sábado, 5 de setembro de 2015

Lição 11 - Paulo: Seu Passado e Seu Chamado

(Atos 9, Gálatas 2) 

Introdução: Há três semanas, testemunhamos Jesus compartilhando o evangelho, com a mulher samaritana, no poço. Duas semanas atrás, aprendemos sobre a visão de Pedro, que o levou a compartilhar o evangelho com Cornélio, um centurião romano. Semana passada, lemos sobre grandes coisas que Filipe fez, para levar o evangelho à Etiópia e Samaria. Paulo, o homem que vamos estudar nesta semana e na próxima, foi o líder da igreja primitiva, mais identificado para levar o evangelho aos gentios. Vamos pular para dentro de nosso estudo bíblico e aprender mais sobre sua incrível história!

I. A Conversão

A. Leia Atos 9:1-2. Quando o texto diz que “ainda respirava ameaças de morte”, ao que a palavra “ainda” se refere? (Refere-se ao apedrejamento de Estevão, assunto que abordamos, quando estudamos Filipe. Saulo aprovou a morte de Estevão e estava no centro da resultante perseguição da igreja primitiva. Atos 7:57 - Atos 8:3.)

1. O que significaria a ida de Saulo, para as sinagogas de Damasco? (Ele provocou a fuga dos crentes de Jerusalém e, então, queria seguí-los até a Síria!)

2. Por que Saulo teria autoridade policial sobre qualquer pessoa que vivesse na Síria? (Isso nos dá uma compreensão interessante sobre como os primeiros cristãos eram vistos. O Sinédrio, em Jerusalém, deve ter reivindicado autoridade sobre as sinagogas fora de Israel, mesmo que Roma fosse o poder dominante. Isso sugere que os judeus consideravam os novos cristãos como um tipo de judaísmo.) 

B. Leia Atos 9:3-5. O que você pensaria, se fosse Saulo?

C. Leia Atos 9:6-7. O que as testemunhas confirmaram? (Isso foi escrito de uma forma estranha. Parece que os homens que estavam com Saulo viram a luz e ouviram a voz de Jesus. No entanto, eles não puderam ver nenhuma pessoa.)

D. Leia Atos 9:8-9. O que você acha que fez Saulo ficar cego? (A luz. Luzes intensas cegam você por algum tempo.)

1. Por que Saulo não comeu e nem bebeu? (Coloque-se no lugar dele: Jesus estava vivo, parecendo Deus, e você estava indo atacar Seus seguidores. Não era uma boa situação.)

E. Leia Atos 9:10-14. Será que Ananias achava que Deus não havia acompanhando as últimas notícias? Deus, de alguma forma, havia perdido os artigos sobre esta cara, Saulo, no Jerusalem Post? (Isso soou como uma grande oportunidade para evangelizar, até Ananias ouvir o nome do homem que ele iria visitar. Felizmente, Deus tolera nossas respostas idiotas.)

F. Leia Atos 9:15-16. Será que a instrução fez Ananias sentir-se melhor? (Deus mostrou que Ele conhecia Saulo. Meu palpite é que a referência ao sofrimento de Saulo tinha a intenção de fazer Ananias sentir-se melhor, com a ficha de registro de perseguição de Saulo.) 

G. Leia Atos 9:17-19. Era isso que Saulo esperava?

1. Saulo estava arrependido? Existia alguma razão para acreditar que ele havia mudado? ( Leia Atos 9:11-12. Saulo esteve orando e Deus enviou-lhe uma mensagem sobre Ananias, para que ele fosse curado.)

2. Você já se envolveu em algum pecado sério e, então, se arrependeu e sentiu o alívio do perdão? Isso aconteceu com Saulo? (Esse parece ter sido o momento para Saulo. Ele foi batizado, se alimentou e recuperou sua força, depois da provação.)

H. Leia Atos 9:20-22.  Por que Saulo não levou um par de anos para estudar a Bíblia e fazer algumas aulas com os principais discípulos para, então, sair e pregar? (Leia Atos 23:6 e Atos 22:2-3. Como fariseu, treinado por Gamaliel, Saulo estava no topo dos estudantes da Bíblia. Ele pegou seu conhecimento existente e o re-orientou, para encaixar na revelação de que Jesus era o Messias prometido. Sabemos, também, a partir de Gálatas 1:15-18, que mais tarde, Saulo deixou Damasco e passou três anos estudando.)

I. Leia Atos 9:23-25 Qual foi a reação oficial à conversão de Saulo? (Os judeus quiseram matá-lo.)

II. A Matriz

A. Leia Atos 9:26. Saulo partiu de Damasco, direto para Jerusalém? (Não. Paulo não nos dá uma linha de tempo exata mas, ele passou três anos na Arábia, antes de voltar para Jerusalém. Gálatas 1:18. [Depois de três anos de estudo (“Deus ... quando Lhe agradou revelar Seu Filho em mim para que eu O anunciasse entre os gentios”, Gálatas 1:15-16), ele retornou para a matriz, em Jerusalém.]

1. Você teria ficado com medo de Saulo? (Saulo começou uma perseguição que envolvia assassinato de cristãos, então, sumiu do mapa por três anos, para depois voltar com um novo nome. Atos 13:9. Sim, eu suspeitaria.)

B. Leia Atos 9:27-30. O tempo de Paulo, na matriz, valeu a pena? (Sim. Barnabé foi valente e aceitou Paulo. Assim, os cristãos da matriz ajudaram Paulo a escapar, daqueles que queriam matá-lo.)


III. A Obra

A. Leia Gálatas 2:1. Lembre-se que Paulo escapou de Jerusalém, fugindo daqueles que queriam matá-lo. Este tempo de 14 anos aparece para marcar o tempo em que Paulo esteve em missão, junto aos gentios, na Ásia Menor.)

B. Leia Gálatas 2:2. Por que Paulo estaria correndo em vão? (Os líderes poderiam não aceitar sua obra com os gentios, por não considerá-la legítima.)

1. Paulo disse: “aos que pareciam mais influentes”. Ele não conhecia os líderes da igreja?

C. Leia Gálatas 2:3-5. Qual era a visão de Paulo, quanto à circuncisão dos novos convertidos, de acordo com as instruções dadas por Deus a Abraão? (Gênesis 17:9-11). 

1. Por que eles seriam “falsos” irmãos, se estavam, simplesmente, defendendo o que Deus disse para Abraão?

D. Leia Gálatas 2:6-7. Quão deferentes {modo de conduta atenciosa, amável, respeitosa} a liderança pareceu a Paulo? (Algumas críticas da liderança da igreja me fazem estremecer. Mas aqui, dificilmente, Paulo pareceu deferente.) 

E. Leia Gálatas 2:8. Quem Paulo disse que é o ponto de referência importante, para determinar se você está fazendo a coisa certa? (Deus trabalha de fato no seu ministério.)

1. Considere este teste. Existem organizações religiosas que, você pensa, não estão promovendo o Reino de Deus, mas que parecem prosperar?

a. Se for assim, como você explica isso? (Leia Marcos 9:38-40. É evidente que Deus estava com Paulo. Jesus ensinou que a “tenda” é grande, quando se trata de promover o evangelho.)

F. Leia Gálatas 2:9-10. “Tiago, Pedro e João” foram os pilares da igreja primitiva? (Sim!)

1. Essa foi mais uma de Paulo, ao não ser deferente com os líderes reconhecidos da igreja? 

2. Ou, devemos considerar que Paulo tinha estado fora da cidade por 14 anos? (A melhor maneira de olharmos para essa situação é vermos que há muito tempo, quando Paulo esteve na cidade, ele se encontrou com Pedro e Tiago, por um breve período. Gálatas 1:18-19. Paulo não estava bem ciente da estrutura da igreja primitiva em Jerusalém, e como ela operava. Ele disse que sua obra, junto aos gentios, foi apoiada por aqueles que, ele achava, eram os líderes da igreja primitiva.)

G. Leia Gálatas 2:11-13. Agora sua opinião mudou? Paulo não estava criticando Pedro e Tiago, os “pilares renomados” da igreja primitiva? (O peso da evidência mostra que Paulo não estava sendo deferente.)

1. Qual é a lição para nosso trabalho missionário? (Os líderes nem sempre são perfeitos. Eles nem sempre entendem a vontade de Deus. Paulo tinha a mensagem, diretamente, de Deus - esse foi seu ponto em Gálatas 1:15-17. Naquela situação, ele não iria deferir, em favor de homens.)

H. Leia Gálatas 2:14-16. Qual a importância do que Paulo salientou? (Isto é a essência do evangelho! Isto é a essência da justificação pela fé. Vemos, agora, porque Paulo não se desviou desse ponto.)

1. Releia Gálatas 2:13. Barnabé era parceiro de confiança de Paulo. Qual era a dificuldade nessa questão? (Ela mostra que pessoas de boa fé tendem a ficar em ambos os lados, quando o assunto é circuncisão. Mas, Paulo argumentou que existe apenas um lado certo, que é o lado que fica coerente com o sacrifício de Cristo, mas incoerente com a instrução de Deus para Abraão.)

2. Temos questões como essa na igreja, hoje?

I. Leia Gálatas 2:20-21. Amigo, você deixou a graça de lado? Se for assim, por que não se decidir, agora mesmo, a se unir a Paulo, em sua determinação de viver uma vida de justificação pela fé?

VI. Na próxima semana: “Paulo: Missão e Mensagem”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: