terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 10

Expiação na Cruz (Mateus 26 e 27)

Introdução: Você já considerou se envolver em um pecado sério? Em caso afirmativo, você pesou as conseqüências se fosse descoberto? Quão sério seria o castigo? Mesmo se você não fosse apanhado, como este pecado te afetaria? Lembro-me de um amigo dizendo (a respeito de um pecado sério) “Se eu fizer isso, Deus me perdoará.” Quando se trata de pecado, a nossa preocupação principal é sobre como isto nos afetará. Nesta semana vamos dar uma olhada em como nossos pecados afetaram Jesus. Deus pagou um terrível preço por nossos pecados. Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e verificar de perto e de forma pessoal o que o nosso pecado fez com nosso amável Salvador!

I. Getsêmani

A. Leia Mateus 26:1-2. A crucifixão era o pior tipo de morte imposto pelo governo. Se você estivesse para ser crucificado, gostaria de saber antecipadamente? Por que sim, ou por que não? (Lembro-me de minha mãe dizendo “Quando teu pai chegar em casa, você vai apanhar.” Saber do meu destino não tornava as coisas mais fáceis.)

B. Leia Mateus 26:36-38. Veja cuidadosamente as palavras proferidas por Jesus. Como você descreveria a Sua atitude mental em termos contemporâneos? (Ele está triste e preocupado – profundamente perturbado – tanto que Se sente oprimido a pondo se poder simplesmente morrer.)

1. Você alguma vez já sentiu uma tristeza tão grande – que poderia morrer?

2. Alguma vez já se sentiu oprimido pelo terror acerca do futuro?

3. Você acha que se tratava de medo da dor física ou medo da morte? (Eu teria temido a dor física e a morte, mas não creio que é isso que Jesus está dizendo. Lembre-se que nossos pecados estavam sendo colocados sobre Ele (Gálatas 3:13; II Coríntios 5:21). Imagine o fardo para um Deus sem pecado sendo esmagado pelos pecados de toda a humanidade.)

C. Leia Mateus 26:39. O que Jesus queria? (Ele gostaria de evitar o que estava adiante de Si. Esperava que Deus o Pai houvesse elaborado um “Plano B” que O permitisse escapar do crescente peso do pecado e da tortura que estavam diante dele.)

1. Jesus poderia ter evitado isso? (Sim. Note que Jesus diz “afasta de mim este cálice”. Jesus não tinha que “beber” do copo. Jesus poderia ter voltado para o céu. Poderia ter pedido um “intervalo”. Poderia ter dito “Eu tenho visto este povo bem de perto e de forma pessoal e, francamente, eles não são dignos de serem salvos.”)

2. O que Jesus orou, que nós deveríamos orar? (Desejo que a vontade de Deus prevaleça acima de tudo.)

a. Isto quer dizer que às vezes acontecerão coisas terríveis? (Sim.)

D. Leia Mateus 26:40-41. Você já passou por problemas terríveis e parecia que teus amigos não se importavam? Que eles estavam mais preocupados com o conforto deles próprios do que com as tuas necessidades?

E. Leia Mateus 26:42. Jesus ainda está buscando uma saída? O que isto revela acerca de Sua natureza humana? (Vemos Seu lado humano, o quanto Ele desejaria evitar o que estava por vir, mas Ele aceitou a vontade de Deus.)

F. Jesus volta para Pedro, Tiago e João e eles novamente falharam com Jesus, caindo no sono. Uma multidão armada entra no jardim para prender a Jesus. Ela é liderada por Judas. Por que Judas faria isto? (Somente duas razões fazem sentido: 1- Judas decidiu que Jesus não era o Cristo, ou 2 – Judas pensa que Jesus precisa de uma pequena ajuda para declarar o Seu reino. Jesus é cercado por amigos que parecem não se importar o bastante, que não acreditam nEle ou que acham que são mais espertos do que Ele. Que triste quadro.)

G. Leia Mateus 26:50-53. Por que Jesus não chama pelas doze legiões de anjos? (Isto demonstra que Jesus aceitou voluntariamente o que estava para acontecer.)

1. Por que Jesus menciona doze legiões, em vez de uma centena de legiões? (Jesus tinha doze discípulos. Um deles acabara de puxar uma espada. Jesus aponta que poderia ter 6.000 anjos (uma legião) para cada discípulo. Ele tinha poder de fogo de verdade à Sua disposição – em vez de seus fracos seguidores.)

H. Quando o inimigo se aproxima, Pedro, aquele que antes era o discípulo dorminhoco, puxa a sua espada (João 18:11) para cumprir a sua promessa de que morreria antes de negar a Jesus (Mateus 26:33-35). Pedro estava sendo fiel ou não? Nós não costumamos fazer piadas com aqueles que falam que irão “orar por nós” mas que não oferecem qualquer ajuda prática? (Leia Efésios 6:12. Jesus estava em meio a uma terrível batalha espiritual sobre o destino do mundo. Pedro pensou que a luta era contra os seres humanos, não os demônios. Pedro falhou com Jesus, porque não estava lutando no ponto central do conflito – a guerra espiritual.)

1. Como podemos saber quando puxar a espada e quando orar?

I. Leia Mateus 26:54. Era realmente a vontade de Deus que Seu Filho fosse torturado e crucificado? Poderia Jesus ter dito, de forma razoável, “Meu Pai no céu é um Deus amoroso, nunca será da Sua vontade que Eu seja torturado, muito menos morto!” (Depois de nossas últimas três lições, onde vimos como o serviço do santuário profetizava a maneira como Jesus morreria pelos nossos pecados, podemos ver o “quadro maior”. Quando coisas ruins acontecem conosco, precisamos ter confiança de que Deus tem o “quadro maior” em mente e nós só precisamos confiar nEle.)

II. Humilhação

A. Leia Mateus 26:55-56. Por que Jesus estaria preocupado com a maneira como eles O prenderam? (Este é o princípio da humilhação. Ele era um mestre respeitado, não um ladrão perigoso, ou um salteador oculto.)

1. O que aconteceu com a promessa (Mateus 26:35) que todos os discípulos fizeram de que morreriam antes de negar a Jesus?

2. Qual é o resultado? (Jesus vão sozinho para a terrível batalha.)

B. Leia Mateus 26:63 e Mateus 27:37. Qual é a acusação oficial contra Jesus? (Que Ele é o Messias, o Rei dos judeus, o Filho de Deus.)

C. Leia Mateus 26:64-65. Coloque-se no lugar de Jesus. O Sumo Sacerdote, um homem da mais alta posição social, te chama publicamente de mentiroso sobre ser o Messias. Como você reagiria?

D. Leia Mateus 26:66-68. Como a multidão reage à declaração de Jesus de que Ele é Deus? (Eles cospem em Seu rosto, batem nEle com seus punhos e dão tapas na Sua face.)

1. O que a multidão está fazendo quando dizem, “Profetize-nos, Cristo. Quem foi que lhe bateu?” (Estão zombando da afirmação de que Ele é Deus.)

2. Se você fosse digno de respeito, se tivesse realizado algumas coisas na tua vida, como reagiria a pessoas que negam essas coisas, em um esforço para fazer com que você pareça ser mau?

a. E se as pessoas que estivessem fazendo essas alegações fossem pessoas verdadeiramente baixas?

E. Leia Mateus 27:27-29. Imagine ficar em pé, nu, diante daqueles que estão zombando de você. Qual é o propósito do manto, a coroa e a vara? (Todos esses objetos são para zombar da afirmação de Jesus de ser Deus.)

F. Leia Mateus 27:30-31. Como você reagiria a ser atingido na cabeça? Imagine ser atingido na cabeça com uma vara de madeira, quando a tua cabeça está coberta com espinhos.

G. Considere o aspecto psicológico disto. Essas pessoas estão sendo instigadas por Satanás para fazer isto. Satanás duvida de quem Jesus é? (Não.)

1. Então, qual é o ponto? (Lembre-se de que há duas semanas atrás (Lição 8) discutimos a primeira tentação de Satanás para Jesus no deserto? Concluímos que as questões subjacentes eram o orgulho e a confiança em Deus. Recordamos que estas eram as mesmas tentações apresentadas a Eva. Esta é a mais extrema forma da tentação “Se Tu és o Filho de Deus.”)

2. Como pode ser uma tentação ou um pecado para Jesus provar que Ele era Deus? (Jesus usaria Seu próprio poder divino para provar esta verdade – portanto, fracassaria em confiar em Deus.)

3. Como você se sente quando luta com o pecado? Como se sente quando fracassa? Consegue imaginar sentir a imundícia de todos os pecados de toda a humanidade ao mesmo tempo, ao mesmo tempo em que as pessoas negam a tua verdadeira natureza, enquanto te ferem e zomba de você?

4. Esqueça dos momentos quando você mereceu ser envergonhado. Você já passou por uma tentação mesmo que remotamente parecida com esta? Se sim, você acha que fez a coisa certa ao se defender?

H. Jesus é pregado na cruz e a base da cruz é rudemente lançada em um buraco. Leia Mateus 27:39-43. “Se dEle tem compaixão”. Com o peso dos pecados da humanidade, Jesus sabia se Seu Pai tinha compaixão dEle? Pode a tentação para não confiar em Deus ser mais forte? (Leia Mateus 27:46. Ele se sente com se Deus O houvesse abandonado. Mas Jesus não utilizou Seu próprio poder. Uma nota adicional: isto demonstra a verdade da Bíblia. Desde o princípio até o fim temos a sugestão de Satanás de que não deveríamos confiar em Deus. Se um ser humano estive simplesmente escrevendo uma estória para despertar simpatia, teria se concentrado na dor física que Jesus sofreu.)

I. Leia João 19:30. O que estava consumado? (A batalha. Jesus tinha vindo como o segundo Adão, vivido uma vida perfeita e morrido pelos nossos pecados. Nós morremos com Ele e por causa disso (e a posterior ressurreição) Satanás e seus demônios estão condenados.)

J. Amigo, quando você for tentado a pecar, pense na terrível experiência que nossos pecados infligiram a Jesus. Pense como Satanás humilhou Jesus e como Satanás, embora condenado, gostaria de usar os teus pecados para te humilhar e te condenar. Você vai decidir hoje nunca mais tratar o pecado de forma leviana?

III. Próxima Semana: Benefícios da Expiação

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: