quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 12

Unidos a Cristo (Romanos 6)

Introdução: Vamos revisar por um momento o que aprendemos nas últimas semanas. Jesus veio como o segundo Adão. Jesus teve sucesso onde Adão fracassou. Assim como fomos lançados no pecado por Adão, da mesma forma fomos lançados na justiça por Jesus – se fizermos esta escolha. Podemos escolher sermos incorporados ao batismo, à vida sem pecado, à morte e ressurreição de Jesus através do batismo. Estamos de acordo até aqui? Na semana passada começamos a considerar o que vem em seguida: vivermos uma vida de acordo com a nossa natureza espiritual, e não humana. Vamos continuar a explorar o que significa estar unido a Jesus em nosso viver cotidiano. Vamos pular para dentro de nossas Bíblias!

I. Nova Vida

A. Leia Romanos 6:3-4. O que Paulo diz que podemos ter de novo? (Uma nova vida.)

1. Você gosta de coisas novas? Eu tive um amigo que costumava dizer para mim “Eu gosto que meus brinquedos sejam novos.” Não é assim que eu vejo a vida. “Caixa aberta”, “recondicionado”, “arranhões e marcas”, “segundo”, são minhas “marcas preferidas”. Para mim, parte da alegria de possuir é pagar menos.

2. Qual é o problema com ganhar brinquedos usados? (Você herda os problemas de outra pessoa.)

3. Se você está lendo isso, você já tem uma “vida usada”. (Espero que você não se qualifique como alguém com “arranhões e marcas”.) Qual é a atração da “vida nova” oferecida por Jesus? (As coisas das quais você se arrepende, aqueles problemas que você criou, são parte da antiga vida.)

a. Deixar a antiga vida para trás é realmente possível? Ou esta é uma conversa distanciada da realidade?

B. Leia Romanos 6:5-7. Como Paulo descreve a nossa vida nova? Ela apaga completamente a vida antiga? (A Bíblia diz que o “corpo do pecado” é “destruído” de forma que nós “não mais sejamos escravos do pecado”. A memória e consciência dos pecados passados pode estar lá, mas o pecado, pelo menos o domínio do pecado, é coisa do passado.)

1. Seria melhor esquecer completamente dos pecados passados? (Para algumas pessoas, ser queimado pelo pecado é uma ajuda importante para a conduta futura.)

C. Leia Romanos 6:8-11. Quando a nossa nova vida começa? Este texto está no futuro? Ou isto é algo que podemos ter agora mesmo? (“Considerem-se” que dizer para aplicarmos isto agora. A vida nova é algo que podemos ter agora.)

II. Vivendo a Nova Vida

A. Leia Romanos 6:12-13. Quando me torno uma nova pessoa, quando assumo a minha nova vida em Jesus, o problema do pecado, se não a dominação do pecado, uma coisa do passado? (Ainda temos que tomar a decisão de “não permitir que o pecado continue dominando” sobre nós.)

1. O que significa “oferecer-se” a Deus ao invés de ao pecado? (Primeiro, temos uma decisão consciente a tomar – e precisamos estar fazendo isso todo o tempo. Esta decisão é escolher a justiça em vez da impiedade. Segundo, a palavra “oferecer” parece significar estar disponível, estar disposto. Tomamos a decisão pela justiça, mas deixamos Deus tomar a decisão sobre como seremos usados.)

B. Leia Romanos 6:14. Se você tem um espasmo de ansiedade acerca da idéia de entregar a tua vida a Deus para que Ele tome as decisões executivas, o que este texto sugere? (Sugere que a nosso decisão é, constantemente, escolher de que lado estamos. Mesmo se escolhemos o egoísmo, não somos o mestre – o pecado é o mestre.)

1. Você consegue se lembrar (talvez a memória de curto prazo é tudo o que você precisa) quando você esteve viciado em pecado? (Se a resposta é “sim”, então a conclusão razoável é que temos mais possibilidades de escolha quando escolhemos a justiça.)

C. Romanos 6:14 diz uma coisa muito interessante. Diz que o pecado não é o nosso mestre porque estamos sob a graça, e não sob a lei. Vamos tentar fazer uma paráfrase: Você não precisa mais se preocupar com acidentes de trânsito ou ferimentos causados pelo trânsito, porque abolimos todas as leis do trânsito. Não há mais limites de velocidade. Sem mais paradas irritantes nos semáforos vermelhos ou nas placas de parada obrigatória. Você escolhe de que lado da estrada deseja andar. Isto faz sentido para você? (Creio que “vocês não estão debaixo da Lei” significa duas coisas. Primeira, significa “não estão sob a condenação da lei”. A graça nos libertou da condenação da lei. Segunda, significa que guardar a lei não é a maneira pela qual buscamos salvação. A graça é a nossa nova maneira de alcançar a salvação.)

1. Leia as palavras de Jesus em Mateus 5:17-19. O que Jesus diz acerca de Sua obra e a lei? (Se você acha que vou te ensinar a quebrar um dos mandamentos, você não está lendo o texto com atenção!)

2. Leia Gálatas 3:10-11. De que maneira Paulo diz aqui que não estamos sob a lei? (Não dependemos da lei para sermos justos diante de Deus.)

D. Leia Efésios 4:22-24. Que nova parte do nosso novo ser é mencionada aqui? (Uma nova atitude.)

1. Aqueles de vocês que tem lido estas lições há alguns anos sabem que eu gosto de me referir à “justificação pela atitude”. O que você acha que quere dizer “nova atitude”? (Você ama a Deus. Você é agradecido a Deus. Você quer agradá-Lo. Por experiência, sei que é difícil afastar-se de desejar agradar a si mesmo, é ainda mais difícil ser honesto acerca daquilo que agrada a Deus e aquilo que te agrada. Mas, se você decidir, pelo poder do Espírito Santo, desenvolver esta atitude, está no caminho certo.)

E. Leia Romanos 6:15-18. O que este texto diz aos cristãos que dizem que a lei foi abolida e que podemos fazer o que quisermos, porque estamos debaixo da graça? (Este texto nos diz da forma mais clara possível que o pecado não é uma opção – mesmo para aqueles que estão sob a graça. A razão pela qual não deveríamos (não podemos) escolher pecar é porque nos tornaremos escravos do pecado. Conforme mencionamos anteriormente, qualquer um que tenha sido viciado pelo pecado (o que provavelmente abrange a todos nós) sabe precisamente sobre o que este texto está falando.)

F. Leia Romanos 6:19. Que encorajamento você encontra neste verso? (Paulo confessa que ele é fraco. Como eu gosto de saber que outras pessoas são fracas – não sou somente eu que sou fraco.)

1. O que Paulo sugere que seja a cura para a fraqueza humana? (Não confiar em nossas “limitações humanas”. Ele sugere que busquemos o Espírito Santo para recebermos um poder (contra o pecado) que está além da nossa natureza humana.)

G. Leia Romanos 6:20-21. Seja honesto, quando você está viciado em pecado, que benefício você colhe? Como isto funciona? (Não há dúvida de que o pecado tem a sua atração. Mas o resultado são somente destroços. Se o teu pecado não resultou em destroços, agradeça a Deus por Sua misericórdia para contigo e considere como este pecado teria resultado se Satanás pudesse fazer as coisas à sua maneira.)

1. Embora Paulo nos desafie a considerarmos o resultado dos nossos pecados aqui e agora, ele também dirige a nossa atenção para o fato de que o destino do comboio do pecado é a morte eterna.)

a. Considerando tudo isso, quão tolo você precisa ser para escolher o pecado?

H. Leia Romanos 6:22. Para onde nos leva uma vida unida com Jesus? (À santidade e à vida eterna!)

1. Quando o verso diz “leva à santidade” o que isto sugere sobre as vezes que escorregamos e caímos nos antigos hábitos? (Estamos seguindo um caminho. Se temos a atitude correta, se pedimos que o Espírito Santo nos dirija, se escolhemos estar unidos a Jesus, continuaremos nos movendo em direção à santidade. Podem ser três passos para a frente e um passo para trás, mas estamos nos movendo em direção à santidade.)

I. Leia Romanos 6:23. O que está em nosso poder ganharmos e o que não está em nosso poder ganharmos? (Nós podemos ganhar a morte. A vida eterna é um dom (um presente).)

J. Amigo, você está vivendo agora a vida eterna? Você tem uma atitude que deseja agradar a Deus? Quer viver uma vida dirigida pelo Espírito? Deseja deixar os sentimentos sujos do teu vício pelo pecado? Irá, agora mesmo, confessar teus pecados a Deus e pedirá a Ele que te ajude hoje a entrar na nova vida?

III. Próxima Semana: Expiação e Harmonia Universal

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: