sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Lição 04 - Conflito e Crise: os Juízes

(Juízes 4, 6, 7 e 14-16) 
Introdução: Você consegue lidar com o medo? Você se debate com a falta de fé e de fidelidade? Sei que eu me debato. Há um par de meses atrás, fui escalado para argumentar, diante da Corte de Apelação dos EUA - um tribunal que fica diretamente abaixo da Suprema Corte dos EUA. Isso criou um certo receio. No entanto, um pouco antes da argumentação, fiz um sermão sobre  confiança em Deus e aquele sermão blindou minha coluna vertebral {ou seja, “deu-me mais força moral e intelectual”}. Deus abençoou-me e o argumento foi muito bom. Nesta semana, nosso estudo diz respeito aos homens e mulheres que enfrentaram grandes perigos. Vamos estudar intensamente na Bíblia, para ver se podemos encontrar alguma blindagem que nos ajude a lidar com nossos problemas e nossos medos!

I. A Juíza Debora

A. Leia Juízes 4:1-3. Quem eram os “bandidos” aqui? (O rei Jabim e o comandante de seu exército, chamado Sísera.)

1. O que lhes deu poder sobre o povo de Deus? (Deus “os vendeu” por causa da  infidelidade do povo. Havia, também, 900 carros de ferro - uma enorme vantagem para os bandidos.)

B. Leia Juízes 4:4-5. Quem liderava o povo de Deus, na época? (Débora.)

1. Quais eram suas qualificações para liderar? (Ela era uma profetisa de Deus. O povo de Deus a procurava, para que ela decidisse suas questões - isso mostra que eles reconheciam sua autoridade.)

II. O Plano de Batalha

A. Leia Juízes 4:6-7. Que plano de batalha Deus havia dado para Débora? (Baraque deveria reunir uma tropa de 10.000 homens e ir até o rio Quisom.)

1. Você vê algum ponto fraco nesse plano de batalha? (À exceção de usá-los  como “isca”, não se explica uma estratégia de guerra. E quanto aos carros? Deus disse que lhes daria a vitória.)

B. Leia Juízes 4:8-10. Por que você acha que Deus escolheu Baraque para comandar as tropas?

1. Considere as palavras dele. Ele estava disposto a desobedecer a Deus? (Sim! Ele disse que só iria se Débora fosse junto.)

a. O que isso nos diz, acerca de Débora? (Ela estava segura e inspirava confiança.)

(1) Existe alguma outra explicação que seja mais favorável a Baraque? (Pode ser que Baraque estivesse mais preocupado com a honestidade de Débora. Ele imaginou que, se ela não estivesse mentindo sobre as instruções de Deus, ela estaria disposta a arriscar a própria vida.)

b. Não estamos discutindo a natureza incomum de Débora por ser a líder de Israel. Como Débora ratificou aquele problema cultural? (Ela disse que Deus entregaria Sísera nas mãos de uma mulher - como se aquilo fosse algo inesperado ou negativo.)

C. Leia Juízes 4:14-16. O que aconteceu, apesar da clara vantagem militar com cavalos e carros de guerra sobre os soldados de infantaria? (Os israelitas venceram. Eles mataram o exército inimigo inteiro e coletaram muitos carros!)

D. Leia Juízes 4:17-21. Homens, as mulheres são confiáveis? (Note que elas estavam a cargo de Deus.)

1. Será esta a razão pela qual a maioria dos homens, nos dias de hoje, vivem em casas e, não, em tendas?

2. Releia Juízes 4:9. Achei que Débora quis dizer que Deus entregaria Sísera   nas mãos dela. Qual foi o ponto para Deus, ao entregar Sísera nas mãos de Jael? (Apenas uma questão de igualdade de oportunidades para homens e mulheres.)

a. Qual é o ponto? (Parece que, se os homens não lideram, Deus seleciona mulheres para fazê-lo. Deus tem uma inclinação inicial a respeito dos homens. (Talvez por causa de Gênesis 3:16, que estudamos recentemente.) Mas, no final, Deus escolhe a pessoa que confia nEle, independentemente, do sexo.)

E. Leia Juízes 4:22-24. As mulheres mudaram o curso da história militar aqui? (Sim, elas confiaram em Deus, o que teve como consequência o esmagamento de uma potência militar, que se opunha ao povo de Deus.)

III. O Juiz Gideão 

A. Leia Juízes 6:1-2. Quem eram os bandidos, agora, e por que eles detinham o poder? (O povo de Deus O decepcionara, novamente, e então, Deus permitiu que os midianitas o oprimisse.)

B. Leia Juízes 6:3-6. Que estratégia os midianitas usaram para controlar o povo de Deus? (Ou destruir ou comer todos os mantimentos em Israel.)

C. Leia Juízes 6:7-10. Quando o povo clamou a Deus, Ele os ignorou? (Não. Deus enviou um profeta que explicou a razão dos seus problemas.)

D. Leia Juízes 6:11. Por que Gideão malhava o trigo no lagar? Que dificuldades isso implicava? (Um lagar era um grande barril de madeira. Seria necessário que o vento soprasse a palha para longe, no momento em que o trigo estivesse sendo debulhado. Um barril grande era, exatamente, o lugar onde você não deveria estar, se estivesse malhando o trigo. Podemos concluir que Gideão estava fazendo isso para esconder a comida dos midianitas.)

E. Leia Juízes 6:12. O anjo estava zombando de Gideão? “Ei, valoroso homem, que  beleza esse barril!”

F. Leia Juízes 6:13. A quem Gideão culpou pelo fato do “valoroso homem” estar escondido num barril? (Ele parecia dizer: “Eu seria muito mais corajoso se Deus aparecesse e fizesse algo poderoso”. Gideão, do mesmo modo que Adão, parecia estar culpando Deus.)

G. Leia Juízes 6:14-16. Será que Gideão, assim como Baraque, precisava de uma mulher para colocar um pouco de aço em sua coluna vertebral?{Ou seja, uma mulher para dar-lhe força e coragem?}

1. Diga-me: o que você acha que Deus estava dizendo no versículo 16? (Deus disse que: “Tudo o que você precisa para vencer sou Eu. Você disse que Eu não tenho ajudado? Eu estou aqui, vamos fazer isso juntos.”)

H. Leia Juízes 6:17. O que você acha da fé de Gideão? 

I. Leia Juízes 6:20-23. Gideão disse: “Por favor, espere! Quero trazer um presente.” O que Deus fez para Gideão? (Deu-lhe um sinal. Note a paciência de Deus e como Ele trabalhou com as dúvidas de Gideão.)

J. Estamos pulando muito rápido sobre essa incrível história. Leia Juízes 6:33 e Juízes 7:19-22. Quantos homens estavam com Gideão para atacar aquele bando indisciplinado dos midianitas? (Cem.)

1. O que cada um daqueles cem homens tinha em suas mãos? (Um instrumento musical e um jarro com uma luz dentro.)

2. Releia Juízes 6:15. Qual era a preocupação de Gideão, quanto a assumir riscos contra os midianitas? (Que ele era fraco e estava em pequeno número.)

3. Qual é a lição, hoje? (Tudo o que é necessário para derrotar os bandidos é Deus e você, trabalhando juntos.)

IV. Sansão

A. Leia Juízes 14:1-2. Por que Sansão exigiria que seus pais buscassem uma esposa para ele? (Leia Êxodo 22:17. Os pais iriam aprovar o casamento.)

B. Leia Juízes 14:3. Os pais de Sansão aprovaram? Ele deveriam? (Leia Deuteronômio 7:1-3. Eles não deveriam aprovar porque Sansão pretendia casar com alguém que não adorava o verdadeiro Deus.)

C. Leia Juízes 14:4. Aqui, que lições os pais podem aprender? Que cada exigência vem com uma nota de rodapé, dizendo que Deus faz exceções em certas circunstâncias?

D. Leia Juízes 14:5-9. Por que Sansão não se vangloriou por ter matado o leão e ter recebido o mel como bônus? (Levítico 11:39-40 revela que os pais de Sansão achariam que comer o mel os tornaria impuros.)

1. O que esses dois eventos nos ensinam? (Sansão não se preocupava com regras.)

E. Leia Juízes 13:6-8, para entender a história por trás do nascimento de Sansão. O que você pensa sobre o que os pais de Sansão sentiram quanto a sua atitude negligente com as regras de Deus? (Tenho certeza que eles ficaram muito infelizes, e achavam que tinham decepcionado a Deus.)

F. Leia Juízes 15:20 e Juízes 16:1. Sansão era juiz! Que tipo de homem era ele?

G. Sansão acabou sendo capturado e cego por seus inimigos. Leia Juízes 16:25-30.  Deus ouve as orações de pecadores? (Sim.)

H. Leia Hebreus 11:32-33. Como você explica que esses homens foram colocados na lista do “hall “ da fama da fé?

1. O povo de Deus foi entregue aos bandidos, quando falhou ao não seguir a Deus. Quão diferentes foram esses homens? (A chave foi a confiança em Deus. Eles estavam vacilantes (ou pior) quanto as suas ações, mas quando reconsideraram, eles confiaram em Deus.)

I. Amigo, você vai se decidir, hoje, a depositar sua confiança em Deus - e a confiar nEle sempre?

V. Na próxima semana: “O Conflito Continua”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"

**********************************


Nenhum comentário: