sábado, 19 de setembro de 2015

Lição 13 - O Mundo Inteiro Precisa Ouvir?

(Atos 4, Romanos 1, Efésios 2, Apocalipse 20) 

Introdução: Dirigentes religiosos me dizem que o evangelho deve ser pregado a todas as pessoas, antes de Jesus voltar, novamente. Eles não estão inventando isto, pois esta afirmação é encontrada em Mateus 24:14. Isso é, literalmente, o que Jesus quis dizer? Sem pensar nisto, eu assumo literalmente. As pessoas me cutucam nesta direção, mostrando-me áreas do mundo que não ouvem o evangelho.  Elas dizem que precisamos atingir estes lugares e, então, Jesus pode voltar. O problema lógico surge com todas as pessoas que já viveram e morreram, nos locais do mundo que não foram alcançados pelo evangelho. E quanto a elas? Como impactam o nosso objetivo? Vamos mergulhar em nosso estudo final, sobre ser missionário, e ver o que a Bíblia diz!

I. O Único Nome

A. Leia Atos 4:1-3. Qual era o problema com a pregação de Pedro e João? (Eles estavam pregando sobre a ressurreição, o que os saduceus não acreditavam.)

B. Leia Atos 4:5-7.  Por que você acha que os líderes judeus começaram a interrogá-los com essa pergunta? (Leia Atos 4:8-9. Os líderes judeus não estavam interrogando sobre a ressurreição, mas sobre a cura de uma pessoa incapacitada. Se os discípulos alegassem que foi magia, então, os líderes judeus teriam uma decisão fácil.)

1. O que você acha da resposta de Pedro? (Em primeiro lugar, ela foi brilhante - “vocês nos prenderam por ajudar alguém”? Em segundo lugar, ela mostra um exemplo da promessa, em Lucas 12:11-12, que o Espírito Santo nos ensinará o que dizer, quando estivermos diante de autoridades.)

C. Leia Atos 4:9-12. O que você pensa da diplomacia do Espírito Santo? (Tocamos nesse assunto em lições anteriores. Uma regra, a qual nunca deveríamos ofender outras pessoas, é bobagem. Ao mesmo tempo, Jesus nos ensinou que evitar a ofensa, em alguns casos, é a idéia correta (Mateus 17:27).)

1. Quando o Espírito Santo, através de Pedro, declarou que somente Jesus pode nos salvar, Ele estava declarando uma verdade universal ou apenas falando sobre aquela cura em particular? (Aprendemos na última semana, a partir de Paulo, que não podemos ter uma vida perfeita. Assim, confiar na vida perfeita de Jesus, Sua morte e ressurreição, é o único meio pelo qual os homens podem ser salvos. Essa é uma verdade universal.)

D. Leia João 14:6 e Mateus 28:19-20. Se as pessoas podem ser salvas sem ouvir o evangelho, por que Jesus faria essa declaração e daria essa ordem?

1. Que impacto isso tem na questão de que todos devem ouvir, antes de Jesus voltar? (Faz parecer que uma mensagem, específica sobre Jesus, deve ser pregada.)

E. Leia Mateus 8:11. Fomos informados que quem estará no céu? (Abraão, Isaque e Jacó.)

1. Quanto você acha que eles entenderam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus? 

F. Leia Salmos 19:1-4 e Romanos 1:18-20. O que esses textos sugerem sobre como todas as pessoas podem conhecer Deus? (A glória da criação nos direciona para Deus. Paulo disse que os homens “são indesculpáveis” por não conhecer Deus.)

G. Leia João 14:7. O inverso é verdade: podemos aprender bastante sobre Jesus, conhecendo o Pai?

H. Vamos ver se podemos colocar juntos, esses textos, e chegar a uma resposta para o assunto de que todos devem ouvir o evangelho, antes da volta de Jesus. Quão claramente uma pessoa deve compreender e aceitar a vida e obra de Jesus, para ser salva? (Um entendimento visível é o que Deus deseja e, é por isto que Ele nos deu a grande comissão evangélica. Mas, no final, as pessoas são salvas pela vida e sacrifício de Jesus, mesmo que elas não entendam isto com clareza. Em vez disso, Deus faz algum tipo de julgamento, baseado no que foi revelado sobre Ele, através da criação e do Espírito Santo.)

I. Leia Deuteronômio 29:29. Quão pleno é nosso entendimento, acerca de como Deus opera, quando se trata de salvação e outros assuntos? (Acho que isso é uma advertência quanto a termos uma opinião como demasiadamente certa, quando se trata de prever como Deus salvará. Mesmo nossa compreensão de como a Trindade opera está longe de terminar.)

II. A Teoria do Evangelho

A. Leia Mateus 22:37-40. Quantas religiões compartilham esta “regra de ouro”, de mostrar amor e respeito as outras pessoas e de amar e respeitar a Deus? (Muitas.)

1. Isso significa que pessoas boas serão salvas? Lembro de meu pai dizendo que ele achava que Winston Churchill deveria ir para o céu, baseando-se em suas obras durante a Segunda Guerra Mundial. (Meu pai foi destacado para ir a Inglaterra, por causa da guerra.)

B. Leia Efésios 2:8-10. O que nos salva? (A graça! Obtemos a salvação, através da fé, no presente que Deus deu. Deus nos criou para fazermos boas obras, mas não somos salvos pelas obras.)

1. Leia Mateus 7:13-14. A salvação pela graça aumenta ou diminui o número dos que são salvos? (A maioria das pessoas acham que são muito boas mas, não levam muito a sério seu relacionamento com Deus.)

C. Leia Apocalipse 20:11-15. As pessoas serão julgadas por suas obras? (Alguns serão - os que estão perdidos.)

1. Quem não será julgado por suas obras? (Aqueles que têm seus nomes escritos no Livro da Vida.)

2. Espere um minuto! Esses versículos dizem que “cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito”? (Leia Apocalipse 20:4-6. A chave para a compreensão disso é entender que existem duas ressurreições. Aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida participarão da “primeira ressurreição”. Mil anos depois, acontecerá a ressurreição dos ímpios e estes serão julgados por suas obras.)

D. Vamos explorar, mais a fundo, a questão de estarmos perdidos, por causa de nossas obras, salvos pela graça, e o que a Bíblia revela  acerca de como Deus decide. Vamos voltar para Romanos 1:20-23. Qual é a forma mais básica para o homem rejeitar a Deus? (Os céus nos mostram que existe um Deus, mas o homem ímpio O rejeita, adorando o que Ele criou, ao invés de adorá-lO.)

E. Leia Romanos 1:24-25. O que quer dizer: “Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações”? (Deus é rejeitado, progressivamente. Se você rejeita a Deus num nível muito básico (você adora a um réptil, ao invés de adorar o Criador dos animais), então, Deus libera você para pecar muito mais.)

F. Leia Romanos 1:26-27. Qual é o próximo passo, para dentro do pecado, e “contrário à natureza”? (Em Gênesis, a ordem para um homem e uma mulher tornarem-se um no casamento é trocada pela ligação anti-natural entre pessoas do mesmo sexo.)

1. Vamos considerar, por um momento, a lógica de Paulo, aqui. Isso não era uma rejeição ao evangelho pois, possivelmente, essas pessoas não conheciam o evangelho. Qual é a base da divisão entre o povo de Deus e aqueles que não fazem parte do povo de Deus? (Romanos nos diz que são estas coisas óbvias  na natureza. Uma delas é adorar o Criador, ao invés de adorar a criatura. A outra é seguir o desígnio do Criador, para a reprodução.)

G. Leia Romanos 1:28-32. Qual é o próximo passo nessa progressão de afastar-se do Criador? (Uma vez que as pessoas não aprendem o que Deus lhes ensina, através da natureza, elas deslizam cada vez mais para baixo, na encosta da maldade.)

1. Qual é a etapa final neste deslize? (A aprovação do pecado.)

2. Não posso passar esta questão adiante, por causa do atual debate sobre a homossexualidade. Se estou certo que Paulo estava descrevendo o deslize para dentro do pecado, por pessoas que não conheciam o evangelho, que pecados estão ainda mais para baixo do que a homossexualidade? (Ganância, inveja, assassinato, contendas, engano, maldade, fofoca, calúnia, ódio a Deus, insolência, arrogância e prepotência, só para citar alguns.)

3. O que isso nos ensina sobre a natureza da homossexualidade? (Em primeiro lugar, o pecado descrito aqui, não é a atração pelo mesmo sexo mas, ao invés disso, cometer “atos indecentes” como resultado dessa atração. Segundo,  a homossexualidade é identificada como uma falha do reconhecimento da lição óbvia sobre a natureza. Todo aquele que tem pensamento correto, adora o Criador, ao invés de adorar os animais. Todo aquele que tem pensamento adequado, não desperdiça os desígnios do corpo humano e dos sistemas de reprodução. A rejeição das lições óbvias de Deus leva a resultados muito mais  pecaminosos.)

4. Como essa sequência de pecados se torna consistente com a graça? (Graça é aceitar Deus. Se você aceitar Deus com uma compreensão sofisticada do evangelho ou O aceitar, baseando-se, simplesmente, naquilo que a natureza revela, então, você aceitou Deus.)

H. Amigo, você pode ver como Deus provê oportunidades para que todos os homens O sigam? Você tem obrigação e oportunidade de compartilhar a mensagem clara do evangelho, o evangelho da graça. Você vai se comprometer a fazer isto?

III. Na próxima semana: Começaremos uma nova série de lições em Jeremias, o profeta.

Nota para os leitores: Eric Belloy tem sido, há muito tempo, tradutor destas lições para o idioma francês. Sua esposa acaba de lançar seu primeiro cd, com composições para piano. Se você quiser descobrir sua música pode acessar: http://www.deborabelloy.com 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: