quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 02

(Hebreus 11; Salmos 19; João 20; I Pedro 1; Lucas 8)

Introdução: As pessoas dizem que a fé não é uma convicção racional. Você concorda? Considere que os discípulos acreditaram que Jesus estaria voltando durante o seu tempo de vida (Veja I Tessalonicenses 4:15-18). Já estamos vivendo cerca de 2.000 anos depois deles. Já esperei por pessoas que se atrasaram e já me atrasei. Mas, quando vemos este atraso, parece um pouco ridículo. Você alguma vez já acreditou em algo que era completamente irracional? Alguma coisa para a qual não havia qualquer sinal de provas? Chamamos a isso de superstições! O que a Bíblia diz a respeito da fé? Ela está além da evidência? Espera-se que devemos esperar por milhares de anos sem qualquer prova que seja, de que não somos tolos? Ou será que a fé tem uma raiz nas evidências, sobre a qual podemos edificar? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir!

I. Sem Provas?

A. Leia Hebreus 11:1. O que este texto diz que é a base de evidências para a nossa fé? (Nossas esperanças e coisas que não vemos.)

1. Não sou especialista em grego, mas Hebreus 11:1 no grego parece dizer acerca da fé “a evidência que não é vista”. Isso quer dizer que as pessoas que dizem que a fé não é uma convicção racional estão certas?

a. Ou isto quer dizer que existem evidências para a fé, mas nós simplesmente não somos testemunhas oculares delas?

B. Leia Hebreus 11:3. Somos testemunhas oculares disso? (Não.)

1. Existe alguma coisa para ser vista neste texto? (Sim. Nós vemos o Universo.)

2. É verdade que “a evidência que não é vista” vale para a nossa fé em que Deus formou o universo pela Sua palavra? (Nós não vimos Deus fazer isso. Uma “palavra” (comando oral) não seria visível mesmo se estivéssemos observando o evento.)

C. Leia Salmos 19:1-3. Será que Davi e o autor do livro de Hebreus têm uma diferença de opinião?

1. Hebreus 11:3 nos fala que somente pela fé nós cremos que Deus criou o universo. O Rei Davi diz que os céus estão fazendo uma declaração factual (“declara”, “proclama” acerca de nosso Deus Criador. Todos ouvem e podem entender esta mensagem. Quem, Davi ou o autor de Hebreus tem um argumento melhor?

D. Olhe à tua volta. O que a evidência que você vê a cada dia de diz acerca de se o nosso universo evoluiu ou se ele teve um Arquiteto Inteligente?

1. Como o teu gramado ou jardim ficariam sem a intervenção humana?

2. Como a tua casa ficaria sem a intervenção humana?

3. Como o teu carro ficaria sem a intervenção humana?

4. Como o teu emprego ficaria sem a intervenção humana? (Eu não sei acerca de vocês, mas meu gramado, minha casa, meu carro e meu emprego precisam constantemente da minha atenção – o que quer dizer que eles não conseguem sobreviver sem uma “inteligência externa”. Se nenhum ser humano interviesse, eles deixariam de ter uma existência produtiva.)

E. Minha percepção é que a principal explicação científica atual para o universo é a teoria do Big Bang, na qual o universo explodiu a partir de um único ponto em um único evento. Qual é a evidência científica para isto? (O universo está se expandindo de maneira uniforme em todas as direções.)

1. Isto também é uma evidência de que um Deus Criador, em algum ponto do tempo, falou e o universo veio à existência?

2. Cientistas acreditam que a taxa de expansão do universo é crítica. Se ele se expandir rápido demais, as forças gravitacionais se enfraqueceriam e o universo “explodiria”. Se ele se expandir devagar demais as forças gravitacionais seriam mais fortes do que a expansão e o universo implodiria. Isto é evidência de uma explosão ao acaso, ou de um Arquiteto que estabeleceu precisamente a taxa de expansão?

F. Leia Hebreus 11:4. Abel não tinha evidências para a sua fé em Deus? (Ele tinha evidências em toda a sua volta. A inferência é que Deus falava diretamente com Caim e Abel (Gênesis 4:6).)

1. Então, qual, exatamente, é o objeto da fé de Abel? (Sua fé era em Deus. Confiança em Deus era o foco da fé de Abel.)

2. Nos é dito que Abel ainda está falando. O que ele diz a você? Em que você baseia a tua fé naquilo que ele fala? (A curta história de Abel (Gênesis 4:1-10) tem todo tipo de afirmações a respeito da fé. Ela nos diz que rejeitar a Deus leva aos mais sérios pecados. Nos fala que obedecermos a Deus pode não significar que teremos uma vida perfeita aqui. Sugere que, a longo prazo, Deus cumprirá Suas promessas.)

II. Primeiro Exemplo de Fé: Tomé

A. Leia João 20:19-25. Tomé tinha alguma evidência de que Jesus havia ressuscitado? (Sim. Ele tinha o testemunho de várias testemunhas oculares confiáveis.)

1. Que tipo de evidências Tomé exigia? (Evidências de primeira mão.)

B. Leia João 20:26-29. Que tipo de fé Jesus enalteceu? (A fé daqueles que não viram, mas creram.)

1. Jesus está pedindo por uma fé cega, irracional? (Duas coisas: Primeiro, Jesus dá a Tomé precisamente o tipo de provas que ele exigiu. Segundo, as pessoas “felizes” (ou “bem-aventuradas”) são aquelas que acreditam com base no testemunho de outros. Jesus não está pedido que Seus seguidores imaginem que Ele tenha ressuscitado.)

III. Segundo Exemplo de Fé: Você

A. Leia I Pedro 1:3-5. O verso 5 se refere a sermos protegidos “mediante a fé”. Contra o que estamos sendo protegidos? (Leia I Pedro 1:6. Nossa fé nos protege do desânimo, quando ocorrem eventos difíceis.)

1. Veja novamente I Pedro 1:3-5. Qual é o objeto da nossa fé? (Que Deus nos dará uma nova vida, em uma terra renovada. Nossa esperança nisto é baseada na ressurreição de Jesus de entre os mortos.)

B. Leia I Pedro 1:8. Somos testemunhas oculares da ressurreição de Jesus? (Não.)

C. Leia I Pedro 1:10-20. Estamos sem evidências da ressurreição de Jesus? (Não. Temos a afirmação de Pedro a este respeito. Mas, mais do que isso, temos as profecias cumpridas a respeito de Jesus. Estes profetas do Antigo Testamento estavam falando a nós quando escreveram as profecias a respeito de Jesus.)

IV. Terceiro Exemplo de Fé: Jairo

A. Leia Lucas 8:40-42. Jairo tinha fé? Em que era a sua fé? (Sua fé (esperança?) era que Jesus iria curar sua filha doente.)

1. A fé de Jairo era irracional?

B. Leia Lucas 8:43-49. Jairo possuía alguma evidência de que Jesus o ajudaria? (Ele tinha alguma evidência, mas agora todas as evidências estão aqui e Jesus falhou com ele.)

C. Leia Lucas 8:50. Jairo tinha agora alguma evidência de que Jesus o ajudaria?

1. Se você disse que “sim”, que evidência é esta?

D. Leia Lucas 8:51-56. Qual era o estado da fé dos lamentadores, antes do verso 54?

1. Veja especificamente o verso 56. Qual é o nível de fé de Jairo? (Os pais ficaram maravilhados – o que sugere que Jairo não tinha fé em que sua filha seria ressuscitada de entres os mortos.)

E. O que esta última história nos ensina acerca da fé em Deus e o estado das evidências para a nossa fé? (Primeiro, ela nos mostra que mesmo quando a evidência mostra que Jesus falhou conosco, nossa fé deveria esperar o momento de Deus. Segundo, Jairo tinha evidências do poder de Jesus – pelo menos por causa da cura daquela (cuspe, cuspe) mulher que atrasou tanto a Jesus que a sua filha morreu. O que exigia uma fé que não foi vista era a extensão do milagre – ressurreição!)

F. Amigo, existe uma abundância de evidências para a fé. Você vai se agarrar à tua fé, mesmo quando não possuo evidências como “testemunha ocular”, ou quando vê evidências em contrário? Se você esperar, em fé, Jesus te dará a vida eterna! Se você se sentir começando a duvidar, olhe para o universo e a criação e pergunte a si mesmo se isto parece ter surgido por acaso.

V. Próxima Semana: Esperança

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: