quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 13

Expiação e Harmonia Universal (Hebreus 9; Apocalipse 20 e 21; Mateus 25)

Introdução: O que a Bíblia diz a respeito dos últimos capítulos da vida humana neste planeta pecaminoso? Para que futuro o serviço do santuário terrestre nos aponta? O que a Bíblia diz a respeito da conclusão daquilo que Jesus fez por nós, como Cordeiro sacrifical e como Sumo Sacerdote? Qual é o padrão para o julgamento final? Vamos mergulhar em nosso último estudo sobre este assunto e descobrir!

I. O Final do Santuário

A. Leia Hebreus 9:24-28. Depois que Jesus terminar Sua obra no santuário celestial, o que vai fazer em seguida? (Ele “aparecerá segunda vez”, ou seja, voltará à terra.)

1. Como esta segunda vinda de Jesus é diferente da primeira? (Desta vez Ele não vem para suportar nossos pecados por nós, Ele vem para nos resgatar. Está vindo para nos trazer a salvação.)

2. Jesus está trazendo salvação para todos? (Não. Somente para aqueles que estão aguardando por Ele.)

B. Leia Apocalipse 20:11-14. O que estamos vendo aqui? Este santuário está no céu? O santuário está descendo para a terra? (Leia Mateus 25:31-33. A mediação de Jesus no céu como nosso Sumo Sacerdote terminou. Este é o retorno à terra do qual fala Hebreus 9:28. Jesus, assentado no trono do juízo (João 5:22-23), retorna à terra como nosso Rei e nosso Juiz. O santuário celestial está de mudança em direção ao nosso planeta!)

1. Vamos dar mais uma olhada em Apocalipse 20:11-14. Hebreus nos diz que Jesus estava vindo para trazer salvação. Este texto não soa como salvação para mim. Como você explica este aparente conflito acerca do que Jesus está trazendo?

2. Note que parece haver vários conjuntos de livros. Quantos livros existem aqui e quantos livros são dedicados à vida? (Parece haver dois grupos de livros. Um grupo tem vários livros. O outro tem apenas um. Lembre-se de que na semana passada terminamos nossa discussão com o “salário do pecado”. As pessoas ganham a sua destruição. As ações dos ímpios são registrados no grupo dos múltiplos livros. Não sabemos quantos são. Porém, para os justos só existe um livro – não um livro de ações, mas simplesmente um livro registrando seus nomes.)

a. O que é destruído no juízo final? (A morte e o Hades [ou inferno]. Existe um término final para a morte, o inferno e os ímpios.)

C. Leia Apocalipse 20:15. Que tipo de julgamento acontece com relação àqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida? (Parece que o “julgamento” para eles é simplesmente se o nome aparece ou não [no livro].)

1. Como pode ser isso? Por que os justos simplesmente tem o seu nome registrado? (A mediação de nosso Sumo Sacerdote no céu teve como resultado os nossos pecados serem cobertos pelo sangue de Jesus. Sua vida perfeita é a nossa vida perfeita. Não é necessário registrar os nossos atos, porque nossos atos não são a base para o julgamento. Somente o nome é necessário para aqueles que já passaram da morte para a vida (I João 3:14-15).)

a. É seguro ser julgado pelas nossas ações? (Não. Estas são as pessoas que estão perdidas!)

D. O prédio da Suprema Corte dos EUA é muito impressionante. Na época pré-terrorismo eu subi os vários degraus amplos na frente, passei pelas enormes colunas exteriores, e entrei no grande hall de entrada. Ali, dei meu nome a uma pessoa do lado de fora das grandes portas de bronze do tribunal. Eles confirmariam se meu nome estava na lista de membros e me levariam para assentar-me diante dos juízes. Ninguém me perguntava se eu era um advogado “bom o bastante” para me assentar na presença da Suprema Corte. Tudo o que eles queriam era o meu nome. Esta é a coisa mais próxima em minha experiência que se compare com a admissão no céu descrito em Apocalipse 20:15.)

E. Uma leitura alternativa de Apocalipse 20:11-15 é que todos – os perdidos e os salvos – são julgados de acordo com o que fizeram. Conforme eles são julgados, os nomes dos justos são escritos no livro da vida. Você consegue encaixar esta leitura com sistema do santuário, que estivemos discutindo por todo este trimestre? Quando o pecador aparecia com o cordeiro no santuário, o perdão dos pecados dependia dos méritos relativos das ações daquela pessoa? Em caso afirmativo, então porque o cordeiro era morto, em vez da pessoa ser morta ou castigada? (A questão, naquela época, assim como agora, é a mesma: se você tem o Cordeiro.)

F. Se o “julgamento” dos justos não é baseado nos seus atos mas somente se seus nomes estão escritos no livro da vida, com que base os nomes são escritos ali? Isto envolve algum tipo de julgamento? Vamos olhar alguns textos sobre isto.

1. Leia Apocalipse 3:5 e Apocalipse 21:27. Estes textos sugerem que uma declaração simples faz com que o nosso nome seja escrito no livro da vida?

2. Leia as palavras de nosso Senhor em Mateus 25:31-40. O que aconteceu com simplesmente ter os nossos nomes escritos no livro da vida? Isto não é claramente um julgamento baseado em obras?

a. Onde, nos Dez Mandamentos, nos é dito alguma coisa como esta?

3. Leia o que Jesus diz em Mateus 7:21-23. Como você explica este texto? Jesus diz que as palavras que não são suficientes para ter o teu nome escrito no livro da vida, mas então Jesus diz que essas grandes obras não tem valor algum!

4. Leia as palavras de Jesus em Mateus 5:21-22. Não passamos de mal a pior? Agora, não apenas estamos sendo julgados por nossas obras, mas somos julgados pelo nosso processo mental! É tão difícil ter os nossos nomes escritos no livro da vida?

G. Vamos voltar um pouco e revisar um ponto que estudamos repetidamente neste trimestre. Leia Romanos 6:1-4. Quando, no batismo, nós morremos para os nossos pecados através de Jesus, nosso nome foi escrito no Livro da Vida do Cordeiro.

H. Leia Romanos 6:5-7 e Romanos 6:11-18. Amigo, vamos ver se as partes deste quebra-cabeças são colocadas em seus lugares. No serviço do santuário, nunca havia um julgamento com base nas ações do pecador. Tudo era baseado no cordeiro. Porém, ver o cordeiro morrer deveria mover o coração do pecador. Quanto mais deveriam ser os nossos corações movidos ao contemplarmos Jesus morrendo! Esta nova atitude é o novo eu, o antigo eu morreu. É por isso que em Mateus 5:21-22 Jesus diz que a ira (uma atitude) e não o assassinato (uma obra) é o novo padrão para o julgamento. É por isso que em Mateus 25:31-36 Jesus fala a respeito de um julgamento dos justos baseado em atos de bondade, e não em violações dos Dez Mandamentos. É por isso que em Mateus 7:21-23 Jesus diz que conhecê-Lo e não as boas obras, é a chave para o céu.

I. Leia Mateus 22:36-40. A explicação de Jesus faz sentido agora? Os ímpios enfrentam um julgamento baseado em suas obras sob a lei – sua violação dos Dez Mandamentos. Nossos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro, com base em nossa aceitação do que Jesus fez por nós, em Seus atos de amor e sacrifício incríveis. Nossos nomes permanecem no livro da vida (veja Apocalipse 3:5 a respeito da possibilidade de ter nossos nomes apagados) quando vivemos nesta atitude de gratidão e amo pelo que Jesus tem feito por nós. Isto transforma as nossas atitudes com relação aos outros! I João 3:14 nos fala que este amor marca a nossa passagem da morte para a vida.)

J. Você pode decidir hoje a começar a ser amável? (Não! Como você poderia apertar os dentes e decidir amar? Esta é uma “obra” impossível.)

1. Se você pensa a respeito de Jesus e o amor não está acontecendo, você está simplesmente perdido? (Reveja cuidadosamente Romanos 8:1-17. O Espírito Santo é a chave para esta transformação de nossos corações. Ele é a chave para manter os nossos nomes escritos no livro da vida.)

II. A Nova Terra

A. Leia Apocalipse 21:1-3. Qual é o destino final do trono de Deus? (A Nova Jerusalém, o trono de Deus desce para a terra renovada. Deus e os seres humanos salvos agora vivem juntos.)

B. Leia Apocalipse 21:4. O que é parte da “antiga ordem” e o que é a nova ordem das coisas? (Lágrimas, tristeza, choro são a nossa reação à dor da morte. Dor e morte, e todas as suas conseqüências não existirão sob a nova ordem.)

1. Como tudo pode ser tão perfeito quando algumas pessoas entraram no céu não por porque tinham atos perfeitos, mas por que tinham os seus nomes escritos no livro da vida? Esses podem ser vizinhos perigosos? (Não. Uma atitude de amor é a chave para o livro da vida. Imagine viver em um lugar no qual todos te amam – todos tem em mente o melhor para você!)

C. Leia Apocalipse 21:5-7. O que mias é parte da nova ordem para aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida? (Você pode beber continuamente da fonte da água da vida. Você vai herdar todas as coisas renovadas. Vai ter um relacionamento de pai e filho com Jesus!)

D. Leia Apocalipse 21:8. Qual é a alternativa para este destino? Olhe esta lista. Por que Deus mencionaria a “covardia” como um pecado – o primeiro pecado da lista? Por que seria mencionado antes dos “depravados”? (O comentário Barnes Notes sugere que estas são pessoas que tiveram medo de serem conhecidas como amigos de Deus em um mundo ímpio.)

E. Amigo, você tem a coragem de ser batizado e ter o teu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro? Tem a coragem de confessar teus pecados a Deus e pedir ao Espírito santo que dirija a tua vida? Tem a coragem de desejar uma natureza de amor? Tem a coragem de seguir a Jesus? Se sim, eu te convido a dar estes passos e contemplar a recompensa que está à tua frente! Louvado seja Deus por esta oportunidade! Louvado seja por Sua maravilhosa graça e amor!

III. Próxima Semana: Começaremos uma nova série intitulada “O Dom Profético”

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: