quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 05

Revelação (Romanos 1; Hebreus 1 e 4; João 16)

Introdução: Parece razoável dizer que algo tão complexo quanto o universo, ou mesmo tão complexo quanto você, apareceu por acidente? Não é mais razoável acreditar que Jaguares (o carro) são montados por chimpanzés (o animal), do que acreditar que o universo surgiu por acaso? As perguntas mais razoáveis são estas: Que tipo de Deus nós temos? Será que Ele decidiu falar com os seres humanos e contar a eles sobre Si mesmo? Como podemos encontrar as Suas mensagens? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir o que ela revela sobre todas essas perguntas!

I. Algumas Coisas São Simplesmente Óbvias!

A. Leia Romanos 1:18-19. Sempre que um texto começa com “a ira de Deus”, eu me encolho involuntariamente! Falando sério, o que preocupa Deus neste texto? (Deus está irado com aqueles que ocultam a Sua verdade. Paulo Poderia estar dizendo uma de duas coisas: 1) Os impôs negam a Deus porque suas obras ímpias tendem a ocultar a verdade acerca de Deus; ou, 2) Aqueles que negam a existência de Deus fazem isso porque são ímpios.)

B. Leia Romanos 1:20. Por que os ímpios estão tão obviamente errados a respeito de Deus? (A existência de Deus é clara, a partir do que Ele criou.)

1. Você concorda que a criação revela a Deus? (No sábado passado vi um filme fabuloso sobre este mesmo assunto. O orador é Louis Giglio e título do filme é “How Great is Our God.” (Quão Grande é o Nosso Deus). Você poderá encontrar a primeira das diversas partes deste filme no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=_82lZ2PpYQE.)

2. Note que Paulo também diz “de forma que tais homens são indesculpáveis”. Desculpa para o que? Para crer em Deus, ou crer que Deus tem uma mensagem para nós? (A referência de Paulo à “natureza divina” de Deus é um argumento de que a natureza comunica alguma mensagem moral.)

C. Leia Romanos 1:21-23. Qual é a primeira verdade moral que podemos aprender da criação? (Que, uma vez que existe um Deus Criador, deveríamos glorificá-Lo e agradecê-Lo pela criação. A seqüência lógica disto é que não deveríamos adorar uma imagem de alguma coisa criada, mas deveríamos adorar o próprio Criador.)

D. Vamos pular alguns poucos versos no argumento de Paulo e ver como ele prossegue na aplicação desta idéia. Leia Romanos 1:26-27. O que Paulo quer dizer com “relações sexuais naturais”? (Aquelas que estão implícitas na natureza de como fomos criados.)

1. Como a criação nos ensina que as práticas homossexuais são erradas? (Ouvi um apelo apaixonado por dinheiro para ajudar a arrumar o meio ambiente, para que os ursos polares não sejam extintos. Eu acharia, logicamente, que uma das questões “ambientais” seria dizer aos ursos polares para evitarem o homossexualismo. É claro, os levantadores de fundos não tinham nada deste tipo em mente. Mas, acredito que você entendeu o ponto de Paulo com respeito às “relações sexuais naturais”.)

II. Porta-Vozes!

A. Leia Hebreus 1:1. Como este texto fala que Deus se comunica com os seres humanos? (Através de Seus profetas.)

1. Note a mudança aqui. Paulo nos fala para olharmos em volta e encontrarmos mensagens de Deus. Hebreus nos diz que Deus fala através de Seus profetas. O argumento da criação é óbvio. Qual razão “óbvia” temos para acreditar que os profetas estão realmente falando por Deus? (Duas coisas. Primeira, se a criação é prova de um Criador, não é lógico que o Criador queira comunicar-se conosco? Segunda, as mensagens do profeta são consistentes. Se um bando de convencidos ao longo dos séculos afirmasse falsamente estar falando em nome de Deus, você poderia esperar que eles tivessem tantas mensagens quanto fossem os mensageiros. Uma mensagem consistente sugere uma fonte comum.)

B. Leia Hebreus 1:2-3. Por que deveríamos acreditar que Jesus é Deus? (Primeiro, Jesus afirmou ser Deus (Mateus 26:63-64; João 12:44-46). Segundo, Sua ressurreição foi além de qualquer coisa que esteja ao alcance do poder ou da autoridade humana. Claramente isso é coisa de “Deus”.)

1. Que mensagem de Deus nós recebemos através de Jesus? (Jesus diz que se vocês Me conhecem, conhecem o Pai (João 8:19). Se estudarmos a vida de Jesus, compreenderemos a natureza de Deus.)

III. Observe!

A. Leia Hebreus 4:12-13. Quantos de vocês podem descrever as Bíblias em sua casa como “vivas e ativas”, em vez de serem “coletores de poeira”?

1. Note a linguagem “julga os pensamentos e intenções do coração.” Nosso assunto é se Deus revela-Se a nós. Que papel este texto sugere que a Bíblia desempenha nesta revelação? (Todos nós temos pensamentos e atitudes a respeito de como deveríamos viver e tratar os outros. A Bíblia testa os nossos pensamentos e atitudes contra o padrão divino de conduta.)

2. Você já disse alguma vez, “Eu gostaria que Deus revelasse a Sua vontade para mim”, acerca do que quer que seja o seu maior interesse no momento?

a. Se a tua resposta é “sim”, você já observou o que Deus disse sobre o assunto em questão na Bíblia? Se não, será que você quer realmente saber a vontade de Deus?

B. Leia II Timóteo 3:16-17. Qual é a fonte da Bíblia? (Deus.)

1. Que papel a Bíblia pode desempenhar em revelar a vontade de Deus para a nossa vida? (A frase “para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” parece cobrir todos os aspectos da vida.)

IV. Ouça!

A. Leia João 16:7-9. Quem é o “Conselheiro”? (O Espírito Santo.)

1. Richard Dawkins (um cientista que não acredita em Deus) está preocupado a respeito de seus pecados? (Note que o verso 9 diz que o Espírito Santo convence até mesmo os ateus do pecado! (Ou pelo menos aqueles que não acreditam em Jesus.))

B. Leia João 16:10-11. Você já se convenceu, alguma vez no passado, dos teus pecados? Já se convenceu, no passado, acerca do que deveria fazer a respeito dos teus pecados?

1. Se você respondeu “sim” a alguma destas perguntas, isto é uma prova adicional de que Deus existe e que Ele está ativamente envolvido em comunicar-Se com os seres humanos?

2. Este é outro problema enfrentado pelos evolucionistas. Por que evoluiríamos uma consciência? Por que esta “pilha de carne” que controla as funções do corpo teria algum pensamento além daqueles necessários à sobrevivência?

a. Qual é a fonte de nossa consciência? Se nós não a evoluímos, então ela deve refletir poderes acima dos seres humanos, certo?

C. Leia I Timóteo 4:1-4. Podemos ter uma consciência mal formada? Uma consciência que nos diz para não fazermos coisas que são perfeitamente aceitáveis de serem feitas?

1. Como você pode distinguir entre os teus próprios pensamentos e o que o Espírito Santo está falando a você?

2. Como você pode distinguir entre “espíritos enganadores e doutrinas de demônios” e o Espírito Santo falando a você?

D. Leia Mateus 12:31-32. O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? Tem alguma coisa a ver com confundir a mensagem do Espírito Santo com o teu próprio pensamento, ou confundi-la com tentações demoníacas? (para ajudar a separar uma coisa da outra, precisamos olhar o contexto.)

E. Leia Mateus 12:22-24. Sobre o que Jesus estava falando quando se referiu a falar contra o Espírito Santo? (Jesus estava advertindo aqueles que atribuem a obra do Espírito Santo à obra de Satanás.)

1. Por que isto seria um pecado imperdoável? Por que falar coisas ruins a respeito de uma parte da Trindade seria pior do que falar coisas ruins a respeito de outra parte da Trindade?

F. Leia I Samuel 3:12-14. Deus está dando uma mensagem através de Samuel ao Sumo Sacerdote Eli. Este é outro exemplo de um pecado imperdoável? Em caso afirmativo, quantos pecados imperdoáveis existem? (Eu não penso que exista um pecado que seja, por si mesmo, imperdoável. Lembre-se que os filhos de Eli estavam a cargo, no santuário, dos procedimentos para o perdão dos pecados. Eles tinham em suas mãos os controlas do processo para o perdão dos pecados. Uma vez que haviam corrompido este processo, eles não podiam ser perdoados. A mesma idéia existe no caso de “falar contra” o Espírito Santo. Ele é uma parte essencial do processo de perdão dos pecados – Ele nos convence do pecado. Portanto, se rejeitamos o Espírito Santo, corrompemos o processo para o perdão dos pecados.)

G. Leia Tito 1:15-16. Se você corrompe a tua consciência, está escorregando para um lugar onde, o ponto de vista prático, o teu pecado não pode ser perdoado, porque você corrompeu o processo?

H. Tendo estabelecido que nós podemos corromper a obra do Espírito Santo, vamos voltar para a nossa questão não resolvida sobre como podemos distinguir entre as mensagens do Espírito Santo que chegam através da nossa consciência e as outras mensagens? (Leia novamente João 16:15. O Espírito Santo recebe a Sua mensagem do Pai. Portanto, as mensagens {que são} do Espírito Santo deveriam estar alinhadas com as outras mensagens reveladas de Deus – através da Bíblia, dos verdadeiros profetas e da natureza.)

I. Qual é o teu nível de alerta às mensagens do Espírito Santo? Você consegue ouvir claramente? Ou as mensagens dificilmente podem ser discernidas?

J. Amigo, temos um Deus que quer comunicar-Se conosco. Você vai procurar pelas Suas mensagens e colocar a tua vida em conformidade com elas? Val ouvir o Espírito Santo e estar aberto à Sua liderança?

V. Próxima Semana: Pecado

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: