quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 01

Amor (Mateus 5 e 22; I João 2; Romanos 13)

Introdução: Terminamos a nossa série de lições sobre o dom de profecia. I Coríntios 13:2 nos fala que, se temos o dom de profecia, mas não temos amor, não temos coisa alguma! Quão apropriado é começarmos esta nova série de lições acerca da Caminhada Cristã estudando o amor! Vamos mergulhar na Bíblia e ver como podemos ir do nada para alguma coisa, sendo amoráveis!

I. Relacionando-se Com Amor

A. Leia Mateus 22:34-36. Se fizessem essa pergunta para você, qual seria a tua resposta? Afirmaria que todos eles são igualmente importantes?

1. Como você acha que os fariseus teriam respondido à sua própria pergunta?

B. Leia Mateus 22:37-40. Jesus lhes deu um ou dois mandamentos?

1. A resposta de Jesus poderia ser resumida a “amar a todos”? Ou existe uma diferença entre amar de todo o seu coração, alma e entendimento, e amar como você ama a si mesmo?

2. Esta ordem te impressiona, como sendo um mandamento curioso – como é possível ordenar alguém a amar?

3. Pense nos Dez Mandamentos. Eles são divididos entre as nossas obrigações para com Deus e as nossas obrigações para com os seres humanos. É assim que obedecemos a este curioso mandamento para amar, obedecendo a estas exigências “Não ...”?

a. Por exemplo, se estou engajado em uma missão para amar o meu vizinho cabeludo, seboso e preguiçoso, decido não cobiçar o seu cachorro, esposa ou casa, certo?

b. E quando ele age de forma recíproca, não cobiçando meu cachorro, minha esposa ou minha casa, estamos perfeitamente de acordo com os mandamentos para “amarmos” um ao outro?

4. Leia I João 2:3-6. O que este texto nos ensina a respeito da obediência e do amor? (O texto diz que se obedecemos, então o amor de Deus é aperfeiçoado em nós.)

5. Leia Marcos 7:21-22. Espere um minuto. Eu pensei que havíamos acabado de aprender que se guardarmos os mandamentos, então o amor vem em seguida, certo? Como este texto pode dizer que todas essas coisas ruins vem de nossos pensamentos? O amor vem de fora para dentro ou de dentro para fora?

a. Se você respondeu “de dentro para fora” (como suspeito que a maioria de vocês fez) como, então, posso amar o meu vizinho cabeludo, seboso e preguiçoso? Manter minhas mãos longe das coisas dele era uma coisa bem direta, mostrar afeição para com ele é uma coisa bastante diferente.

C. Leia I Pedro 1:22. Este texto mos diz para amarmos “sinceramente uns aos outros e de todo o coração”. Isto pode ser desafiador! Como este texto sugere que deveríamos nos preparar para este desafio? (O texto diz “agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero”)

1. Como as minhas obras me preparam para amar? (Esta é a idéia mais interessante e contra-intuitiva: a obediência a Deus nos prepara para sermos capazes de amar o nosso vizinho cabeludo, seboso e preguiçoso!)

D. Leia I Pedro 1:23. Por que esta sentença segue o mandamento para amar sinceramente? (A idéia é que a nova vida, a caminhada com Deus, nos dá a capacidade para amar aos que estão ao nosso redor.)

1. Isto deve significar que Deus fez alguma coisa por nós para nos levar a esta mudança de atitude. Vamos ver isso em seguida.

II. Deus Amou

A. Leia Gênesis 2:18-22. Lendo esses versos, como você descreveria a atitude de Deus para com Adão? (Deus criou a perfeição para ele. Deus permitiu que ele desse o nome aos animais. Deus está preocupado cm o fato de Adão estar sozinho.)

B. Leia Êxodo 20: 8-11. O que este texto revela a respeito da atitude de Deus para conosco? (Deus toma providências para o nosso descanso – mesmo para aqueles dentre nós que são servos ou estrangeiros.)

C. Leia João 3:16-18. Qual é a maior demonstração de Deus de Seu amor para conosco? (Ele entregou Sua glória e Sua vida para conceder a nós o dom da glória e da vida. Ele foi condenado, em vez de vir para nos condenar.)

D. Considerando o que Deus fez pelos seres humanos, essas obras criaram o Seu amor ou o Seu amor criou essas obras?

1. E nós? As obras de Deus por nós criam em nós amor para com Deus?

a. Se sim, podemos dizer que quando o nosso vizinho começa a ser amorável para conosco, então nós amaremos o nosso vizinho?

E. Leia Deuteronômio 6:4-7. Quando Deus diz que Seus mandamentos devem estar “em [nosso] coração”, o que Ele quer dizer? (Não podemos obedecer verdadeiramente a Deus a menos que O amemos.)

1. Por que? Por que não podemos simplesmente obedecer? (Existe essa idéia em I Pedro 1:22, que a obediência nos ajuda a amar. Contudo, o ensinamento de Jesus em Marcos 7:20 é que nossas ações refletem a nossa atitude. Se tivermos um coração de amor com relação a Deus, então O obedeceremos. É por isso que a Lei (Mateus 22:36-38) “relaciona-se” com o amor a Deus.)

F. Seja honesto, você sente que ama verdadeiramente a Deus? Por décadas eu tive um problema nesta área. Eu sabia o que significava amar quando era criança, por causa da minha família e quando era adulto, por causa de minha esposa e filhos. O que eu sentia por Deus estava mais próximo ao respeito – não o sentimento que eu tinha por minha família. As coisas começaram a mudar para mim quando me conscientizei de como estive enganando a mim mesmo acerca da minha natureza pecaminosa. Quando enfrentei cara a cara o meu eu pecaminoso, então tomei consciência de como Deus ainda me amava e me perdoava, e isto me deu um coração de gratidão. Quando compreendi a grande bondade de Deus para comigo, nos detalhes da minha vida, isto me transformou. Meu coração de pedra se tornou um coração de gratidão e amor!

III. Amando Nosso Vizinho?

A. Leia Mateus 5:43-48. Agora Jesus está ficando ridículo, certo? Temos que ir além de amar nosso vizinho cabeludo, seboso e preguiçoso, e também amar as que nos perseguem. Assumindo que não somos masoquistas, como aluem pode amar quem está lhe ferindo?

1. Veja novamente Mateus 5:45, porque este verso nos dá um exemplo de como Deus “ama” o mal. Considerando este exemplo, Deus está exigindo de nós que demonstremos afeição para com nossos inimigos? (Duas coisas: Primeira, a palavra grega usada para amor com relação aos nossos inimigos, é uma que significa um amor “social” ou “moral”, e não afeição. Segunda, o exemplo de “amor” de Deus é tratar Seus inimigos como qualquer outra pessoa.)

B. Leia Romanos 12:17-21. Como este texto define o amor pelos nossos inimigos?

1. Isto quer dizer que deveríamos ter vingança em nossas mentes? (Se Deus promete vingança, então o assunto não é excluído da equação. Ela só é proibida para nós.)

a. O que significa amontoar brasas vivas? Para mim, isto não me parece soar como afeição!

C. Há alguns anos atrás comecei a estudar outras religiões, para que pudesse ter uma base mais bem informada sobre a qual afirmar que o Cristianismo é a única e verdadeira religião. Este estudo incluía ler os escritos do Dalai Lama. Fiquei abismado ao aprender que o Dalai Lama tem ensinamentos sobre “como tratar os outros” que se equivalem às instruções de Jesus em Mateus 5. O Dalai Lama perguntava assim: Quantos inimigos reais você tem? Quantas pessoas estão realmente te perseguindo? Se você é uma pessoa normal, a resposta é “muito poucas”. Essas poucas pessoas representam uma grande oportunidade para melhorar o teu caráter. Olhe-as como uma bênção.

D. Leia II Coríntios 5:14-16. O Dalai Lama, como quase todas as religiões falsas, promove um evangelho das obras. Seu motivo para amar os teus inimigos é melhorar o teu caráter. Qual é o motivo do cristão para amar os inimigos dele? (Que Deus nos amou primeiro – Ele morreu por nós mesmo quando nós éramos Seu inimigos! Veja Romanos 5:10.)

E. Amigo, se não fosse por Jesus, você estaria morto. Você não teria esperança, não teria futuro. Quando teus queridos morressem, você nunca mais os veria. Você sabe que pessoa má você realmente é (e se não sabe isso, está brincando consigo mesmo), e sabe como Jesus te perdoa e retira os teus pecados. À luz de tudo isso, o que você pode fazer além de amar a Deus? Como pode ser outra coisa além de razoável e justo para com aqueles que estão à tua volta – incluindo aqueles que querem te ferir? Se você não sente o amor de Deus, eu te convido a se arrepender agora mesmo e pedir a Jesus para que venha habitar na tua vida.

IV. Próxima Semana: Fé

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: