terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 11

Benefícios da Expiação (Hebreus 7; João 16)

Introdução: Na semana passada, terminamos nosso estudo com as palavras finais de Jesus “Está consumado” (João 19:30). O que estava consumado? Jesus havia terminado tudo o que viera fazer pela humanidade? Havia feito tudo o que era necessário para nos reconciliar-nos com o Pai? Existe um certo debate entre os cristãos a respeito do que Jesus está fazendo exatamente agora. Será que todos os benefícios do sacrifício de Jesus foram estabelecidos na cruz? Ainda existem benefícios por vir? Estudamos anteriormente a idéia de que Jesus está agora agindo como nosso Sumo Sacerdote no céu, mas existem certos problemas técnicos com esta idéia. Além disso, existe a crença de que quando Jesus disse “está consumado”, o Espírito Santo assumiu o Seu trabalho de uma maneira mais abrangente. Vamos pular direto para dentro do nosso estudo da Bíblia e descobrir o que Jesus está fazendo - se é que está – por nós neste momento!

I. Um Sumo Sacerdote Melhor

A. Leia Hebreus 7:11-14. Qualquer jovem em Israel que quisesse ser um sacerdote quando crescesse poderia se tornar um sacerdote? (Não. Leia Deuteronômio 10:8-9 e Números 3:10. Somente a tribo de Levi ministrava no Templo. Arão e seus filhos (que eram levitas) eram os sacerdotes.)

B. Hebreus 7:14 aponta que Jesus veio da tribo de Judá. Se nem todos podiam simplesmente escolher serem sacerdotes, eles tinham que vir da linhagem correta, como podemos afirmar que Jesus é agora o nosso Sumo Sacerdote? Tivemos estado estudando como o serviço do santuário do Antigo Testamento era uma profecia que se cumpriu em Jesus. Como isto mostra que temos um problema lógico?

1. Uma vez que Jesus teve um nascimento miraculoso, por que Deus não acertou as coisas de forma que Ele nascesse um descendente de Arão?

C. Leia Hebreus 7:103. Que duas posições de autoridade Melquisedeque possuía? (Ele era um sacerdote e um rei.)

D. Leia Hebreus 7:4-9. Por que o autor de Hebreus entra nessa discussão sobre Menquisedeque, Abraão e os levitas? (O livro de Hebreus argumenta que em Melquisedeque havia um precedente pata Jesus ser tanto nosso Sumo sacerdote quanto nosso Rei. Pode ser defendido o argumento que Melquisedeque era maior do que Abraão e os levitas, porque eles pagaram (direta ou indiretamente) um dízimo a Melquisedeque.)

E. Se supomos que Jesus é mais como Melquisedeque do que como Arão, se Melquisedeque é um padrão, por que sabemos tão pouco sobre Melquisedeque? Por que o sistema do santuário não foi modelado de acordo com Melquisedeque? (Leia novamente Hebreus 7:3. Arão é uma pessoa como nós. Melquisedeque é um rei especial, misterioso. Ele não tem um princípio nem um fim conhecidos. Ele é um precedente muito superior para o nosso Senhor. De fato, esta é a razão mais poderosa pela qual Jesus não nasceu da linhagem dos levitas e de Arão – Ele era muito superior.)

F. Quem declarou que Jesus era como Melquisedeque? (Leia Hebreus 5:4-6. Este texto dia que sua autoridade veio diretamente de Deus.)

1. De onde o autor de Hebreus tirou esta afirmação? Isto parece ser uma citação. O que ele está citando? (Leia Salmos 110:2-4. Esta é uma profecia do Antigo Testamento a respeito de Jesus.)

II. A Mudança da Lei

A. Leia mais uma vez Hebreus 7:11-12. Perguntei anteriormente por que Jesus não veio da linhagem de Arão. Estes versos acrescentam mais uma razão. Eles dizem que uma mudança no sacerdócio significa uma mudança na lei. Como a lei foi mudada? (Leia Hebreus 7:17-19. O antigo sistema era “fraco e inútil” – ele não permitia que nos tornássemos perfeitos. Agora temos uma maneira melhor “pela qual nos aproximamos de Deus”.

1. Isto quer dizer que a antiga lei foi completamente atirada pela janela? (Não. Ainda temos um sistema “sacerdote/santuário”, apenas que é muito mais aperfeiçoado. O livro de Hebreus argumenta que a autoridade de Jesus tem um precedente em Melquisedeque e que Sua obra tem um precedente no sacerdócio levítico.)

B. Leia Hebreus 7:23-26. Como Jesus melhorou o antigo sistema?

C. Leia Hebreus 8:1-2. Este texto chega ao cerne da questão acerca do que Jesus está fazendo - se é que está – por nós neste momento. O que Ele está fazendo? (Está “servindo” no santuário celestial em nosso favor. Hebreus 7:25 diz que Jesus “vive sempre para interceder [por nós]”. )

D. Leia Hebreus 2:17-18 e Hebreus 4:14-16. Que outra vantagem temos com Jesus como nosso Sumo Sacerdote no céu? (Ele compreende as nossas tentações e nossas fraquezas.)

1. Arão não seria uma escolha melhor para nos compreender, uma vez que ele era um pecador como nós? (Uma noite desta semana eu estava em um estudo bíblico, onde examinávamos a história de Balaão (Números 22-24). Esta é, de muitas maneiras, uma história muito bem-humorada, sobre um profeta que lutava (sem sucesso) com a ambição e o orgulho. Tenho certeza que cada um de nós que estávamos naquele grupo lutamos com as mesmas questões, mas estávamos balançando nossas cabeças pensando no tolo Balaão. Ser um pecador não nos torna sempre simpáticos [com outros pecadores].)

III. O Espírito Santo

A. Leia João 16:7-8. Jesus está falando com Seus discípulos. Jesus diz que o “Conselheiro” não virá, a menos que Jesus parta. Quem é este “Conselheiro”? De vez em quando as pessoas se referem a mim como “conselheiro”. Jesus está se referindo a um advogado? (Leia João 14:16-17. Jesus chama este “Conselheiro” de “Espírito da Verdade”. Este é o Espírito Santo, o terceiro elemento da Trindade.)

B. Leia João 16:8-11. Que benefício nós recebemos por termos o Espírito Santo conosco? (O Espírito nos convence do pecado e da culpa, nos assegura da nossa justificação através de Jesus, e nos lembra que Jesus derrotou Satanás e, portanto, o mundo está rumando para o juízo.)

1. Algumas pessoas argumentam que a lei foi anulada na cruz. Algumas pessoas dizem que a culpa é uma coisa ruim. Algumas pessoas negam o aspecto do juízo de Deus. Essas pessoas podem estar cheias do Espírito Santo? (Como poderiam estar? Elas negam a principal obra do Espírito Santo.)

C. Leia João 16:12-15. Que ligação encontramos entre nosso Senhor ressuscitado e o Espírito Santo? (Jesus explica que o Espírito Santo continua a obra de Jesus. A “batuta” foi passada para outro elemento da Trindade.)

1. Que outra obra o Espírito Santo tem? (Ele nos guia na verdade, glorifica a Jesus, tornando a glória de Jesus conhecida a nós.)

2. Por que isto é algo que os discípulos não poderiam “suportar”? O que há de tão opressivo acerca da verdade? (Lembre-se que esta declaração foi feita antes da cruz. Todo este novo sistema era algo que os discípulos não podiam prever. Eles pensavam que Jesus seria o Mestre do sistema atual – e o Rei de Israel.)

D. Leia Romanos 8:1-4. O que é a “lei do Espírito de vida” e ela tem algo a ver com o Espírito Santo? (Sim. Jesus cumpriu as exigências da lei. Ele viveu uma vida perfeita para que as exigências da lei pudessem ser “plenamente satisfeitas em nós”. Mas isto vem com a condição que vivamos de acordo com o Espírito.)

1. Você consegue ver agora a ligação entre a obra Sumo Sacerdotal atual de Jesus no céu e a obra do Espírito Santo sob o novo sistema da lei?

2. Quão importante é que vivamos com o Espírito Santo nos dirigindo? (Leia Romanos 8:5-8. Se vivemos uma vida controlada por nossa natureza pecaminosa, não podemos agradar a Deus. Leia Romanos 8:9. Se não temos o Espírito Santo, não pertencemos a Jesus.)

E. Como sabemos se temos o Espírito Santo? (Leia Atos 1:4-5. Precisamos do batismo do Espírito Santo. Isto é algo mais do que ser batizado com água. Receber o Espírito Santo foi crítico para a missão dos discípulos depois que Jesus partiu para Seu ministério no céu. Esta foi a maneira pela qual Jesus continuou Sua obra com eles.)

F. Leia Atos 4:31. O Espírito Santo já te fez tremer? Já fez tremer a tua igreja? Se não, você está de fora? Está de fora da obra atual de Jesus no céu e na terra?

G. Amigo, simplesmente compreender o que Jesus está fazendo no céu por nós exatamente agora não é o bastante. Precisamos estar no centro do que Jesus está fazendo na terra agora através do Espírito Santo. A presença do Espírito Santo entre nós é um benefício da expiação de Jesus. O que está acontecendo agora é a poderosa obra do Espírito Santo! Se você tem alguma dúvida de que o Espírito está operando poderosamente em você, por favor, convide o Espírito a entrar na tua vida agora mesmo.

IV. Próxima Semana: Unidos a Cristo

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: