sexta-feira, 7 de março de 2014

Lição 11 - Discipulando Líderes Espirituais

(Lucas 6, Hebreus 11, João 16)


 

Introdução: Considere Moisés e o Apóstolo Paulo. Que traços eles têm em comum? Penso neles como homens altamente inteligentes e educados. Você considera que os discípulos de Jesus teriam os mesmos traços? Por que Jesus escolheu discípulos que não eram muito bem educados ? Não sabemos quão espertos eles eram, mas Jesus chamou-os de "parados" {ou raciocínio lento}(Mateus 15:16). Moisés e Paulo foram grandes líderes - mas, assim foram os discípulos. Alguma coisa estava acontecendo com o treinamento dos discípulos que pode abençoar nossa vidas. Vamos mergulhar em nossa lição e ver o que podemos aprender sobre o modo como Jesus treinou os líderes espirituais do futuro!


I. Escolhendo Discípulos

A. Leia Lucas 6:12-13. O que esta sequência de eventos sugere sobre o modo como Jesus escolheu Seus apóstolos? (Da oração séria procedeu a seleção. Isto sugere que, para a seleção, Jesus buscou ajuda do céu.)

1. O que devemos fazer antes de escolher os líderes espirituais na igreja? (Orar!)

B. Leia Lucas 6:14-16. O que você sabe sobre as escolhas de Jesus? (Sabemos, com certeza, que um dos escolhidos traiu Jesus. Não temos nenhuma informação indicando que eles eram líderes espirituais, teólogos educados ou líderes civis.)

1. Por que você acha que Jesus escolheu um número muito limitado de discípulos, para serem Seus apóstolos? Não deveriam todos ser tratados igualmente? Não deveriam todos se transformar em líderes? (Isto se encaixa em nosso estudo, há duas semanas, quando aprendemos que Deus está por trás da estrutura do governo. Jesus acreditava na organização.)

C. Leia Lucas 6:17-19. O que mais parece estar ligado à oração daquela noite? (O poder estava fluindo de Jesus. Apenas o toque de Jesus resultava em cura.)

D. Leia Lucas 6:20-21. Existe mérito em ser pobre, ter fome ou ser triste? (Leia Provérbios 14:23 e Provérbios 19:15. De acordo com Provérbios, alcançar isto é fácil: falar ao invés de trabalhar, dormir muito, ser preguiçoso e indolente, e você estará pobre e faminto.)

1. Se colocarmos o que Jesus disse, em conjunto com o que Provérbios diz, vemos que o preguiçoso que faz o trabalho de qualquer jeito, fala demais e dorme muito será abençoado e estará satisfeito no Reino do Céu. Isto soa correto?

E. Leia Lucas 6:22. Aqui aprendemos que ser odiado, insultado e rejeitado, como sendo mau, também é bom. Qual é a parte mais importante deste versículo? (A razão por trás disso: "Por causa do Filho do homem".)

1. Jesus falou coisas que nosso bom senso (e grande parte da Bíblia) nos dizem que estão, simplesmente, erradas. Não há nenhum mérito em ser pobre, faminto, triste, odiado, insultado e rejeitado, como sendo mau. Estes não são o objetivo. Se fossem, ao contrário da justiça, eles são fáceis de alcançar. Toda pessoa que praticou pouco o bem, e muito o mal, atinge estas metas. Então, o que você acha que significa "por causa do Filho do homem"? Como isto modifica o verdadeiro significado do que Jesus estava ensinando?

F. Leia Lucas 6:23. Os profetas eram preguiçosos, indolentes, faladores, que não conseguiram trabalhar arduamente? (Não!)

G. Leia Deuteronômio 28:1-6 e Deuteronômio 28:15-20. Por agora, você deve estar dizendo: "Bruce, você cita tanto Deuteronômio 28, que eu já memorizei!" Como você explica o que Jesus estava dizendo aos Seus discípulos? (Ele estava lhes dizendo que seu padrão de vida seria diferente. Eles podiam ser pobres, famintos e tristes agora, porque eles estavam promovendo Jesus. Mas, eles serão ricos, estarão satisfeitos e felizes, no céu.)

1. O que isto diz para nós? Qual resultado é verdadeiro para nós: Deuteronômio 28 ou Lucas 6? (Veja, novamente, Lucas 6:20-21. Ele diz que as coisas irão melhorar. Os pobres "agora" serão donos do Reino de Deus. Aqueles que choram, "agora" irão rir. Na verdade, Deuteronômio 28 é paralelo a Lucas 6, em muitos aspectos.)

H. Leia Hebreus 11:32-38. Deus nos diz que coisas boas ou coisas terríveis podem nos acontecer, neste mundo, por estarmos sendo fiéis. Como podemos conciliar isto com o que temos discutido até agora?

I. Leia Hebreus 11:39-40. Independentemente, do que acontece na terra, qual é a única certeza? (Que a promessa de Deus para Seus discípulos não estará completamente cumprida, até que venha o céu! Esta é a promessa definitiva de que as coisas ficarão bem.)

J. Vamos voltar neste círculo, para termos certeza de que temos esta conexão no nosso tema. O que isto nos ensina sobre a formação dos futuros líderes espirituais? (O efeito econômico das coisas, a curto prazo, é incerto. O efeito econômico das coisas, a longo prazo, é certo.)

K. Leia Lucas 6:24-25. Espere! Está claro que isto se encontra em completa contradição com Deuteronômio 28. Como podemos conciliar os dois?

L. Leia Lucas 6:26. Como isto ajuda a resolver este aparente conflito?(Esta é a chave para a solução deste enigma. O primeiro grupo era pobre, faminto e triste mas, tinha um futuro positivo, porque estava seguindo Jesus. Este grupo é rico, bem alimentado e feliz. Entretanto, ele tem um terrível futuro, porque se parece com os falsos profetas. Este grupo está traindo Jesus e retratando-O numa falsa luz.)

1. O que estou sugerindo sobre estes versículos faz sentido para você? Se não faz, olhe, novamente, Lucas 6:24-25. Se ser pobre, estar faminto e triste são metas, estes "ai de vocês" (o atual rico, bem alimentado e feliz) estão na estrada para cumprir o objetivo! Eles estão no caminho para o sucesso!

M. O contexto é, extremamente, importante na Bíblia. Arrancar um único versículo e estudá-lo por conta própria, pode ser enganador. Que tipo de apóstolos Jesus escolheu - aqueles que eram ricos, bem alimentados e felizes? (Não - no mínimo, ricos eles não eram.)

1. A contínua discussão de Jesus era um explicação do porquê de Sua escolha, por aqueles improváveis discípulos? (Sim! Ele queria discípulos (e isto se aplica a nós, agora) que estivessem mais interessados em promover o Reino de Deus, do que promover a si próprios. Ele estava interessado naqueles que optassem por fidelidade a Ele, acima daqueles que pudessem comprometer a mensagem, para outros "falarem bem de vocês."){Lucas 6:26}

N. Leia Atos 1:6-9. Jesus conseguiu o que queria? Os discípulos entenderam a mensagem de que riqueza e poder não eram o objetivo? (Levou algum tempo para "cair a ficha" que a mensagem de Jesus não se baseava em influência pessoal e riqueza.)

II. Discipulando Discípulos

A. Acabamos de ver que, depois de todo o tempo com Jesus, os discípulos não tiveram uma boa compreensão da mensagem de Jesus para eles – uma mensagem que Ele havia pregado, a partir do momento que Eles os selecionara. Leia João 16:7-11. Qual é o ingrediente essencial para ter direito à mensagem de Jesus? (Ter o Espírito Santo.)

B. Leia João 16:12. O que limitou Jesus para o ensinamento de Seus discípulos? (Eles , simplesmente, não podiam "suportar" certas verdades.)

1. Se não era Jesus, quem iria trazer-lhes estas verdades? (O Espírito Santo.)

2. O que isso nos ensina sobre nossa própria caminhada com Jesus? ( Precisamos permanecer abertos à liderança do Espírito Santo. Coisas que não podemos ser capazes de "suportar" de uma só vez, podem ser verdades que o Espírito Santo nos revelará.)

3. O que isso nos ensina quanto a discipular outras pessoas? (Devemos ser prudentes, quanto ao que novos crentes podem "suportar.")

a. Isto significa que não devemos exigir que novos crentes aceitem tudo das doutrinas?

4. Leia Romanos 14:1 e Romanos 14:22-23. Leia o capítulo inteiro se você quiser ter uma compreensão mais completa. O que isso sugere quanto ao que novos crentes podem "suportar?" ( Sugere uma outra visão do que estávamos discutindo. Aqui diz que o novo crente é zeloso em alguma doutrina ou ensinamento, mais do que aqueles que, com fé mais forte, não sabem o que é correto. Quando colocamos estas duas idéias juntas, aprendemos a "pegar leve" com a correção dos novos crentes - tanto no que eles não sabem, quanto no que eles pensam que sabem.)

C. Leia João 16:13-15. Quem deveria estar trazendo os novos crentes na linha? (O Espírito Santo! Mais uma razão para "pegar leve" com os novos crentes!)

D. Como você explica o rápido crescimento na compreensão dos discípulos, quando o Espírito Santo veio sobre eles? (Leia 1 Coríntios 3:16. O Espírito Santo habita em nós. Ele pode, continuamente, nos ensinar e nos guiar.)

E. Amigo, qual você acha que é a característica mais importante de um discípulo? Jesus nos ensina que não é riqueza, boa comida ou felicidade. Em vez disso, está a busca em promover o Reino de Deus, através do poder do Espírito Santo. Você vai se comprometer, hoje, a buscar promover o Reino de Deus, através do Seu Espírito?

III. Próxima semana: A Ceifa e os Ceifeiros.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita




 

Nenhum comentário: