sábado, 2 de janeiro de 2016

Lição 02 - Crise no Éden

(Gênesis 1 e 3) 
Introdução: Nosso estudo desta semana, se choca com duas situações contrárias. Em primeiro lugar, quando percebemos uma história familiar, nossa reação instantânea é pensar “eu já sabia disso”. Em segundo lugar, muitos cristãos duvidam do relato da criação. Pode ser que eles não digam “Deus mentiu para nós” mas, sugerem que o relato é metafórico ou uma alegoria. Isto não faz nenhum sentido lógico. O relato da criação tem detalhes específicos em demasia, para ser metafórico. Se fosse uma alegoria, dificilmente o seria para a evolução. Há o relato de que Deus falou, intencionalmente, para que a criação viesse a ser, ao invés de sugerir acaso e seleção natural. Ele recita a complexidade e o acabamento da obra no início, em vez de sugerir uma mudança gradual, do mais simples para o meio complexo. O relato da criação é muito familiar mas, acho que ele contém pontos espirituais vitais. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver se podemos encontrar alguma coisa nova, interessante e importante nele!  

I. Pequenos Deuses

A. Leia Gênesis 1:26. O que Deus disse sobre o homem? (Ele é parecido com Deus .)

1. De que forma o homem é semelhante a Deus? (Ele tem a “imagem” e a “semelhança” e governa sobre o restante da criação.)

a. Embora esse versículo não explique, com precisão, o significado de “imagem” e “semelhança”, observe que ele está ligado ao trabalho de governar. O que isso nos explica sobre imagem e semelhança? (Governamos sobre o restante da criação, porque somos mais inteligentes. Assim, a lógica é que, no ato de pensar, somos parecidos com Deus.)

B. Leia Gênesis 1:27-28. Será que Deus seguiu com Seus planos, em relação aos seres humanos? (Sim. Ele não propôs, apenas, que fôssemos feitos a Sua imagem mas, Ele seguiu com a proposta)

1. Observe que Deus mencionou, especificamente, a criação de “macho e fêmea”, como parte da imagem de Deus. Como pode ser isto, uma vez que a Bíblia, consistentemente, se refere a Deus e a Jesus com o sentido masculino? (Leia Gênesis 2:23-24. Quando homem e mulher tornam-se  “uma só carne”, eles se assemelham a Deus, na medida em que também são geradores de vida. É por isto que outros arranjos “matrimoniais” são incoerentes com o mais importante plano de Deus para nós.)

2. Na semana que passou, me pediram para ajudar no funeral de um homem que eu não conhecia. Minha única ligação com a família era um de seus filhos, que conheci casualmente. No funeral, fiquei sabendo que ele e sua esposa tiveram 13 filhos e, pelo menos 78 netos e bisnetos. Uma pessoa que falava achou que o número mais correto seria acima de 100! Aqui está um exemplo de um homem e uma mulher gerando vida!

II. Explorando o Plano de Deus

A. Leia Gênesis 3:1. Foi isso que Deus disse? (Nem de perto. Em Gênesis 2:16-17, Deus disse que eles poderiam comer de qualquer árvore - exceto uma.)

B. Leia Gênesis 3:2-3. Por que você acha que satanás queria aquela resposta? (Se aquilo fosse uma disputa pela lealdade da raça humana, eu iria querer varrer qualquer alegação de que o homem tivesse entendido mal a regra. Satanás tinha Eva reiterando o governo de Deus mas, ali, não poderia haver erro sobre o que ela fizesse.)

1. Eva declarou a regra, corretamente? (Não existe registro de que Deus tenha dito para não tocar ou, você vai morrer.)

2. Se você quisesse evitar que o homem comesse a fruta, seria melhor que ele pensasse que não poderia sequer tocá-la, certo? (Embora esse seja um ponto de vista comum entre pais e líderes religiosos jovens, ele está errado. Deuteronômio 4:2 nos instrui a não acrescentar ou retirar nada da palavra de Deus. Acredito que, quando Eva tocou a fruta e nada aconteceu, ela foi encorajada a comê-la.)

3. Lembro que quando eu era jovem, foi-me dito que eu não deveria entrar em uma sala de cinema. Por quê? Porque meu anjo não iria querer entrar lá. Se eu ficasse em uma situação de risco de vida, lá dentro, eu estaria sem meu anjo! Fiquei fora das salas de cinema. Mas, quando começaram a mostrar os filmes na televisão e, até mesmo, nos ginásios de universidades cristãs, isto mostrou a regra como sendo absurda - e minou a autoridade do restante das regras que me deram. Por que eles não me ensinaram, apenas, a evitar filmes (livros e músicas) que exerceriam, sobre mim, influência para o mal?

C. Leia Gênesis 3:4-5. Qual foi a melhor razão, creditada a satanás, para que Eva comesse a fruta? (Eva seria “como Deus”.)

1. Não era isso, exatamente, o que Deus tinha em mente para Adão e Eva: que fossem como Ele?

2. Por que Eva não respondeu: “Eu já sou como Deus. Não preciso desobedecê-lO, para ser semelhante a Ele”? (Eva não confiava em Deus.)

D. Leia Gênesis 3:6. Por que você acha que Eva desconfiava de Deus? (Seus sentidos lhe disseram que não havia nada de errado em comer aquela fruta. Parecia boa. Então, ela a tocou e nada ruim aconteceu. Aí, ela acreditou em satanás: ela iria ganhar sabedoria.)

1. Considere esse episódio do ponto de vista de Deus. O que Eva acabara de fazer? (Eva decidiu que Deus havia mentido, pois Ele reteve algo de bom para ela. Eva acreditou naquela serpente falante, ao invés de acreditar em seu Amigo e Criador!)

2. Quando se trata de pecado, quantas vezes nós duvidamos de Deus e, ao invés disso, confiamos em nossa capacidade limitada para julgar a verdade?

a. Considere três verdades que resultam do evento da criação: criação, casamento e sábado. Quantas pessoas aceitam a evolução, baseando-se na verdade limitada? Quantas pessoas aceitam o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou, a monogamia serial, baseando-se na própria visão de justiça? {N.T. Monogamia serial é uma forma de monogamia caracterizada por casamentos sucessivos, a curto prazo, ao longo de uma vida.} Quantas pessoas adoram no domingo, baseando-se na prática da maioria? (Todas essas três doutrinas, encontradas no relato da criação, são originais, fundamentais e estão sendo fortemente atacadas.)

III. O Terrível Resultado

A. Leia Gênesis 3:9-12. A quem Adão culpou, por sua decisão de desobedecer a Deus? (Em última análise, ele culpou a Deus, pois foi quem colocou Eva no jardim com ele.)

1. O que isso nos ensina sobre o problema do pecado em nossas vidas? (Nós resistimos em assumir a responsabilidade pessoal pelo erro.)

a. Com relação ao pecado, alguma vez você ouviu alguém dizer: “Deus me fez assim”? “Eu sempre fui desse jeito”? “Meus pais me fizeram assim”? São tentativas para evitar a responsabilidade pessoal por nossos pecados? 

B. Leia Gênesis 3:17-19. O que aconteceu com a domínio da terra, dado por Deus, para o homem? (Sua autoridade, com certeza, diminuiu. Hoje a terra resiste as suas obras.)

C. Leia Gênesis 3:16. O que aconteceu com Eva? (Mais uma vez, a autoridade semelhante a de Deus, para os seres humanos, diminuiu. Eles ainda teriam poder de gerar vida mas, a partir daquele momento, seria uma experiência dolorosa.)

1. As regras para o castigo do marido foram absurdas?

2. Ele estava, logicamente, ligado ao pecado de Eva? (Sim. Eva queria ser mais semelhante a Deus. Do mesmo jeito que o domínio humano sobre a terra e o poder para gerar vida eram reduzidos, também a autoridade semelhante a de Deus era reduzida. )

a. Isso foi justo? (Se você respondeu: “não, isso não foi justo e eu teria resistido”, não teria sido esse o problema com o pecado original de Eva - ela não acreditou no julgamento de Deus?)

D. Leia Gênesis 3:14-15. Lembre-se do nosso estudo, na semana passada, em que satanás foi expulso do Céu. A partir daquele momento, ele ganhou a lealdade dos seres humanos, levando-os para o pecado. O que Deus disse para satanás, sobre o resultado do confronto entre o bem e o mal, que havia começado no planeta Terra? (Os homens esmagarão a cabeça de satanás.)

1. O que você acha que significa isso ? (Quando Jesus veio à Terra, como homem, Ele derrotou satanás. Ele venceu a guerra que acabou com a destruição de satanás.)

E. Amigo, e quanto a sua vida? Você aceita as regras de Deus como verdade e para a melhor maneira de viver? Ou, em vez disso, você confia na sua visão limitada sobre verdade e depende dela? O relato da criação mostra o terrível resultado de não acreditar em Deus e rejeitar Suas regras. Por que não pedir que o Espírito Santo, a partir deste momento, influencie suas atitudes para que fiquem de acordo com as verdades de Deus?

IV. Na próxima semana: “A Rebelião Global e os Patriarcas” 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"


**********************************

Nenhum comentário: