sábado, 23 de janeiro de 2016

Lição 05 - O Conflito Continua

(1 Samuel 17, 2 Samuel 11-12, Neemias 1-2) 
Introdução: O que Deus exige de você? Miquéias 6:8 responde: “Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” Os exemplos que vamos estudar nessa semana e os exemplos {estudados} dos últimos líderes de Deus podem fazer você imaginar como eles se encaixam na resposta de Miquéias. O que fica expresso com mais intensidade é que precisamos defender a honra de Deus, em situações desafiadoras. Vamos pular para dentro de nosso estudo bíblico e aprender mais sobre o que Deus tem em mente para nós!

I. Davi

A. Leia 1 Samuel 17:20-24. Você acha que Davi considerou se ele poderia ser capaz de entrar num confronto, sem autorização? 

1. Qual você acha que foi a reação de Davi quando ele viu os israelitas fugindo com medo de Golias? (Leia 1 Samuel 17:26. Davi achava aquilo uma vergonha. Deus havia sido desonrado, covardemente, por aqueles homens.)

B. Leia 1 Samuel 17:28. O que Eliabe sugeriu, acerca de Davi? (Que Davi não tinha importância, era presunçoso e, na verdade, um covarde com medo de lutar, que só queria assistir.)

1. Por que Eliabe diria coisas terríveis sobre seu irmão? (Ele sabia que era o que Davi estava pensando sobre ele (na verdade, o exército inteiro) e, então, Eliabe insultou Davi naqueles mesmos pontos.)

C. Leia 1 Samuel 17:31. O que isso nos diz, acerca de Saul? (Ele estava desesperado. Por que o rei chamaria um jovem pastor de ovelhas?)

D. Leia 1 Samuel 17:32-37. Sobre quem Davi estava colocando sua confiança? (Em Deus. Sua fé era extraordinária.)

E. Leia 1 Samuel 17:40-44. Qual era o ponto de vista de Golias, quanto ao desafio apresentado por Davi? (Ele achava que era um insulto. Temos basicamente um consenso universal sobre as probabilidades de Davi vencer. Isso mostra ainda mais claramente o desespero do rei Saul.)

F. Leia 1 Samuel 17:45-47. Que elemento Davi introduziu na luta? (O sobrenatural. Davi afirmou, claramente, que era Deus quem venceria a luta. Davi não estava, antecipadamente, tomando os créditos por sua vitória.)

G. Leia 1 Samuel 17:48-51. Releia 1 Samuel 17:43. O que faltou para Golias? (Uma atiradeira. Ele se antecipou para um combate corpo a corpo com Davi, usando “pedaços de pau”.)

1. Golias invocou poderes sobrenaturais? (Sim. “E o filisteu amaldiçoou Davi, invocando seus deuses”.)

2. Qual é a lição de Davi para nossas vidas? O que você pensa sobre Davi?

H. Leia 2 Samuel 11:1. O que havia de diferente com o rei Davi?  (Aparentemente, ele perdeu o desejo de enfrentar os bandidos.)

1. Por que isso? Idade? Preguiça? A “boa vida”?

I. Leia 2 Samuel 11:2.  Às vezes você sente que se não praticar alguma atividade física, você tem dificuldades para dormir?

1. Será que Bate-Seba sabia que alguém poderia vê-la do terraço do palácio? Será que ela sabia que Davi perambulava no terraço, à noite?

J. Leia 2 Samuel 11:3-4. Em que ponto Davi pecou? Quando ele enviou alguém para saber se ela era casada? Ou quando ele dormiu com ela?

K. Leia 2 Samuel 11:5. O que mudou na vida de Davi? (O pecado secreto de Davi  estava prestes a se tornar público.)

L. Davi tentou, sem sucesso, esconder seu pecado. Então, ele planejou a morte do marido de Bate-Seba, junto com outros soldados, numa batalha. Leia 2 Samuel 11:26-27.  Como você acha que o jovem Davi se tornou o velho rei Davi?

M. Leia 2 Samuel 12:7-10 e Hebreus 11:32-34. Como Davi foi incluído na lista dos heróis da fé?

1. De que modo Davi se assemelha a Sansão, que também está na lista dos heróis? (Ambos tiveram problemas com mulheres.)

N. Leia 2 Samuel 12:11-14. O que aprendemos sobre pecar contra “nosso semelhante”? (Os pecados que cometemos contra os outros se voltam contra nós e nos prejudicam. Esse tipo de pecado tem consequências práticas terríveis.)

1. A respeito do que Deus parecia mais preocupado? (Os inimigos de Deus mostraram total desprezo.)

2. Releia 2 Samuel 12:13. Você concorda com Davi, que ele havia pecado contra Deus? (Isso foi discutido na última semana. Na primeira metade dos Dez Mandamentos, o serviço a Deus é nossa maior preocupação. Muitos acham que Davi pecou contra o marido de Bate-Seba e os outros soldados que morreram. Mas, Davi e Deus entenderam que a questão fundamental foi como ela impactou a Deus e, como impactou a batalha entre o bem e o mal. Você evita violar a segunda metade dos Dez Mandamentos porque você não é idiota e nem vai querer sofrer. Você obedece a primeira metade, por causa da fidelidade a Deus.)

a. De que modo as duas metades dos Dez Mandamentos se impactam entre si? (Tanto Davi quanto Sansão ficaram mal diante de Deus, por causa de seus pecados sexuais.)

II. Ezequias

A. Leia 2 Reis 19:9-13. O que você entende como sendo a essência da carta do rei Senaqueribe para o rei Ezequias? (Que nenhum deus tinha sido capaz de se levantar contra ele {Senaqueribe} e o seu Deus {o Deus de Ezequias} não faria melhor.)

B. Leia 2 Reis 19:14-16. Por que Ezequias não respondeu: “Muitas pessoas morrerão  se você não fizer alguma coisa”? “Sua nação será destruída se você não intervir”? (Ezequias tinha razão, pois se tratava da honra de Deus. Ele disse para Deus que aquela mensagem O “insultara”.)

C. Leia 2 Reis 19:17-19. O que isso ensina sobre a oração, quando você está em dificuldades?

D. Leia 2 Reis 19:20-22 e 2 Reis 19:27-28. Deus sabe onde vivem nossos inimigos?

E. Leia 2 Reis 19:32-34. Por que Deus salvaria Jerusalém e seu povo? (Por causa dEle e de Davi.)


F. Leia 2 Reis 19:35-36. O rei Ezequias teria que arriscar sua vida na batalha? (Não.)

1. O que isso ensina a você sobre os problemas que você enfrenta - se você levantar-se pela honra de Deus?

III. Neemias

A. Os primeiros versículos de Neemias relatam a terrível condição de Jerusalém, depois de sua destruição pelos babilônios. Leia Neemias 1:4-7. Como Neemias começou sua oração? (Magnificando a Deus.)

1. Como o povo de Deus falhou com Ele? (Uma parte da glória de Deus é que Ele Se mantém firme em Suas promessas mas, nós não sustentamos nossa parte do acordo.) 

B. Leia Neemias 1:8-9. Aquela “instrução” para Moisés tinha sido há muito tempo.  A promessa ainda é válida? 

1. Se for assim, por que ainda é válida? (Neemias vinculou a promessa para Moisés com a glória de Deus. Ele se referiu à Jerusalém como “o lugar escolhido para estabelecer meu Nome”.{Neemias reportou-se às palavras de Deus para Moisés - vs 9} )

C. Leia Neemias 1:10-11. Se você estivesse olhando para a oração de Neemias como a um argumento, explicaria uma fluência lógica? (Ele argumentou que Deus tinha um contrato (“aliança”) com aqueles que O amavam e O obedeciam. Nesse contrato incluía que, se eles obedecessem a Deus, sua vida seria melhor e isso levaria glória ao Seu nome. Ele confessou que o povo abandonara a Deus, mas que ele e o grupo todo queriam, novamente, celebrar aquele contrato.)

1. Esse contrato está disponível para você? (Acho que sim.)

a. Presumivelmente, cada contrato tem um objetivo global e um beneficio para ambas as partes. Qual é o objetivo global desse contrato? (Avançar a glória {o resplendor} de Deus.)

b. Qual é o beneficio para os homens? (Quando os seguidores de Deus fazem o bem, Deus é glorificado.)

(1) Esta regra é constante? (Não. Às vezes, Deus é glorificado quando, apesar das adversidades, somos fiéis.)

D. Amigo, o objetivo de nossas vidas deveria ser magnificar e exaltar a Deus. Na sua vida, como você traz {leva, influencia, conduz, produz, provoca} a glória de Deus?  Se é muito difícil falar, por que não pedir que o Espírito Santo abra seus olhos para as oportunidades de buscar {e levar} a glória de Deus? 

IV. Na próxima semana: “Vitória no Deserto”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"


**********************************

Nenhum comentário: