poderia entender as imagens (visão) que Ele estava enviando. Segundo, Deus explicou o que a imagem significava.)

1. O que isso nos ensina sobre testemunhar para Deus? (Deus nos ajudará, passo a passo.)

III. A  Advertência

A. Leia Jeremias 1:15. Lemos, anteriormente, que a panela fervendo estava “inclinada” do norte, fazendo parecer que seu conteúdo em ebulição ameaçava o sul.  O que isso queria dizer? (Os desastres viriam do norte e atingiriam o sul. No Antigo Testamento, a referência ao “norte”, frequentemente, é uma referência para bandidos. Aqui, parece ser uma referência à Babilônia.)

1. O sentido figurativo é que os “tronos” dos reinos dos norte colocariam “seu trono diante das portas de Jerusalém”. Que idéias você conecta com as “portas” de uma cidade daquele tempo? (Era  onde os negócios (Gênesis 23:10-11) e o poder executivo (Deuteronômio 21:18-19) tomavam lugar.)

2. Qual foi, então, o significado dessa visão? (Os reis da Babilônia teriam o domínio sobre os negócios e o governo de Judá.)

B. Leia Jeremias 1:16. Por que um império tão mau  (Babilônia) executaria o julgamento de Deus, sobre o povo de Deus? (O povo de Deus O abandonou. Eles queimavam incenso, para objetos que eles mesmos haviam feito.)

1. Vamos explorar isso. Nenhum dos meus vizinhos adora ídolos feitos por eles mesmos. O que está no centro desse pecado? (Deus criou o homem. O homem pode fazer muitas coisas. Por que o homem adoraria algo feito por ele próprio, opondo-se a Deus que o criou? Você pode entender como isto é um insulto a Deus? Você pode entender como isto é estúpido e ilógico?)

a. Deus pune a estupidez? (Ela é, realmente, uma rejeição arrogante de Deus.)

2. Qual é o propósito de se fazer um ídolo? (Presumivelmente, ele torna sua vida melhor, de alguma forma. Ele protege você ou lhe traz coisas materiais.)

a. Você confia que seu dinheiro lhe protege e lhe traz coisas materiais?

b. Você confia que outros homens o protejam e lhe proporcionem coisas materiais? 

c. Você pode ver como o problema essencial da adoração de um ídolo existe hoje, mesmo que não vejamos ninguém adorando um ídolo fisico? 

3. Faz sentido para você usar pessoas más para punir o povo de Deus? Não seria a celebração do mal, o problema com o povo de Deus? Por que recompensar pessoas que já são más? (Quando as torres gêmeas, em Nova Iorque, foram atacadas, as pessoas nos Estados Unidos se reuniam para rezar: “Deus salve a America”. A idéia era que Deus deveria estar com os cristãos e, não, com os muçulmanos, que destruíram as torres. Mas, a mensagem de Jeremias nos diz que Deus não está realizando a verificação do caráter, naquele que Ele usa para punir Seu povo. Não podemos dizer  que estaremos livres da punição, simplesmente porque achamos que somos mais justos do que os outros.)

C. Leia Jeremias 1:17-19. Você gostaria de ser Jeremias? Você trocaria de trabalho com ele?

D. Amigo, Deus, às vezes, nos escolhe para fazer trabalhos difíceis. Você vai confiar nEle, quando estiver diante de situações difíceis?

IV. Na próxima semana: “A Crise (Interna e Externa)”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: