terça-feira, 21 de abril de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 04

Vida (João 10; Atos 27 e 26; Lucas 12)

Introdução: Você já parou para pensar na tua vida? Que rumo está tomando? Para onde você gostaria de ir? Com nossos empregos, televisão, a Internet, crianças, trabalho de casa, e outras atividades, é fácil ficar ocupado com as coisas “imediatas” do dia. Se temos um momento para descansar, passamos este tempo fazendo alguma outra coisa, que não seja simplesmente sentar e pensar. Meditação é, provavelmente, até onde nos diz respeito, alguma coisa relacionada somente com ioga, e não faz parte da nossa vida. Vamos tomar algum tempo para contemplar, através as palavras da Bíblia, o que significa viver. Vamos considerar quais objetivos Deus tem para você!

I. O Cego e a Plenitude

A. Em João 9 Jesus dá a vista a um homem cego. Isto gerou um grande problema com os líderes religiosos. Vamos acompanhar a história no final de João 9. Leia João 9:39-41. Jesus diz que veio ao mundo para julgamento. Jesus veio para nos julgar? (Leia João 3:17-18. Jesus veio para salvar o mundo.)

1. Se Jesus não veio para julgar o mundo, de que tipo de julgamento Jesus está falando em João 9:39? (Sabemos que Jesus veio para morrer pelos nossos pecados. Portanto, o julgamento deve ser, pelo menos em parte, sobre Ele. {Além disso, Sua vida pura e Seus ensinamentos, tornavam indesculpáveis perante o julgamento aqueles que O condenavam.})

2. Que tipo de julgamento é este, que permite que os cegos vejam e aqueles que vêem se tornem cegos? (Um Deus que está disposto a nos curar, um Deus que demonstra compaixão para conosco, abre os nossos olhos com relação à verdadeira natureza do nosso Deus. Um demônio que traz cegueira, que tortura e mata a Deus, abre os nossos olhos para a natureza do conflito entre o bem e o mal. {Aqueles que queriam conhecer a vontade de Deus, poderiam conhecê-la através de Jesus, mas aqueles que O rejeitavam, seriam deixados em trevas.})

3. Agora que vimos a Jesus, o que é exigido de nós? (Jesus ensina que uma vez que compreendemos as questões espirituais, temos uma decisão a tomar para evitar a culpa – e o julgamento.)

B. Leia João 10:1-2. Se eu estivesse olhando a casa do meu vizinho e visse alguém entrando pela janela nos fundos da casa, o que eu pensaria? (Esta é uma pessoa que não tem uma chave. É uma pessoa sem a devida autorização.)

1. Qual é o propósito de uma casa com uma porta e uma fechadura? Qual é o propósito de um aprisco com uma porta? (Proteger os habitantes, manter as pessoas certas do lado de dentro e as pessoas erradas do lado de fora.)

2. O que isto tem a ver com a conversação de Jesus a respeito da cegueira? (Jesus diz que os fariseus são cegos – ou, pelo menos, que eles agem como se estivessem cegos. Jesus nos diz que existem algumas verdades evidentes na vida – como verdades acerca de portas – para aqueles que estão dispostos a ver.)

C. Leia João 10:3-6. Você está um passo adiante dos discípulos aqui? {Você entende o que Jesus está querendo dizer sobre seguir o Pastor ou a estranhos?} Eu compreendo o que Jesus está dizendo acerca dos apriscos – os quais podemos comparar com as nossas casas – mas como podemos aplicar isso às nossas vidas? (Vamos continuar lendo.)

D. Leia João 10:7. Agora estamos chegando a algum lugar. Se Jesus é a porta, o que é o aprisco e quem são as ovelhas? (Penso que nós somos as ovelhas. O aprisco deve ser uma proteção para a nossa vida. Jesus deixa as pessoas certas entrar e mantêm as pessoas erradas do lado de fora.)

E. Leia João 10:8-9. Como você aplicaria isto à tua vida? (Se Jesus é a entrada autorizada, e as pessoas que querem causar o mal se utilizam dos meios de entrada, isto quer dizer que Jesus tem os meios para proteger e melhorar a nossa vida. Exatamente como uma casa segura, com acesso controlado.)

F. Leia João 10:10. Se eu dissesse que poderia te dar vida “plena”, o que você entenderia que eu quero dizer?

1. Jesus estava falando conosco sobre acesso e proteção; como uma vida plena se relaciona com isso? (Se você vive uma vida de acordo com os ensinamentos de Deus (Ele é a única porta para aquilo que você permite entrar) você tem uma vida plena.)

a. Isto é verdade? Existem todos os tipos de programas de televisão que me ensinam que uma vida plena e excitante envolve outras coisas, além daquelas que são aprovadas por Deus. {Será que todas essas pessoas podem estar erradas? Será que Deus não está querendo limitar a minha busca da felicidade?} Existe alguma outra verdade?

b. E o que dizer das pessoas que decidem viver a vida da maneira como quiserem agora e que voltarão para Deus mais tarde? Existe alguma verdade nisso?

G. Leia João 10:11-13. Por que o assalariado não faz um bom trabalho? Não somos todos “assalariados”, no que se refere ao nosso trabalho? (O assalariado olha as coisas de forma racional – não vale a pena perder a vida pelo seu salário. Se ele abrir mão de sua vida, o que terá então?)

1. Qual é o ponto de Jesus para a nossa vida? (Jesus não está nisso pelo dinheiro. Ele mostrou que se preocupa conosco dando a Sua vida por nós.)

2. O que isto tem a ver com querermos passar bons momentos agora, fazendo aquelas coisas excitantes que vemos na televisão? (Todas as “coisas boas” da televisão envolvem o conceito de assalariados. A maneira do mundo agir é decidir o que é melhor para o “número um”. {Neste conceito, o que importa é estar “no topo”, não importa quantas pessoas seja preciso ferir e magoar (inclusive eu mesmo) para chegar lá.} Na hora do “vamos ver”, os outros simplesmente tem que sofrer.)

3. Qual é o aspecto espiritual a ser visto aqui? (Se olharmos, e não formos cegos, veremos que as instruções de Deus para a nossa vida provêm de um amor que é tão grande que Ele está disposto a dar a Sua vida por nós. Nenhuma das pessoas que produz esta “verdade” defendida pelos programas populares de televisão se preocupa com o que acontece conosco. Eles se preocupam com ganhar dinheiro com os seus programas. Qualquer que seja a lição de vida que possamos aprender com eles, não é de responsabilidade deles – pelo menos á assim que eles vêem isto.)

H. Leia João 10:14-18. Jesus está sendo forçado a morrer por nós? (Não! Veja o ponto que Jesus está colocando. Ele abriu mão de Sua vida por você. Por que Ele te daria instruções que fossem prejudiciais a você? Instruções que limitariam você a viver a vida em sua plenitude? Ele não faria isso. Mas os lobos e os assalariados não se preocupam com você. As regras de vida deles refletem isso.)

I. Se você fosse meditar por alguns momentos sobre a tua a vida e como você deveria viver, qual seria a decisão a tomar, pensando em você mesmo? (A decisão de seguir Aquele que estava disposto a morrer por você! Se você quer fazer o que é melhor para você, então vai rejeitar o conselho daqueles cujo interesse está apenas em si mesmos – não em você.)

1. Esta conclusão está limitada a questões espirituais? (Não! Jesus usou uma atividade profissional – criação de ovelhas – como Seu exemplo. Este conselho se aplica a todas as esferas da vida, como veremos em seguida.)

II. Uma Vida de Influência Verdadeira

A. Você deve se lembrar que quando Paulo estava pregando o evangelho, ele foi preso e fez um apelo para Roma. Ele foi colocado, como prisioneiro, em um barco, com vários outros prisioneiros, em direção a Roma.

B. Leia Atos 27:10-12. Quais “esferas de influência” estão envolvidas nesta história? (Temos Paulo, que representa a Deus e os interesses espirituais. Temos os proprietários do barco, que representam os interesses profissionais, de negócios. Temos o centurião, que representa o governo.)

1. Se você fosse Paulo, e desejasse que a tua vida influenciasse o mundo dos negócios e o governo, o que acharia de tuas chances de sucesso neste momento? (Ele era um prisioneiro!)

a. O conselho de Paulo foi levado em conta? (Não.)

C. Leia Atos 27:14-20. O que não funcionou para preservar o interesse dos negócios e do governo? (Seus próprios recursos. {Todos os recursos humanos foram esgotados e não havia mais o que fazer.})

D. Leia Atos 27:21-26. Como Deus opera através de Paulo para influenciar os negócios e o governo? O que Paulo não fez? (Paulo não disse “Deus enviou juízos sobre vocês.” Em vez disso, um anjo veio a Paulo para lhe dar a solução para o problema. Paulo lembrou aos negócios e ao governo que ele havia dado um conselho correto anteriormente.)

1. Se que quer influenciar o mundo dos negócios e o governo, que armas você possui? (Os anjos de Deus! O Espírito Santo. O controle de Deus sobre as circunstâncias.)

E. Leia Atos 27:30-32. Quem estava a gora a cargo da operação dos negócios e do governo? (O homem de Deus, Paulo.)

1. Quanto tempo levou para que a situação mudasse do desprezo ao conselho de Paulo para seguirem as instruções de Paulo?

F. Leia Atos 28:1-4. Que tipo de dia Paulo estava tendo? Como o mundo o considerou?

G. Leia Atos 28:5-6. Qual é a visão que o mundo tem de Paulo agora? Quanto tempo demorou para acontecer esta mudança?

H. Leia Atos 28:7-9. Paulo agora encontra o governo de Malta. Que tipo de influência ele exerce sobre a liderança do governo?

I. Que lições esta história nos ensina sobre seguirmos as regras de Jesus quando estivermos tratando com o mundo dos negócios e o governo?

III. Livre de Preocupações

A. Leia Lucas 12:22-26. Veja especialmente o verso 25. Qual é a resposta para isto?

1. E se eu fizesse esta pergunta de maneira diferente: quem, por controlar seu [dieta, fumo, exercícios, maneira de dirigir, raiva], pode acrescentar uma hora à sua vida? Quantos de vocês responderiam “sim, eu posso” a isto?

a. Qual é, então, o ponto em viver uma vida livre de preocupações? (Eu não penso que Jesus está nos dizendo para irmos morar embaixo da ponte. Colossenses 3:23-24 sugere outra coisa. A chave para uma vida plena e livre de preocupações é seguir as regras de Deus e deixar o resto com Deus. {É ter a confiança de que Deus está no controle da nossa vida, em todas as situações.})

B. Amigo, considere como a vida seria se você decidisse que os caminhos de Deus são sempre mais agradáveis, os que te dão mais prazer? Considere como a tua vida poderia influenciar os mais altos níveis do mundo dos negócios e do governo. Servir a Deus de todo o teu coração é o caminho para uma vida livre de preocupações, bem sucedida e de grande influência! Você vai escolher o caminho de Deus hoje?

IV. Próxima Semana: Revelação

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: